Mudanças necessárias.

Uma mudança deixa sempre patamares para uma nova mudança.
Niccolo Maquiavel


Wilma Rejane


Queridos leitores que acompanham o blog, de longas datas - ou de curtas. Esse artigo é para informar-lhes sobre algumas mudanças em nosso modo de produção e reprodução de conteúdo. Pessoalmente estou deveras espantada com a quantidade de plágios e cópias espalhadas na web de artigos do Tenda na Rocha sem os devidos créditos.

É claro que toda divulgação é bem vinda, mas de forma honesta, dentro da ética e da consciência cristã. A Bíblia diz que se somos fieis no pouco, também seremos no muito (Lucas 16:10). Infelizmente, muitos estão enganados ao cometerem delitos considerando-os como faltas irrelevantes.

Tenho convicção de que ao escrever cumpro um chamado de Deus para esse ministério, Ele quem me capacita e inspira, por isso não tenho de que me gloriar, pois a glória é de Deus. Porém, não é por essa causa que se deve negar-me autoria, pois me dedico em pesquisa, leitura, e o mais importante: procuro viver o Evangelho para não ser contada entre os hipócritas que falam do que não vivem.



Sou tão grata ao Senhor Jesus por tudo e especialmente porque tenho por precioso os dons e o chamado e quando os exerço faço especialmente para alegrar Aquele que me convocou. É Ele quem me enche de ânimo para o trabalho simples, humilde. Não ganho fortunas, não almejo fama, mas tenho o alvo de tocar vidas, corações e sei que só poderei ter sucesso nessa jornada se Deus for comigo. Essas coisas são os maiores tesouros!

E quando vejo alguém usurpar textos,  assinando-os como se fossem seus, dói. E dói não apenas por mim, mas por quem agiu assim. Fico pensando que espécie de líder, irmão e igreja se forma sob o manto do erro e da mentira.

Irmãos, não estou exagerando. Peço que verifiquem com atenção alguns links que reservei, Uma breve amostra do que encontrei pela web:


  • Blog "O Bom Samaritano",  pastor copiou vários artigos do Tenda na Rocha e no final assinou da seguinte forma: " Pr. Sérgio Pereira - Pastor Setorial do Setor 5 Tapera em Florianópolis (SC). Bacharel em Teologia, Especializado em Teologia Prática, pregador, conferencista e escritor." E mais, o blog pede doações em dinheiro, coisa que jamais fiz ou farei. Um dos artigos copiados: A descida pelo telhado do paralítico de Cafarnaum



  • Igreja Cruzada Mundial: Copiado A Mulher Cananéia, transformado em PDf e assinado  no final como: Pastor Aparecido para o Ministério Deus em Minha Casa. Absurdo!

  • Portal web servos. Pastor copiou e colou artigo e assinou como sendo de sua autoria: Pr. Christiano Cavalcante Ministério Geração Sacerdotal - Recife - PE. Eis o artigo: De Benoni a Benjamim

  • Profeta entre as nações, copiado  A Alegria de Habacuque e assinado como: Missionário Von Hollenberg Oliveira Lopes, conferencista Internacional, Ministério Euro Harvest. Esse também pede doações. 
  • Blog do "Missionário Exegeta Uiliton Alvim, copiado e colado: Esdras, o escriba revelações no sétimo capítulo. Mudou apenas o título para Curiosidade Bíblica , omitindo fonte.
  • Blog e ministério Templo de Deus para as nações copiou e colocou artigo "O cego de Jericó" e excluiu autoria. 
  •  O Artigo "Acredite, não é o fim. É um novo caminho, publicado originalmente em Agosto de 2011 é record em copias sem créditos ou autoria falsificada, de aproximadamente 20 casos que aparecem nas buscas do google, escolhi dois para exemplificar:
         Blog Marataizes  e Fé em Jesus Gospel

E tem muito mais que nem cabe aqui...

Enfatizo que o blog Tenda na Rocha tem o objetivo de auxiliar pastores, professores de EBD, missionários e qualquer que queira utilizar os estudos para edificação da Igreja. Para pregações não é preciso citar-nos como fonte, mas para reprodução escrita é indispensável.

Para tanto, a cópia de artigos está proibida, a não ser que seja autorizada via e-mail. Peço aos irmãos que são parceiros do blog e que reproduzem os artigos com honestidade que compreendam e me escrevam para que eu lhes envie os artigos que desejarem republicar. Sei que essa medida ainda não resolverá o problema, mas espero que iniba a ação de falsificadores.


