Alpes da Fé e Antologia de Teatro Missionário

Ler é entender o silêncio das palavras


Wilma Rejane


Apresento-lhes dois lançamentos da Literatura Cristã, realizados por amigos e irmãos de blogosfera.   Alpes da Fé é uma compilação de devocionais de autoria do Presbítero Maurício Lino.  Paulista, natural de Campos do Jordão, Maurício é também leitor frequente do Tenda na Rocha faz alguns anos. Tive o privilégio de prefaciar a obra,  uma conquista para o autor que presenteia os leitores com mensagens de fé.

É interessante, tempos atrás, Pb. Maurício me pediu orientações sobre como escrever porque sentia dificuldades nessa área. Hoje, ai está, produzindo frutos para o Reino de Deus com vários outros livros publicados. Parabéns irmão!





Edição: (1) (2013)
Número de páginas : 137
Tópicos: Espiritualismo 
Formato: A5 148x210 
Coloração: Preto e branco 
Acabamento: Brochura c/ orelha 
Tipo de papel: Offset 75g



Outro lançamento:







Depois temos uma reunião de peças teatrais, compiladas através de um trabalho em conjunto do amigo de longas datas Sammis Reachers (que conheci pelos caminhos dos blogs) e Vilma Aparecida. O livro com 246 páginas, reúne aproximadamente 50 peças voltadas para o tema de Missões.Teatro Missionário não está a venda, mas pode ser baixado gratuitamente nos endereços eletrônicos citados no final do artigo. Entrevistei os autores:


1 - Como foi o processo de reunir no livro as peças teatrais?

Sammis - Bem, tive a ideia para o livro logo após concluir o segundo volume da Antologia de Poesia Missionária. Naquele momento, pensei: o que mais posso fazer para auxiliar os departamentos de Missões e as igrejas em seu esforço de promoção de missões e evangelização? Então comentei com a Vilma, minha amiga e ela também promotora missionária, e que já possuía experiência como autora e diretora, e iniciei de minha parte as pesquisas. Possuía já algo na minha biblioteca, e adquiri mais livros especificamente sobre teatro evangélico. Contatei ainda diversos autores. A Vilma possuía também muito material em seus arquivos, além de ser autora de diversos textos do livro. Pesquisamos também em praticamente todos os principais sites de teatro cristão da internet. Mas confesso, ou melhor, confessamos que o processo todo foi muito trabalhoso...

Vilma - Quando o Sammis me falou sobre a ideia de se criar um livro sobre teatro missionário, e se eu estaria disposta a ajudar, eu nem pisquei para dizer sim. Sou promotora de Missões e sempre usei o teatro na igreja nos momentos missionários. Agora reunir o material foi trabalhoso, principalmente para o Sammis que ficou com a incumbência de contatar as pessoas responsáveis por sites de teatro evangélico e autores. Infelizmente, não tivemos o retorno que esperávamos por parte de algumas dessas pessoas, mas com os bons contatos e amigos que o Sammis tem, foi possível reunir um bom material, inclusive de peças inéditas.

2 - A antologia contempla inéditos ou são republicações?

Sammis - A antologia mescla textos inéditos a republicações. Algumas republicações foram corrigidas e em alguns casos adaptadas, para melhor se adequarem à proposta da seleta. 

Vilma - Como o Sammis já disse, houve uma mescla de peças já publicadas, algumas peças foram corrigidas, outras atualizadas e temos também inéditas.


3 - De fato existe carência desse material, inclusive nas livrarias evangélicas. A que vocês atribui isso?

Sammis - Os entendidos na área realmente lamentam-se não apenas da ausência de material, mas principalmente de bons autores. Essa é uma reclamação generalizada. Em minha visão, pode ser atribuída à falta de apoio aos autores que surgem, e mesmo aos já estabelecidos, aliada ao fato de que a arte teatral, mesmo em pleno século XXI, ainda sofre de algum preconceito em certas igrejas, que erroneamente a veem como algo ‘mundano’. 

