Por isso; não se desespere, não desanime.

Continue firme, Deus é fiel

Por Victor Cárdenas
Tradução de João Cruzué

Alguma vez já esteve pensando porque todo desejo, sonho ou para tudo o que mais se deseja na vida é preciso tempo para conquistar? Por que um Deus onipotente e onisciente não usa seu poder sobrenatural para dar já a seus filhos tudo o que querem?

Estou convencido de que "Tudo tem seu tempo e tudo o que se quer debaixo do céu tem sua hora"(Ecle.3:1). Vivemos na geração do "microwave", do micro-ondas. Queremos tudo instantaneamente e para já! Pensamos que a vida é como macarrão instantâneo que em cinco minutos já está pronto.

Tenho muitos sonhos e metas pessoais que gostaria que já se cumprissem e a cada dia que passa, trabalho para que isto se leve a cabo. Há dias que me pergunto se Deus se esqueceu do que me prometeu. Porém me anima saber que tudo tem seu tempo. Não posso desesperar-me ainda que tarde a promessa, ainda que venham dias que digam tudo ao contrário. Deus é fiel e não é homem para arrepender-se daquilo que Ele prometeu que fará.

Por alguma razão existe o tempo e Deus é o Deus do tempo. Vejamos algumas das coisas que podemos aprender na Bíblia que envolva tempo, paciência e espera. Depois do tempo vem o resultado e a promessa.


Deus sendo o Podo Poderoso levou seis dias para concluir a criação. Ele poderia ter dito no primeiro dia que se faça tudo e já, todavia separou dias para cada uma de suas criações. "Tudo o fez formoso a seu tempo, e tem posto a eternidade no coração do homem sem que este logre compreender a obra feita por Deus desde o princípio até o fim. ( Eclesiastes 3:1)

Abraão levou 100 anos para ter Isaque, o filho da promessa.

Jacó serviu a Labão por sete anos para conquistar Raquel a esposa que mais desejava. Depois teve que pelejar com um anjo antes de receber a bênção. Para chegar a nossa meta e receber a bênção temos que aprender a lutar e esperar.

José tinha 16 anos quando sonhou que seus irmãos se prostrariam diante dele e que ele seria o governador de todos. Levou 14 anos para que seu sonho se convertesse em uma realidade. Teve que passar por fome, cárcere, escravidão, juízo e martírio antes do sonho se tornar realidade.

Moisés gastou muito tempo para sair do Egito. O coração de Faraó foi endurecido e durante este tempo o povo hebreu sofreu muitas aflições apesar de que Deus disse a Moisés que Ele livraria seu povo da escravidão. Depois de muitos dias de pragas, convencimento e negociação o Faraó cedeu a liberdade aos hebreus.

Moisés ficou 40 anos no deserto sem ver a terra prometida. Deus prometeu uma terra onde manava leite e mel, sem embargo o povo de Israel gastou 40 anos no processo de chegar a sua meta. Muitos morreram durante estes 40 anos e também sofreram, sem embargo Deus sempre foi fiel e providenciou tudo o que eles necessitavam. Também sua presença os acompanhou e os guiou durante esse tempo, dando-lhes uma coluna de fogo à noite e uma nuvem por sombra durante o dia. Moisés nunca viu a terra prometida, foram seus sucessores que entraram nela.

Josué ouviu a promessa de Deus pela boca de Moisés e ele foi o que viu a terra prometida e cruzou o Jordão. Ele teve que cumprir o sonho de outro e adquiriu a promessa de Moisés. Foram muitos anos depois que ele pode cumprir o sonho de Moisés. Sua preparação para atravessar o Rio Jordão foi de três dias.

Davi era um adolescente quando ouviu a profecia de Samuel de que seria um rei. Teve que aguardar muito tempo e passar por muitas coisas em sua vida antes de subir ao trono. Teve que aprender a lutar com ursos e leões antes de pelejar com o gigante. Teve que passar por fomes, frio, guerra, humilhações, antes de tomar o trono.

Salomão, mesmo sendo o homem mais sábio e rico que a Bíblia nos relata, teve que esperar até a idade certa para receber seu trono.

Assim muitos homens de Deus como Davi, Salomão, Elias, Eliseu e muitos mais, aprenderam que tudo tem seu tempo.

Jesus, sendo Deus encarnado, aguardou 30 anos para depois começar seu ministério. Ele teve que esperar e aprender muitas coisas antes de cumprir seu propósito na terra.

Por que um tempo e não já? Por que Deus quer que ensinar-nos muitas coisas de Seu caráter e moldar-nos mais a Ele durante este tempo de espera.

Cada um sabe em que deve melhorar, abandonar coisas que não ajudam a viver uma vida plena dentro das promessas de Deus. Perguntemos quanto tempo devemos estudar para chagar à meta que Deus nos deu antes de ver o cumprimento da Sua promessa?

Ele quer que esteja completamente preparado, que sua vida esteja plena do caráter divino para ser um bom administrador das coisas de Deus.

Lembre-se que tudo tem seu tempo e não se desespere.

João Cruzué escreve o Olhar Cristão e é colaborador do Tenda na Rocha

3 comentários:

Unknown disse...

Oh SENHOR, obrigado por usar irmãos que não me conhecem e eu não os conheço para falar comigo. Obrigado PAI, em nome de JESUS eu te agradeço ! Deus continue usando vocês, amém.

sidnei vicente disse...

Apouco tempo preguei uma mensagem muito parecida com essa, com detalhes bem semelhantes, parabéns uma mensagem linda, que Deus te abençoe.

Pr Sidnei Vicente

Anônimo disse...

Deus seja louvado, nesses tempos de espera é que o Senhor El Shadday nos molda, nos prova e nos mostra as maravilhas que suas providências são durante o período de aguardo. Eu sou grata, muito grata a Deus por ele me passar pelo fogo, me purificar e me ensinar cada vez mais andar na sua presença. Te amo, Senhor Deus. Jesus Cristo é a lâmpada para meus pés. Obrigada, Deus. Senhor seja louvado. ❤️