Saiba como transformar seu blog em livro





Parceria UBE e
Ônibus Mágico

Muitos blogueiros ao criar um blog tinham em mente o simples propósito de compartilhar com outras pessoas os seus pensamentos, poemas, mensagens ou até mesmo evangelizar através da internet. Com o tempo começam a ter uma ideia maior do alcance de se ter um blog na internet e através de ferramentas do Blogger, WordPress e outras plataformas podem sentir o aumento crescente da audiência de seu blog, número de acessos, posts mais acessados e países que tem acessado suas postagens.


Com isso um leque de possibilidade se abrem, venda de patrocínios no site, parcerias com empresas e outros sites interessados em compartilhar de seu sucesso. Uma das oportunidades que muitos blogueiros têm encontrado, é da transformar seu blog em um livro ou e-book e com isso transformar o blog em uma publicação; tendo muitas vezes o próprio blog como fonte de renda na venda do livro ou e-book para seus leitores ou em outros casos, acabam tendo um parceiro na distribuição.


Mas é exatamente no momento em que o blogueiro pensa na possibilidade de transformar seu blog em livro que surgem tantas duvidas e até mesmo dificuldades, o que faz que muitos desistam da ideia. Foi exatamente para tornar tudo mais simples que criamos esse post.

Transformando um blog em livro – Como começar: Em primeiro passo você deve colocar em consideração:

O tema de seu blog: Do que trata o seu blog?

Defina o objetivo do seu blogDefina o público de interesse: Que tipo de pessoas deixam comentários no seu blog.


Defina um título para o seu livro: Não precisa ser o mesmo título do blog.Escolha um título que defina o objetivo da obra, se você pensa como eu, você concordara que títulos são muito importantes. Você pode se estiver em dúvida e preferir, fazer um post para que seus usuários possam lhe ajudar na escolha final.


Em seguida, vamos ao ponto mais importante: se o seu blog é um blog de mensagens, contos, poesias, sermões, crônicas, etc., escolha as mensagens ou postagens mais acessadas, populares, mais comentadas ou até mesmo as que você possa definir como as mais importantes.
.
Transformando um blog em livro digital – Criando o seu Livro Digital.


Separe as mensagens selecionadas copie de seu blog, abra um arquivo Word e cole as mensagens selecionadas, em seguida logo após todas as mensagens estarem no arquivo Word, selecione os Posts e defina uma fonte padrão para todos os textos, tome cuidado com excessos de textos em negrito ou itálico, busque criar um texto final com a mesma fonte padrão.


Uma dica usa fontes como Arial, Times New Roman, Calibri, Cambria, etc, só para citar algumas fontes populares.


Tome muito cuidado com o espaçamento do texto, um espaçamento considerado padrão é o 1,5 que deixará a leitura de seu texto bastante agradável.


O próximo passo é destacar os títulos de cada Postagem, destaque com um tamanho maior na fonte usada e nesse caso você pode destacar o titulo em negrito.

Crie no início do texto uma Apresentação ou Sinopse sobre o trabalho, onde você poderá contar um pouco mais sobre o seu blog e seu livro, além de apresentar aos seus futuros leitores um pouco mais sobre o objetivo do livro, etc..


Dedique uma página como texto Sobre o autor, fale um pouco sobre você. As pessoas querem saber mais sobre o autor e eu sei que às vezes é difícil falarmos sobre nós mesmos, então se você precisar de ajuda para escrever essa pequena apresentação, vá até a sua estante e veja a apresentação de outros autores.

Caso você queira incluir uma seção de Agradecimentos, faça isso agora mesmo. A Ficha Técnica ou Ficha Catalográfica é muito importante principalmente se seu livro terá uma edição impressa. Não se esqueça de incluir os nomes dos seguintes colaboradores:



Capa: Nome do designer Revisão: Nome do revisor ou revisores Diagramação: Nome do diagramador ISBN: O código de ISBN de seu livro  e Mês e ano de lançamento


Selo Editorial – Caso não tenha uma editora ou selo editorial coloque: Edição do Autor (caso você solicite de ajuda com qualquer um desses serviços contate nossa equipe de profissionais no site www.onibusmagico.com.br/servicos ).

Em seguida crie um índice ou sumário para o seu livro, não se esqueça de adicionar isso antes da apresentação do livro e demais tópicos já citados.

Não é necessário incluir a página do livro ao lado do título do capítulo, mas busque destacar o título de cada capitulo inserido no sumário. Para isso, você pode usar uma fonte um pouco maior do que a usada no texto ou até mesmo destacar em negrito.


 

Transformando um blog em livro digital – A capa perfeita

É a mais pura verdade: as pessoas julgam o livro pela capa, e irão julgar a capa de seu livro. Portanto, toda a atenção é necessária para esse instante.

