Nos mares da vida....




Wilma Rejane

O comércio da pesca no mar da Galileia movimentava a região a ponto de muitas famílias de pescadores se alojarem nas proximidades daquelas águas doces e profundas. Jesus passeava constantemente no lugar, observava atentamente os pescadores e dois em especial que vieram a ser seus discípulos: Pedro e André.

A situação se arrastava, por dias seguidos os peixes minguavam nas redes, noites inteiras tentando melhores resultados e nada de extraordinário acontecia. Jesus sabia que aqueles pescadores estavam em situação difícil, dependiam da pesca para viver. Um dia ao retornarem de mais uma pescaria frustrante, os pescadores abandonam seus barcos e vão lavar as redes.

E naquele dia Jesus reúne aquela comunidade de pescadores para falar sobre O Reino de Deus. Era a primeira vez que ouviam palavras tão profundas, a primeira vez que alguém aparecia para restaurar-lhes a esperança, despertar a fé.

"E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede. E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede." Lucas 5:4-6

Depois de pescaria tão maravilhosa, certamente muita coisa mudaria: dívidas pagas, melhoria econômica de muitas famílias, alimento abundante, ânimos restaurados. Para Pedro e André, no entanto, aquele dia seria um marco, um referencial: passariam a ser pescadores de homens.

Poderíamos dizer que muitos milagres aconteceram naquela pescaria, mas o principal deles foi: Jesus atraiu os peixes para as redes. Pedro lançou as redes porque ouviu a Palavra, a pregação, ele agiu por fé e Jesus transformou o vazio em abundância. Os barcos vazios, as redes vazias, a incerteza do amanhã, tudo foi transformado pela presença de Jesus e fé dos pescadores.

Aprendendo com Jesus naquele mar...


Aprendo que através da fé na Palavra de Deus as coisas invisíveis, os vazios,  incertezas são transformadas. Sem Jesus, mesmo tendo todos os elementos necessários para nossa felicidade, ainda assim, nos encontraremos infelizes. Pedro e André tinham o mar a disposição, barcos, redes, mas lhes faltavam peixes. E Jesus comparou peixes a homens, homens restaurados pelo poder do Evangelho.

Aprendo que a vida pode ser comparada àquele mar na Galiléia: frustrações, esterilidades, incertezas, impotência diante de situações, enfim...Haverá momentos em que o mar estará propício e abundante, mas vivenciaremos temporadas em que, apesar dos esforços a rede continuará vazia. E o eco da voz de Jesus continuará vivo e ecoando tal qual naquele dia no mar da Galiléia: "não desista, confie em mim, não abandone as redes vazias, estou contigo".

Aprendo haverá temporadas em que a presença de Jesus conosco não será questionada, pois, tudo irá bem, contudo, haverá momentos em que os olhos, a mente, o coração não serão capazes de enxergar as respostas. Louvado seja Deus, pois o Evangelho é essa força que nos move acima do invisível (e do visível). A fé opera além do que podemos ver. São os olhos de Deus e não os nossos que conhecem a profundidade das águas, o lugar dos peixes e a Seu tempo Ele pode ordenar a conversão da situação.

O mar oscila em ondas, os dias, o tempo, oscila em alegrias e tristezas, somente Deus não muda, é imutável, constante, pois Sua bondade prevalece sobre todo sistema ideologico deste mundo. Jesus e Pedro naquele mar  dizem que as águas podem ir e vir, as redes podem se esvaziar e apesar de tudo, Jesus permanecerá conosco. Pode ser que até mesmo nossa fé oscile, Ele não desistirá de nós. Sua graça é a esperança vital permanente que restaura os dias.

Pedro era um pescador experiente e ainda assim se viu diante de uma situação que não pôde evitar. As dificuldades podem ser lemes que se movem na direção de Deus, fazendo com que percamos de vista o ego, orgulho, auto-suficiência.A despeito  das redes vazias, a voz de Jesus não foi levada pelo vento, nem aportou em algum continente distante, foi nítida e real,para além desse pequeno universo de homens.

Que Deus nos abençoe.


Artigos do blog relacionados:

3 comentários:

Érica Costa disse...

Belíssimo! Aliás, como tudo o que leio por aqui o é... Sou tão grata ao Senhor por me direcionar a este blog, ele alimenta tanto a minha alma! Leio a Bíblia diariamente mas quando fico em dúvida sobre a interpretação de alguma passagem incrivelmente a encontro aqui de uma forma que me faz "cair as escamas dos olhos". Que Deus a abençoe, Wilma!

Mente Virtual disse...

Muito Bom!! Que Deus continue abençoando a vida de vocês para poder transmitir essas mensagens pra gente.

Grace kelly disse...

Toda vez que leio sou edificada! Emocionante...sem palavras