Sinais em Maalula.

 Foto: moradora de Maalula chorando por cristãos mortos - Setembro 2013





Wilma Rejane

"Um som se ouviu em Ramá, o som do choro de tristeza amarga. Raquel estava chorando por seus filhos. Ela não quer ser consolada, porque eles estavam mortos."  Mateus 2:18.


Esse choro também se ouviu em Maalula, uma das cidades cristãs mais conhecidas da Síria, cerca de 55 quilômetros de Damasco. Muitos de seus habitantes falam aramaico e praticamente todas as habitações são encravadas nas rochas.  Sua  população é estimada em 5.000 pessoas,   é uma cidade estrategicamente importante para os rebeldes Sírios que estão apertando o cerco e já com bases ao sul e a oeste de Damasco.


Apóstolo Paulo esteve em Maalula e o lugar que o hospedou é atualmente o santuário chamado de "Santa Takla".  Nunca estive em Maalula, mas assim que soube da existência desse lugar, da relação histórica entre Maalula e os descendentes de Esaú e da emigração de alguns de seus habitantes para o Piauí, não tive dúvidas de que todos os fatos dariam uma fantástica narrativa em forma de livro. Livro este que comecei a escrever ainda em 2012 e que intitulei "Sinais em Maalula", uma ficção cristã, em um cenário real. 

E quando ouvi os jornais noticiarem a tragédia ocorrida em Maalula, no inicio desse mês, fique triste e espantada: de repente a tranquila cidade é abalada e os cristãos perseguidos e mortos. Em depoimento, uma das moradoras disse ter ouvido dos invasores: " Nós somos da frente Al-Nusra e viemos para tornar a vida dos cristãos miseráveis". Centenas de cristãos  foram enterrados ao som das carpideiras:  " Maalula é a ferida de Cristo"! 

 Paulo teria ficado em Maalula,  ao perder a visão.



Li um outro depoimento chocante de como esse ataque a Maalula foi movido não apenas por interesses políticos e estratégicos, mas também por ódio aos cristãos. Uma jovem, chamada Rasha estava noiva, seu noivo foi capturado e degolado pelos muçulmanos. Rasha ligou para o celular do noivo, os rebeldes atenderam e disseram: "Bom dia Rasha, somos do exército Livre da Síria, cortamos a garganta de seu noivo e Jesus não veio para salvá-lo".

O exército Sírio declarou retirada de Maalula,  sob condições de permanecer nos arredores. Mas os relatos são de medo, a cidade está praticamente vazia. A guerra civil na Síria teve inicio em Março de 2011 e oficialmente não declara motivos religiosos, contudo os cristãos têm sofrido seus ataques pela maioria muçulmana.

Me solidarizo com os cristãos de Maalula, em oração para que cesse a guerra e as perseguições.  

Enterro de cristãos em Maalula - Setembro 2013


Viúvas e carpideiras no enterro de cristãos em Maalula- setembro 2013


E sobre o livro "Sinais em Maalula" pretendo prosseguir escrevendo-o, na inteira certeza de que o ocorrido  recentemente já é um sinal de que Jesus Cristo vive e Sua segunda vinda não tardará.

Intercedamos em oração pelos cristãos da Síria e do mundo.

Fontes como links no artigo.

Nenhum comentário: