As lágrimas de Esaú - Hebreus 12:17

Jacó, Rebeca e Isaac na benção da primogenitura.


Wilma Rejane

O arrepender-se geralmente é seguido por lágrimas, é que o choro expressa toda profundidade de nossas dores, quando se esgotam as palavras e o íntimo se esforça na necessidade de pôr para fora aquilo que já não cabe no ser. É difícil se manter imparcial ou insensível diante de quem chora. Depende?. Pode depender da veracidade e intencionalidade do choro. O livro de Hebreus cita um exemplo de choro que não comoveu, foi rejeitado e ignorado: o choro de Esaú, irmão gêmeo de Jacó.

“E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú… que, querendo ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou”. Hebreus 12:16-17.

Que verso tão desanimador! Será que mesmo tendo chorado e clamado, Deus não perdoou a Esaú? Se interpretarmos dessa forma, significará que não há esperança de perdão para muitas pessoas que agiram ou agem como Esaú. Ele desprezou a benção de Deus, negociou sua primogenitura reduzindo-a a um prato de lentilhas. E quando percebeu que seu irmão seria mais abençoado que ele, implorou ao pai para desfazer a benção dada ao irmão.

“ E disse Esaú a seu pai: Tens uma só bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a sua voz, e chorou.” Gênesis 27: 38

Creio que seja justo fazer a ligação entre o verso de Hebreus e o que aconteceu na casa de Esaú no dia do seu choro, de suas lágrimas. Seu arrependimento foi em relação a não ter recebido a benção, em ter negociado com Jacó, quanto a isso, não havia mais como voltar atrás. Seu pai Isaac manteve a decisão de conceder a Jacó o poderio e as riquezas tanto espirituais quanto materiais. O choro de Esaú pode não ter tido o efeito esperado, porque Isaac nunca esquecerá o que Deus havia falado sobre os irmãos, antes de haverem nascido:

" Disse-lhe o Senhor: Duas nações estão em seu ventre;já desde as suas entranhas, dois povos se separarão; um deles será mais forte que o outro,mas o mais velho servirá ao mais novo". Gênesis 25:23.

Nesse aspecto o que Esaú buscou não foi o arrependimento de mudança de coração, de receber perdão de Deus por ser profano e devasso, querendo mudar de vida e atitudes. O arrependimento que Esaú buscou foi o de recuperar o que havia perdido.


Arrependimento = metanoeo (Strong 3340) de meta (depois) e noeo (pensar), uma decisão que resulta em mudança de comportamento, objetivos e ações. Referência, Mateus 3:2: “Arrependei-vos porque é chegado o reino dos céus” e Atos 3:19 "Arrependei-vos ... e se convertam, para que os vossos pecados sejam apagados"


Gosto da versão Bíblica New Living Translation que diz:

"Você sabe que depois, quando ele quis a bênção de seu pai, foi rejeitado. Mas era muito tarde para o arrependimento, embora ele tenha implorado, com lágrimas amargas." Hebreus 12:17

Fica claro que quem rejeitou o arrependimento de Esaú, não foi Deus, mas seu pai Isaac. E que esse arrependimento não tinha fundamento agradável a Deus, mas servia aos interesses pessoais e profanos de Esaú. Assemelho o sentimento de perda de Esaú ao de Judas Iscariotes, que traiu Jesus. Algumas versões dizem: "Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos." Mateus 27:3. Outras versões dizem que "Judas sentindo remorso foi devolver as moedas". Afinal o que sentiu Judas?

A palavra remorso tem origem latina, vem de remorsus, particípio passado de remordere, que significa tornar a morder. Liga-se, portanto, a dilacerar, atacar, satirizar, ferir, torturar, atormentar.

Digo que a interpretação correta é que Judas sentiu remorso, foi torturado, afligido, angustiado por ter traído Jesus. E esse estado tão desesperador o levou a tirar a própria vida. Judas, a exemplo de Esaú, não se arrependeu para Deus, mas para si mesmo. Seu tormento pode ter sido originado por pressão demoníaca, condenação pessoal, distanciamento de Deus e outros.

Mais considerações sobre as lágrimas de Esaú:

Há situações que não podem ser mudadas, por isso, é tão importante pensar nas consequências de nossas escolhas. Esaú não pôde mudar sua decisão quanto a benção de primogenitura, sofreu as consequências. Contudo, ele poderia mudar seu futuro, ao mudar sua atitude em relação ao passado. Um caminho que restauraria a vida e as escolhas de Esaú seria a conciliação com Deus, um novo começo. Se não for possível mudar o passado, uma nova atitude em relação a esse passado transformará o futuro.

