O Evangelho chega a exôtica tribo Maasai.

Tribo Maasai

Wilma Rejane


E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação. Apocalipse 5:9

Ao estudar Antropologia ( no curso de Ciências Sociais), conheci uma tribo africana que muito me fascinou. Ela se chama Maasai e há algumas lendas sobre essa tribo na internet. Por exemplo, dizem que os Maasai ao descobrirem que um de seus irmãos cometeu mentira, injustiça, ele é colocado no centro de um circulo para relembrar todas as coisas boas que já fez. Depois de dois dias, ouvindo sobre suas boas ações, o homem do centro, enfim, reconhece que nasceu para ser bom e que não deve ir contra sua natureza. Esse ritual Maasai, é contado em sites missionários e até em livros de auto-ajuda, mas a verdade é que esse ritual nunca, jamais existiu entre esse povo.Os Maasai, são extremamente rigorosos quanto ao perdão, eles vendem os filhos que se mostram rebeldes aos pais, expulsam da tribo os que cometem injustiças.

Você já ouviu falar nos Maasai? Hoje reservei um pouco de tempo para falar-lhes sobre eles, para promover missões e apresentar-lhes um povo que começou a ser alcançado pelo Evangelho. Os Maasai, assim como as tribos indígenas brasileiras, tantas outras africanas, esquimós e nômades espalhados pelo mundo, precisam de nossas orações e de missionários para falar-lhes sobre salvação.



Maasai é uma tribo do Quênia  que vive da caça e da pesca, por isso se acampam próximos aos parques ecológicos naturais. Eles usam roupas bem coloridas, gostam do vermelho com preto e produzem muitas bijuterias com contas. As mulheres usam tantos brincos nas orelhas que chegam a esticá-las de modo extravagante. O sinal de beleza e feminilidade das Maasai é justo as orelhas cheias de brincos. 

Brincos e orelhas extravagantes das Maasai's


A tribo pratica a circuncisão de meninos e  meninas e faz rituais com sangue e leite para o deus chamado (Enkai ou Engai) que manifestou-se em duas formas: o deus negro, que estava benevolente;  e o deus vermelho, que era vingativo.

A maravilhosa notícia é que Deus tem despertado missionários para ir até os Maasai e o Evangelho já está fazendo diferença na tribo. As meninas que pertencem a famílias cristãs, por exemplo, já não são mais circuncidadas. Elas são poupadas dessa violência. Os homens cristãos da tribo, também já não vêm a poligamia como algo natural. E sobre o perdão, que comentamos no inicio do artigo, ele está chegando à tribo.

John é um Maasai convertido e fez seu relato para uma associação tradutora da Bíblia

"Entendi o quanto Jesus me ama. Toda a minha vida,  tinha sido envolvida em  ideologias tradicionais. Por muito tempo, me foi negado o  direito de saber que eu sou um filho de Deus através de Jesus Cristo. É por causa de Jesus que eu tenho a vida eterna!. Eu queria que o meu povo Maasai experimentasse a minha felicidade." 

Algumas associações missionárias têm se dedicado a missões entre os Maasai e entre elas é comum o credo Maasai escrito pelo missionário Vicent Donovan que vivei 17 anos nas tribos.

Maasai's lendo a Bíblia e orando


"Nós acreditamos no Deus único, elevado, que por amor criou o mundo belo e tudo de bom nele. Ele criou o homem  para ser feliz no mundo. Deus ama o mundo e toda nação e toda tribo sobre a terra. Nós ter conhecido este  Deus na escuridão, e agora sabemos que Ele é luz. Deus prometeu no livro de sua Palavra, a Bíblia, que ele iria salvar o mundo e todas as nações, e tribos.

Nós acreditamos que Deus fez sua promessa, enviando seu filho, Jesus Cristo, um homem em carne e osso, um judeu por tribo, nascido pobre em uma pequena aldeia, que deixou sua casa e foi sempre a missões fazendo o bem, curando pessoas pelo  poder de Deus, ensinando a respeito de Deus e do homem, mostrando que o significado da religião é o amor. Ele foi rejeitado por seu povo, torturado e pregou as mãos e os pés a uma cruz, e morreu. Ele estava enterrado no túmulo, mas as hienas não o tocaram ( na tribo os mortos são oferecidos para as hienas), e no terceiro dia, levantou-se da sepultura. Ele subiu aos céus. Ele é o Senhor.

Acreditamos que os nossos pecados são perdoados por Ele. Todos os que têm fé nele devem estar arrependidos de seus pecados, ser batizado no Espírito Santo de Deus, viver as regras do amor e compartilhar o pão juntos no amor, para anunciar a boa notícia para os outros até que Jesus volte. Estamos esperando por ele. Ele está vivo. Ele vive. Isso nós acreditamos.Amém.

Que bênção é conhecer o quanto Deus ama as tribos de diversas línguas, povos e nações. Você gostou de conhecer o trabalhar de Deus entre os Maasai? Essa tribo está bem distante de nós em geografia, cultura, progresso, mas para Deus eles estão perto, ao alcance e são  mui amados.

Jesus também te ama,
Deus o abençoe.

 ***Todas as fontes em links no artigo ***

3 comentários:

Elaine Santos disse...

Que maravilha... muito alegrou-me.

Fatimajrja disse...

Não fiquei feliz,não.
Eles já tem a crenca deles.
Lastima.

Ana Cristina Sena da Costa disse...

É maravilhoso saber que Deus esta buscando a todos, que o evangelho verdadeiro esta chegando as nações. E é lamentável ver pessoas que não entendem que crenças não baseadas em Deus (a verdade) precisam ser mudadas, afinal o que tem de bom nas crueldades que faziam com crianças? É fácil apoiar quando não se vive.