O engano de Moisés

Deus não se atrasa
Autor: João Cruzué
.
Senti o desejo de escrever uma mensagem sobre a velhice na semana passada, entre outras coisas, porque no inicio do ano cravei a marca dos 60. É uma idade que tem suas vantagens e desvantagens. A parte ruim (eu acho) é que a maioria dos assuntos, das conversas, começa a girar em torno de doenças e remédios. A parte boa, no meu caso, é poder usar o espaço preferencial em filas, trens, metrôs, etc. Mas não são sobre estes assuntos que desejo escrever algumas linhas, senão sobre o grande engano do diabo em sua estratégia para eliminar o propósito de Deus dos sonhos dos velhos. Isto está particularmente muito claro na vida de Moisés.

No capítulo 7 do livro de Atos dos Apóstolos, está registrado que, aos 40 anos, Moisés sentiu um impulso de conhecer a situação dos filhos de Israel. Em algum tempo, antes dos quarenta, ele deve ter ouvido a voz de Deus dizendo que ele, Moisés, era o libertador de Israel.

Moisés foi e viu seus irmãos judeus sendo espancados e maltratados. Já que ele era o libertador, não perdeu tempo: tratou de começar a obra de Deus pela FORÇA.  Todavia não era este o plano de Deus.

Daí, tendo sido expulso do Egito, fugiu para a terra de Midiã, onde começou a viver um longo tempo na "caverna", ou seja, começou a descrer da promessa e foi se acomodando à vida ordinária. Naturalmente, o dedo do diabo, de alguma forma, esteve presente durante os outros 40 anos que Moisés passou no deserto. Isto é muito possível porque, se Moisés era o escolhido para libertar o povo de Israel e torná-lo em uma nação, com certeza, o adversário fustigaria Moisés naqueles longos anos de solidão e silêncio de Deus.

Na Carta de Paulo aos Efésios (1:9) diz que os mistérios do propósito de Deus nos são dados a conhecer por revelação: "Descobrindo-nos [revelação] o mistério da SUA vontade, segundo o SEU beneplácito, do que propusera [propósito] em SI mesmo". Este assunto é mais esclarecedor no v.17: "Para que o Deus de nosso SENHOR Jesus Cristo, o PAI da Glória, vos dê em SEU conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação".

Ao final de 40 anos de "caverna" Moisés estava perfeitamente convicto de que aquela história de libertador de Israel era fruto da sua imaginação, um sonho sem pé nem cabeça.

Mas não era!

Para todo verdadeiro servo de DEUS, não são os anos de vida que ditam o FIM dos propósitos de Deus. Na primeira resposta de Moisés  a Deus (Êxodo 3.11), uma coisa que não é dita, mas que fica implícita, é que Moisés se considerava um velho: "Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?". Outro grande líder, Abraão, antes de conhecer Agar, também concordou que  não era possível gerar um filho na velhice.

Lucas registrou no Evangelho que escreveu: "Por que para Deus nada é impossível" (Lc. 1.37).

Moisés Libertou Israel; Sara concebeu Isaque; de Isabel nasceu João Batista e Saulo, o perseguidor, foi transformado no apóstolo dos gentios, graças ao nosso Deus, Aquele que põe a vitória em nossas mãos.

O maior engano de Moisés foi achar que Deus não tinha passado o propósito para outro, porque ele já estava senil. Em nossos dias, é comum a partir dos 60 anos, muitos sonhos serem transformados em cinzas pelas frustrações do passado e da imperceptível voz do diabo - o especialista na arte de plantar pensamentos sofismáticos.  Muitos cristãos estão sendo enganados e desistindo,  mesmo com vastos registros bíblicos que mostram o contrário.

A conclusão que cheguei, na meditação desta manhã, é que Deus tem um propósito especial para a vida de cada um de nós - cristãos ou não. Os anos da nossa vida foram dados por Deus para cumprir este propósito. Todavia, a ausência cia de fé, a falta de exercícios físicos  e uma boa alimentação, matam este propósito sem precisar da intervenção do diabo. A tristeza e a caverna são as evidências mais claras de que o Espírito Santo não concorda com nossas atitudes. E isto é verdadeiro porque quando estamos dentro do propósito de Deus, o Espírito de Deus se alegra e SUA alegria aformoseia o nosso rosto, mesmo em situações que nos faltam muitas coisas.

Portanto, se você já tem mais de 60,  ande mais pelos olhos da fé  do que pelas coisas ruins que o inimigo insiste em lhe mostrar. Confie no Espírito Santo e deixe o diabo falando sozinho.


"Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças,

subirão com asas como águias; correrão,

e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão."

(Isaías 40.31)

A Paz de Cristo.

João Cruzué edita Olhar Cristão e é colaborador do Tenda na Rocha





Um comentário:

JD disse...

Sempre encontro conforto nessa página, é como se Deus me direcionasse nos momentos de duvida e incerteza e dissesse: vem cá filha, leia isso. É exatamente isso que quero lhe falar!!
Que o Espirito Santo continue abençoando seu ministério!!
Amém!!