Deus está disposto a perdoar todo o que se arrepende e a qualquer tempo, pois não pode negar a Sua própria Palavra que diz: “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, Ó Deus” Salmo 51:17.

Deus perdoa o que pecou por ignorância, desconhecimento de Sua vontade (Atos 17:30) e também aquele que mesmo conhecendo a Deus caiu em condenação, como diz Apóstolo Pedro, "o cão pode se lambuzar em seu próprio vômito":

"Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama." II Pedro 2: 21,22.

Porém, é importante considerar que Deus não sente prazer nem na morte do ímpio, nem na apostasia, antes Ele é longânime e se apraz em perdoar. A parábola do Filho Pródigo revela bem essa bondade Divina. Deus é um Pai amoroso que permite sim que os filhos sofram as consequências de suas escolhas, pois todos temos liberdade para decidir entre bem e mal, mas a partir do momento em que nos arrependemos com todo o coração, Ele nos recebe,sem reservas.

Deus o abençoe.



16 comentários:

Nayara disse...

Mana fiquei a meditar!As lágrimas de Esaú foram quando Jacó fingiu ser o irmão. Claro que a benção já estava determinada antes do nascimento de ambos (Esaú e Jacó), mas penso que nesse caso, Esaú não fez nada de errado, e sim seu irmão Usurpador (=Jacó)! A benção era de Jacó mesmo mas como ele recebeu, os meios que usou, certamente, não foram corretos! Ele agiu como alguém de mau caráter!Bom, Jacó recebeu a benção, e não haveria mais nenhuma outra benção para Esaú?! Mana coloquemo-nos no lugar de Esaú: "Mas meu pai, o senhor só tem benção para meu irmão, e eu não receberei nada, nenhuma benção de ti, meu pai, que amo?!". Mana quem de nós não choraríamos diante de algo assim?! Esaú cometeu um grave erro quando abriu mão de sua primogenitura, mas não no caso das bençãos!Todos são muito complacentes com Jacó, e só enxergam erros em Esaú,mas cada um agiu erradamente em determinadas situações.
Beijos, gostei de ler o artigo e podemos ainda conversar mais pois esse assunto me interessa!

Wilma Rejane disse...




Oi Mana Nayara!

Concordo contigo, não foram apenas Esaú e Jacó que erraram, seus pais Isaac e Rebeca também são responsáveis pela desordem familiar.

Esse artigo, porém, não teve o objetivo de tratar do conjunto de fatores sobre a benção da primogenitura, mas tão somente interpretar o verso de Hebreus 12:17.

Tenho ouvido e lido artigos sobre o tema e quase unanimemente, as pessoas dizem "Deus não perdoou a Esaú, não considerou seu arrependimento".


Obrigada,

Deus a abençoe.

Bjs!

Pr. Israel Melo disse...

É importante salientar que já havia uma promessa liberada que o mais velho serviria o mais moço. Creio que o fato das pessoas sempre serem mais radicais com Esaú, é porque fazendo um comparativo, vemos um Jacó com conceitos deturpados, mas que mesmo assim, jamais negociaria oque Deus teria reservado a ele (se fosse o primogênito), quanto ao caráter, quem o escolheu ficaria responsável de tratá-lo. Esaú porém no primeiro grito de sua carne, negocia fácil. Parabéns pelo artigo!

Paulo César Alves disse...

Oi Irmã Wilma Deus continue lhe abençoando com essas mensagens, estou ligadinho nesse canal e aguardando o próximo livro.

Unknown disse...

Esaú tinha vendido o direito da primogenitura para Jacó que incluí as bênçãos. Mas Esaú não falou nada disso para Isaque, seu Pai, querendo agora receber a bênção do primogênito no lugar de Jacó. Assim, com o desenrolar da história, Jacó e sua mãe ficam sabendo que Isaque iria dar a bênção, o que eles fizeram foi enganar Isaque, pois Esaú não falou sobre a venda da bênção, então, Jacó conquista aquilo que era de direito.

Unknown disse...