Busque um designer gráfico profissional, e cuidado que o barato demais costuma sair caro. Isso não quer dizer que você precisa gastar muito dinheiro para ter uma capa de qualidade, apenas dedique carinho na escolha do profissional que prestará esse serviço.


Uma dica importante: conheça o portfólio de serviços do profissional escolhido e assim conhecerá outros trabalhos do designer tornando a escolha muito mais fácil.


No caso do livro impresso, é importante você decidir se seu livro terá orelhas. Se acaso tiver duas orelhas, busque preencher o espaço como uma continuação do design de capa. Não deixe orelhas sem textos ou design, é importante que essa parte do livro seja incorporada ao restante do design do livro.

Não esqueça, a capa perfeita é aquela que você não cansa de olhar e se apaixonar.

Caso você aceite uma sugestão acesse nosso Portfólio e conheça alguns projetos desenvolvidos por nossa equipe: www.onibusmagico.com.br/portfolio

Transformando um blog em livro digital – Distribuindo seu livro para o mundo todo.


Tendo o seu texto finalizado você já irá sentir aquele friozinho na barriga, então, chegou a hora de publicar seu texto.


Existem vários sites que podem publicar o livro de forma gratuita, mas vou lhe direcionar ao Ônibus Mágico que além de publicar seu livro digital, também poderá distribuí-lo para os principais lojistas do Brasil e do mundo todo.

Quer ter seu livro digital sendo distribuído na Apple, Amazon, Claro, OI, Gato Sabido,e nas principais lojas do Brasil e do mundo todo, então é muito fácil.

Entre no site www.onibusmagico.com.br e faça o seu cadastro. Em seguida acesse a página DISTRIBUA E-BOOKS.


Com seu cadastro aprovado, escolha um dos pacotes de distribuição nacional ou internacional que atenda a sua necessidade e selecione a sua forma de pagamento.

Preste muita atenção nos pacotes oferecidos, todos os pacotes incluem a conversão de seu e-book para o formato Epub, que é o formato eletrônico padrão para a leitura de seu livro digital em tablets, celulares e leitores digitais como Kindle, Kobo, etc…


Os pacotes também incluem o ISBN Digital (Sistema que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-os inclusive por edição).

É importante que seu livro ou E-book tenha um ISBN Digital para comercialização nacional e internacional.


Cada pacote informa a porcentagem referente aos direitos autorais a serem recebidos (royalties) sobre cada venda efetuada.


Após a compra do pacote, você enviará seu livro digital já revisado em arquivo WORD e preencherá todos os dados referentes a sua obra, então, reunidas as informações, os serviços necessários começam a ser preparados e em seguida o seu livro digital é enviado aos canais de distribuição.


Você terá acesso aos links dos canais que já estão distribuindo o seu e-book para que possa divulgar entre seus amigos e leitores.


O Ônibus Mágico atualmente distribui para até 200 canais de distribuição em mais de 130 países em todo o mundo.


Caso tenha algumas dúvidas, acesse o Guia de Publicação que apresenta passo a passo todo o processo.

Um caso de sucesso.

Um exemplo de sucesso é o Blog Desafiando Limites e Vencendo Barreiras do blogueiro e escritor Wallace Sousa.


O Blog, cuja missão é compartilhar Posts meditativos e evangelísticos focados na Vida Cristã, tem recebido centenas de milhares de acessos do Brasil e de todo o mundo.


Com o crescimento do número de usuários acessando as mensagens, o autor decide dar um passo importante e transforma o blog e suas principais mensagens em um livro intitulado “Vou Desistir… Não Aguento mais!” 


Com o sucesso da primeira edição impressa e com o objetivo de compartilhar a mensagem do Evangelho no mundo todo, o autor transforma seu livro em E-book e, através da parceria com a distribuidora Ônibus Mágico, começa a distribuição mundial de seu E-book em mais de 100 países por intermédio de importantes lojistas como: Claro, Livraria Saraiva, Amazon, Kobo, Oi, Bookstore, Livraria Cultura, Submarino Digital, Gato Sabido, entre outros importantes lojistas em países como: Brasil,Canadá, Estados Unidos, Japão, Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, entre outros.


O E-book de“Vou Desistir… Não Aguento mais!”está disponível para Brasil e exterior, segue alguns pontos de venda onde pode ser adquirido:














A União de Blogueiros Evangélicos estará sorteando o livro “Vou Desistir… Não Aguento mais!” entre os participantes da promoção. Clique aqui e saiba como participar.




Assista ao Vídeo de Apresentação da Distribuidora Ônibus Mágico:







Artigo publicitário criado por Ramon Tessmann e Léo Kades com edição e parceria de Wilma Rejane para União dos Blogueiros Evangélicos.

Nenhum comentário: