A cana trilhada e o pavio que fumega




Wilma Rejane


"A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega" Is 42:3

Através da simbologia da cana trilhada e do pavio que fumega, Deus revela Seu amor e misericórdia para com os caídos, machucados, carentes de uma nova vida.

À beira da estrada, nas trilhas de canaviais é o lugar onde se acumulam canas desprendidas dos pés, arrastadas pelos fortes ventos, fáceis de serem pisadas e descartadas em razão do estado de estrago. Não é bem o tipo de cana que agricultores usariam para obtenção de lucro ou mesmo preparo de alimento. Mas Deus diz: "essa cana me interessa, não a lançarei no lixo, assim mesmo, como está Eu me servirei dela, Meu poder restaurador é maior que a conspiração de morte."

Pavio fumegando nos fala de forças que se esvaem, de fogo que se apaga, de vidas que outrora foram repletas de sonhos, fé e esperança, mas que se perderam em algum lugar , chegando próximas de um fim. E Deus diz: " Não permitirei que encerre sua missão de iluminar, antes farei reviver a chama".

Essa mensagem nos convida a viver um novo tempo que ressurge pelas mãos Divinas do Pai, atento às "insignificantes" coisas da vida que sob um olhar humano nada valem a não ser para serem descartadas. Mas Deus em infinita misericórdia; das cinzas, do monturo, ergue o necessitado.

Levanta o pobre do pó, e do monturo levanta o necessitado. Para o fazer assentar com os príncipes, mesmo com os príncipes do seu povo. Salmos 113:7-8



Se hoje você se sente assim como "a cana trilhada e o pavio que fumega" o convido a entregar tudo a Deus em um gesto de fé e reconhecimento de incapacidade humana. Deus quer você, como está. Ele passeia entre os canaviais para ajuntar o que está em pedaços. Ele restaura as trilhas, desobstrui os caminhos para uma nova visão.

Lembre-se de Jó, em seu estado miserável: perdera família, saúde, amigos, enfim, uma "cana trilhada, pavio fumegando" experimentando as dores mais terríveis das adversidades, mas do fundo da alma, de um lugar onde Satanás não pode tocar, Jó arrancou forças para crer:

"Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus." Jó 19:25,26.

Reúna suas forças e arranque do fundo da alma a mesma confissão feita por Jó. Da mesma forma que a restauração chegou para Jó, chegará para você também. Deus se apraz em fazer o bem a um coração que clama e confia em Seu socorro.

Lembre-se ainda da prostituta Raabe, o testemunho dessa mulher aumenta minha fé, conforta meu coração a não se entregar a mágoas, angústias, rancor e tudo o mais que seja veneno para meus ossos. Raabe estava "na trilha do canavial". Uma vida sem sentido, dormindo e acordando para viver as mesmas coisas fúteis inerentes a quem faz do corpo comércio. Mas do fundo da alma, encontrou forças e pela fé entregou a vida e a família aos cuidados do Senhor.

"Pela fé Raabe, a meretiz,não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias"Hb 11.31

E o que dizer de Noemi? Amargurada por ver a morte ceifar as pessoas que mais amava, vazia, faminta e desprezada, parte em fuga de um lugar a outro, com esperança de nova vida. Noemi estava abalada "na trilha do canavial, pavio fumegando" mas ainda lhe restara a fé que confessava no íntimo da alma, no que Deus lhe foi fiel.

“Ele te será Recriador da alma...” Rt.  4:15

A palavra "recriador" vem de shub (strong 07725) que significa: “Voltar”, “ir de encontro ao ponto de partida, em sentido espiritual”; “arrepender-se”.  Deus mudou a direção da vida de Noemi, arrancou a dor, concedeu-lhe alegria. O Deus que ela servia não a desamparou em momento algum, apesar dos pesares.

Esse é o tempo da restauração para sua vida. Deus é esse Recriador da alma que sente prazer por nos socorrer, simplesmente porque nos ama. E ele ama, em todo o tempo, mesmo e principalmente quando achamos que não merecemos Seu amor.

Em Cristo

27 comentários:

Anônimo disse...

A CANA QUEBRADA NÃO ESMAGARÁ...


Isaías 42: 1-4

1 EIS aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios.
2 Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na praça.
3 A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça.
4 Não faltará, nem será quebrantado, até que ponha na terra a justiça; e as ilhas aguardarão a sua lei.




Quando o profeta Isaías escreveu estas palavras, ele estava vendo com perfeição o coração do Senhor Jesus, e aquilo que ele viria fazer. Ele resumiu o caráter e o ministério de Jesus quando profetizou: “A cana quebrada não esmagará, nem apagará o pavio que fumega...”


