Pássaros do céu e homens do Reino




Wilma Rejane em
Três devocionais
Sobre provisão




"Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?" Mateus 6:26


São cinco e meia da manhã e como de costume, pássaros em bandos cantam e saltitam nas árvores do quintal e do jardim. Eles bicam acerolas e goiabas. Brincam entre si, voam alto como quem se despede e depois retornam festejando não apenas a alegria de encontrarem comida ao ar livre, mas o raiar de mais um dia que os saúda com provisão. Olho para eles e percebo a beleza do louvor. Por mais longa e escura que tenha sido a noite, por mais que perigos e açoites os assombre e eles indefesos se recolham em algum abrigo, todas as manhãs, lá estão cantando e louvando a criação.

Cantai ao Senhor com ações de graças; entoai louvores, ao som da harpa, ao nosso Deus, que cobre de nuvens os céus, prepara a chuva para a terra, faz brotar nos montes a erva e dá o alimento aos animais e aos filhos dos corvos, quando clamam. Salmo 147:7-9 


Corvos clamam  por comida e são ouvidos, pássaros cantam porque Deus não os abandona, e homens acordam ansiosos pensando: e o dia de hoje, como será? Muitos nem lembram de orar e de louvar, mas lamentam o que se perdeu, o que não se tem, ignorando o sentido da palavra gratidão que  constrange a agradecer até pelo menor pedaço de pão. E pássaros e corvos, cabem na palma de nossa mão. Ó Deus, quanta amargura e impiedade existe em nossos corações que desconhecem virem de Ti as mais belas canções de amor e provisão.

Lembro-me de Elias,deprimido e solitário, a beira de um riacho. e eis que o Senhor, enviou um corvo para o alimentar: "Ele bebia água do riacho, e os corvos vinham trazer pão e carne todas as manhãs e todas as tardes. -1 Re 17.6" E o corvo era tido como animal imundo (Lv 11:15) porque era necrófago. Mas foi esse imundo que Deus usou para levar pão e carne ao profeta. Mas o alimento era puro, uma provisão vinda de modo inesperado e quantas vezes o Senhor assim não faz conosco? E não se reconhece Sua voz, porque estamos cheios de ansiedade, preocupações e incredulidade?


Que nossos corações jamais esqueçam que de Deus vem toda provisão e que Ele não abandona o que se sente em solidão. Ainda que as noites sejam frias e ameaçadoras, mas as manhãs chegam com alegria e renovos. Perto de Deus, em louvor e oração, alimentando o espírito com a pureza do Pão da Vida, da Água da Fonte que é Jesus. E ainda que estejamos rodeados de corvos a condenação não nos alcançará, mas a paz e o gozo da alma que o mundo não pode dar nem explicar.

 Na palma de Tuas mãos

Salmo 119:173 "Venha a Tua mão socorrer-me pois escolhi os seus preceitos"

Thud! Algo bateu no vidro e eu imaginei que tinha sido um pássaro.Olhei para fora, com certeza, lá estava no chão era um pardal, deitado de costas - atordoado! Fui para fora, peguei-o e gentilmente acariciei-o; o tempo todo falando suavemente enquanto  guardava-o na palma de minha mão, esperando com segurança ele se recuperar.


Aproximadamente  quinze minutos depois ele deu um pequeno salto, olhou em volta e voou para uma árvore próxima. Sentou-se por um tempo e então voou mais alto. Ele foi restaurado e e eu disse: obrigada Senhor!

De maneira semelhante, Deus tem cada um de nós, que cremos nEle e em Seu Filho Jesus Cristo, na palma de Suas mãos. Ele nos acolhe e com  júbilo nos faz revigorar, Ele diz: "não temas, te seguro em minhas mãos, até você se sentir forte o bastante para voar". Obrigado Senhor, por se importar tanto com cada um de nós!

Isaías 49:16 Veja, eu gravei você nas palmas das minhas mãos; os teus muros estão sempre diante de mim. 
Renovando as forças



É estranho como seres tão pequeninos como os pássaros podem guardar lições tão grandiosas. Escolhi falar sobre eles, porque nesses dias, a mensagem que as aves me transmitiram curou minha alma. Quem sabe, curará a sua.

