Maças de ouro em bandejas de prata: breve reflexão sobre conselhos



Wilma Rejane

"Uma palavra dita a seu tempo é como maçãs de ouro em
bandejas de prata. "Provérbios 25:11


O que seria comparável a um bom conselho? Provérbios 25:11 diz que a maças de ouro em bandejas de prata. Há traduções que dizem: “Uma palavra sobre rodas é como maças de ouro em bandejas de prata” (tradução Veneza). Curiosa comparação esta de Salomão, que deveria ter em seu palácio real tantas bandejas de pratas como frutos de ouro como objetos de decoração. Prata e ouro dizem respeito a coisas purificadas, provadas e úteis. E não apenas úteis, mas belas.

O tempo sobre rodas é aquele que se move por conselhos sábios, seguindo  direções certas, evitando a tortuosidade e os prejuízos, advindos de quem não sabe para onde vai. A boa palavra movimenta os homens de modo a ultrapassarem os obstáculos que aparecem tantas vezes em formas de montes que escondem o horizonte. Jesus disse “ Eu asseguro que, se alguém disser a este monte: 'Levante-se e atire-se no mar', e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito” Marcos 11:23. Palavras “movem os montes” e o que é a vida senão a reunião de palavras pensadas, ditas? Um homem se torna sábio ou louco pelo falar.

Profeta Isaías disse: “O Soberano, o Senhor, deu-me uma língua instruída, para conhecer a palavra que sustém o exausto. Ele me acorda manhã após manhã, desperta meu ouvido para escutar como alguém que está sendo ensinado.” (50:4). Assim ouvir a Deus, seguir a direção do Espírito Santo e manter a comunhão com Cristo, são formas de conhecimento que promovem a linguagem profética para dizer palavras firmes no tempo oportuno. E o caminho sobre rodas segue bem seu rumo. A Palavra Divina é o melhor conselho.

Faça o que digo, mas...

Há uma fábula infantil que fala sobre conselhos, os que parecem agradar a maioria, são populares, contudo imprudentes, ela diz:



Os Ratos resolveram organizar um conselho para decidir qual seria a melhor alternativa, para que eles pudessem saber com antecedência, quando o inimigo deles, nesse caso o Gato, estava por perto.E Dentre as muitas ideias que foram apresentadas, uma delas, que logo foi aprovada por todos, considerava que, um sino deveria ser pendurado no pescoço do Gato.

Assim, ao escutarem o tilintar do mesmo, todos poderiam correr a tempo para seus buracos. Além de ser do agrado de todos aquele extraordinário plano, por aclamação, ficaram extasiados com tão criativa e objetiva solução. E eis que um velho e sábio Rato ali presente, então questionou:

"Meus amigos, percebo que o plano é realmente muito bom. Mas, quem dentre nós prenderá o sino no pescoço do Gato?"  E nenhum voluntário se fez presente. Esse conselho não passou no processo de purificação, tal qual o ouro e a prata. Faça o que digo, mas não faça o que eu jamais faria? Indicação de engano!

O devaneio das multidões

E quando Pilatos quis decidir a quem crucificar na Páscoa em Jerusalém, recorreu ao conselho que incitou a multidão: entre crucificar Jesus e Barrabás, escolhe-se a crucificação de um inocente,  libertando o criminoso.

Conclui-se que conselhos são passíveis de criticas,  não devem atender a emoção do momento, mas observar o futuro . Jesus é o melhor conselheiro porque Dele se disse pelo Espírito Santo, que sonda aquilo que o homem não consegue sondar: “ Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6

O primeiro lugar a recorrer na necessidade de um conselho, é a Jesus, em oração, com fé e segurança.

No livro de Josué, Deus ensina que toda tomada de decisões, necessariamente deveria passar por Ele. Mas, os homens do exército de Josué falharam algumas vezes e sofreram com a consequência de seus atos, por não pedirem conselho ao Senhor (Josué 9:14).

Sábios conselhos:

Pv 8:14 Meu é o conselho sensato; a mim pertencem o entendimento e o poder. 

Pv 12: 5 Os planos dos justos são retos, mas o conselho dos ímpios é enganoso. 

Pv: 15: 22 Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há conselheiros sábios. 

Salmo 73:24 Tu me diriges com o teu conselho, e depois me receberás com honras. 

Que Deus nos abençoe, nos livre de seguir maus conselhos e nos dirija a obedecer a Ele.

3 comentários:

Maurício de Souza Lino disse...

Caríssima, paz fraterna!
É tão importante para nós, um conselho cheio de sabedoria!É de grande responsabilidade. É comprometedor! É amor!
Paz fraterna!

Wilma Rejane disse...



Irmão Maurício,

Quem pode comer maças de ouro? Ninguém. Mas elas podem ser ofertadas como presentes, tornando mais rico quem as recebe.

E assim é o conselho, quando o seu próprio não serve para "comer", se recorre a outro mais rico e sábio (ouro trabalhado).

Que bom termos Jesus como Conselheiro e nossos irmãos como portadores de sabedoria.

Obrigada,

Deus o abençoe.

Unknown disse...

Amém:)