Era comum crescerem canas às margens dos rios de Israel. As crianças gostavam de sentar-se às margens dos rios e tirar o miolo das canas, a fim de fazer flautinhas musicais. A tarefa era delicada; a cana poderia ser facilmente esmagada, estaria inutilizada para produzir música; as crianças quebravam de vez essa cana, e a atiravam no rio, pois, se havia tantas outras canas com que trabalhar, uma a mais, outra a menos, não iria fazer falta!

O profeta Isaías disse que quando o Messias viesse ele não esmagaria “a cana quebrada...” O Senhor Jesus se caracterizaria como a Pessoa que nunca jogaria fora aqueles que fossem esmagados no processo do manuseio. Cada pessoa tem o seu devido valor para o Senhor, e cada uma delas custou um alto preço para ser redimida. Deste modo, ninguém pode ser descartado ou jogado fora, por pior que pareça a sua situação e quanto trabalho dará para ser recuperado.

Nos tempos bíblicos, as casas israelitas eram iluminadas por candeias de óleo. Um pavio feito de fio de linho boiava no óleo, e iluminava a casa. Se o azeite acabasse, o mau cheiro do linho queimado causaria náusea; embaraçada, a dona-de-casa o atiraria fora, pela janela. Ela teria uma caixa cheia de pavios, de modo que jogar fora um deles não faria a mínima diferença.

No entanto, Isaías disse que o Senhor Jesus, quando viesse, não apagaria “o pavio que fumega”. Ele não se livraria daqueles que se viram queimados pela vida, que só produzissem luz trêmula e oscilante.

Os fariseus descartavam-se das pessoas que haviam falhado na vida, mas Jesus restaurava aquelas canas esmagadas, transformando-as em instrumentos musicais que tocavam seu louvor. Jesus tomava os restos fumegantes de uma vida esgotada e transformava-os num pavio mediante o qual Ele próprio seria a Luz do mundo.


A igreja fiel é aquela que tem o mesmo ministério do Senhor Jesus e se identifica com Ele através de suas Obras e do seu modo de viver. Ela nunca despreza aqueles que tropeçaram em algum momento da sua caminhada, mas sempre estende a mão para levantar e fortalecer. A Obra nunca abandona um soldado ferido, mas o socorre e o ajuda, para que se recupere e continue a lutar na batalha pela eternidade.

O profeta Ezequiel confirmou a profecia de Isaías quando escreveu a respeito do Senhor Jesus: “Eu apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor Jeová. A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei...”


http://bibliaapalavradedeus.blogspot.com.br/2012/06/cana-quebrada-nao-esmagara.html

Ana Carolina Tiezzi disse...

Suas palavras sempre trazem paz e esperança à minha alma!
Deus continue a te abençoar e a lhe inspirar.

Pr. Honorato Santos disse...

Paz do Senhor minha irmã Wilma,
Parabéns, pelo texto, percebo nas entrelinhas dele, alguém que não só escreve com maestria, mas sobretudo alguém que se abastece aos PÉS DO GRANDE MAESTRO JESUS CRISTO!
Louvo a Deus nesta manhã pela sua vida,A senhora faz parte da grande orquestra do Senhor, e acredite, seu blog, é uma JÓIA RARA DA NET.
Que o Senhor Jesus continue lhe abençoando juntamente com sua família.
Na Paz de Cristo,
Pr Honorato Santos.

Wilma Rejane disse...


Oi Wallace,
Graça e paz do Senhor!

Muito obrigada por vir enriquecer o artigo com informações históricas e de perdão presente em Cristo Jesus, O Messias.

Deus o abençoe.

Wilma Rejane disse...



Obrigada querida Ana,

Essa mensagem veio também para fortalecer meu coração, erguendo memoriais de quão bom e misericordioso é Deus por todos os dias Ele ama, pois essa é a Sua essência.

Deus a abençoe

Pr. Israel de Jesus Rodrigues disse...

Graça e Paz, irmã Wilma
Agradeço a Deus pela sua vida e pelas palavras abençoadoras que leio no seu blog, tornou-se um bom hábito para mim, todas as manhãs, passar por aqui e ler suas belas mensagens.
Que Deus continue lhe abençoando e lhe usando como canal de bençãos para nós leitores.

Pr. Israel de Jesus Rodrigues
Nova Iguaçu - RJ

Wilma Rejane disse...


Graça e paz de Jesus, Pr. Honorato!

Muito obrigada por me animar a continuar escrevendo sobre a maravilhosa graça de Deus!

Em Cristo.

Wilma Rejane disse...


Graça e paz de Jesus, Pr. Israel!

Obrigada pela companhia diária!

Que nosso amado Deus o abençoe.

Rosa Santos disse...

"O Senhor DEUS me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer a seu tempo uma boa palavra ao que está cansado.."Isaías 50:4
Amada irmã,a Paz do Senhor Jesus! Tenho sido ricamente fortalecida través de sua vida, ainda hoje meditando neste texto senti o refrigério de Deus em minha alma. Que o Senhor continue te usando muito mais na Santa revelação da Sua Palavra!
um abraço,
"Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva."
Deuteronômio 32:2

Wilma Rejane disse...


