Tempo de plantar e tempo de colher


"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu" Ec 3:1




Wilma Rejane



"O presente, não é a única dimensão do tempo, mas é aquela, através da qual o tempo ganha significação", diz Merleau-Ponty. E essa meditação filosófica sobre o tempo, remeteu meus pensamentos aos versos Bíblicos do livro de Eclesiastes que tão perfeitamente ilustra o relacionamento humano com o relógio: há tempo para tudo.  O que é já foi, e o que há de ser também já foi; Deus fará renovar-se o que se passou. Eclesiastes 3:15. Somos passado e presente e sem o que fomos, nada seríamos. Mas sempre haverá tempo de escolhermos mudanças, de refletirmos sobre a vida e buscarmos a Deus com todo o coração, para que haja transformação.


O tempo dos grãos

O Reino de Deus é assim como o grão de mostarda ( Mt 13:31,32) e acho essa passagem fantástica, porque revela a grandeza das "pequeninas coisas". É que mudanças, nem sempre acontecem de um minuto a outro, mas de um minuto a outro elas estão sendo geradas pelo tempo, até que de repente, se veja a "enorme hortaliça que se formou, a maior de todas, que ocupou todo o território". E era só um grão. Por isso, não desistamos de buscar a Deus em todo o tempo, ainda que as respostas pareçam não vir, ainda que as coisas pareçam demorar a mudar, se perseverarmos, a "hortaliça crescerá".

Deus escolheu o pequeno Davi,  quando ainda estava por trás das malhadas" era um simples pastor de ovelhas, e dia a dia foi andando com Deus, obedecendo. Mesmo sendo ungido rei em Israel, aguardou o momento certo para substituir Saul, que há muito havia sido rejeitado para o cargo: pela soberba, inveja e tudo o mais que de mal fez. Davi cuidou do "grão de mostarda" persistiu mesmo quando tudo parecia desabar e em um dia na simples missão de alimentar seus irmãos em um campo de batalha, vê realizada a oportunidade de sua vida. Um momento sem aparentes promessas: carregar pães e queijos em uma bolsa. Mas eis que era hora do "grão de mostarda" se mostrar no território da fé e mudar o rumo de sua vida: de cuidador de ovelhas a guerreiro de destaque em Israel, sucessor de Saul.


José foi outro que guardou os grãos de mostarda no terreno do seu coração, muito cedo. Ele olhava para secura, mas via os campos fartos.  A vida o maltratou, foram tantas circunstâncias que parecia impossível realizar os sonhos de se tornar um influente líder designado por Deus. Mas ele não deixou de regar os minúsculos grãos, nem mesmo preso, caluniado. É provável que o tenham chamado de perdedor, fracassado. Mas havia algo de especial em José, ele guardou a fé, acreditou em Deus, mesmo quando tudo parecia dar errado. E se não fosse o passado cheio de dificuldades de José, como dizer que ele viveu um tempo de vitória?




Nosso presente, dá significado ao passado e vice-versa. E se hoje, a vida, a sua e a minha, parece uma velha casa prestes a desmoronar, pode ser o momento de mudar! De pegar o pequenino grão de mostarda e plantá-lo no solo do coração que só pode ser fértil se estiver regado pela Palavra de Deus, pela fé no nome de Jesus ( Marcos 4:8). Não desanime, a vida reserva muitas surpresas para os "plantadores de grãos"! Nessa meditação sobre o tempo, acrescento ainda o bravo exemplo da Mulher com Fluxo de Sangue. Persistiu por doze anos em sua cura, poderia ter desanimado, desistido, mas não o fez. Antes viu sua esperança ser renovada pela fé em Jesus e em um dia que parecia rotina, ela vai de encontro ao seu milagre e com o simples gesto de tocar na orla da veste de Jesus, tem sua vida transformada: a cura chega. Quem olhasse para vida dessa mulher, diria que "a hortaliça" havia morrido, mas Deus não desprezou os grãos e no tempo oportuno, retribuiu a fé.


O vento sobre os grãos...

As dificuldades vêm em nossas vidas por muitos motivos. Mas é necessário que lembremos que há males, causados por nós mesmos, por vícios que desagradam a Deus. Há males sob os quais não temos controle algum e por mais que queiramos, não depende de nossa força mudar a situação: doenças como câncer, a esterilidade e tantas outras coisas. Em todos os casos, jamais abandonemos o grão de mostarda que representa o Reino de Deus. Somente a fé no Verdadeiro Evangelho poderá nos dá tranquilidade e paz, poderá transformar campos devastados em terrenos cobertos de hortaliças, onde outros virão aninhar-se para serem alimentados.


Eclesiastes 3:14 Sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe pode acrescentar e nada lhe tirar; e isto faz Deus para que os homens temam diante dele.

Houve um tempo em que vivi distante de Deus, tudo parecia ir bem, mas dentro de mim, havia um vazio incapaz de ser preenchido por mim mesma, pelas pessoas e coisas que amava. Mas quando tive um encontro real com Jesus, pude compreender a alegria que via descrita nos Evangelhos. A alegria que fazia com que homens louvassem mesmo estando aprisionados com mãos e pés amarrados. Pude compreender porque Jacó teve seu nome trocado para Israel. Compreendi que vitorioso não é quem não sofre, ou quem nada lhe falta, mas o que mesmo lhe faltando todas as coisas, ainda lhe resta o bem mais precioso: Jesus no coração. 


E depois que se compreende o que é viver através da fé no Filho de Deus, não é possível se desesperar, se sentir fracassado. A epístola de Romanos nos diz:  "Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Romanos 8:35. Não sou capaz de descrever o conforto que me traz essa Palavra. Quão curadora ela é. O grão de mostarda jamais pode ser desprezado, o Reino de Deus se faz real em nós quando não O abandonamos, mesmo quando parece que tudo nos abandonou. 

É isso. Sobre tempo e grão de mostarda. Sobre fé guardada. Sobre a maravilhosa dádiva de viver na terra, sendo cidadão do Reino de Deus.


Deus o abençoe.

4 comentários:

Caroline disse...

Bela reflexão. Muito obrigada pela mensagem. Fique com Deus.

Garota veneno disse...

Olá ;..
nossa muito perfeito .
cabe direitinho cada palavrinha q
disse , que na verdade são de uma grandeza. sempre q preciso venho aqi pra ler , ler ,e ler e sempre encontro algo q possa me ajudar, a pensar e agir de forma diferente .

Pastormalheirosfilho@hotmail.com disse...

Palavra que veio do coração de Deus. Muito forte. Gostaria de conhecer melhor esse ministério e receber mensagens

Unknown disse...

Amo os comentários de vcs são inspirados pelo o Santo Espírito de Deus