Estamos vivendo o princípio das dores?

Terremoto Nepal - Abril 2015


Wilma Rejane

Primeiramente, se faz necessário compreender o significado de "Princípio das dores" na Bíblia. O termo é uma referência ao período da  Tribulação. "As dores do parto" é o circuito de acontecimentos preparatórios para a Tribulação.

O que é Tribulação? Será um período de sete anos,governado pelo Anticristo e com forte influência do Falso Profeta. Os primeiros três anos e meio compreende a Tribulação e os outros três anos e meio restantes será A Grande Tribulação.

Onde está escrito que a tribulação durará sete anos? Esse período é uma interpretação do livro de Daniel:

"Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo. Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos. E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações. E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador. Daniel 9:24-27

Semana = sete anos. "Na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação". Nos primeiros três anos e meio O Anticristo fará aliança com Israel proporcionando um período de aparente paz, contudo, essa aliança será um meio de domínio, massacre e perseguição para Israel e os demais.


Convêm dizer que não há consenso entre os teólogos sobre " As dores de parto e a tribulação". Por esta causa, surgiram escolas distintas de interpretações . Exporemos aqui (ligeiramente) o pensamento de cada escola e pedimos que o leitor não desanime diante do impasse interpretativo. De certo modo, esse impasse é saudável porque permite o exame cuidadoso dos fatos até o esclarecimento total (ou mesmo parcial) deles.


Escola Preterista: Afirma que as dores de parto e a tribulação já se cumpriram com a destruição de Jerusalém (70 d.C.) e a queda do império Romano. A palavra "preterismo" vem do tempo pretérito (passado perfeito).

  • Preterismo parcial: Algumas profecias foram cumpridas na geração dos dias de Jesus (ressurreição e arrebatamento ainda não se cumpriram)

  • Preterismo radical: Afirma que a segunda vinda, a ressurreição, o arrebatamento, o dia do Senhor já ocorreram.

Versículos usados em apoio ao preterismo:

 "Garanto a vocês que alguns dos que aqui se acham não experimentarão a morte antes de verem o Filho do homem vindo em seu Reino."Mateus 16:28


"Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar. Em verdade vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre esta geração."Mateus 23:35,36

Pessoalmente não acato a interpretação preterista, seus argumentos são insuficientes para explicar alguns aspectos das Escrituras, por exemplo:

"Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade. E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto;Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição já aconteceu, e perverteram a fé de alguns. Timóteo 2:16-18 (A ressurreição ainda não aconteceu)


"E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir." Atos 1:10,11. (A segunda vinda de Cristo ainda não aconteceu)


Escola Historicista: Admite que as profecias têm um caráter histórico. As profecias Bíblicas estariam se cumprindo ao longo da história e continuam se cumprindo nos dias de hoje. A abordagem historicista, acredita no aspecto simbólico e alegórico das profecias, desde que estejam ligados ao sentido literal. E o sentido literal considera:

  • Gramática: de acordo com as regras de ortografia
  • Histórica: o contexto histórico da passagem
  • Contextual: de acordo com o contexto da passagem

Exemplificando: “Sendo assim farei de Samaria um monte de entulho em campo deserto; uma terra para plantar vinhas; atirarei suas pedras no vale e descobrirei os seus fundamentos." Miquéias 1:6 - A forma literal de interpretação dirá que esta passagem de Miquéias versa sobre a destruição da cidade de Samaria  uma localização física, geográfica e histórica. Não haverá outro significado para Samaria. 

Para essa escola de pensamento é unanimidade que O Anticristo e o Falso profeta  surgirão da Igreja Católica Apostólica Romana. João calvino e Martinho Lutero estão entre os historicistas.


Escola Futurista: Diz que as profecias apocalípticas se cumprirão no fim dos tempos. Essa escola acredita que a tribulação, a segunda vinda de Cristo e o Milênio estão no futuro, ainda vão se cumprir. Os futuristas dividem as interpretações em:


  • Pré-tribulacionista: Entende que a igreja de Cristo, com todos os membros, vivos e mortos, será arrebatada antes da Tribulação de sete anos.O ensino do Arrebatamento é mais claramente apresentado em 1 Tessalonicenses 4.13-18. 

"Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras." 


Gráfico- imagens Google


Nessa passagem Paulo informa seus leitores de que os crentes que estiverem vivos por ocasião do Arrebatamento serão reunidos aos que morreram em Cristo antes deles. No versículo 17 a palavra "arrebatados" traduz a palavra grega harpazo (Stong 726), que significa "dominar por meio de força" ou "capturar". Essa palavra é usada 14 vezes no Novo Testamento Grego de várias maneiras diferentes.

