Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo

 "Pos os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos"




Wilma Rejane



Veja essa noticia:


"Um chinês passou 11 horas preso no lodo de um rio por vergonha em chamar socorro. Ele foi resgatado por mais de dez homens. Xiao Chen, de 25 anos, saiu para uma caminhada noturna quando pisou em falso e caiu no Rio Changjiang, ficando preso até a cintura por conta do lodo. Envergonhado, ele passou sete horas tentando se livrar da enrascada. Mesmo com um celular em seu bolso, o homem não ligou para pedir socorro. Dois bombeiros avistaram Chen algumas horas depois e convocaram um grupo de dez homens para o salvamento."


Ao ler Salmo 40 me perguntei: Será que alguém literalmente já foi resgatado de um charco de lodo? Sim. É o que me diz a notícia do chinês Xiao Chen que passou 7 horas tentando se livrar sozinho do lodo, sem sucesso. Se os bombeiros não fizessem o resgate, ele jamais conseguiria sair dali. Foram necessários dez homens e mais algumas horas de esforço para que Chen, enfim estivesse fora de perigo. Detalhe: Os bombeiros tiveram que tirar a roupa do chinês e também as deles para facilitar o resgate.





Salmo 40:1,2 "Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos" 


Davi nos diz que passou por um lugar semelhante: "um lago encharcado de lodo". O sentido é figurado. A tribulação,  real. Ele sabia que sozinho, não conseguiria sair daquela situação. Você já se sentiu assim? Impotente diante de situações? Tentando encontrar a saída e "escorregando" em todas as direções?

O celular estava no bolso de Chen a vergonha o impediu de pedir ajuda. O que iriam pensar os amigos, a família? Quem em plena lucidez desceria ao charco de lodo sabendo que ficaria preso? Um tolo diriam!

A vergonha de Esdras

"Porque tive vergonha de pedir ajuda ao rei, exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo pelo caminho, porquanto tínhamos falado ao rei dizendo: A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para bem deles; o seu poder e sua ira contra todos que o deixam. Nós, pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus, e moveu-se pelas nossas orações. Ed 8:22,23.

A vergonha do chinês Chen é um sentimento comum que também ocorre em nós, se os homens porém julgam impiedosamente, considerando apenas a aparência, Deus faz diferente. Justiça e juízo são a base de Seu trono Sl 97:2, e se recorremos a Ele seremos ouvidos. Esdras diz: "moveu-se Deus pelas nossas orações", aleluia!

Chen e Bombeiros Tiraram as Vestes

Vestes no mundo espiritual designa espírito : "Eis que venho como ladrão, bem-aventurado aquele que vigia e guarda suas vestes, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas" Ap 16:15. Podemos ser atraídos ao charco de lodo voluntaria ou involuntariamente. O pecado pode ser a causa de nossa vergonha e adversidade: Provocamos nossa queda por desobediência, em alegoria, por "pisar em falso" (tal qual Chen). Para sair do charco, nesse caso, só mesmo se despindo, trocando as vestes. O que equivale dizer: Arrepender-se, humilhar-se diante do Senhor para obter perdão e vida nova.



Jesus Nossa Rocha



"Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos" Sl 40:2


Deus é o que revolve as nossas dores, põe riso e louvor em lugar da vergonha.  Raquel esposa de Jacó, também se viu envergonhada pelo charco da esterilidade. Zombavam dela, ao clamar ao Senhor, porém, tudo mudou. Sob poder e misericórdia foi acolhida porque esta é a promessa para os que confiam com os pés na Rocha pode declarar: "  Concebi, tirou-me Deus a minha vergonha" Gn 30:23

E assim, também é para conosco. O pecado, as provações e adversidades tentam nos derrotar, mas em Cristo Jesus, temos a vitória. Ele é a Rocha sobre a qual firmamos nossos pés, para não pisarmos em falso, como fez o chinês Chen. Se você está nesse lago de lodo, lembre-se das palavras deste Salmo. Entregue-se ao Único que pode  resgatar com segurança e firmar os seus passos para uma nova caminhada. Não tenha vergonha de confessar sua culpa, a sujeira em que se envolveu, caso contrário, ficará como Chen, atolado até a cintura escorregando constantemente em toda e qualquer direção que tentar se mover.

A notícia sobre Chen, também  ensina que o orgulho pode ser a causa de nossa derrota: Conhecemos nossas limitações, impossibilidades, ainda assim nos negamos a recorrer a terceiros, ou mesmo a Deus. O inverso, também é verdadeiro: Temos todas as condições de sair do  "charco de lodo", porém ficamos "engessados", sem iniciativa - o celular estava com Chen bastava discar.

Não tenho a fórmula da felicidade, mas a Bíblia nos aponta o caminho, sendo ela mesma O caminho. A nós cabe a ação possível, a Jesus o impossível, amparados Nele estaremos firmes e seguros. Se houverem charcos, haverão bombeiros de plantão.

"Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos , e eu vos aliviarei" Mt 11:28

Em Cristo, nossa Rocha.

Republicando a pedidos.

5 comentários:

Sarah Iwabuchi disse...

Salmo 40:1,2 "Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos"

Caramba que lindo eu acabei de postar esse versículo no meu status no facebook, porque essa semana recebi uma cura de uma enfermidade que para os homens era impossível e me causava muita vergonha, depois de 10 anos sofrendo o Senhor me tocou de uma forma tão maravilhosa que muitos estão assustados. Então eu pedi ao Senhor pra falar comigo e vim aqui e me deparar com esse versículo logo no começo do post é um sinal maravilhoso!!! Obrigado irmã,que o Senhor continue te motivando e te inspirando a falar com servos como eu. Aleluia Senhor!!!!! Nada acontece por um acaso mesmo :)

Valdenice Freitas disse...

Olá! Texto muito edificante, que nos fortalece e nos trás à memória que verdadeiramente O Senhor é a nossa segurança, O Deus que não resiste a um coração quebrantado. Um fim de semana de paz! Abraços!

Wilma Rejane disse...


Oi Sarah!

E seu testemunho de cura veio para enriquecer o artigo, registrando que para Deus tudo é possível.

Ele remove a vergonha e em seu lugar nos dá Espírito de louvor.

Glória a Deus!

E com a Sua benção

Te saúdo com o amor de Jesus.



Wilma Rejane disse...


Oi Valdenice!

O Senhor está atento às nossas necessidades e por tantas vezes nos metemos "em charcos de lodo"- voluntaria ou involuntariamente- e Ele vem com Seu amor e nos resgata para glória do Seu Nome!

Obrigada irmã,

Uma semana abençoada para você também,

Terno abraço, em Cristo.

Igreja Pentecostal Segura na Mão de Deus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...