Um beija flor me ensinou



 Wilma Rejane

Porque eis que passou o inverno, cessou a chuva e se foi; aparecem as flores na terra, chegou o tempo de cantarem as aves.” Ct 2: 11-12

 
Quando passa o inverno, o beija flor migra por cerca de dois mil e quatrocentos quilômetros em busca de alimento nas flores de primavera. Seu voo alcança uma velocidade média de quarenta quilômetros por hora e ele vai sempre, sempre sobre o mar. São aproximadamente sessenta horas de voo, sem se permitir desanimar. Ele sabe o que o aguarda: flores coloridas e perfumadas, doces e amigáveis, elas são a maior fonte de energia para essas aves, certo? Nada disso, é da água que vem o ânimo do beija flor. A água é seu combustível, por isso que ele sobrevoa o mar em migração, por isso essa proximidade com a água no momento decisivo para sua sobrevivência.
A água em diversas passagens Bíblicas é chamada de mayim = vida, sustento, revigoramento, benção, fertilidade. E sendo a vida um mar, é provável que ora esteja em mansidão, ora em tempestades e açoites. O mar sobre o qual Jesus andou estava “balançando” em altas ondas e vento forte. Pedro temeu e por esse motivo afundou. Podemos pensar que é mesmo necessário uma grande fé para “andar sobre as águas”, que homens comuns jamais conseguiriam tal feito, mas Jesus disse: “ Vem Pedro, ao meu encontro, sem vacilar”. E Ele pediria tal coisa a um discípulo se não tivesse certeza de que seria possível cumprir?


 Lembre-se: o beija flor é mui pequenino, mas demonstra uma força tremenda quando se alimenta da água (mar, vida) para seguir adiante. Não deixemos que as dificuldades nos abatam, mas façamos delas, combustível para seguirmos mais firmes na caminhada com Deus. E se estamos com Deus, Ele mesmo firmará nossos passos, para vivermos coisas novas e melhores.
Que entre beija-flores e mares, se faça em nós novos caminhos, vivos e férteis pela nascente da Água da Vida que é Jesus. Precisamos estar sempre próximos dessa fonte que jorra, em movimento de graça, porque daí vem o combustível para cada novo ano que se inicia.

Deus o abençoe.

6 comentários:

Liza Louzada Ribeiro disse...

Querida Wima, suas meditações são sempre um deleite para minha alma, e observo que as fotos são sempre em perfeita harmônia com as mensagens, que coisa mais linda! e aí vem a pergunta: você é a fotógrafa de apelo menos algumas delas? fique a vontade pra responder, porque é só curiosidade da minha parte.

Um grande beijo.




Wilma Rejane disse...



Oi Liza, graça e paz de Jesus!

Sempre gostei muito de fotografia, e o meu trabalho de preparar reportagens para Tv aguçou essa coisa de unir imagem com texto. Demoro bastante para escolher imagem para os artigos porque penso que elas sozinhas também são mensagens.

Pouquíssimas fotografias do blog são de minha autoria, geralmente uso imagens do Google que estão liberadas em direitos autorais. Quando se exige autoria assim faço ou não uso a imagem.

Obrigada pela sempre agradável companhia,

Deus a abençoe, amada irmã.

Joao Cruzue disse...

Lindo Post, Irmã Wilma. Bênção.

Carmen Ferreira disse...

Olá irmã querida
Que lindo post sobre o beija-flor, mostrei-o para minha filha. Quanto poder de Deus vem de uma mensagem tão delicada, de um pássaro que na aparência é também delicado porém forte! quanta doçura!
Obrigada por suas palavras!
Espero que se recupere o mais rápido possível! meu esposo também está com dengue, já já melhora!

Um abraço bem forte e bençãos de Deus se derrame sobre você!

Carmen Ferreira disse...

Ah! e gostei de saber sobre suas fotos, bem interessante!

Unknown disse...

Bênção pura essa mensagem. Que Deus continue te usado mas e mas querida. "A graça e paz do nosso Senhor Jesus Cristo!"