Jacó enganou seu pai porque queria a benção da maneira dele pois ainda não sabia confiar em Deus, coisa que ele aprendeu somente depois de passar 14 anos trabalhando para seu tio Labão em que foi enganado por ele. A prova de que Jacó aprendeu a confiar em Deus foi quando ele lutou com o anjo no vau de Jaboque, porque ali Jacó se viu numa situação difícil, pois sabia que seu irmão era mais poderoso que ele e que havia prometido lhe matar. Só que quando Jacó decidiu confiar em Deus, Deus lhe fez algo maravilhoso, mudou seu nome para Israel.

José Carlos do Nascimento disse...

A paz minha irmã! Riquíssimas essas palavras e sim o filho pródigo é um grande exemplo de perdão pelas escolhas erradas que fez, mas como foi bem expresso no texto, toda a herança que se perdeu na sua "aventura" pelo mundo não poderia mais ser recuperada, é o que chamamos de consequências pelas escolhas erradas que fazemos, por mais que choremos existem coisas de valor que perdemos em meio as "aventuras" da vida que jamais recuperaremos e teremos que aprender a conviver com as perdas.

Unknown disse...

Querido irmão.
Lendo esta postagem, gostaria que o irmão com fulcro na Bíblia sagrada, mudasse seu conceito com relação a Jacó. O irmão iniciou sua fala dizendo que: "Jacó enganou seu pai porque queria a bênção" quando na verdade não o fez.Ele não queria a bênção porque já tinha sido abençoado ainda no ventre de sua mãe, (ver Genesis 25.23 e Romanos e Hebreus 12.16). Não partiu de Jacó o engano, não foi ele que ouvi o diálogo entre Isaque e Esaú, foi sua mãe Rebeca que o fez. Jacó ainda quis refutar sua mãe acerca da mentira (ver Genesis 27.12), ele temia se passar por seu irmão, no verso seguinte Rebeca toma para para si toda a culpa (maldicão) e cobra que Jacó tão somente a obedeça (ver Genesis 27.13). Então querido, cresci na igreja ouvindo os Pastores apregoar perjorativos em relação a Jacó, tais como: ladrão, surrupiador, suplantado, enganador e uma gama de substantivos destruindo a imagem de Jacó. Ele já nasceu maior, que seu irmão. Apenas propôs uma negociata, competia a Esaú não aceitar, mas como não tinha discernimento espiritual vendeu a sua bênção pelo guisado e segundo consta depois chorou arrependido. Então, mudei meu discurso com relação a Jacó. Deus seja contigo, te abençoe grandemente.

Leonardo Barroso disse...

Gostei muito do artigo, me deparei agora com esse assunto que não sai da minha cabeça, porque não consigo encontrar justiça na condenação de Esaú. Tá certo que ele abriu mão de sua bênção e tudo, mas porque isso condenaria ele ao fogo eterno? Afinal quase todos os escolhidos por Deus no antigo testamentos, não eram primogênitos, vide Davi e Salomão. Nesse caso, eu entendo a eleição de de Deus, mas não consigo entender a condenação de Esaú. Se alguém me ajudar a responder eu agradeceria de coração.

mara disse...

Meu irmão meu entendimento é que rejeitando a bênção da primogenitura, Esau estava rejeitando o próprio DEUS, não dando valor àquilo que o SENHOR tinha para ELE. E outra, DEUS conhece as intenções do nosso coração.

Mirabeau Amado disse...

Se Esaú não se arrependeu, como pode ele te perdoado Jacó a ponto do próprio Jacó ter dito: Gen. 33:10 "Mas Jacó insistiu: "Não! Se te agradaste de mim, aceita este presente de minha parte, porque ver a tua face é como contemplar a face de Deus; além disso, tu me recebeste tão bem!". Ora, se o próprio Jacó conseguiu ver a face de Deus na expressão de Esaú ao reencontra-lo, como pode haver inferência de nossa parte nos escritos sagrados afirmando o contrário? Não há como ver a face de Deus em um inimigo, aqui no caso Esaú em relação a Jacó, se este não teve um experiencia intensa com Deus.

Wilma Rejane disse...



Mirabeau,

O artigo fala exclusivamente do arrependimento em relação a negociação da primogenitura: essa é a questão. O que veio depois, com o passar dos anos, não é abordado aqui. Contudo, ressalto que o futuro da história demonstra de fato uma mudança interior ocorrida tanto com Jacó (que tem o nome mudado para Israel), como com Esaú (que faz as pazes com o irmão. Somente o arrependimento e o perdão seria capaz de reunir os dois em amor, sem ressentimentos. Uma obra possível pela graça de Deus.

