Qual o significado de Gênesis 3:15?



Leitor pergunta:

Querida Rejane ,

Gosto muito de pesquisar os assuntos  do seu blog , eles produzem inspiração como também fonte de consulta para estudo pessoal .Tenho uma pergunta que andei pesquisando e que encontrei varias explicações . É sobre a passagem bíblica que está em Gênesis  3: 15 " E porei inimizade entre ti e a mulher , e entre a tua semente e a sua semente ; esta te ferira a cabeça , e tu lhe feriras o calcanhar " . O texto está falando da semente da mulher e da semente da serpente ?  a semente da mulher e a sua descendência biológica ou é Jesus ?A semente da serpente são os demônios, o pecado , a humanidade pecadora sem Jesus ? Se Jesus é aquele que iria ferir a cabeça da serpente porque aparece o pronome "esta " ? quando diz “tu feriras o calcanhar ” está se referindo ao diabo ? o ferir o calcanhar quer dizer a morte de Jesus na cruz ?. Como entender no português a tua semente  e a sua semente ?


Desde já agradeço ,
Thelma Chaves .



*O versículo chave que suscita as dúvidas da leitora Thelma se encontra em Gênesis 3:15:“ E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”

Vamos repetir o versículo fazendo uma análise entre parêntese dos pronomes pessoais:

E porei (Deus porá) inimizade entre ti ( ti=a serpente, Satanás) e a mulher (mulher=  Igreja de Cristo onde: Cristo é a cabeça e o corpo são os membros da cristandade) ; e entre a tua semente ( tua semente= Satanás) e a sua semente ( semente da mulher, ou seja: Cristo). Esta te ferirá a cabeça ( Cristo fere a cabeça de Satanás) e tu lhe ferirás o calcanhar ( Satanás fere o calcanhar de Cristo).

O verso em questão é uma promessa messiânica de redenção do homem pecador. Gênesis 3 é um diálogo entre Deus, Adão e Eva a respeito da corrupção do gênero humano. Adão, abandonando a condição de líder (sacerdote) familiar, cede aos desejos pecaminosos de Eva e   se deixa seduzir pela promessa enganosa de Satanás: “Não morrereis se comerdes do fruto proibido” (Gênesis 3:4). O fato é que ambos morrem espiritualmente por se afastarem do designo de Deus. O pecado estava à porta, Adão e Eva abriram  e ele entrou contaminando a semente daquela mulher (Eva) que é toda descendência humana. Temos, portanto, em Gênesis 3:15 uma promessa messiânica de redenção humana, de restauração da condição de pecadores para santificados em Cristo.

Gênesis 3:15 diz respeito a Cristo Jesus que por meio do nascimento virginal e do sacrifício na cruz do calvário redime  o homem :“Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.” I Coríntios 15:21,22.

Diante de todo o contexto Bíblico, não há dúvida de que o verso de Gênesis 3;15 diz respeito a Jesus Cristo e Satanás, a batalha entre bem e mal, filhos de Deus e inimigos de Deus.

Percebamos que quem esmaga a cabeça da serpente não é a mulher . Quem esmaga a serpente é a semente da mulher. Vamos nos deter um pouco a esse detalhe.

A mulher que dá a semente é Maria. Através do nascimento virginal, Cristo que antes era o Verbo, agora se torna carne a habitar entre nós (João 1:14). Contudo, não é Maria que esmaga a cabeça da serpente, pois, o intuito de Deus ao colocar a mulher como veículo no cenário da redenção, é revelar Sua graça. A primeira mulher foi a causa da condenação (I Timóteo 2:14) sendo agora Maria instrumento da bondade e benignidade de Deus. Exaltada não é ela, mas Deus que com poder e glória cumpre a promessa messiânica e introduz a Semente da Redenção no mundo. È a graça de Deus que em demonstração de amor e perdão dá novo significado a mulher na redenção.

Se Maria é a mulher de Gênesis 3:15, por que então dizer que a mulher é a igreja de Cristo? Aqui reside o cerne dessa revelação: Porque Cristo é a semente que origina a Igreja. Com a ressurreição de Cristo, Maria se torna membro da  igreja. Jesus é a cabeça da igreja e os seus discípulos são o corpo (Efésios 5:23). Assim sendo, Maria não é superior a Cristo, não é ela quem esmaga a cabeça de Satanás (como mostra algumas gravuras e doutrinas), Cristo, a cabeça da Igreja é quem fere a cabeça de Satanás:  “E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.”. Romanos 16:20

Vemos em João 12:24 a seguinte afirmação:“Em verdade, em verdade vos asseguro que se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, permanecerá ele só; mas se morrer produzirá muito fruto.” 

Significa dizer que a semente precisa morrer para dar fruto. Jesus foi a premissa dessas sementes, pois morreu e ressuscitou para devolver  ao homem tudo quanto havia perdido no Éden. E todo homem que morre para o mundo, renasce frutificando para Deus. Por isso, dizemos que a semente é Cristo e é a Igreja. Encontra-se, portanto, a trindade totalmente presente na promessa de Gênesis 3:15: Ação de Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

E por todas essas coisas vivemos, na certeza de que Deus está desde o princípio conduzindo a história humana de modo amoroso, proporcionando aos homens vida plena através de Cristo Jesus que veio para dizer que existe um Reino real que está acima de tudo, pois é soberano. Ao mesmo tempo, esse reino é acessível por meio de Cristo que se fez homem habitando entre nós. Ele sofreu como nós e por nós e essa é a esperança que vence o mundo. Em suma, Gênesis 3:15 nos diz que apenas através de Cristo é possível a salvação, a derrota completa do mal.

Deus nos abençoe.


11 comentários:

Missionária Clerisse disse...

Meu nome é Clerisse sou missionaria para honra e gloria do Senhor Jesus.Quero dizer que o seu comentario foi maravilhoso muito bem explicado. Deus abençoe cada dia mais e mais.
Um abraço.

SHEKNAH CREW disse...

top a explicação

Unknown disse...

Muito boa a explicação.

Unknown disse...

Muito boa a explicação, consiso e esclarecido.

Unknown disse...

Excelente.

Rose disse...

Muito esclarecedor!!

Adriana disse...

Ótimo bem explicado

Alex Nunes disse...

Essa é a VERDADE...

elinemeneses disse...

Excelente explicação

Nilza Maria disse...

Ótima explicação. Deus abençoe!

Marcelo disse...

Esta mulher é Maria, pois Deus quis humilhar satanás, então tornou uma criatura imaculada (Maria) e enviou Teu filho através dela, por um nascimento milagroso, virginal.
Deus é todo poderoso, Ele pode fazer o que quiser, Ele não precisava enviar Teu filho através de uma mulher, mas quis isto, então esta mulher está nos planos de Deus para a redenção da humanidade.