Quando passares por dias atribulados,  lembre-se desse versículo: “Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? E nenhum deles cairá em terra sem a vontade de nosso Pai” Mt 10:29. Um ceitil é muito pouco, uma quantia tão insignificante que equivale em moeda atual a um sexto de real (R$ 0,16). O que você compraria com esse valor? Talvez alguns bombons. Pássaros são vendidos em mercados negros, aprisionados em gaiolas, mortos, mas Deus tem a conta de cada um deles. Ele sabe, quando um bonito canto de sabiá é calado pelo opressor.

Ele sabe, quando você e eu estamos precisando revoar de uma situação à outra. Quando os pássaros estão sofrendo em determinados ambientes eles migram para outro. É um belo espetáculo a “revoada de pássaros”, um mistério ainda para a ciência que procura desvendar porque apenas algumas espécies cometem essa fuga. Comparando homens a pássaros, descobriremos que o mistério pode ser ainda maior: Por que alguns de nós superamos derrotas e outros não?


Quero ser como os pássaros migratórios citados pelo profeta Jeremias: “Até a cegonha do céu conhece os seus tempos determinados; e a rola, a andorinha, e o grou observam o tempo de sua arribação...” Jeremias 8:7 e o profeta prossegue: “mas o meu povo não conhece o juízo do Senhor”. Se o povo conhecesse, agiria como os pássaros, não como homens sem entendimento. É fantástico saber que a rola, a andorinha e o grou, estão no rol dos pássaros migratórios! Para Deus, nada há encoberto! A ciência com grandes esforços selecionou pássaros que migram e/ou não. Mas Deus? Já os conhecia. Por quê? Porque estes pequeninos seres não são despercebidos dos céus. Como eu e você podemos ser?

Os pássaros migram geralmente para explorar novas fontes de alimentos e para escapar de condições adversas durante o inverno nas áreas de reprodução. Esta estratégia, apesar de parecer perigosa, é muito benéfica para os pássaros, pois eles podem escapar de situações perigosas e conseguir alimentos em outros lugares.”

O que nos provocou tremenda tristeza e dor pode ser superado. Por qualquer que seja o motivo, inclusive: se nós mesmos formos os culpados por tal sofrimento. A cruz, o amor de Jesus nos redime. Ao olharmos para ela com arrependimento, encontraremos perdão. E confiantes,  revoamos em busca de novas fontes de alimento:  com o inverno, para o verão ou quem sabe primavera.  É preciso voltarmos a cantar como os pássaros, e viver como pessoas especiais para Deus. Filhos que Ele jamais abandona, esquece. Onde estamos nesse momento? Por quê? O que precisamos fazer para superar?  Deus falou ao meu coração, através dos pássaros: "Sempre haverá outra estação, colha as flores, sinta o perfume ".

Nem sei o quanto eu e você nos acomodamos em certos lugares, até percebermos que “outras estações” estão a nossa espera.  Que Deus te abençoe e te mostre a direção da revoada.

Oração: Deus Pai. Os acontecimentos da vida podem atordoar-nos às vezes, tropeçamos e caimos à medida que tentamos nos  recuperar. Creio que o Senhor vai manter-nos  na palma da sua mão e falar baixinho, levando-nos a dar o passo certo a seguir. Obrigado, em nome de Jesus. Amen. 

4 comentários:

Unknown disse...

Oie amiga... olha quero vir aki mais uma vez te dar o parabens sobre o seu livro... terminei de ler semana passada e só pude vir agora... amei de paixão amiga... confesso que a leitura era nova a cada noite em minha cama... junto com meu marido...,lia só quando ele estava em casa comigo, pq eu li em alta voz e bom som pra ele tbm ouvir...ele é preguiçoso pra ler rsrsr... e isto nos gerou um certa confiança e espera no amor de |Deus para conosco...,sempre que lia eu parava pra marcar alguma coisa tipo grifar frases,e nós comentavamos a respeito., obrigado por ser essas mulher de bençãos... e que venha mais livros pra nós... e que o meu fruto seja o grande milagre do qual estou esperando se assim for da vontade de Deus.... bjinhos minha linda te amooo em CRisto!! tenha uma linda semana.

Unknown disse...



Irmã Wilma,

Obrigada por nos brindar com textos como estes.

Com todo respeito, sua beleza é de alma e de semblante.

Graças, em Cristo.

Primavera disse...



Deus lindo!

Wilma Rejane disse...

Querida Rô,

Seu comentário me emociona, alegra. Saber que amas a Deus e cresces em fé e esperança é animador.

"Pois os que são da fé são abençoados como o crente Abraão" Gálatas 3:7.

Fraterno abraço,

Em Cristo, nossa Primavera.