Aguardando a segunda vinda de Jesus



Wilma Rejane

"E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem."Lucas 21:34-36

Estes versos do Evangelho de Lucas mudaram a direção de minha mente nesses dias. Eles sempre estiveram ali e como pude esquecê-los? A recomendação de Jesus é para que essas coisas façam parte de nossa rotina cristã, contudo, os cuidados da vida procuram apagar nossa adoração,  intimidade com Deus à ponto de absorver nossa mente com coisas que não são prioridades. O que deve ser prioridade? O tempo com Deus. E haverá quem diga: durmo e acordo com Deus, oro em todos os lugares, todo o tempo, já não é suficiente? O alerta de Jesus nos convida a ir além disso. 

Enquanto homem, Jesus que veio em carne e sangue, habitar entre nós, viveu na prática aquilo que devemos viver. Ele diariamente reservava tempo para orar a sós com Deus, era o Seu lugar de repouso. O tempo empreendido em oração e também jejum, ordenava sua  mente  de tal forma que Sua rotina era absolutamente dirigida pelo Espírito Santo de Deus. Cada passo, cada encontro, cada Palavra, tudo era resultado de Sua intimidade com o Pai. Uma intimidade que Adão negligenciou, deixou se perder lá no Éden. Adão, em determinado momento de sua rotina foi deixando de lado a prioridade do relacionar-se com Deus. E pode ser que o abandono tenha sido aos poucos, até chegar o ponto de preferir se esconder de Deus a encontra-se com Ele.


"E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão e disse-lhe: Onde estás?".Gênesis 3.8-9.

"A que ponto você chegou Adão, em que estágio? Você não tem me procurado, há dias que não escuto sua oração, há dias você não quer me escutar. "

Imaginem que não havia tanto serviço para se fazer no Éden, sequer havia se criado o cansaço, o suor, o trabalho remunerado, ainda assim, Adão e Eva não encontravam tempo para ficar a sós com Deus e o resultado? Todos conhecemos.  Podemos achar absurdo o comportamento de Adão, mas é algo comum também em nossos dias. Todos temos muitos afazeres e paralelo a isso existe oferta infinita de diversão, entretenimento e etc. As pessoas,para onde quer que nos viremos, estão conectadas com a internet, utilizando seus celulares e outros meios para se comunicarem . Essa oferta proporciona (ou pelo menos deveria proporcionar) mais lazer, contudo, o que vemos é uma humanidade apressada e ansiosa. Sem dúvida, o mundo mudou de Adão até aqui, de Jesus Cristo como Messias, até aqui. Contudo, as leis que regem o Reino de Deus permanecem as mesmas desde sempre a para todo o sempre, amém!

Parece que vivemos uma era melhor, mais desenvolvida, mas não é bem assim. O homem de hoje também é selvagem como o de antigamente: mata, rouba, mente, esquece de Deus. O homem sempre precisará amar a Deus sobre todas as coisas para amar e respeitar seu próximo. Apesar de todo progresso cientifico e tecnológico, os princípios do Reino de Deus permanecem, pois, são imutáveis. Observem que Jesus disse que na sua vinda, na Sua segunda vinda,os homens estariam fazendo as mesmas coisas que fizeram no tempo de Noé: “Como aconteceu nos dias de Noé, assim também se dará por ocasião da chegada do Filho do homem. Mateus 24:37”. Quanto tempo já não terá se passado, desde Noé, contudo, os homens continuarão praticando as mesmas penúrias, próprias de quem não lembra de Deus. O mundo pode mudar, mas o homem sempre precisará se voltar para Deus em arrependimento e conversão.

O homem, eu e você e todos os demais carecem de Deus. Nossa mente não deve ser corrompida pela distanciamento de Deus. Tito 2:11 a 13, diz:

“Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sóbria, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. "

Sóbria= Sophronos (stong 4996)= sozo- salvar e phren mente. Ou seja: viva salvando sua mente, guardando sua mente das paixões mundanas, da era presente, pela expectativa da segunda vinda de Cristo.

Também Romanos 13:13-14:

“Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.”

Cuidado= pronoia (Strong 4307)= premeditar, planejar, preparar. Ou seja: Não encham a mente, o pensamento com maquinações da carne, não se planejem para o mal, mas revesti-vos de Jesus Cristo.

Lucas 21, que inicia o texto, encerra uma série de profecias de Jesus sobre os acontecimentos dos últimos dias e a recomendação é para que não nos deixemos abater, absorver, corromper pelos cuidados da vida, pelas dominações carnais. Romanos 12: 2 também cabe perfeitamente nesta lição:

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

O entendimento só é renovado pelo conhecimento da vontade de Deus e como conhecer sem buscar conhecer? 

Que possamos praticar essas coisas a fim de não sermos pegos de surpresa quando o Senhor Jesus voltar nas nuvens para buscar sua Igreja.


Deus o abençoe

BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Plenitude, Tradução João Ferreira de Almeida, São Paulo, Sociedade Bíblica do Brasil, 1995. Baseado no livro de Lucas capítulo 21 e nas Epístolas citadas no artigo.

5 comentários:

Unknown disse...

muito bom este estudo pena que muitos da nossa geração preferem ler besteiras,ouvir besteiras do que ouvir a meiga voz de Jesus através dos seus profetas.

Unknown disse...

muito lindo este estudo da Palavra de Deus,estejamos atentos,pois Jesus está às portas.

www.oleirosdorei.blogspot.com disse...

Caríssima, paz fraterna!

Jesus vem! Nunca é tarde para lembrar; nunca é tarde para amar!
Os atalaias de Deus estão de prontidão, sobre os telhados, nos campos, online, nestes tempos conflituosos. Devemos remir os tempos, que são cruéis. É o amor que chama, é o amor que convida, é o amor que convoca. Nunca nos falte esse amor! Parabéns pelo post. Abraços cordiais!

Saudações!

Wilma Rejane disse...



Paz fraterna, irmão Maurício!

Nada somos sem Jesus e o que seremos depois dessa vida dependerá de quem é Jesus para nós.

Obrigada,

Deus o abençoe.

Paulo César Alves disse...

Verdade minha irmã, verdade.