Um convite de Natal




Wilma Rejane


"Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor."Lucas 2:8-11

Pastores

Por que Deus escolheu anunciar o nascimento de Jesus primeiramente a esses pastores? Pastores e rebanhos são palavras usadas frequentemente por Jesus ao se referir a ministros e igreja a líderes e discípulos a Ele mesmo (Jesus) e a seus seguidores:"Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas."João 10:11. Essa foi a classe mais privilegiada naquela noite, na cidade de Belém. Por revelação eles foram guiados até José,Maria e Jesus para conhecerem de perto a chegada do Messias, do Salvador.

Eram homens humildes(em termos econômicos) que durante os meses de  verão e  inverno guardavam seus rebanhos em locais fechados, mas durante os meses quentes da primavera em Israel (Nissan que ocorre em Abril) conduziam as ovelhas a céu aberto em busca de sombra e lugares aprazíveis. E depois que os pastores visitaram o menino Jesus é dito:

"E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita;E todos os que a ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam.Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração."Lucas 2:17-19


A graça e a misericórdia do Senhor proporcionou o encontro dos homens ao redor da manjedoura. E esse encontro já apontava para a formação da Igreja de Cristo, onde haveriam pastores guiados por revelação para conhecerem  Jesus e depois anuncia-Lo aos homens. Maria é aquela que age como Bereana: ouve e confere as Escrituras para não ser enganada pela ilusão dos sentidos, da emoção. 

Pastores têm a missão de apregoar o Evangelho, puro,simples, como o daquela noite em Belém. A notícia era Jesus, o centro era Jesus, a obra era Jesus. Ele era o brilho maior, também aquEle que atrairia os humildes de coração que cercados pelo resplendor da glória Divina,seguiriam em direção a Jesus reconhecendo ser Ele  a origem daquela glória.

Magos

A outra classe de pessoas citadas na Bíblia como tendo ido de encontro a Jesus são os sábios.Jesus tinha pelo menos dois anos de idade quando recebeu a visita dos sábios. Eles eram homens versados em ciências e línguas que auxiliavam o rei Herodes. A função deles pode ser comparada a de Daniel em relação ao Rei Nabucodonosor: estudavam tempos, estações, examinavam profecias, sonhos,ciências, aconselhavam. De que forma chegaram até Jesus?

"E, tendo nascido Jesus em Belém de Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo."Mateus 2:1-2

Eles viram uma certa estrela, diferente de todas as outras, seguiram-na viajando, perguntaram sobre o menino  até que o encontraram. E para Jesus entregaram: ouro, incenso e mirra. Esses sábios são como os discípulos de Jesus que olhando para o céu, para o alto, buscam a Deus e fazem uma viagem ao Seu encontro. Essa viagem provoca arrependimento,coisas velhas ficam para trás a medida que se caminha, tudo se faz novo! (II Coríntios 5:17).

Perguntam sobre o Salvador, examinam as Escrituras, ouvem os condutores que já conhecem o caminho para enfim, terem o encontro de suas vidas!

No Natal

Você e eu também fomos convidados para observarmos tempos, estações e inquirirmos: onde está o menino? Por que, para que Ele nasceu? Esse é o real sentido do Natal: que Jesus nasceu, morreu e ressuscitou para que tivéssemos vida e vida eterna com Ele.

E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? João 11:26.

Os magos encontraram a Jesus e depois disso tiveram que se esconder de Herodes para não serem mortos. Esta é uma visão nítida do cristianismo, perseguido pelo mal, mas vitorioso sob o decreto de Deus. Os magos chegaram até Jesus, os pastores também e o que prevaleceu foi a graça de Deus os conduzindo e os corações desejosos do encontro. 

"E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens."Lucas 2:12-14

Cristo é nossa esperança em um mundo tão mau e conturbado . Ele é a paz que chega ao coração, a glória revestida nas coisas simples de nossa vida,que tantas vezes sequer percebemos. Natal é um convite, o maior de todos, a conhecer a verdadeira paz, o verdadeiro Salvador. É o aniversário de nascimento de um novo coração transformado pelo amor de Deus.



Natal é aniversário de nascimento de Jesus e como a graça de Deus está disponível para salvar hoje, agora e todos os dias; Podemos dizer que todo dia é Natal pela realização de corações renascidos em Cristo, mediante a graça de Deus. Viva o Natal!

Deus os abençoe.

4 comentários:

Pitadasdilu disse...

Oi Wilma !
E viva o Natal !! Ficou maravilhoso o vídeo ! Que o verdadeiro sentido do Natal possa ser entendido e que muitas pessoas possam receber Jesus Cristo em seus corações e em suas vidas para sempre ! Amém !!
E como está a Netinha?
Bjos, Lú.

Wilma Rejane disse...



Oi Lú!

Viva o Natal! Ah, o vídeo foi gravado em 2010 e ficou muito tempo censurado por causa da música, esse ano resolveram liberar.

A netinha está linda, tem dois aninhos é uma alegria para todos nós. Ela sempre nos acompanha nos cultos e vai com Bíblia e tudo, é uma graça.

É verdade Lú que o verdadeiro significado do Natal seja uma realidade no coração de muitos.

Deus a abençoe,
Bjos.

Carmen Ferreira disse...

Graça e paz amiga Wilma!
Que mensagem linda e deliciosa! ainda mais ouvindo sua voz!
Fiz um board no pinterest só com suas mensagens. Conhece o Pinterest? Estou pinando aos poucos. Amo o Pinterest e através dele tenho muitas visualizações diárias no blog, não poderia deixar de espalhar suas mensagens abençoadas por lá também, espero que muitas pessoas possam ser abençoadas com esse blog como eu fui e continuo sendo.
Boas Festas!

Abraço fraterno

Wilma Rejane disse...


Graça e paz de Jesus, amiga Carmem!

É sempre gratificante receber sua visita aqui no Tenda. Fico feliz em revê-la animada e interessada em ir plantando sementes do Evangelho por onde passa.

Não conheço o Pinterest, mas vou procurar conhecer.

Obrigada, Carmem,
Boas festas para você também,

Aquele abraço,
No amor de Jesus!