 
  • Mesotribulacionista: A  Igreja  estará presente na primeira metade do Período Tribulacional, ou seja,nos três anos e meio da Tribulação sendo arrebatada antes da Grande Tribulação (três anos e meio restantes)

Gráfico imagens-Google





  • Pós-tribulacionista: Afirma que a igreja estará presente nos sete anos que compreende a Tribulação e a Grande Tribulação. No final do período, acontecerá o arrebatamento e a vinda gloriosa de Cristo (um só evento).

gráfico- imagens Google



Existem muitos aspectos para serem explorados sobre o principio das dores, contudo, procurei simplificar e resumir. O leitor que se depara com as várias escolas em relação ao tempo do fim,pode não ter todas as suas questões respondidas. Porém, e vale lembrar que a despeito das diferentes interpretações:

  • Jesus virá uma segunda vez buscar Sua Igreja.
  • Haverá ressurreição de mortos
  • Haverá um arrebatamento
  • O Anticristo  será responsável pelo governo no período de Tribulação.
  • Haverá um juízo final
  • Os salvos viverão eternamente com Cristo

 "Estamos vivendo o período das dores"?

Penso que a doutrina pré-tribulacionista é a mais argumentada na Bíblia. A igreja não passará pela tribulação e Grande Tribulação, será arrebatada antes disso. 

Sobre o principio das dores, Jesus falou:


"Tendo Jesus se assentado no monte das Oliveiras, os discípulos dirigiram-se a ele em particular e disseram: Dize-nos, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do fim dos tempos? "Jesus respondeu: Cuidado, que ninguém os engane. Pois muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo! e enganarão a muitos. Vocês ouvirão falar de guerras e rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim. Nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares. Tudo isso será o início das dores."Mateus 24:3-8


Todos os eventos relacionado com as dores,citados por Jesus, estão acontecendo: falsos profetas, guerras,fome, terremotos. O circuito de acontecimentos para a Tribulação está em curso. Uma das evidencias de que a tribulação chegou será o governo do Anticristo fazendo uma aliança de paz com Israel pelo período de três anos e meio. Sabemos que Israel não vive esse período de paz, o espírito do anticristo já opera em nossos dias, porém, o Anticristo da Tribulação será uma pessoa que dominará de modo cruel, massacrando , perseguindo judeus e gentios.

Daniel 9.27:"Ele (Anticristo) fará firme aliança com muitos, por uma semana; na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; sobre a asa das abominações virá o assolador, até que a destruição, que está determinada, se derrame sobre ele."

Jesus voltará para inaugurar um novo começo. É maravilhoso ter a certeza de que em Cristo a vida será restaurada para eternidade. As tribulações, todo o sofrimento terreno, estarão registrados na história de cada um, todas as coisas serão reveladas, desvendadas e poderemos enfim, compreender os mistérios que nossa mente e espírito não alcançaram.

O dia de despertar é hoje. Todos estão sendo convidados a crer e se preparar para encontrar com Deus : " Ah, minha alma, prepare-se para encontrar Aquele que sabe fazer perguntas." T. S. Eliot.

Deus nos abençoe


Referências:

-Bíblia de Estudo Plenitude. Sociedade Bíblica do Brasil. 1978. São Paulo
-CAETANO. Joá. Os Mistérios do Apocalipse, 325 respostas Bíblicas, históricas e cientificas relativo aos últimos tempos. 2010. Rj. 
-TAYLOR. Ross - Uma breve Introdução ao preterismo - disponível em:http://www.monergismo.com/textos/preterismo/introducao-preterismo_ross-taylor.pdf, acessado em 7/05/2015.
-LIETH. Norbeth -3 Perguntas Sobre o Fim dos Tempos - Disponível em: http://www.chamada.com.br/mensagens/fim_dos_tempos.html, acessado em 7/05/2015.

2 comentários:

Unknown disse...

Boa noite, querida amiga,permita-me chamá-la assim. Sou grata por me ajudar a compreender algo que tem me incomodado nos últimos dias. Que o Senhor te abençoe. Amo este blog que muito me ajuda em meu desenvolvimento espiritual. Graça e Paz!

Wilma Rejane disse...



Olá Sandra,

Eu é que agradeço os comentários aqui no blog e a sugestão do artigo.

Amigas em Cristo,

Deus a abençoe.