Você e Deus no Salmo 139

Cores em tecelagem



Wilma Rejane


Em um diálogo profundo e inspirado pelo Espírito Santo, Davi vai se questionando sobre quem ele é, um homem em busca de conhecer a si mesmo e que encontra em Deus todas as respostas necessárias para se afirmar como alguém que nunca esteve escondido, distante ou ignorado por Deus. A oração do Salmo 139 é uma declaração de amor e cuidado de Deus para com o homem.

Em crise, em certezas, esse Salmo nos recorda de que jamais estaremos abandonados, pois,mesmo quando ainda nem éramos nascidos, já éramos conhecidos de Deus. E sempre que se fala na beleza e cuidado de Deus para com o homem, também surgem indagações que permeiam o imaginário de todos nós, são dúvidas que nos rodeiam  dia a dia.

Como exemplo desses conflitos internos que vivenciamos, podemos citar casos de pessoas que demonstram mente doentia, são cruéis e insensíveis. Como encontrar a beleza, o amor e o cuidado de Deus nesses casos? O Salmo 139 não deixa esse dilema sem respostas e reserva versos que descrevem a impiedade humana, o contraste de um coração voltado para Deus e daqueles que o ignoram.

Lugares altos e baixos, rasos e profundos, escuros e claros, acessíveis e inacessíveis, bem e mal, conhecidos e desconhecidos. A limitação humana e a soberania Divina tudo se contempla na bela canção que de modo único revela detalhes sobre cada um de nós. É claro que várias outras interrogações podem ser suscitadas na leitura do Salmo 139, contudo, o mistério faz parte da criação e vida e somente Deus conhece de modo absoluto todas as coisas. Temos que nos contentar com esse fato.


De modo geral, o que o Salmo  transmite pode se resumir em:


I- Onisciência, Deus conhece tudo sobre cada um de nós.

Deus conhece todas as coisas que se passam nos limites geográficos da terra, não existe lugar algum inacessível a Ele. Do mesmo modo, o homem é um universo percorrível e sondado por Deus. A palavra sondar, no Salmo pode ser traduzida por “cavar”, retirar camadas de terra para desenterrar , desvendar. Por mais que queiramos esconder sentimentos, por mais que nós mesmos desconheçamos nosso ser, Deus é capaz de saber exatamente o que se passa conosco.


Incompreensível é o agir de Deus para nós, Ele porém, nos compreende como ninguém e nos cerca de cuidados por todos os lados, assim como fez aos israelitas no deserto: “ Durante o dia o SENHOR ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho e, de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e durante a noite. Êxodo 13: 20,21”.

Apesar dos cuidados de Deus, todos nós havemos de passar por dificuldades em graus de menor ou maior intensidade. Por que isso acontece? Por várias motivos que esse texto não abarca, mas somente para enumerar alguns dos motivos: precisamos crescer em fé e conhecimento, reconhecer nossas limitações, perceber que Deus é nosso ajudador, precisamos deixar o comodismo, aflições são comuns a todos nós, os dias e tempos são diferentes para que aprendamos a temer, Deus é o que renova as forças e as misericórdias. (Eclesiastes 3:14,15).


II- Onipresença: Ele está presente em todos os lugares, ocupa toda a terra.

Se Deus está em todos os lugares como é que existem tantos males? Deus não coage pessoas, não as obriga a fazerem determinadas escolhas, cada um é livre, até mesmo para escolher não ser livre (mas ser escravo do pecado). A maldade presente no mundo, é consequência da maldade humana. Mas enquanto há maldade, a graça de Deus opera acima de todo esse caos, salvando pecadores, transbordando em favores imerecidos, capacitando pessoas simples para fazerem obras grandiosas.

Ele vê - O universo pode parecer grande demais para nós, jamais chegaremos a conhecê-lo, mas para Deus a terra é pequeníssima, tem a dimensão de uma gota d'água caindo de um balde (Isaías 40:15). Não veria ele a mim e a você?

Deus viu quando Elias se escondeu em uma caverna fugindo dos inimigos (I Reis 19:1-8),  quando Moisés se refugiou em  Midiã a fim de escapar do julgamento de morte (Gênesis 4:19),  quando Jonas estava em um porão de navio fugindo de sua missão (Jonas 1:3). Viu Paulo orando na rua chamada direita (Atos 9:11), Ele vê a mim e a você.