Que Deus nos abençoe e guarde nessa tarefa de apregoar o Evangelho e que possamos sempre ser  companhia bem vinda e agradável para os irmãos, amados de Deus Pai.

Obrigada,

E se alguém quiser sugerir alguma outra medida que não o bloqueio de cópias,analisaremos com atenção.

14 comentários:

Karem Feitosa disse...

Olá querida, enviei um comentário anterior a este pra vc sobre o plágio na sua página, mas tenho dúvidas se foi enviado mesmo, pois meu computador anda travando, no comentário eu disse que passaria algumas dicas pra vc sobre proteção para os blogs, existem alguns sites bem interessantes. http://www.dicasparablogs.com.br/2009/11/proteger-os-textos-do-blog-contra.html
http://blosque.com/guia-plagio/

A medida que de proteção que vc tomou é excelente, não impede, mas dificulta muito.Afinal o plagiador preguiçoso não terá disposição pra escrever. Isso vai eliminar boa parte deles. Ah não precisa aceitar esse comentário, só mandei pra vc saber os links, bjs tomara que o comentário anterior tenha ido, caso não escreverei novamente.

Wilma Rejane disse...



Oi Karem!

Sei que a publicação dos textos do blog em forma de livro dão certa segurança sobre autoria. Porém, gostaria mesmo que todos tivessem a consciência e agissem como verdadeiros cristãos.

Obrigada pelas dicas, vou consultá-las.

Deus a abençoe, amada.

Wallysou disse...

paz, amada.

de início, qdo comecei a leitura, pensei que fosse preciosismo de sua parte, pq comigo já aconteceu o mesmo e acabei deixando pra lá, apesar de chateado...

todavia, depois de continuar a leitura e conferir os links que vc postou, eu também fiquei triste.

como alguém que diz pregar a verdade pode agir com engano e dissimulação? não entendo.

no começo, qdo iniciei como blogueiro, talvez até tenha cometido alguma falha por ignorância e inexperiência, mas depois fui aprendendo e sempre dando créditos qdo eu replicava algum artigo de terceiro.

me lembro agora de um texto meu, o do paralítico do tanque de betesda, o mais acessado do blog Desafiando Limites, foi replicado no site de um pastor... pedi pra ele dar o crédito e ele, por meio de seu webmaster, retirou do site, talvez para não admitir que tinha copiado, que não de autoria dele...

enfim, é triste.

no fim, essas pessoas dirão ao Senhor: Senhor, não preguei em teu nome? apartai-vos de mim, todos vós que praticais a iniquidade.

abs,

Wallace.

Karem Feitosa disse...

Lamentável Wilma que esse tipo de conduta ocorra no meio cristão. Por diversas vezes vi textos seus publicados em outros sites, alguns com créditos, outros sem. Enfim, o povo de Deus precisa ter consciência de que plágio é crime segundo a lei lei 9.610.Tive um problema parecido em um grupo de estudos da faculdade, onde eu postava meus arquivos, e as pessoas copiavam descaradamente sem me dar os créditos. Depois disso tomei a mesma medida que você, protegi meus arquivos, e coloquei de fora a fora meu nome e meus dados. Se vc achar conveniente, pode mencionar o plágio na página principal do blog como aviso, e pode também, enviar uma notificação para os sites que copiam suas mensagens, para que os mesmos possam tomar consciência das atitudes. Entendo perfeitamente a sua tristeza, infelizmente, existem vasos de honra e vasos de desonra. Quanto ao seu ministério, saiba querida que vc é canal de bênção na vida de muitas pessoas, e que aqueles que como eu, pesquisam sobre a palavra na internet, qualquer tema de mensagem, se estiver contido no seu blog, aparece em primeiro lugar nas buscas, foi assim que eu descobri. Aqueles que estudam, conhecem bem a fonte a tenda na rocha. A comunhão que vc tem com Deus é preciosa, e o preço que vc paga de dedicação são reconhecidos por Deus em cada semente que tem frutificado. Essa unção ninguém pode roubar ou copiar, é exclusivamente sua com Deus. Uma coisa temos por certo, o Senhor nos justifica sempre. Porque o Senhor é o nosso Juiz; o Senhor é o nosso legislador; o Senhor é o nosso rei, ele nos salvará. Isaías 33:22

Wilma Rejane disse...



Amados irmãos Karem e Wally,

Passados alguns dias do choque inicial, de constatar as falsificações de autoria, posso dizer que tive resposta e conforto de Deus para a questão.

