A agradável leitura das genealogias na Bíblia



A maioria dos cristãos geme interiormente – ou até mesmo exteriormente – quando chegam a um parte de genealogia na Bíblia. Isso é uma pena. Genealogias são maravilhosas e eu amo estudá-las (não só lê-las) e pregá-las. Elas são histórias comprimidas da fidelidade e do amor de Deus para com seus filhos e sobre a sua guerra contra Satanás. As genealogias nas Escrituras são tão importantes que pode ser dito que nós não podemos ver totalmente a glória da metanarrativa (isso é, o enredo) da Bíblia sem elas. Aqui vão seis dicas para ler as genealogias, as quais, eu acho, irão beneficiar o leitor diligente:

1. Leia

Não simplesmente passe por elas. Pode levar alguns dias para se trabalhar cuidadosamente o seu caminho por meio de uma genealogia específica da Escritura, mas com boas referências cruzadas, uma concordância ou uma Bíblia online você será capaz de fazer conexões e aprender lições vitais que você não sabia antes.  Por exemplo: a genealogia de Êxodo 6.14-25 irá nos mostrar que Corá, que liderou uma rebelião contra Moisés, em Números 16, é, na verdade, sobrinho de Moisés. Que tal, essa dinâmica familiar?

Uma conexão similarmente importante está na relação entre Aitofel (traidor de Davi, o qual se enforcou, assim como Judas, depois que a sua conspiração foi descoberta – veja 2 Samuel 16.23-17.23), Bate-Seba e Urias. Se você ler a lista dos valentes de Davi, em 2 Samuel 23.8-29, você achará uma curta genealogia no final do capítulo. É dito que Aitofel era pai de Eliã, um dos valentes de Davi. Também nos é dito que Urias era um valente juntamente com Eliã (2 Samuel 23.39). Antes disso, nós lemos em 2 Samuel 11.3: “Davi mandou perguntar quem era. Disseram-lhe: É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu”. Bate-Seba era filha de Eliã, um dos valentes de Davi. Urias também era um valente de Davi. Aitofel era avô de Bate-Seba e sogro de Urias. O quão facilmente, agora, podemos ver as peças se encaixarem para explicar a vingança que fez com que Aitofel conspirasse contra Davi conjuntamente com Absalão por conta da forma com que Davi assassinou o seu genro e acabou com o casamento de sua neta?

2. Preste atenção em todas palavras

Alguns detalhes podem passar batido na leitura, mas não há palavra desnecessária na Escritura. Êxodo 6.15: “Os filhos de Simeão: Jemuel, Jamim, Oade, Jaquim, Zoar e Saul, filho de uma cananeia”. Essa inserção da linhagem de Saul é única no contexto e teologicamente importante. Isso aponta para a infidelidade de Simeão ao padrão da aliança (o qual, mais tarde, seria codificado na lei mosaica – Êxodo 34.15-16 e Deuteronômio 7.3)? Ou será que a Cananeia sem nome se encaixa no modelo de personagem como Tamar/Raabe na genealogia de Cristo descrita em Mateus? Afinal, elas nomearam seus filhos Saul – cujo nome significa “o desejado” ou “resposta de oração”.


3. Preste atenção em todas as palavras que faltam

A maioria (não todas) as genealogias contém alguns detalhes sobre idades e tempo. Duas genealogias que se contrastam são a de Caim (a linha de Satanás) e a de Noé (linha de Cristo). Leia ambas em Gênesis 4 e 5 e perceba as diferenças, então se pergunte: por que essas diferenças foram registradas?
4. Considere como elas nos remetem à vida e à morte

Eles nos apontam para o mandato cultural “Sede fecundos, multiplicai-vos” (Gênesis 1.28) em meio a um mundo quebrado pelo pecado. A vida é dada por Deus, assim como ele a ordenou. A morte também é algo real – as palavras “e ele morreu” que aparecem na genealogia de Noé (Gênesis 5) nos lembra que aqui não é o nosso destino final.

5. Considere como elas nos apresentam a duas sementes

No jardim, Deus colocou em oposição a semente da mulher – Cristo – e a semente da serpente – Satanás. Isso é profundamente evidente quando você lê as genealogias. Êxodo 6 nos lembra de Corá, Nadabe e Abiú, a quem Deus destruiu a todos, na mesma linha que Moisés, Arão e Finéias (o bom homem de Números 25 e outras passagens). Genealogias chegam ao seu zênite nos evangelhos de Mateus e Lucas, em que achamos a semente verdadeira – Jesus Cristo. Traçar sua linhagem é um exercício notável da fidelidade de Deus.


