O que é o tempo?




Os dias talvez sejam iguais para um relógio, mas não para um homem.
Marcel Proust



Wilma Rejane


Falar sobre o tempo é algo transcendente porque a memória remete a um mundo de coisas procurando selecionar o que realmente importa relembrar.  O tempo é, e quando percebemos, já foi! E o que foi no tempo, jamais volta! O tempo é descrito em fases ( e perfeitamente) no livro de Eclesiastes  3:1 “ Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu”. É confortante saber que existe propósito na vida, que nada é vão. Isso também pode ser assustador para alguns que teimam em usar o tempo como uma arma, carregada, prestes a disparar. São os que vêm o tempo como inimigos e se “escondem” nas veredas de trevas  para que suas obras não sejam descobertas -João 3:19.Triste realidade .

Deus nos deu o tempo, esse que se mostra no relógio, em uma dimensão feita especialmente para nós. Tempo  para Deus está além de nossa compreensão: "Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia" - 2 Pedro 3:8. No livro de Apocalipse, a nova Jerusalém, morada eterna dos salvos, é descrita como um lugar onde não há noite: “ E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite” Ap 21:25. Portanto, o tempo que vemos e contamos no “tica-tac” dos ponteiros, não corresponde ao tempo de Deus. Tenhamos fé e não percamos a paciência porque Deus tem o controle de absolutamente tudo, sem escapar uma aresta! “Pela paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança”- Rm 15:4


Os vários significados de tempo

Na Bíblia encontramos o tempo descrito em pelo menos quatro formas:

'et
Chronos
mo'ed
Kairos


'et: “E haverá estabilidade nos Teus tempos ('et), abundância de salvação, sabedoria e ciência; e o tempo do Senhor será o seu tesouro” Is 33:6

'et refere-se a épocas, ex: tempo ('et) de amores, de dores, de velhice, etc. No citado verso de Isaias, “et é o tempo da nova aliança, do Cristo ressuscitado que convida a todos para o Seu Reino.

Chronos: “ E disse-lhes: não vos pertence saber os tempos (chronos), ou as estações (Kairos) que o pai estabeleceu pelo seu próprio poder” Atos 1:7. É de chronos que deriva a palavra “cronologia” refere-se ao tempo em sua extensão, medida. Ex: os 365 dias do ano são Chronos, se nesse ínterim aguardo por uma resposta de Deus, um acontecimento especifico, isso vai acontecer no tempo Kairos. 


Kairos: “Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo (Kairos)” Cl 4:5. Kairos é tempo oportuno, designado, devido, diz respeito a qualidade do tempo. Reescrevendo o versículo de Colossenses com Kairos ficaria assim: “ Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo oportuno”.

Mo'ed: o radical é o verbo Ya'ad que significa “estabelecer ou fixar” . A primeira ocorrência de mo'ed é em Gênesis 1:14”Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre dia e noite; e sejam eles para sinais e para tempos (mo'ed) determinados e para anos. Deus fixou mo'ed delimitando dia e noite. Mo'ed é também usado para designar as sete festas do Senhor na nação de Israel Lv 23:2. Todo o plano de Redenção nos é revelado na progressão das sete festas do calendário judaico: Páscoa, pães asmos, primícias, pentecostes, trombetas, dia de expiação e tabernáculos. Conclui-se que mo'ed se fixa de forma definitiva e previsível, é um tempo previsível.

Espero que esse breve estudo sobre o tempo tenha acrescentado algo a seu conhecimento e porque não dizer: a sua fé. Nós vivemos no chronos, aguardando e crendo no Kairos como começo de um novo(a) 'et (época) observando o mo'ed (calendário) que Deus estabeleceu para Israel e para Igreja e também para separação entre dias e noites. Vale lembrar que muitos vivemos tanto no chronos como no Kairos, porque o tempo de Deus chegou para ficar, marcando definitivamente nossas vidas.  

Sei que todas essas palavras em grego parecem complicar o assunto, contudo através delas podemos conhecer o que de modo superficial jamais conheceríamos.

E assim, estudando o tempo, aprendo que Deus organizou tudo de modo especial para seu povo, desde a antiguidade. Ele conhece nosso tempo e tem tudo bem anotadinho, assim como tem a conta dos pássaros (Lucas 12:6) e das nossas lágrimas (Salmo 56:8). Que nossa história  prossiga na eternidade, como resultado de um tempo que entregamos a Deus para ser regado e que nós em nossa pequenez soubemos bem aproveitar.

É verdade, há tempo em nossas vidas carregados de aflições e por tanto sofrimento não conseguimos enxergar um tempo de restauração, ou, a esperança na restauração das situações, acaba sendo o conforto e o meio que nos mantêm inteiros em força e fé. A Bíblia nos revela que há tempo para todo propósito embaixo do céu (Eclesiastes), e quando não há mais nada que possamos fazer para mudar determinadas situações, saberemos que somente Deus poderá fazê-lo. Quem sabe o tempo da aflição seja um tempo de crescimento pessoal, quem sabe, um meio de nos aproximar de Deus percebendo a beleza que há em coisas que antes sequer percebíamos. O tempo está aí, como mestre, como aliado, para alguns, contudo, parece ser um fardo.

Não queridos leitores, o tempo não é inimigo, nem fardo, ele é  sagrado, nos chega como um presente a cada manhã revelando o amor de Deus por nós. Ainda que o céu esteja turvo e o horizonte escondido pela névoa e escuridão, Deus nele está, com Seu plano vigorado de salvação. Que o tempo de hoje seja, portanto, de gratidão, de renovo, pois a felicidade não é determinada pelo tempo, mas por quem no tempo se instaura acreditando na graça Divina como colaboradora da felicidade. Deus derrama sobre nós Sua bondade, pois, nada merecemos somente a graça de um Deus bondoso que opera hoje do mesmo modo que operou no passado. Deus é bom e ainda que o sofrimento e a dor nos alcance, haverá um tempo em que tudo cessará, em que nos tornaremos mais maduros e gratos, até mesmo pelo sofrimento. Assim fez José. Depois de padecer por mais de dez anos em injurias e prisões, enfim, teve o livramento e ao reencontrar seus irmãos confessou:

"Vocês pensaram estar fazendo um mal contra mim ao me venderem como escravo. Passei muitos sofrimentos, mas entendo que Deus transformou mal em bem para me fazer chegar até esse dia" Gênesis 50:20.

Que Deus em Cristo nos conceda a alegria de confessar que o tempo do sofrimento nos foi favorável e que todo o tempo que houver seja restaurado, a cada manhã, apontando para o futuro glorioso de quem é filho de Deus.

Deus nos abençoe.


Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude, SBB,Edição revista e corrigida, 1995 . Índice das palavras chaves em grego, página xxxv.

Nenhum comentário: