Licões de superação com a mulher cananeia



Wallace Sousa

" Saindo daquele lugar, Jesus retirou-se para a região de Tiro e de Sidom. Uma mulher cananeia, natural dali, veio a ele, gritando: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito”. Mas Jesus não lhe respondeu palavra. Então seus discípulos se aproximaram dele e pediram: “Manda-a embora, pois vem gritando atrás de nós”. Ele respondeu: “Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel”. A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: “Senhor, ajuda-me! ” Ele respondeu: “Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos”. Disse ela, porém: “Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos”. Jesus respondeu: “Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja”. E naquele mesmo instante a sua filha foi curada." Mateus 15. 21 a 28

A princípio, podemos dizer que essa mulher nos ensina 4 lições para hoje, mesmo sendo seu relato distante de nós quase 2 milênios. Confira:

1. A superação da tragédia familiar

Muitas pessoas vivem dramas familiares hoje em dia. Na casa daquela mulher sem nome desenrolava-se uma tragédia familiar, à qual ela era obrigada, todos os dias, a assistir impotente. Esse, talvez, seja seu caso, de ter que conviver com um problema insolúvel em seu lar. Pense na angústia que aquela mulher sofria, ao ver sua criança, a quem carregou por longos nove meses, e a quem amava, sofrendo de um mal que ela não compreendia e, pior, não podia resolver.

Todavia, ela nos deixou uma lição de superação, difícil de ser copiada, mas fácil de ser compreendida: ela, a despeito do tamanho do problema enfrentado, não ficou choramingando pelos cantos e lamentando sia [falta de] sorte. Não, ela saiu de seu lugar de [des]conforto, de seu comodismo e foi em busca de auxílio. Se você está passando por problemas semelhantes, pare de se lamentar e vá em busca de quem pode ajudá-lo. Batei e abrir-se-vos-á.

2. A superação do silêncio de Deus

Existem algumas coisas na vida cristã que são difíceis de engolir, deglutir. Entre essas, o silêncio de Deus é uma das mais espinhosas… somente quem tem uma fé alicerçada na Rocha pode suportar o desconcertante silêncio divino. Aquela mulher fez um clamor desesperado ao Senhor, de quem havia a fama de que Ele curava a todos que se chegavam a Ele. E sabe o que ela ouviu? Esse foi o problema, ela não ouviu nada.


Já aconteceu de você se dirigir a alguém que pode resolver seu problema, transtornado pela aflição, chegar-se a essa pessoa e ela simplesmente ignorá-lo? Seguir em frente, como se ninguém tivesse falado nada? Já passou por alguém no corredor do trabalho, cumprimentou a pessoa, e só recebeu um duro silêncio de volta? Pois é, mas aquela mulher recebeu essa [falta de] resposta de ninguém menos que o Senhor Jesus!

Mas, sabe o que ela nos ensina? Mesmo diante do constrangedor silêncio como resposta, ela não deixou de seguir o Mestre. Há tantas pessoas que se dizem crentes, salvos, fiéis e uma infinidade de adjetivos que usam para dizer que creem em Deus e que, ao menor sinal de que Ele está demorando a responder já ameaçam abandonar o Caminho. Aquela mulher não. Mesmo sem ouvir palavra alguma dos lábios de Jesus, continuou seguindo Seus passos. E você, parou de seguir Jesus por que Ele não te respondeu algo? Como diz um hino: se Ele está em silêncio, é porque está trabalhando. Espere mais um pouco.

3. A superação do desprezo dos discípulos

Caminhando ao lado de Jesus, estavam aqueles de quem hoje muito se fala, se prega e até foram erguidos monumentos e catedrais em sua memória. Posso falar de Pedro, de João, de André e vários outros, que morreram como mártires para levar a Mensagem de salvação aos perdidos. Mas, naquela manhã – ou tarde, não sei -, eles estavam pouco preocupados com o problema daquela “louca” que vinha gritando atrás deles. Por que, afinal, ela queria perturbar a caminhada do Mestre? Ele já não havia desprezado, com razão, aquela mulher de um povo insignificante que eram os siro-fenícios?

Receber o [aparente] desprezo do Mestre já era difícil, e ainda por cima, de brinde, ganhar a chacota dos discípulos, dos mais chegados do Rabi galileu, dos escolhidos e aprovados por Ele, era um prato amargo demais para ser engolido no meio daquelas ruas poeirentas da Judéia do séc. I, dominada pelos romanos…

E a lição que ela nos dá, qual é? É a de que devemos olhar para Jesus, e para de olhar para o homem. Muitas pessoas têm se decepcionado com pastores, líderes e pessoas de influência na igreja, e transferido essa decepção para Deus, como se Ele fosse o culpado pelos erros humanos. Quando olhamos somente para Ele, isto é, colocamos nEle nossa fé e confiança, as decepções que os homens podem nos dar não vão abalar nossa fé. Você tem colocado seus olhos no Senhor ou no homem?

4. A superação do NÃO de Jesus

Se já não foi fácil superar o silêncio de Jesus, que dirá suportar seu NÃO? Pois aquela mulher, de quem sequer sabemos o nome e a idade, tão somente a nacionalidade, conseguiu passar na prova mais difícil que alguém pode ser testado: ouvir um não de Deus e continuar crendo. Essa era a parte mais difícil para mim: como Jesus poderia chamar aquela mãe desesperada de “cadelinha”? Ok, ok, exagerei, mas só um pouco. Os judeus consideravam os siro-fenícios como “cães”, então Jesus deu um desconto (cachorrinhos). Você já recebeu um NÃO de Jesus? Pois é, eu sei… dói, dói muito. Machuca.

Mas, o que me chama a atenção é que aquela mulher respondeu o não de Jesus com um SIM! Ela me ensinou que não devo questionar a vontade Deus, mesmo não entendendo, preciso aceitá-la. De fato, ela tinha muita fé, tanta fé que foi capaz de transformar um NÃO em SIM, respondendo com SIM a um NÃO. Outra coisa, seu problema pode ser grande, enorme mesmo, mas, para Deus, basta uma migalha de Seu poder para resolvê-lo.
A lição de Jesus para nós

O Senhor também nos deixou, nesse texto, 2 grandes lições, sendo a primeira não julgar pelas aparências. Quem diria que aquela mulher anônima nos daria tão grande legado de fé? Sabe por que ela não tem nome, nem idade? Porque ela pode ser qualquer uma, até mesmo você, cara leitora. E não tem idade porque isso não se traduz em experiência com Deus, ou seja, não importa se você é muito nova ou velha, você pode clamar ao Senhor e, se perseverar, sairá da Presença dEle com a vitória nas mãos.

A segunda lição que Jesus nos dá é que, para vencer grandes obstáculos, é necessário uma grande fé. Mas, sabe, a fé começa pequena, do tamanho de um grão de mostarda, mas ao ser cultivada, cresce e se torna enorme. Talvez sua fé, hoje, seja pequena, mas é dessa pequena fé que Deus precisa para fazer grandes milagres. Continue regando sua fé, molhando-a com suas lágrimas, e você vai ver o quanto ela vai crescer, florescer e frutificar.

Sim, você também pode vencer o silêncio, o desprezo, a humilhação e os NÃOS que a vida nos dá. Pela fé, em nome de Jesus, você vai vencer. Creia, você vai vencer.

Wallace escreve o blog Desafiando Limites e colabora com o Tenda na Rocha

Um comentário:

Marco Antonio disse...

Bom dia, amado. Ao ler essa mensagem que falou muito comigo, pude sentir o amor e unção divina de Deus,quero lhe agradecer e que o Senhor Jesus continue te abençoando com muita unção...