X-Men em: O Futuro Já Foi Corrigido



Deus no Gibi

Se você pudesse voltar no tempo, até qualquer ponto da sua vida, e tomar uma atitude que modificasse o seu futuro… o que faria? Pense um pouco. É a chance de se declarar para aquela pessoa por quem sempre teve uma paixão secreta. A possibilidade de fazer o curso com o qual sempre sonhou, iniciando uma carreira nova, que te traga mais realização e sucesso. Ou então, é a oportunidade de amar sua família, para a qual sempre deu pouca atenção.

Quanta coisa poderia ser alterada, se tivéssemos a chance de reviver o passado. Aquela briga que não teve perdão. A imprudência que trouxe tantos problemas. A gravidez indesejada. Uma palavra dita na hora errada. Uma fofoca cruel. Uma partida. Mais atenção para a saúde.

E você faria essas mudanças mesmo sabendo que, pela teoria das viagens no tempo, qualquer modificação no passado alteraria radicalmente o futuro – que agora você  conhece como presente? Que nó isso dá na cabeça, hein?

Mas funciona assim: com a esperança de viver dias mais felizes, Patrícia não se casa com João. Nessa segunda chance, ela prefere o José, construindo um novo futuro. A questão é: essa mudança fará Patrícia se livrar de todos os problemas que a incomodam? Ou estará exposta a uma outra realidade – não necessariamente melhor que a anterior? Que outros problemas vão surgir à sua frente, a partir do relacionamento novo?


Assim sendo, em busca de uma vida mais feliz, Patrícia estará abrindo mão, por exemplo, de uma carreira que a faça realizada profissionalmente. E os filhos que terá com o novo marido, José, podem lhe trazer mais dor-de-cabeça que aqueles que teve, na outra realidade, com João. Isso sem falar numa sogra muito mais chata e implicante…

Será que vale a pena, então, voltar ao passado? Sem a garantia de que o futuro será absolutamente melhor?

Ainda assim tem muita gente que diz: “se eu pudesse voltar no tempo, faria tudo diferente”. “Se eu soubesse disso lá atrás, não agiria assim”. E “por que é que ninguém me mostrou isso, quando eu era mais jovem?”

Seja sincero, você já deve ter pensado numa possibilidade dessa, de mudar a sua história. E não está sozinho, não. O apóstolo Pedro, depois de caminhar tanto tempo ao lado de Jesus, amando-o, também deve ter sonhado com a chance de voltar no tempo e não negar o Salvador três vezes.  O mesmo desejou Paulo, cada vez que olhava para suas mãos e via o sangue dos cristãos inocentes que perseguiu até a morte. Será que Davi também não se arrependia, ao fim da sua vida, de todas as suas quedas? Será que não imaginava como tudo seria diferente com um pouco mais de juízo e obediência? Quanta coisa o ‘homem segundo o coração de Deus’ gostaria de ter feito diferente…



Não sabemos se a ciência, um dia, terá condição de desenvolver uma forma de nos levar ao passado. No filme “X-Men: Dias de Futuro Esquecido”, é apenas a consciência de  Wolverine que consegue ser transmitida até o seu corpo mais jovem. É a única solução encontrada para fazer com que o futuro do planeta Terra não seja tão sombrio. A missão de Logan é evitar que um cientista, criador de robôs que perseguem e matam mutantes, seja assassinado. Porque a morte dele irá desencadear uma perseguição contra todos os mutantes e, depois, contra a humanidade. Se você gostou do filme, leia história em quadrinhos que leva o mesmo nome – e na qual o longa-metragem foi inspirado. É bem melhor e mais profunda.

Essas viagens no tempo, que os quadrinhos, o cinema e a literatura nos mostram, podem nos trazem um importante ensinamento: o futuro da humanidade já foi corrigido, há muito tempo. Isso que nos parece impossível, realmente aconteceu, pelo poder do amor de Deus.

Havia um futuro sombrio para todos nós. Morte, sofrimento, destruição, desesperança. Tristeza sem fim, abandono, ódio. Era o que estava reservado para a humanidade, refém de uma vida longe de Deus. Até que esse futuro foi aniquilado.

Na linha do tempo divina houve uma divisão. Houve o passado, sim, com a queda do homem e o distanciamento de Deus. Então Jesus veio ao mundo. E tudo que poderia acontecer depois desse ponto se transformou em nova realidade. Não uma realidade alternativa, paralela. Mas única. Com Cristo na história, a humanidade foi liberta de um futuro de trevas e ganhou um novo amanhã.

Com a chegada de Jesus, o Messias, o dilema fatal foi resolvido. Os que estão em Cristo não precisam mais viver numa nuvem escura e depressiva. Um novo poder está atuando. O Espírito da vida em Cristo, como um vento forte, limpou totalmente o ar, libertando vocês de uma tirania brutal nas mãos do pecado e da morte. Deus acertou em cheio quando enviou seu Filho. Não tratou do problema como algo distante e sem importância. Em seu Filho, Jesus, assumiu pessoalmente a condição humana, entrou na confusão da humanidade que vive em conflito para consertar as coisas de uma vez por todas.” (Romanos 8:1-3, Biblia A Mensagem)

Se não fosse pelo sacrifício de Jesus Cristo, o nosso destino seria mais sombrio que o dos X-Men. Mas o futuro foi corrigido. Corrigido, sim, porque havia um erro, o nosso erro. E ganhamos perdão.

Mas tem gente que ainda permanece presa à realidade anterior. Pessoas que seguem caminhando, em dor e sofrimento, para um futuro sem esperança. Não reconhecem esse sacrifício que Jesus fez, para nos dar uma nova vida. Nem imaginam como a libertação está tão perto. Uma ‘viagem no tempo’ à distância de uma oração de entrega.

Nenhum comentário: