Fonte de Giom, uma analogia sobre descansar em Deus.

Por muitos anos carreguei baldes de água, até encontrar A Fonte


Wilma Rejane


Descobrir sobre o funcionamento da fonte de Giom, foi animador. Nunca tinha parado para meditar sobre ela, mesmo porque, foi estudando sobre Siloé, que me deparei com Giom, também conhecida como "Fonte das virgens": " A porta da fonte, junto ao muro do viveiro de Siloé, ao pé do jardim do rei, mesmo até os degraus que descem a cidade de Davi" Neemias 3:15.

Um detalhe escondido em um relatório sobre a restauração das portas de Jerusalém, foi capaz de restaurar também meu ânimo. A fonte citada no verso,fornecia água para uma outra chamada Siloé, por onde a água ainda corre constantemente, pura e por vários lugares de Jerusalém: vale de Cedrom, leste da cidade, aldeia de Siloé e redondezas.

Giom é também o nome de um dos rios que passava no Jardim do Éden, conforme Gênesis 2:13 "E o nome do segundo rio é Giom". Perdeu-se a referência original desse Giom. Os judeus, porém, deram o mesmo nome as águas puras e constantes que brotam da fonte considerada vital para toda a região. Em Giom, bebia o exército do rei Davi, ás águas da fonte banhavam o jardim do palácio do rei,  repleto de flores e pomares.




Eis aqui o abençoado detalhe: Giom é alimentado por um túnel cortado de uma rocha, a fonte é a rocha ( Josefo, Wars of The Jews ). Giom significa corrente de águas e  essa corrente de águas, dava origem a muitas fontes, dentre as quais Siloé (descanso) Assim, A Rocha é Jesus que purifica e abastece a alma humana. Com Cristo, somos como um jardim regado: "Naquele dia haverá uma vinha de vinho tinto; cantai-lhe. Eu, o Senhor, a guardo, e cada momento a regarei; para que ninguém lhe faça dano, de noite e de dia a guardarei. Isaías 27:2-3

Receber a vida de Cristo em nós, em alegoria, é como beber de Giom, que nunca seca, que brota da Rocha e dá descanso ao cansado, mantendo  a vida e a pureza. 

Giom é um memorial para não nos deixarmos vencer pela fadiga e ansiedade do dia a dia, mas  sermos renovados em forças e fé, descansando sempre em Deus, pelos vales e montanhas, em todos esses lugares, as águas que brotam da rocha permanecem molhando o solo, dando vida e beleza a Jerusalém.

De Jerusalém nasce muitas lições para a vida cristã, e de Giom nasce essa bela metáfora que está em perfeito acordo com as Escrituras que nos diz:  Salmo 71:3 "Peço-te que sejas a minha Rocha de refúgio, para onde eu sempre possa ir."


Deus o abençoe.

6 comentários:

Sarah Iwabuchi disse...

Muito legal esse estudo. Gostei bastante. Que o Senhor possa ser a minha rocha também. Deus a abençoe irmã Wilma :)

Wilma Rejane disse...


Oi Sarah,

Somente um fluir constante desse Rio para nos manter animados todos os dias, não é mesmo?

Obrigada,

Deus a abençoe.

Unknown disse...

Wilma,
Cheguei até o seu blog após ler um estudo titulado "Reconstruindo com pedras queimadas". Adorei o texto e DEUS falou tremendamente ao meu coração.

Que o Senhor te fortaleça e te capacite cada dia mais, que você continue postando mensagens que possam impactar essa nação.
Que o nome do Senhor seja honrado, sempre.

Deus te abençoe,
Elton
Campinas/SP

Wilma Rejane disse...


Oi Elton!

Obrigada, irmão.

Louvado seja nosso Deus, O que reconstrói com pedras queimadas.

Deus o abençoe.

Unknown disse...

Meu nome é Giom e gostei do estudo q Deus te abençoe 😊

mannix alves disse...

Muito instrutivo gostei muito vai para acrescenta na mensagem de hoje