Era uma vez uma caixinha de promessas...



De Wallace Sousa,
Com muito bom humor!

Sobre este post só vai entender quem sabe o que é caixinha de promessa… se você não sabe, confessa nos comentários! risos

Quando me converti, dar e receber caixinha de promessas era praxe, e consultar “o que Deus quer falar comigo hoje”, tirando um versículo dentre as dezenas ali dispostas, era coisa corriqueira. Daí, infelizmente, começou um desvirtuamento da coisa, e as benditas caixinhas de promessa começaram a se transformar em “caixinhas de horógospóco”, e os crentes já não liam a Bíblia e ficavam só pegando os versículos-bênção, deixando os versículos-bomba para outro desavisado pisar em cima. Um tiro no pé, sabe?

Como eu me converti no Século XX ainda, e as caixinhas de promessa ainda não tinham seus modelos genéricos e de baixo custo, a gente fazia um improviso, genericamente falando: fechava a Bíblia, fechava os olhos, fazia uma oração meia-boca, abria a Bíblia e botava o dedo em cima. Onde caísse o dedo, a gente lia e então começava o esforço hermenêutico para entender “o que Deus falou”. Infelizmente, faltava um pouco de crítica nessa “arte literária”, afinal, foram tantos os descalabros teológicos que me admiro não ter surgido nenhuma nova opção teológica, sem noção, claro.

Todavia, muitas vezes, quando a oração era sincera e o coração era temente e aberto a “tudo o que Deus falasse”, Ele respondia. Eu conto muitos exemplos disso. Para falar a verdade – referindo-se a versículos bíblicos -, a maior parte das vezes, Deus me respondia, mas isso nos tempos de novo convertido, lá pelos idos do século passado, quando eu ainda engatinhava na fé… risos. Em parte, Deus me respondia porque eu não fazia disso (tirar versos isolados da Bíblia) um horóscopo diário, não senhor, isso não era nem piso nem teto para minha fé.

Mas, um dia, experimentei algo interessante: peguei a Bíblia, fechei, e fiz a oração padrão, aquela, sabe né? Pois é, de antemão já dava pra saber que Deus não iria se dignar a responder uma oração daquelas, fosse da forma que fosse. Mas, qual foi a surpresa? Quando eu abri a Bíblia, a página foi aquela em branco, isso, aquela mesma, entre o Antigo e o Novo Testamentos… risos

Comentando sobre uma lição que vi na Escola Bíblica Dominical, cujo título é “A Oração Sábia”, vi que há uma referência à oração no período interbíblico, também chamado de “silêncio profético”. Sabe aquele período em que dizem que Deus “se calou”? Isso mesmo, foi naqueles dias. Mas, desde cedo, naquela época que você está cansado de me ouvir dizer (séc. XX), aprendi que Deus nos responde de 3 formas: SIM, NÃO e ESPERE.

Sabe aquelas páginas em branco depois que você ora? Exato, elas querem dizer a você isso mesmo: ESPERE. Peça de novo, pergunte mais uma vez. Ele é o seu Pai. Ele te escuta. Se Ele está só um pouco calado, não se intimide, não fique triste nem abatido, insista, talvez Ele, como Pai, queira apenas ouvir sua voz mais uma vez.

Se você pede e Deus não responde, o que fazer? Continue Desafiando os Limites de sua fé.

Wallace Sousa escreve o Desafiando Limites e é colaborador do Tenda na Rocha

Nenhum comentário: