Além da vida, de João Batista.

Houve um homem enviado de Deus, seu nome era João Batista



Wilma Rejane


Qual o seu maior sonho? Viver para sempre na companhia das pessoas que amo. Essa seria uma resposta possível para aqueles que encontram sentido e felicidade nos relacionamentos familiares e sociais de modo geral. Querer viver é viver. Morrer é mais que deixar de existir, é uma forma de separação traumática, que mata aos poucos, ao passar dos dias que embalados por marcha fúnebre vão perdendo a alegria. Alguns de nós passam a buscar desesperadamente maneiras de reencontrar quem já partiu do mundo dos vivos. O reencontro seria uma forma sublime de consolo. Constatar que o outro está bem, que não esqueceu de você, que não demonstrou mágoa ou falta de perdão e sobretudo que ainda é possível vê-lo, quando quiser, e que estará para a vida, como um anjo bom a guardar e até guiar. Esses são aspectos que mantêm vivos, mais vivos, quando o motivo da separação entre um e outro, foi a morte.


Ignorar tristeza e decepções, fracassos , doenças e mortes, é algo surreal para quem recebe o nome de humano. O trauma da vida, já se mostra no nascimento. O choro do parto precisa acontecer, é uma forma de celebrar o desapego,  de reclamar a passagem do confortável para o imprevisível. O milagre da vida, já em seu começo, prediz a morte. E ela faz parte da natureza do planeta que se renova entre manhãs e certidões de nascimentos e óbitos. Mas Deus não nos fez para o caos, Ele planejou tudo de modo perfeito, nos dando capacidades e respostas reveladas, para aquilo que nos compete conhecer. No livro do profeta Isaías, está escrito: " Deus formou a terra, não para ser um caos, mas para ser habitada" Isaías 45:18. E Ele tem a conta de cada grão de areia, cada estrela, do chão ao céu, do inferno ao Paraíso, Deus sabe. O homem não está desamparado, nem só. As respostas para a complexidade da vida e da morte, nos foram dadas, como um tesouro que precisa ser buscado:

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. Mateus 7:7-8

Esse verso Bíblico está para o bem e também para o mal: se buscarmos no lugar errado,  batermos nas portas erradas, receberemos respostas erradas. A Verdade, é uma só, já a mentira são as várias versões corrompidas da verdade. Deus criou todas as coisas, mas não as abandonou. Ele predisse o fim, desde o começo, e toda história da humanidade, está dividida em antes de Cristo e depois de Cristo. Quem pode negar essa verdade, que está como um marco sobre todos os continentes? Jesus Cristo veio, e Ele era, já no principio, e O será O mesmo, até o fim: " No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no principio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele e sem Ele nada do que foi feito se fez" João 1: 1-3.


João Batista.


Para exemplificar a vida, além da vida, tomarei como referência, a pessoa de João Batista. Aquele que é citado bem no inicio do livro de João, depois do Verbo, depois da criação: " Houve um homem, enviado de Deus, cujo nome era João" (Jo 1:6)

Imagine que Deus enviou João, enviou a mim e a você, também: as Marias, Sofias,  José s, Carmem s, Saras, Ivone s, Paulos e por ai vai. Deus enviou os pequeninos, com restrições físicas e mentais, com carências de visão, de mãos, de corações. Deus enviou os brancos, amarelos, negros, mulatos, índios, Deus enviou o homem a uma missão nessa terra e não há ninguém que possa viver sozinho, os que mais sofrem podem ser vistos como infelizes nesse Reino, mas Deus não julga como julga o homem e se o inexplicável precisa ter sentido, o sentido pode ser o de que Deus é perfeito e justo, sem o aval do homem. Ele É. E no sermão da montanha, Jesus deixou evidente que a noção de bem e mal, feliz e infeliz, vista do ângulo humano, pode estar equivocada:




Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; 
Mateus 5:3-9



A vida de João

Quem era João? João era João, ele mesmo. Filho de Isabel e Ananias. Não era reencarnação de Elias , Elias não havia morrido, mas foi arrebatado aos céus, levado por Deus em um redemoinho (II Rs 2: 9-20). 