Muito obrigada por seu comentário.

Deus o abençoe.

Romanos XIII disse...

Boa tarde a todos, gostei do texto, e o choro de Esaú também me cortou o coração,o Filho amado e que também amava o pai.
Digo que Isaque, Também abençoou a Esaú.
"Então respondeu Isaque, seu pai, e disse-lhe: Eis que a tua habitação será nas gorduras da terra e no orvalho dos altos céus. E pela tua espada viverás, e ao teu irmão servirás. Acontecerá, porém, que quando te assenhoreares, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço." Gênesis 27:39-40

Observe os versículos:
"E estes são os nomes dos príncipes de Esaú, segundo as suas gerações, segundo os seus lugares, com os seus nomes" Gênesis 36:40 ...

os descendentes de Esaú se estabeleceram geograficamente e politicamente, muito tempo antes dos filhos de Israel.
Quando povo saiu do Egito, em direção à conquista da terra prometida, Deus instrui os Israelitas:

"Então o Senhor me falou, dizendo: Tendes rodeado bastante esta montanha; virai-vos para o norte. E dá ordem ao povo, dizendo: Passareis pelos termos de vossos irmãos, os filhos de Esaú, que habitam em Seir; e eles terão medo de vós; porém guardai-vos bem.
Não vos envolvais com eles, porque não vos darei da sua terra nem ainda a pisada da planta de um pé; porquanto a Esaú tenho dado o monte Seir por herança." Deuteronômio 2:2-5

"Não abominarás o edomeu, pois é teu irmão" Deuteronômio 23:7

Olha o perdão, o zelo e a benção de Deus pela vida dos seus, Esaú também reinou e seus filhos foram príncipes.
Esaú era o humano como nós, havia transparência, sinceridade, lealdade, ele não tenta fingir o que Ele não é.

Deus abençoe a todos

Alexsandro

Marcos Silveira disse...

O choro foi por ter perdido a bênção e não de um cancerosas arrependimento. Deus sonda o nosso coração. Foi como aconteceu com Judas. Judas não se arrependeu. Ele teve remorso. E remorso é diferente de arrependimento. Um abraço fraternal a todos.

Irmão Sérgio disse...

Graça e paz a todos, comentários ricos e de altíssimo entendimento, como Deus é bom, ELE é bom o tempo todo. Deus não muda o que ele fala, o mais velho serviria o mais novo, o jeito dele trabalhar isto é que nos embaraça mas irmãos, vamos confiar sempre no seu direcionamento dos fatos, pois ele conhece o fim antes do começo. Aliás, não ouvi dizerem sobre a justiça de Deus nos edomintas, exterminando-os mais tarde. Sabemos também do êxodo, Jacó e sua descendência tiveram um preço a pagar, enfim, a maioria dos personagens tiveram um.ajuste a pagar, nós também temos. Todos tiveram então alguma escolha, atitude erradas mas Deus tratou com eles sem mudar o rumo de suas palavras antes do nascimento. Deus não tenta a ninguém para a prática do mal, e sua misericórdia permite ajustes não escapando ninguém da sua justiça.Os pais sabiam da promessa, os filhos foram educados na sabedoria e vontade de Deus, tudo coopera para o BEM determinado pelo Senhor dos Exércitos.

Aleksandra Loiola disse...

Quando Deus diz que o maior serviria o menor, é porque Ele conhece o futuro e sabia exatamente o que aconteceria. O ser humano é falho e com certeza colherá os frutos da sua desobediência. A introdução da lição 2 do II trimestre da CPAD, fala que quando desviamos das normas de convivência saudável que Deus estabeleceu em sua palavra o relacionamento familiar é profundamente prejudicado. E encontramos a predileção dos filhos por parte de Isaque e Rebeca. É uma tragédia moral e espiritual quando os pais preferem qualquer um dos filhos. Todos são herança do Senhor e cabe a nós a responsabilidade com o desenvolvimento saudável e equilibrado do ponto de vista físico, emocional e espiritual dos filhos. Ef. 6.4. Vale ressaltar que a formação do caráter dos filhos tem como referência o relacionamento sadio entre pais, o qual é a principal referência para os filhos.
Todos erraram, mas aquele que se dispôs a ouvir a voz do Senhor alcançou misericórdia!!! Assim é conosco, busquemos de todo nosso coração, que apesar das falhas e dos erros cometidos, Ele se comparecerá de nós.