Porém existe sim uma pequena, mas significativa quantidade de livros sobre teatro evangélico (embora muitos estejam fora de catálogo). Inclusive preparamos uma bibliografia no tema, visando auxiliar os ministérios teatrais e igrejas nesta questão, pois não encontramos uma listagem no gênero. Os leitores podem conferir a Bibliografia ao fim do livro Teatro Missionário.

Vilma - No blog Celeiro Missionário, de minha autoria, tenho arquivadas mais de 32 peças teatrais, mas muitas vezes em que precisava de alguma para encenar na igreja não encontrava quase nada que se adequasse por não serem focadas em Missões. Então, partia para o Google, e ficava frustrada, pois ora encontrava algumas que eram muito extensas, outras com linguajar cheio de gírias, e por  vezes encontrava textos que,  sinceramente , pareciam mais apropriados para programas humorísticos. O jeito então foi começar a criar ou reinventar os melhores textos que encontrava. Acredito que esse livro é um avanço, mas ainda existe muito a ser feito quando o assunto é Missões. Um fato curioso foi um irmão me perguntar diversas vezes o que era um e-book, para que servia, como se usava... e quanto mais eu explicava menos ele entendia. Aí num determinado momento ele me disse que nunca tinha visto teatro na igreja dele, e que isso era coisa de “Batista”, denominação à qual pertenço. 


4 - Que lembranças vocês teem de teatros e jograis na igreja?

Sammis - De minha parte, converti-me já com 24/25 anos, e mesmo a partir de então confesso que, nas igrejas em que congreguei, jamais presenciei representações teatrais. Chega a ser engraçado, pois ao sentir no coração o desejo de realizar esta antologia, lembro-me de questionar junto ao Senhor, ‘mas eu não sou da área, e nunca vi ao vivo uma peça teatral em igreja’. Havia visto apenas vídeos, e teatro secular. Mas aí entrou em cena a Vilma, com sua experiência de diretora e autora, e ela me ensinou bastante sobre o teatro na igreja. Assimilei tão bem as lições que cheguei ao extremo de eu mesmo escrever uma peça do livro! Rsrsrs

Vilma - Ao contrário do Sammis, eu comecei minha vida espiritual, praticamente, através de uma peça teatral de final de ano. Sou muito tímida, embora ninguém acredite (rsrs), mas decoro com facilidade e sou muito boa em improviso. Peguei gosto pelo teatro e formei uma pequena equipe que praticamente todos os Domingos encenava alguma coisa.Tenho convicção da importância do teatro na evangelização e/ou transmissão de uma mensagem, tanto que, hoje, tenho por hábito usar pequenas esquetes quando vou pregar, e o que sempre ouço é que as pessoas nunca mais se esqueceram do que preguei porque visualizaram muito bem a mensagem que eu quis passar.

Para baixar gratuitamente o livro Teatro missionário:


Para baixar o livro no site 4Shared (em formato PDF), CLIQUE AQUI.



Para baixar o livro no site 4Shared (em formato Word), CLIQUE AQUI.


Para leitura online ou download pelo site Scribd, CLIQUE AQUI.

Para contactar o Sammis; sammisreachers@ig.com.br. O material pode ser reproduzido sem prévia autorização, com fins missionários.


4 comentários:

Maurício de Souza Lino disse...

Caríssima! Quanta honra! Deus o abençoe grandemente. Aguarde novidades, vou-lhe responder.

Sammis Reachers disse...

Obrigado pela divulgação, amiga.

Que esta obra abençoe a muitas igrejas!

Wilma Rejane disse...



Olá Sammis e Maurício!

Não posso esquecer dos irmãos que sempre lembram de mim, além do que:

O trabalho de vocês merece ser divulgado, pois é fruto de corações missionários, feito para abençoar vidas.

Em Cristo,
WR.

Vilma Pires disse...

Oi Wilma Rejane,somente hoje,soube pelo Sammis que o livro já tinha sido divulgado no seu blog.Quero também agradecer sua preciosa colaboração, e aproveitar para dizer que li seu livro A primavera de Sara, e foi muito inspirador!Parabéns!Que Deus continue te inspirando a escrever não somente através de seu blog, mas que venham outros livros!Abraço