João não poderia ser Elias, mas ele tinha a virtude e o espírito de profecia de Elias: "E ele irá adiante dele no espírito e virtude de Elias" Lc 1:17. Significa que João teria dons iguais aos de Elias e função semelhante. Não se fala aqui de reencarnação, isso é algo que a Bíblia condena. Nós nascemos e morremos uma única vez e depois disso vem o juízo: "Aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo" Hebreus 9:27.


A salvação não está em nascer de novo, como uma outra pessoa, reencarnada. Não vemos exemplo algum na Palavra de Deus sobre reencarnação, o que existem são interpretações erradas gerando heresias e levando pessoas ao inferno. Deus deixou tudo escrito para que o homem examinasse. A Bíblia hoje está traduzida para todos os idiomas também em áudio, braile e não tem desculpas de que não se foi avisado, essa é a verdade. Amado, não seja enganado, busque a verdade, ela está ao alcance de todos, e se a porta da salvação é estreita, significa que poucos são os que se dispõem a fazê-lo. A porta larga é para onde se dirigem as multidões de pessoas sem conhecimento, mas seduzidas por uma mentira que soa agradável aos sentidos. Jesus é a porta, é o caminho estreito, mas nesse caminho estreito, há largueza de paz e alegria, há tranquilidade, em meio as lutas e dores, porque existe a certeza de que a vida eterna chegará enxugando as lágrimas:

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e avida, ninguém vem ao Pai , a não ser por mim" João 14:6

Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram. Mateus 7:14

E você diz: Se a porta é estreita, porque tantos cristãos no mundo? A Bíblia diz que O Reino dos céus é como uma grande rede, repleta de peixes, e que ainda haverá de passar por triagem, alguns serão lançados fora, por não conhecerem a Jesus Cristo:

Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes E, estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora. Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos,E lançá-los ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mateus 13:47-50

Se sofremos decepções com a igreja, com irmãos "cristãos", prossigamos conhecendo a Cristo Jesus, não desistamos desse caminho porque Ele será a nossa porta de acesso ao céu. Sabemos que os mistérios existem. Uma mãe, que tem quatro filhos deficientes, outro que ficou órfão, olhemos para o sermão da montanha, para Jesus, Ele é o que dá força ao cansado. As respostas estão na vida, estão na Palavra de Deus e a igreja, por vezes é omissa, sabemos disso, mas Deus jamais abandona quem quer que seja e não leva em conta os tempos de ignorância, quando a alma buscava por respostas em falsas portas.

João era João Batista e ninguém mais. Nós somos o que nos tornamos pela educação que nos foi dada, pelo contexto em que vivemos e pelo que cremos.


João morreu.


Jó 7:9-10 Assim como a nuvem se desfaz e passa, assim aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir.  Nunca mais tornará à sua casa, nem o seu lugar jamais o conhecerá.


João Batista levou uma vida simples, morando no deserto, comendo gafanhoto e mel. Esses alimentos, apesar de parecerem estranhos para nós, era recomendado na lei de Moisés e tinha alto valor nutritivo. Ainda hoje podem ser encontrados nos mercados e feiras em Israel (Lev 11:21,22) e (Life of Crist p. 97). João provava do amargo e do doce. O amargo dos homens que o perseguiam e menosprezavam e do doce gozo em ser filho de Deus. Um homem tão parecido conosco que enfrentamos nossos desertos e ora provamos de amarguras e risos. João poderia ser considerado um infeliz, aos olhos de muitos, mas dentro dele, existia uma indescritível paz que o mundo não poderia compreender. João tinha a certeza da salvação e quando se vive com essa certeza, a morte não assombra.

