A crônica da pia entupida





João Cruzué


Eu não sou judeu, mas sábado é meu dia de descanso. Posso levantar mais tarde, mesmo acordando mais cedo por causa da Nala. Uma gata angorá. Uma espécie de "cuco" que abre o bico religiosamente às seis da manhã. Meu sábado tinha tudo para ser perfeito até que me lembrei de uma coisa: a pia da cozinha estava entupida.

Pias de cozinha são aquelas coisas maravilhosas que ficam discretas por meses e anos, até o dia que entopem para nos chatear. E um detalhe interessante: existem diversos tipos de defeitos possíveis em pias. Tem o da borrachinha, do sumiço do ralo, vazamento em cima, entupimento embaixo... e o pior de todos eles - o cano da pia entupido.

Sabe o que estar tranquilamente na cama em uma bela manhã de sábado, quando de repente você se lembra de uma pia? Terrível! Pois é. Fui logo deixando a cama tão quentinha para fazer uma lista de compras. Para o conserto e outras "cositas más" que uma casa sempre está precisando. Calcei o tênis. Saí  para unir o útil ao desagradável - caminhar uns dois quilômetros para comprar um sifão novo e outras coisas.

Troquei o sifão, mas o problema não era o sifão. Era o pior: um entupimento não-sei-onde no cano de esgoto da pia. A cuba de inox estava cheia d'água e não descia um milímetro.

Entupidaça!

Pensei colocar soda no cano, mas desisti porque alguém já havia tentado isso antes e fora derrotado. Tinha um frasco de soda vazio bem ali, perto da pia.

A situação estava em alerta vermelho e precisei mudei a tática.

Fui pedir ajuda ao senhor da loja de produtos de limpeza. Um tipo sabichão: "Meu filho", disse ele (tenho 52 anos) "Leve este produto aqui; não sei bem o que tem dentro mais desentope legal. São dois e cinquenta. Ah! o senhor também põe água quente para "ajudar" o produto.

Cheguei em casa e procurei uma mangueira para despejar o tal produto no cano para atacar bem de perto o problema. Um cateterismo em cano da pia. Começou a sair uma fumacinha mal-cheirosa e lembrei-me de por a tal água quente para "ajudar". Esperei mais um pouco. Um xeque-mate? Para ter certeza disso, fiz o teste "São Tomé": abri a torneira até encher a cuba. Nada!


Voltei à loja de materiais de limpeza para comprar mais um frasco do desentupidor, e aproveitei para reclamar: "O senhor tem certeza de que não estou comprando água verde em vez de desentupidor de pia? Depois de uns 15 minutos de explicações (...) que o produto no passado era muito mais forte, mas que por motivo de registro no M.S. teve a fórmula abrandada... voltei para casa com a sensação de que caíra no conto do desentupidor de pia.



O sábado já era. Quatro horas da tarde! E lá estava eu derramando o segundo frasco no cano entupido. Desta vez não economizei despejei tudo de uma vez, e mais água quente. De novo veio a fumaça, e que fumaça! Passou mais meia hora, e "lá vamos nós" para o segundo teste "São Tomé."Enchi a cuba de novo. De repente, lembrei-me de um detalhe importante.

--Ó Jesus, nunca li que o Senhor tivesse ajudado alguém a desentupir uma pia no Evangelho, nem me atreveria a pedir uma coisa destas, pois seria como querer transformar pedras em pães. Mas como eu já aprendi no passado que o Senhor tem bom humor, me ajuda com isto aqui.

Fiz pressão com a mão pela enésima vez no fundo da pia, e cinco segundos depois ouvi aquele barulho escandaloso de sucção: usssshhhhhhhh!

Eu não sabia se ria ou se chorava, mas acabei chorando. Foi minha segunda experiência desse tipo. Eu não sabia, mas o Senhor estivera comigo o dia inteiro. Lembrei que ele falou dos lírios, dos passarinhos, e também cuida muito bem de nós. Se Ele nos mostra seu amor em coisas tão pequenas como pias, que dirá, pois, das mais importantes e necessárias?

Arquivo blog Olhar Cristão
São Paulo - João Cruzué

4 comentários:

Hiolanda disse...

Kkkkk... Adorei! Qdo terminei de ler, não sabia se continuava rindo ou se chorava, mas as lágrimas cairam sem eu perceber! Essas pequenas experiências fortalece qualquer pessoa que se encontra espiritualmente trancada, assim como eu! Não sei porque, mas esse blog se tornou muito importante p/ mim! Me descadastrei do Facebook p/ não perder tempo com ele! A compensação veio através desse blog! Um abraço, e fique com Deus!

Construindo Minha Casa Clean disse...

Oi Wilma!
Parabéns pelos blogs e pelo lindo trabalho de evangelismo virtual!! Que Deus abençoe ricamente sua vida e que muitas vidas sejam tocadas através desse trabalho!
Comigo aconteceu algo semelhante com minha máquina de lavar roupa... não sabia se ria ou chorava, mas agradeci prontamente!!
Já estou seguindo...
Beijos!

"Construindo Minha Casa Clean"

Wilma Rejane disse...


Oi Hiolanda!

Por vezes achamos o caso tão pequeno que esquecemos ou escolhemos não orar por ele a Deus. Mas Deus se interessa por toda nossa vida, da pia entupida a um resfriado, não é mesmo?

Obrigada pela companhia preciosa,

Deus a abençoe e a toda sua casa, tá? Ô isto muito O interessa.

Wilma Rejane disse...


Oi Grazi, obrigada!

Esses são testemunhos poucos comuns de ouvirmos, mas nem por isso deixam de ser grandiosos.Bom saber que Deus tem bom humor, claro que tem, Ele criou o sorriso!

Deus a abençoe.