Os Croods, filosofia e arte para toda família!




Wilma Rejane

Croods é um fantástico filme de animação por computador para divertir toda a família. Aliás, há tempos não assistia um roteiro tão divertido sobre união familiar. Se você ainda não conhece ou acha que desenhos são infantis e servem somente para crianças, pense outra vez. 

A família Croods vive na era das cavernas, a única sobrevivente da região e para o patriarca Grug, isso ocorre graças ao medo do novo e a permanência na caverna: “O medo nos mantêm vivos. Nunca deixe de ter medo”. A luz, o sol no horizonte deveria ser evitado, representava perigo. Mas a vida dos Croods muda quando a filha mais velha Eep segue a luz para sair da caverna.

O roteiro mostra claramente a inspiração na Filosofia Grega, no Mito da Caverna, autoria do Platão. Escrevi sobre esse mito comparando a saída da caverna com o conhecimento da Verdade que é Cristo Jesus. Certamente a motivação de Platão não foi cristã, mas até mesmo o Teólogo Agostinho considerou  que em Platão existem  elementos que sustentam uma união entre cristianismo e Filosofia.

Os Croods mostram a necessidade humana de sair de uma zona de conforto e acomodação para alcançar o conhecimento. Vencer o medo, sair da caverna, manter a família unida e pensar de modo inteligente, são desafios presentes no roteiro. Entre uma cena e outra somos presenteados com  diálogos entre pai e filha que nos levam a refletir não apenas sobre relacionamentos, mas sobre liberdade.

“ Para onde vocês estão indo? Procuramos uma caverna, a nossa foi destruída. Pois eu vou em direção ao amanhã, a luz”  ( Diálogo entre Grug e Guy).

O conflito entre força e razão, ignorância e conhecimento, luz e trevas aparece no filme. Provavelmente as crianças não saberão identificar esses aspectos, mas certamente captarão a mensagem de que uma família unida é capaz de superar muitos obstáculos.

Não vou contar o filme todo, senão perde a graça, não é mesmo? Mas registro aqui a dica de diversão que é uma boa opção para toda família. Pegue a pipoca, compre seu ingresso - ou alugue o filme na locadora – e dê boas risadas com  Os Croods.

Para assistir ao Trailer oficial, clique na imagem. 

http://www.youtube.com/watch?v=ZwrD8V4JOB4#t=13


.
Boa semana para todos!

2 comentários:

Pitadasdilu disse...

Oi Wilma! Paz querida amiga!
Acabei de ler o livro do Wally, que bênção, foi muito bom. Tantas vezes o desânimo bate a minha porta, tantas vezes a vontade de desistir, de largar tudo, de sumir... mas é impossível resistir a presença de Deus, Ele sempre vem ao meu encontro, e de alguma forma fala comigo, renovando minhas forças.
Agradeço à Deus por colocar pessoas como vc, Wally e tantos outros em meu caminho.
Um grande beijo, Lú.

Wilma Rejane disse...


Oi Lú, paz querida!

Agradecemos seu carinho e louvamos a Deus por ir a seu encontro, renovando forças, aumentando sua fé.

Abraço fraterno,
WR.