15 razões para cuidar bem do planeta!



Gavin Ortlud
Tradução:
Wilma Rejane


Cristãos devem ser os maiores ambientalistas do planeta, porque entendemos exclusivamente o que o meio ambiente é, o que deu errado com ele, o que está sendo feito para corrigi-lo, e qual nosso papel  em relação a ele. Infelizmente, por causa da má teologia, sobre a reação contra o excesso ambiental e panteísmo, a influência da nossa cultura consumista e gananciosa, a ignorância do problema, e "negligência por associação," a igreja evangélica não trata bem sobre essa questão nos últimos anos . Não digo que a agenda ambiental, social ou política devem se tornar o principal negócio da igreja, o Evangelho é relevante para toda a vida e a igreja tem a responsabilidade de lutar contra a injustiça e a escuridão onde quer que existam. Para contribuir com a questão, listei 15 razões pelas quais os cristãos devem se preocupam com o meio ambiente:

1 - O domínio sobre a criação faz parte do propósito original de Deus para os seus filhos (Gênesis 1: 26-29) esse mandamento é reiterado a Noé e sua família depois da queda (Gênesis 9: 1-7). Como cristãos, temos a responsabilidade de pensar em tudo o que este mandamento implica, especialmente à luz dos modernos avanços científicos e tecnológicos.

2- Deus revela a Sua glória, beleza e criatividade através da criação (Romanos 1:20, Salmo 19: 1-6). Somente isso já constitui motivo suficiente para cuidarmos da natureza.

"Um dia faz declaração a outro dia ; uma noite revela conhecimento para outra Salmo 19:. 2

3- O meticuloso cuidado de Deus por sua criação (alimentando animais, fornecendo chuva, formando nuvens, etc) está presente nos Salmos (Salmo 104, 145, 147).

Salmo 147: 8-9: "Ele cobre o céu de nuvens; fornece a terra com a chuva e faz produzir erva sobre os montes. Ele fornece alimento para o gado e assim renova a face da terra.

4-Deus vê sua criação como "muito boa" (Gênesis 1:31), uma declaração repetida ao longo do relato da criação. Se Deus valoriza Sua obra, não deveríamos fazer o mesmo?

5 - Os animais são bonitos e nobres, demonstram criatividade, bondade e senso de humor de Deus.



6 - Deus sentiu compaixão pelos animais de Nínive quando Jonas pregou julgamento sob a cidade (Jonas 4:11).

7 -Provérbios 12:10: "O justo olha para as necessidades de seu animal, mas os mais amáveis ​​atos dos ímpios são cruéis."

8 - Deus fez provisão para a sobrevivência dos animais durante o dilúvio de Noé e orientou sobre  preservação de espécies (Gênesis 6: 8-17)

 9 - Deus está trabalhando para recriar e restaurar não apenas pessoas individuais, mas toda a criação caída, "Ele fará novas todas as coisas" (Ap 21, 5). Uma vez que Deus não abandonou sua criação, nós não  deveríamos cuidá-la?

10 - A vida humana e próspera é dependente de vida animal e vegetal para a alimentação, oxigênio, vitaminas, roupas, estabilidade ambiental, e muitas outras necessidades básicas. Por exemplo, sem insetos, os seres humanos estariam mortos em questão de meses.

11- A grande diversidade de espécies animais em nosso planeta fala sobre seu valor. Se Deus tivesse simplesmente feito alguns animais, poderíamos considerá-los sem importância. Mas Deus encheu esta terra com tantas e diversas criaturas que os cientistas acham que é muito mais fácil de estimar o número de estrelas em nossa galáxia do que o número de espécies em nosso planeta. Para lhe dar um pouco de perspectiva: anos atrás havia cerca de 1 milhão de espécies diferentes de animais em nosso planeta, muitos cientistas hoje estimam  que  somente em espécies de insetos há cerca de 30 milhões! Se essas criaturas  são de nenhum valor, por que Deus se daria ao trabalho de fazer todas elas?

12 - Um estilo de vida de responsabilidade ambiental corresponde bem às virtudes cristãs de contentamento e simplicidade de vida.

"Não me dês nem pobreza nem a riqueza, mas dá-me só o meu pão de cada dia." Provérbios 30: 8

13 - Deus fez provisões para o bem-estar dos animais na lei (por exemplo, Deuteronômio 22: 6-7).

14 - o cuidado ambiental adequado leva a  maior eficiência na produção de alimentos e  maior acessibilidade à água limpa, duas grandes necessidades humanas em muitas partes do mundo. Da mesma forma, um cuidado ambiental deficiente  vai reduzir a produção de alimentos a longo prazo e acesso a água potável.

15 - Deus criou um paraíso perfeito, Ele escolheu um jardim e encheu-o com diferentes tipos de árvores: "O Senhor Deus fez todos os tipos de árvores crescerem na terra - árvores que eram agradáveis ​​aos olhos e boas para alimento e um rio" (Gênesis 2:8-10). Deus queria que Adão se sentisse bem, confortável. Esse planeta é nosso lar e Deus também o criou para morada e conforto nosso. Vamos cuidar bem do planeta?

***

Nenhum comentário: