Dificuldade de ler a Bíblia, o que fazer?



Artigo do leitor:
Micael Teixeira
Belo Horizonte - MG

Ler a Bíblia é um alimento para nós cristãos e é uma orientação de Jesus para que possamos ter forças em nossa caminhada diária e sermos vitoriosos.

Jesus disse em João 5:39: "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim."   

Muitas pessoas, leem a Bíblia em  momentos de perdas, doenças, acidentes e outras situações que podemos considerar difíceis, e pode ter certeza que as dará forças, mas precisamos em todo o tempo  conhecer mais e mais da Palavra.

A cada vez que lermos algo novo irá se revelar! Porque a palavra de Deus é viva e eficaz e sempre se renova quando a colocamos em prática nas nossas vidas.

O que fazer para vencer a dificuldade de ler a Bíblia então?

Diremos aqui o que é necessário para vencermos a dificuldade de ler a Bíblia e também quais serão os benefícios de adotarmos a leitura da Palavra de Deus como um hábito natural no nosso dia a dia.

Ore antes de ler


  • Sempre antes de ler a Bíblia, ore. Peça a Deus que lhe ajude, que abra a sua mente, que toque seu coração com a leitura.
  • Peça a Deus para que aumento a sua vontade de ler, de praticar o que você leu na Palavra.
  • Peça também para que tire todo o empecilho para a leitura Bíblica.

Se esforce


Vemos pessoas se esforçaram para passar em um concurso, ir bem no trabalho, faculdade, escola e fazem de tudo para conseguirem o que tanto almejam nesta vida, mas não passa um minuto do dia para leitura Bíblica. Os dias estão corridos, temos tantas coisas para fazer que a busca a Deus fica muitas vezes em último plano. Peça a Deus que lhe dê forças para encontrar ânimo para ler!Algumas pessoas dizem: Eu leio, mas não entendo!


Nossa dica é: Continue lendo! Deus vai te honrar e vai falar ao seu coração, vai te revelar maravilhas contidas nas Escrituras, apenas continue, mesmo que de início você não entenda, mas se esforce!Comece lendo um versículo diário, depois vá aumentando para dois... um capítulo e assim por diante.

Crie condições favoráveis

Ler a Bíblia não é como uma leitura qualquer. Se você vai ler deitada na cama, corre grande risco de pegar no sono.
Se estiver cansado no final do dia louco para deitar, como não terá dor de cabeça?
Se estiver lendo em frente à TV, como irá se concentrar?


  • Avalie como está sua leitura atualmente e descubra qual a melhor condição para que você consiga ler a Bíblia.
  • Defina um horário fixo, pois assim você criará um hábito. 
  • Avalie qual o horário do dia você está mais disposto, com corpo descansado e com ânimo.
  • Utilize um plano de leitura, pois assim sua leitura fica bem mais produtiva.

Utilize a tecnologia de hoje a seu favor

Adquirir o hábito de ler leva tempo, não é de uma hora para outra, de um dia para o outro, mas é um processo que aos poucos vai crescendo em seu coração.Se você quer começar de uma forma em que não sentira sono, não terá dor de cabeça e que será também uma forma agradável e inovadora, utilize uma Bíblia em áudio.Hoje na internet, temos diversas versões da Bíblia em áudio.


  • Baixe pregações em mp3.
  • Baixe aplicativos da Bíblia.


Estas dicas são bem simples, mas trazem resultados!

Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Salmos 119:105

Deixe a palavra de Deus te guiar em tudo na sua vida. Com o tempo as pessoas verão uma marca diferente em você! Um brilho, uma paz e muitas vezes sem palavras você testemunhará do amor de Deus.Deus lhe dará segurança, te fortalecerá e sua fé será mais forte!

Aproveite para ler o versículo do dia no site http://versiculododia.com/

Bom, esperamos que estas palavras possam te ajudar!

*******


Micael Teixeira me escreveu perguntando se podia colaborar com um artigo sobre leitura Bíblica. Depois de avaliar o artigo, aprovei para publicação. Ele congrega na Igreja Cristã Maranata em BH e edita o blog Versiculododia.com

Obrigada pela participação, Micael! A Palavra de Deus é Fonte inesgotável de vida, ela direciona nossos caminhos de modo único, proporcionando dádivas que vão além da aquisição de conhecimento. Há um Provérbio que diz:

Não seja sábio aos seus próprios olhos;tema o Senhor e evite o mal. Isso dará a você saúde ao corpo
e vigor aos ossos.Provérbios 3:7-8

Ou seja: A Palavra de Deus é a Salvação eterna da vida que prossegue mesmo após a morte, e é também salvação nessa vida terrena, tão cheia de desafios que combatem contra nossa fé. É vida plena da mente, corpo e espírito. Claro que adversidades virão, elas chegam para todos, mas sustentados pela Palavra de Deus, seremos mais fortes e felizes, especialmente pela certeza de cumprir a vontade de Deus para nós. 

Deus nos abençoe.

4 comentários:

Wilma Rejane disse...



Acrescento outros aspectos que também julgo importantes para o estudo da Bíblia Sagrada:

- Fazer anotações: grifar, selecionar, escrever versículos, buscar significado das palavras. Ou seja: aprofundar o estudo, pois, se apenas lermos ou ouvirmos sem ponderar significados, corremos o risco de esquecer.

- Fazer interação entre Antigo testamento e Novo Testamento. Essa ponte é essencial para compreendermos o contexto da Escritura.

Evaldo Filho disse...

Boa tarde. Sou um grande admirador do blog,mas queria saber se a Sr.Wilma Rejane é ou já foi professora? Pq me parece que fui seu aluno aqui em Teresina no Colégio Residencial Pedra Mole.

Wilma Rejane disse...



Boa tarde, Evaldo!

Sim, fui professora no Pedra Mole de 2011 a 2013, lecionei Ensino Religioso (manhã e tarde) e Filosofia à noite. Que bom reencontrá-lo, ainda que virtualmente!! Fui "correndo" conferir seu perfil pra ver se tinha uma foto para recordar quem és, mas pelo nome fica difícil, são muitos alunos...

Obrigada, querido, Deus o abençoe e se quiser pode me fazer uma visitinha lá na Escola José Amável onde trabalho atualmente (manhã e tarde), será uma honra.

Saudações em Cristo.

Evaldo Filho disse...

😃😃 Não acredito... como o SENHOR é maravilhoso... jamais imaginei que poderíamos nos reencontra nessa situação...estou super feliz...tenho aprendido muito com os seus post eles têm me ajudado bastante. Aleluia!! Meus amigos não vão acreditar que já fui seu aluno que honra,que honra!! Queria saber se a Sr tem outro algum tipo de contato pq queria conversa com a senhora. À realmente não tenho foto no meu perfil mas vou tenta manda alguma pra senhora!!! Estou super feliz!!! À vamo sim, qualquer dias desses lhe visito!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...