Em lugar da sarça, crescerá a murta - Isaías 55:13






Wilma Rejane


Em lugar da sarça, crescerá a murta. Isto será como memorial para o Senhor, por sinal eterno, que durará para sempre. Isaías 55:13


Um roteiro sobre plantas que acalenta o coração de quem necessita viver transformações, em sua própria vida e na de outros. Isaías fala da ação de Deus chegando para renovar, são sarças que se vão, dando lugar a murtas. Um acontecimento fincado como memorial , sinal eterno.

A sarça é bem conhecida na Bíblia por estar associada ao chamado de Moisés. A planta apareceu para ele no monte Horebe, envolvida a um fogo que nunca queimava. A sarça era Israel, um povo obstinado por se desviar do caminho de Deus, mas o fogo não a consumia, a misericórdia e amor Divinos cercava a nação, preservando-a para ser testemunha de Sua glória!

Somos assim como sarças, quando não habita em nós o Espírito Santo de Deus, quando estamos distantes de Sua presença, em lugares ermos, acoados por medos humanos, absortos em nossas fragilidades e doentes de cobiça por felicidade, sendo infelizes, por dentro, no íntimo desregrado de dores. Mas Deus não desiste de nós, como aquele fogo que nunca queimava, Sua misericórdia insiste em nos chamar para Si.

Jeremias 31:3- O Senhor lhe apareceu no passado, dizendo:"Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atraí."


E enquanto se nega a Seu chamado se é consumido aos poucos, porque distante do Senhor não há como viver a plenitude da paz que é Cristo Jesus em nós, esperança eterna. A imperfeição é a sarça, mas o aperfeiçoamento é descrito como murta. Essa planta escolhida por Isaías, para descrever a conversão, a justificação pela graça Divina, tem características sublimes e marcantes.

Murtas são perenes, permanecem verdes e florescem de verão a verão, perfumadas e de beleza tão peculiar que foram escolhidas pelos hebreus como símbolo de amor. Essa planta crescia na região do mediterrâneo , costa do mar negro e sul de Israel. Atualmente é bem comum na Austrália e já tem muitas variáveis de espécie. Mas na época de Isaías, a murta não era tão comum, crescia cerca de 15 metros e dela se extraía precioso óleo usado como anti séptico e bálsamo para doenças respiratórias.

Esses detalhes sobre a murta são para avivar e aproximar a fala do profeta Isaías para realidade de seu sermão. Ele compara os remidos do reino de Deus, com murtas, e convêm conhecer os aspectos dessa planta, é a natureza dos que são plantados junto aos Rios de Deus, que florescem no Seu jardim, embora rodeados de espinhos e temporais. Mas a Palavra diz as murtas viverão para o Senhor, eternamente! Há jardins no céu e certeza de transformação e regeneração na terra.

Transformação e regeneração para pais, filhos, esposas, famílias, sarças e sarças...Porque assim Deus anunciou pelos profetas e se cumpre pela graça e fé em Cristo Jesus que regou o solo do mundo, com Seu sangue para que os corações dos homens se tornassem férteis.

Esther, a murta.

Esther foi uma rainha judia, sua história é contada no livro Bíblico de mesmo nome. Ela era orfã de pai e mãe, foi criada por um um primo, chamado Mardoqueu. Esther pode ser traduzido no hebraico para "Hadassa" que significa murta. Essa é uma narrativa que está em perfeito acordo com o verso de Isaías de sarças que se transformam em "murtas".

Quais eram as expectativas de vida para alguém como Esther? Que promessas haviam para ela? Poderia ter levado uma vida triste e de lamentos, mas Mardoqueu acreditava em Deus, orava por Esther e agia conforme sua fé. Introduziu a moça no palácio do Rei Assuero e aconselhou-a a ser humilde e solidária ao sofrimento dos perseguidos. E Esther de sarça, se transformou em "murta". Foi eleita Rainha porque agradou o coração do rei.

Cristo é o que nos conduz aos palácios eternos e seja qual for a nossa história passada, Ele tem alegria em transformar e restituir de modo a nos fazer plenos. 

Deus o abençoe

Se preferir, pode concluir essa reflexão assistindo The brooklyn Tabernacle Choir entoando Worthy Is The Lamb "Digno é o Cordeiro" (Legendado)

 


10 comentários:

Liza Louzada Ribeiro disse...

Só posso dizer:
Aleluia! Aleluia! Aleluia!
Louvado seja a Deus!

Ciência Bella - Onde as Ciências da Saúde e da Beleza andam juntas, são sinérgicas. disse...

Muito linda e edificante esse estudo sobre "sarça e murta", glórias a Deus, que Ele nos transforme mesmo em murtas, que de nós "exale um perfume agradável e que levemos em nós cura e alegria pela Presença do espírito Santo de Deus que habita em nós!

Unknown disse...

não podemos sai da presença de Deus como entramos; tem que haver transformação.

Unknown disse...

Continue nos ajudando com suas brilhantes expirações divinas, o Reino do Senhor certamente fica mais claro.obrigada Irmã, Deus continue te abençoando.bjos

Genilson Gonçalves dos Santos disse...

Obrigado por me esclarecer , valeu.

Gilmar Dantas disse...

Simplesmente Divino que Deus abençoe. obrigado

Unknown disse...

Maravilhoso
Vc teria a imagem da planta Murta se tivesse agradeceria
daiana.p86@hotmail.com

Princesa do Senhor disse...

Que maravilha! Deus tem me dado essa palavra e eu não sabia o que significava!Vim procurar explicação e ouvi Deus falando! Tremendo!

Anônimo disse...

Grata pelo gratificante esclarecimento deste estudo sobre a sarça e a murta.louvado seja Jeová.Tremenda a explanação. SHIRLEY BLAUDT.

Shirley Blaudt disse...

Shirley Blaudt. Grata pelo gratificante esclarecimento deste estudo sobre a sarça e a murta.louvado seja Jeová.Tremenda a explanação.