Oi Rosa, graça e paz do Senhor Jesus!

A Palavra de Deus é conforto para a alma, remédio para os ossos, bálsamo que cura as feridas.

Amém, querida.

Deus a abençoe.

Missionária Kátia Tribiolli disse...

Precisamos mesmo ter fé em Deus e nEle confiar! Pois é Ele quem faz a obra, nós somos somente seus instrumentos! Estou participando da Campanha Siga e Seja Seguido da UBE blogs! Estou seguindo seu blog, siga o meu: #followback

Unknown disse...

Paz e graça, Wilma. Ótimo texto. Lembrei de Mq. 7:8: "Ó inimiga minha, não te alegres a meu respeito, ainda que eu tenha caído, levantar-me-ei; se morar nas trevas, o Senhor será a minha luz". Um abraço.

Wilma Rejane disse...


Oi Kátia!

Vou lá em seu blog, amada irmã. Retribuirei o seguir.

Deus a abençoe.

Wilma Rejane disse...


Paz e graça, George!

Que maravilhoso verso esse de Miquéias, não é mesmo?

Grande é o Senhor para nos resgatar aonde for, tão somente por amor.

afonsomfneto@hotmail.com disse...

Provérbios 25:11 diz que a palavra dita ao seu tempo é como maçãs de ouro em salvas de prata.
.
Literalmente é o que esta Palavra do Pavio que fumega e da cana despedaçada.
.
ALELUIAS

Unknown disse...

A Paz do senhor muito bom o conteúdo que Deus lhe abençoe

Unknown disse...

Me foi bastante edificante sua mensagem Wilma.Deus continue te iluminando sempre.

HENRIQUE disse...

olá irmã wilma, que a paz do senhor jesus continue pra sempre na tua vida,irmã estou vivendo um momento muito delicado dentro do meu lar e acabo de descobrir as suas mensagens através deste blog , e o senhor jesus tem me confortado através de suas mensagens deus te abençoe....

Wilma Rejane disse...


Olá Reinaldo,

Que você possa voltar aqui e dizer que tudo passou e Deus lhe foi propício.

Em Cristo.

Jaci/Bahia disse...

Após ter tido um sonho hoje às 05:45, (Depois de ter orado pelo filho que o Senhor me deu),quando acordei lembrei deste versículo. Glórias a Deus por Ele usar profetas na terra.Deus a abençoe!

Unknown disse...

Paz amada que Deus abençoe

Karem Feitosa disse...

Palavra tremenda. Falou muito ao meu coração. Obrigada por nos abençoar com palavras tão edificantes. Um grande abraço!

Karem Feitosa disse...

Depois que perdi minha mãe, agora no começo do ano, me senti como esse pavio que fumega. A força começou a se esvaiar. Mas o Senhor não deixou essa chama se apagar no meu coração. Louvo a Deus porque mesmo tão jovem, ela partiu no Senhor. Ela tbm amava seu blog Wilma. Obrigada por este lindo Ministério.

Wilma Rejane disse...



Oi Karem,

Lembro de sua mãe, ela comentou uma vez aqui no blog quando publiquei sua canção "Não quero ser igual": http://www.atendanarocha.com/2013/12/nao-quero-ser-igual-karem-feitosa_4.html

Me solidarizo com você nesse momento e sei que se ela morreu com Cristo, com Ele viverá eternamente e um dia todos nos veremos, na glória, não é mesmo?

Obrigada, Karem

Deus a abençoe

Anônimo disse...

tenho aprendido bastante com os textos aqui encontrados Deus continue abençoando os responsáveis por tamanha humildade de compartilhar esse conhecimento conoscoo.

a paz do senhor

Jáder Germano disse...

Olá Irmã Wilma,a Paz do Senhor Jesus, como este post falou profundamente ao meu coração!!

Tenho vivido momentos muito tensos em minha vida,mas Graças ao nosso Deus,Ele te usou poderosamente,sempre que posso,entro no seu blog e leio suas mensagens de conteúdo riquíssimo espiritual,continue sempre postando,pois tu tens sido um grande instrumento nas mãos de Deus!!! Que Deus continue lhe abençoando!!!

Anônimo disse...

A cana trilhada é Jesus cristo, pois ele foi pisado e moido , ele foi esquecido pela maioria e abandonado, mas o pavio jamais se apagará, pois sua morte na cruz daria ao homem o ( fogo do Espirito Santo) um fogo que apaga as impureza do homem e aquece sua alma dia apos dia, dando a ele uma nova forma de vida, e ele fará justiça, pois Jesus é a justiça e toda igreja pela palavra vai comparecer diante seu Tribunal.