Nem honra, nem glória pertencem a mim, mas unicamente ao Senhor.

Pela Palavra de Deus e pela lei penal, esses delitos já estão julgados.

Devo prosseguir sem olhar para trás, nem para ofensas, nem para roubos, imitações o que quer que seja.

Contudo, os cuidados para minimizar ações criminosas na internet permanecerão. Manterei o bloqueador de conteúdo e autorização via e-mail para republicação.

É o Senhor quem prospera e todo trabalho, um dia, tem um fim. Quando isso acontecer, só quero poder estar frente a frente com o Senhor e poder dizer: Obrigada!

Deus os abençoe, amados.

Grata,

Em Cristo.

ro lova disse...

Jamais desista das pessoas que ama. Jamais desista de ser feliz. Lute sempre pelos seus sonhos.
Seja profundamente apaixonado pela vida.
Pois a vida é um espetáculo imperdível... palavras de augusto cury

bjinhos com carinho tenha uma linda semana em Cristo...e lembre se pra Deus tudo é possivel creia e espere!!

Unknown disse...



Wilma,

Deixo meu apoio a sua decisão de proteger os artigos do copiar x colar.

Verifiquei os links indicados e digo: é caso de policia! Qualquer um que plagiar letra de música, obras publicadas e tal, está passível de processo judicial e seu caso não é diferente.

Obras inspiradas por Deus também são vendidas e não estão obrigadas de serem gratuitas. Nesse final de ano "comprei" bíblias para presentear e vi o preço dos lançamentos de livros alguns autores cristãos como: Max Lucado, Joyce Mayer e etc. Tudo muito caro!

O que você escreve amada irmã, é de muito valor porque é dado por Deus e denota trabalho. Não se intimide em valorizar isso. Deus disse "digno é o obreiro do seu salário".

Vou ter que me acostumar com as mudanças, pois enviava artigos do Tenda na Rocha para amigos via e-mail. Já dei meu jeito: copiarei algumas linhas do artigo e colocarei o link do blog para continuarem a leitura.

Obrigado pelos presentes em forma de texto,

Deus te abençoe, irmã Wilma.

Maurício de Souza Lino disse...

Caríssima!
Peço perdão de minha ausência. Que o Senhor te abençoe grandemente.

Wilma Rejane disse...


Nana,

Valber e

Pb. Maurício.

Obrigada pela companhia de sempre, pelas palavras de ânimo.

Deus abençoe e guarde vocês, na paz de Jesus.

Ana disse...

Oi wilma , confesso que uso seus documentários para enviar por email para centenas de pessoas e até levo a alguns chats ,pois muitas veses estou lá e aparece alguém precisando de uma palavra e as suas caem como luvas, é claro pois nosso Pai Soberano inspira você ,mas nunca atribuí aos conteúdos como meus , de qualquer maneira será uma pena não poder levar suas mensagens como eu fazia antes , mas tudo bem tudo tem seu tempo , aproveito para lhe pedir perdão se de alguma maneira te prejudiquei ou ofendi, um grande beijo e abraço , amo muito você e também o walhace , que Deus continue derramando bençãos sem medidas sobre as suas vidas

Ruth F. Byrnes disse...

Olá amada do Senhor,
Eu sinto muito o que tem acontecido com os seus artigos. Não é de e espantar que o Senhor tem escolhido mulheres e até crianças para serem seus portas vozes, pois dos poucos pastores que se tem mais poucos ainda são os que se podem realmente confiar. Mas não se preocupe não pois aos olhos do Senhor nada se passa despercebido. O mais importante é que a mensagem de salvação esta chegando àqueles que precisam.
Amo os textos inspirados aos quais o Senhor lhe deu e quando os posto em meu blog dou todo o credito a vc.

miss.andrea reboucas disse...

compreendo perfeittamente o que diz, pois escrevo devocionais e os envio por mailchimp e diversas vezes ja vi pessoas que o recebem citarem ou postarem no facebook trechos sem me dar o devido credito ou se quer me escrever fazendo qualquer comentario...mas enfim, procuro partir do principio que se copiam ~e por que o texto falou com eles e foram edificados, e deixo o restante nas maos de Deus. Mas compreendo e aprovo a sua indigna~cao.

ADILSON disse...