6. Considere como elas apresentam a nós a fidelidade, a promessa sendo cumprida e o Deus que guarda a aliança

Elas nos apresentam uma linha de pecadores, salvos somente pela graça, por toda as genealogias de Cristo, em Mateus 1 e Lucas 3. Ao sermos apresentados a homens e mulheres podres, pecadores, enganosos e adúlteros, somos lembrados de que o status da aliança não salva, mas a fé em Cristo somente. Dessa forma, nós aprendemos a valorizar a fidelidade de Deus para nós e para os nossos filhos.

Adicionalmente, nós observamos a fidelidade quando Deus condena a maldade na linha da aliança. Corá, engolido por um terremoto como forma de julgamento, produziu três filhos de quem vieram os filhos de Corá. Esses homens (os filhos de Corá) eram responsáveis não somente pelo Tabernáculo, mas também escreveram diversos Salmos belos e inspirados. Genealogias podem ser valiosas ferramentas de segurança para o Cristão em dúvida – elas ajudar a construir nossa fé no gracioso e autossuficiente Cristo.

Apreendemos das genealogias, de acordo com o tempo que dedicamos a elas. Se nos prepararmos para gastar tempo, trabalhar e sermos guiados pelo Espírito, seremos presenteados com concisas histórias da bondade de Deus para com o homem. Então, nós devemos lê-las e estudá-las. Elas, como todas as outras partes da Escritura, são úteis para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de sermos perfeito e habilitados para toda boa obra (2 Timóteo 3.16).


Traduzido por Victor Bimbato | Reforma21.org | Original aqui


5 comentários:

Anônimo disse...

OH amiga que texto maravilhoso... vc sabia que eu passava batido tbm sobre esses nomes....pois achava chato e dificil de entender.
Mas depois que o Senhor Deus me ensinou um pouquinho a mais sobre a Biblia,eu consegui ler a Bíblia inteira e por duas vez de capa a capa,me delicie nos nomes e em cada linhagem das familias, quem era filho de quem e irmão.... fiquei maravilhada ainda mais sobre o pequeno trecho de Jabes em
(1cronincas 4:9,10),que coisa maravilhosa,o mais ilustre...adorei essa palavras,*ILUSTRE* ,é grandioso quando damos lugar ao espirito santo e deixamos fluir em nós o melhor de Deus,mesmo que com tantos nomes de parentela dificies rsrsr.
Sendo assim comecei a meditar sobre a minha genealogia...maravilhosas.
Minha bisavó materna Maria,minha vó Angelina,minha mãe Zeni e eu modéstia parte...todas serviram o mesmo Deus ,eu e minha mãe continuamos....com a graça de Deus.... bjinhos Re... Deus te abençõe.

Deixa eu te dar uma dica amiga.... que tal vc fazer um devocional da tenda da rocha para andróid... estava vendo alguns aki em meu celular,e são bem interessante.Acho que o seu vai ficar ainda melhor...bjus fica a dica.

Wilma Rejane disse...



Oi Rosana,

Também gostei do texto. O autor transmite autenticidade porque fala com paixão e conhecimento. Ah, Jabes? Escrevi outro dia sobre ele, sua história é linda!

Ou amiga, sobre os devocionais para android, meu esposo está providenciando. O mais tardar em Dezembro teremos esse dispositivo.

Obrigada,
Aquele abraço,
na Paz de Cristo!

Anônimo disse...

Ah que legal amiga sobre o devocional... qdo ficar pronto não esquece de me avisar pra eu baixar no meu celular o ??? bjinhos no amor de Cristo...

meu gmail é ro.lovaf@gmail.com


Bom fim de semana.

Anônimo disse...

Amei o texto...tbm amei a ideia do aplicativo, tbm qero ser abencoada...sou Carmem meu email é carmem.jso@gmail.com
abenc,oadissimo tudo q passa por aqui, h e qto a historia d Jabes tbm amo, temos muito q aprender, naquele trecho....aabracos....

Dss disse...

Maravilhoso meditar nas Genealogias

----O Verbo na Genealogia---

Adam =Homem
Seth =Apontado
Enosh =Mortal
Kenan =Aflição
Mahalalel =Elohim Bendito
Yared =Descerá
Enoch =Ensinando
Methuselah=Sua morte trará
Lamech =O Desesperado
Noah =Descanso

Ao "homem" é "apontada" a "mortal" "aflição", mas o 'Elohim Bendito" "descerá" "ensinando" que "sua morte trará" ao "desesperado" o "descanso"!