"Para onde me ausentarei do Teu Espírito? Para onde fugirei da Tua face?"  (Sl 119:7)

Quando pensarmos em agir de modo a desagradar a Deus, antes mesmo de tentar esconder- nos dos homens, devemos ter a certeza de que jamais poderemos nos esconder de Deus.

Se por algum motivo, nos desesperarmos em solidão e  abandono, saibamos que Deus está conosco e por esse motivo, poderemos manter uma chama, ainda que pequena, de esperança por dias melhores. Ele mesmo é o que aquecerá nosso coração com Sua presença em nossas vidas revelando que Sua graça não tem fim e Sua bondade nos favorece, e a chama se inflamará...

III- Onipotência: Ele pode todas as coisas, Seu poder é eterno!

“Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.” Salmos 139:15

Alguma vez você já ouviu falar no significado de “entretecido” nesse verso? Fiquei simplesmente maravilhada, extasiada quando soube:

A palavra hebraica - רקם râqam - significa bordar em cor.  Tecidos com fios de diferentes cores.  A ideia de bordado é o de trabalhar várias cores em um pano por uma agulha. A palavra hebraica, no entanto, corretamente se refere ao ato de "tecelagem " . A referência aqui é aos diversos e complicados tecidos do corpo humano - a tendões, nervos, veias, artérias, músculos, como se tivessem sido tecidos, ou como eles parecem estar curiosamente entrelaçados.

Vejam esse tecido de proteína presente em nosso corpo, não parece um lindo bordado? Que obra, que tecelagem tão perfeita! Foi Deus quem fez.




Para Deus tudo é possível. Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos. Mateus 19:26 e Efésios 3:20.

Assim como Ele bordou as artérias, os nervos, a vida do organismo, assim como Ele planejou o modo de virmos ao mundo, Ele também pode mudar situações. E/ou pode mudar corações diante de situações.


IV- Os justos e os ímpios.

O Salmo é concluído em um paralelo entre bem e mal. Os ímpios serão destruídos e os justos permanecerão na glória eterna. E como não há um justo sequer sobre a face da terra, porque o homem somente é justificado pelo sacrifício de Jesus Cristo, pela fé e entrega a Sua pessoa, é preciso que o homem faça sua escolha entre: participar do plano de salvação ou ficar fora dele.

Deus continua bordando vidas, sendo tecelão de corações, Ele refaz, recria, transforma e de modo único ama e está presente para salvar. Deus está perto de nós e em Cristo nos achegamos a Ele. O véu da separação foi rasgado, e o Caminho é acessível pela fé. Quanta beleza há em servir a esse Deus e ao mesmo tempo; quanto terror há em negá-lo.

Negá-lo são como teias, em tecidos de viuvez, de luto, de pranto que se tecem em espinhos sufocantes. A verdade da vida se revela em Deus, em Cristo e Nele descobrimos quem somos e para onde vamos.

Que bela poesia é o Salmo 139, nele se aprende coisas sobre a vida que jamais foram ditas em qualquer outro livro. São palavras vindas do próprio Deus para alegrar nosso coração e dizer o quanto nos ama.


Deus o abençoe

7 comentários:

Michelson disse...

A Paz do Senhor, irmã Wilma Rejane!
A pouco tempo encontrei o seu blog, e desde então como eu tenho sido edificado com as revelações e ensinamentos da Palavra de Deus aqui descritos. Como o Senhor Jesus é maravilhoso em nossas vidas.
Louvo a Deus por esse ministério. E peço a Ele que continue derramando da Sua Graça e sabedoria sobre a sua vida e família. E que você continue sendo este instrumentos nas mãos do Senhor. Deus te abençoe!

claudinha:) disse...

Olá , amei este post consegui entender com tanta facilidade, obrigada de coração.

Unknown disse...

A paz de Cristo, irmã Wilma.

Louvado seja Deus pelos "bordados" tão perfeitos de nosso corpo. Não pode ser obra do acaso, não é produto da evolução, foi tudo assinado pelas mãos de Deus.

Unknown disse...

A paz de Cristo , me ajudou muito .. Que Deus abençoe !

Turma de Direito disse...

a paz do senhor irmã.Louvo a Deus pela sua vida, pude compreender com clareza e encontrar resposta que precisava nesse momento.

Unknown disse...

Graça e paz!
Obrigada irmã por nos ajudarmos na Palavra. 🙌🏼🙏🏼😘

Infinita num mundo limitado disse...

Muito profundo. Amei