A COISA MAIS RIDICULA QUE PODE EXISTIR NO EVANGELHO, E A PESSOA DESCOMPROMETIDA COM A CAUSA DO SENHOR, AQUELES QUE SE DIZEM COMPROMETIDOS COM A CAUSA DO SENHOR VIVEM COMO ELE E OS FIEIS PERSONAGENS BIBLICOS VIVERAM, QUANDO LEIO DE CERTO OBREIROS, MISSIONARIOS, PASTORES SE INTITULANDO, DOUTOR EM TEOLOGIA, EM DIVINDADE, CONFERECISTAS INTERNACIONAL... FICO INDIGNADO COM TAMANHA FALTA DE VERGONHA CRISTA, PESSOAS ESSAS QUE DEVERIAM SEGUIR O EXEMPLO DE JOAO BATISTA, QUANDO LHE PERGUNTARAM SE ELE ERA O CRISTO? HAVIAM 400 ANOS QUE DEUS NAO FALAVA COM O POVO E SURGE JOAO BATISTA EFETUANDO MILAGRES E DEUS CONFIRMANDO A PALAVRA DE JOAO, ELE PODERIA SE APROVEITAR E SE FAZER PASAR PELO CRISTO E ESTARIA ENGANANDO A MUITOS, MAS ELE PREFERIU A FIDELIDADE MINISTERIAL QUE FOI A MARCA DE MUITOS FIEIS QUE FORAM ANTES DELE, ELE DISSE NAO EU NAO SOU O CRISTO MAS O CRISTO VIRA APOS MIM E E MELHOR DO QUE EU. ENTAO QUEM ES TU ? SOU APENAS UMA VOZ QUE CLAMA NO DESERTO PREPARAI O CAMINHO DO SENHOR ENDIREITAI AS SUAS VEREDAS, QUE HUMILDADE , QUE EXEMPLO ETICO DE QUEM FOI DIGNO DE NAO SO SO PERDER A CABECA MAS A PROPRIA VIDA PELO EVANGELHO, POR ISSO O SENHOR O EXALTOU E DISSE, DOS FILHOS DE MULHERES JOAO BATISTA FOI O MAIOR...SAO ESSAS PESSOAS QUE PLAGEIAM AS EXPERIENCIA TIDAS POR VERDADEIROS SERVOS DO SENHOR QUE PAGAM UM ALTO PRECO PARA NOS PRESENTEAR COM ARTIGOS TAO PROFUNDOS, CONTINUE IRMA, ENQUANTO UMA MINORIA DE CRISTAOS PATIFES QUE ESTAO PREOCUPADOS COM A PROMOCAO PESSOAL UMA MULTIDAO COM AS AREIAS DA PRAIA E AS ESTRELAS DO CEU RECONHECEM OS SEUS ESCRITOS E ORAM PARA QUE O SENHOR PROLONGUE OS SEUS DIAS E TE ABENCOE PASSA QUE POSSAMOS DESFRUTAR POR MAIS TEMPO DA SUA OBRA. OBRIGADO , ADILSON LOPES COSTA, VILA VELHA ES, UM SERVO DE DEUS A SUA DISPOSICAO. USO OS SEUS ESCRITOS PARA O MEU CRESCIMENTO E EDIFICACAO E NAS OPORTUNIDADES REPARTO COM AQUELES QUE PRECISAM...

malunghu1958@gmail.com disse...

Benvindo Alberto Malungo,
Querida Wilma Rejane, ouvi a sua explicação sobre as falsificações dos seus artigos e tenho estudado muito as suas publicações as quais me têm fortalecido com um crescimento exponencial na palavra, na igreja e em Jesus. Eu dizer lhe que revela o seu ministério a quem ele quiser e ao tal reste com poder e autoridade para fazer e falar as coisas. E quando o diabo toma conhecimento do sucesso desse trabalho escolhe mercessarios, lobos e rebelde para fazer cumprir João 10-10. Todavia podem copiar os textos todos mas a unção e autoridade Deus deu a ti e mais ninguém. Alegra te por que as cópias e plágios mostram e mostram a Ti o poder de Deus no seu trabalho. Faça o que Deus está revelando e a eles deixa ao cuidado do Senhor. Amém Querida rejane?
Sou um servo pregador, mas principiante. Nunca tive a revelação desta maravilhosa obra sua. Quero pedir lhe a permissão de basear o meu neste temas. Agradeço Actualizar me sempre que publicar novos trabalhos. Neste domingo vou pregar sobre "lagar de Gideao" e "Desertos necessários".
Pergunto se usar as suas lições para ensinar o povo de Deus é permitido? Que a abençoa poderosamente com anos de vida.
Quem és, onde vive, qual é o seu ministério? Quero corresponde direita, por favor.