João morreu decapitado por Herodes (Marcos 6: 19-29) com pouco mais de trinta anos. Jesus se entristeceu por sua morte, por alguns dias ficou recluso, saudoso, mas levantou-se para continuar a apregoar a salvação (não a reencarnação). O maligno Herodes temia que Jesus fosse Elias (em reencarnação), mas isso aconteceu porque ele negou a Deus e seu coração em trevas não podia reconhecer a luz : "E diziam que João Batista havia ressuscitado e Elias tinha aparecido" Marcos 7:7

Nascer de novo

O novo nascimento como requisito para salvação, não e reencarnação, não é nascer no espirito de uma outra pessoa, mas deixar o Espírito de Deus habitar em seu espírito. E quando nos tornamos templo do Espírito Santo de Deus, tudo em nós e em nossas vidas também é transformado. 


Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome;  Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. João 1:12-13.

João era um homem com uma missão, e essa missão acabou dando-lhe o nome de "Batista", o que batiza. Qual é a nossa missão, de que forma estão nos chamando, nos tornando conhecidos? 

O destino de João

Um homem que temia e obedecia a Deus e não se conformava com os padrões do mundo. Era humilde e não bajulador. É interessante que Deus tenha escolhido um homem que morava no deserto para ser proclamador de um novo Reino. O homem do deserto, encontrou a morte no palácio do rei Herodes. Isso pode nos dizer algo: Nos "pointes" das grandes e pequenas cidades, a morte espreita por suas vitimas. Nas portas largas, onde sedução, vícios, lascívia e orgulho competem, a vida se perde.

João morreu e adentrou o Paraíso eterno. João não tinha poderes extraordinários, não se vestia de linho, não ostentava títulos, mas ficou conhecido como o maior, porque se fez menor para que Deus, através de sua vida, fosse exaltado. João é um modelo que carecemos seguir. 


Eu lhes digo que entre os que nasceram de mulher não há ninguém maior do que João; todavia, o menor no Reino de Deus é maior do que ele". Lucas 7:28

E nenhum homem é grande em si mesmo, somente aqueles que se fazem servos, do reino de Deus, porque o padrão do mundo é contrário ao padrão celeste. Maiores não são os que se dão a honras, mas aqueles que as renuncia. Deus porém, exalta os que se humilham. E a salvação eterna é uma verdade, uma realidade , conquistada em vida. Após a morte, segue-se o juízo. Não há mais o que se fazer pelos mortos. Eles não podem voltar, a única sessão espírita que acontece na Bíblia (Aqui) foi condenada por Deus que advertiu seriamente seu povo a não praticar tais coisas. 

Não nos enganemos, pois a vida com Jesus, é sim uma vida de lutas e decepções, mas também de vitórias, pela graça que nos é dada de conhecer os mistérios revelados por Verbo, feito carne. Uma vida, por mais longa ou curta que seja, não pode ser comparada a eternidade com Deus.

E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida. Escrevi estas coisas a vocês que creem no nome do Filho de Deus, para que saibam que têm a vida eterna. 1 João 5:11-13

Deus o abençoe

3 comentários:

Maurício de Souza Lino disse...

Caríssima! A vida é bela, com Jesus! Outra vez: Quem tem o Filho, tem a vida! Vida abundante, eterna, plena! Vida real, que valha a pena ser vivida! Vida de qualidade! Precisamos tão somente fazer uma opção fundamental para nossas vidas: Aceitar Jesus, para que o Senhor da Vida nos inunde com Sua presença! Saudações, cheio de vida eterna a todos!

Wilma Rejane disse...


Olá Presbítero Maurício!

esses dias assisti um filme intitulado "Além da Vida", um enredo lindo, porém voltado para mediunidade, daí me inspirei a escrever sobre Além da vida com perspectiva Bíblica. A primeira intenção é que algum resultado de pesquisa pelo filme no Google, caia aqui no Tenda na Rocha.

Porque Jesus é a vida Eterna!

Obrigada Pb. Maurício,

Deus o abençoe.

Unknown disse...

Que benção que você é. Suas palavras são inspiradoras e profundas e todas baseadas na Bíblia. Como é bom saber que existem pessoas como você nessa Terra, pessoas que vivem o verdadeiro evangelho, que transmitem Deus em seus atos. Que Deus possa te abençoar em nome de Jesus Cristo a cada dia mais, com toda sorte de bênçãos na sua vida espiritual, sentimental, profissional e material.

Abraços.