Anti-histamínico para a alma




Wilma Rejane

Não sei se vocês alguma vez ouviram falar sobre o que escreverei neste artigo. Para mim foi de grande valor descobrir a formidável lição contida nos versos Bíblicos de:

Efésios 6: 3 “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e havendo feito tudo, ficai firmes” e

Tiago 4:7: “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”.

Resistir segundo o dicionário de tradução grega Strong , verbete 436, significa “ anthistemi” ou “anti-histamina”. Esta é uma substância de defesa natural existente no organismo humano e que entra em ação para combater infecções. Uma simples picada de abelha desencadeia a ação de histamina como forma de defesa. Agora, quando há liberação intensa de histamina no organismo, o efeito se torna prejudicial causando asma alérgica ou até choques anafiláticos. Em suma, organismos saudáveis têm níveis equilibrados de histamina, elemento essencial no combate a inflamações que podem se tornar crônicas e levar a morte.

A anti-histamina também está presente em medicamentos e alimentos naturais como os ricos em fonte de vitamina C, a uva, e o sal. Interessante é que o sal contêm anti-histamina e precisa ser usado na dose certa, caso contrário, o organismo reage ao excesso de sal, liberando mais histamina para combater possíveis inflamações relacionadas com uso indevido dessa substância E não é que esse dado me lembra de forma muito contundente a parábola de Jesus sobre ser Luz e Sal? Ao sermos sal da terra, estaremos funcionando como anti-histamina natural no mundo, combatendo “as inflamações”, ou seja o pecado, proporcionando saúde espiritual a si e aos outros. Cristãos são anti-histamínicos naturais, que benção descobrir isso!



Voltando aos versos de Efésios e Tiago, Deus nos convida a resistirmos ao pecado de modo semelhante a ação da anti-histamina no organismo que entra em ação imediatamente para defender a saúde do corpo, tão logo este apresente algum nível de inflamação. Incrível, não? O pecado deve ser combatido imediatamente, de forma eficaz para não se tornar crônico e levar à morte. Resistir ao diabo é usar a armadura de Deus para permanecer firme, inclusive nos dias maus. Naqueles dias, difíceis que todos nós enfrentamos e por vezes ficamos atordoados sem saber de onde veio, porque veio e como veio. Contudo, a anti-histamina está agindo o que significa: vitória.


E essa lição sobre resistir, anti-histamina, sal da terra, pode nos conduzir também a dúvidas. Se anti-histamina é substância natural do organismo contra inflamações, por que tantos morrem doentes? Por conta dos desequilibrios presentes em alguns organismos, o câncer, por exemplo, desequilibra todas as células. Isso acontece no mundo natural e sobrenatural. Há pecados que são acomodados no coração e se tornam resistentes a voz de Deus, a consciência cristã. Ao invés de se resistir, se tornam resistentes. No mundo natural, doenças têm muitas origens e nem sempre são consequências do pecado. Servos de Deus, obedientes, podem ser acometidos de males físicos. Não esqueçamos que este foi o caso do justo Jó. Contudo, ainda na doença, ele foi sal, foi anti-histamina para sua geração e para todas as outras que se sucederam, porque sua vida era de amor a Deus.


Essa semana, na igreja em que congrego, soubemos que uma de nossas irmãs está gravemente enferma. Precisará se submeter a uma delicada cirurgia, de algum modo, a anti-histamina ainda está agindo em seu organismo, pois a doença não é maligna, apesar de incômoda e delicada. O modo como a irmã se comporta diante dessa adversidade, é que revela o sal e a luz, o nível de anti-histamina espiritual, tão importante para testemunhar sobre sua fé em Cristo, na alegria e na tristeza. Resistir é estar armado, é não fazer a vontade do diabo, é combater bravamente, em oposição ao pecado.

E aqui fica essa maravilhosa lição da Palavra de Deus. O Evangelho em forma de parábola, como bem ministrou Jesus em todo seu ministério, usando elementos do dia a dia, da natureza, para nos lembrar de forma simples e contundente que um dia Ele voltará e nos resgatará para um Reino Eterno, mas enquanto isso, é preciso resistir e resistir, como a anti-histamina atua no combate as inflamações.

Deus o abençoe

Artigo Relacionado: É hora de largar o saleiro e ser o sal

4 comentários:

Presbítero Maurício disse...

Caríssima, saudações fraternas em cristo!
Verdade! O melhor alívio de alergias provocadas pelo pecado, e em doses corretas, é o anti-histamínico chamado de "sangue de Jesus". Nesse podemos confiar! saudações.

Priscila Grah disse...

Ótimo texto, minha irmã!

Resistir ao diabo (pecado), realmente só é possível através da armadura de Deus, nossa anti-histamina, como você associou. Achei incrível essa "analogia" e o fato de você ter frisado sobre combater o pecado de imediato, assim como faz nosso corpo em defesa de enfermidades!

Que Deus continue te usando poderosamente!

Fique na Paz do Senhor Jesus!

Wilma Rejane disse...


Saudações Presbítero Maurício!

Esse cura tudo e apesar de ser mais valioso que tudo sobre a terra, recebemos de graça, ou seja, pela graça.

Obrigada,

Deus o abençoe.

Wilma Rejane disse...



Oi Priscila, graça e paz de Jesus!

Não existe anti-histamina para a alma, mais eficaz. Deus é tão incrível que providenciou esse remédio ao alcance de todos. triste é saber que o mundo está morrendo por desconhecer isso.

Obrigada,

Deus a abençoe.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...