Não temas, não te assombres, há um Deus!



Wilma Rejane

Medo é impotência humana diante de situações, é ansiedade, insegurança. O medo nos torna pequenos, acuados, diante de gigantes. Mas esses gigantes nem sempre são reais, podem ser minúsculos como espinhos que cabem embaixo de nossos pés ou nas palmas de nossas mãos, mas machucam, ferem, sangram. Assim é o medo. Pensamos ser o medo próprio dos covardes, contudo todos nós sentimos medo em determinados momentos e a coragem consiste não na ausência desse sentimento, mas na superação do medo. Superar os medos, não sermos vencidos por eles, é próprio dos valentes.

Há ainda segredos reservados ao medo, ele tem suas faces escuras e talvez por isso carregue singularidades a serem desvendadas. Por exemplo: medo é cruel, raiz-de-fel, mas pode ser mel. É mel em seu lado bom, pois ter medo em certas ocasiões protege. O medo de cair em um abismo faz com que fiquemos bem longe dele. Medo de subir em um alto muro, evita a queda. Medo de ser atropelado mantêm a cautela ao atravessar uma rua movimentada. Medo de ir para o inferno pode aproximar do céu. Esse último exemplo pode parecer escandaloso, mas é verdadeiro, a Teologia do medo tem seus adeptos.

significados de medo na Bíblia

Ao pesquisar essas palavras na Bíblia encontrei :

I Coríntios 2:3 – estive convosco em fraqueza e em temor e em grande tremor.

Temor = Phobos (strong 5401) grego clássico diz que é fuga, terror, pavor. Dessa raiz vem a palavra ''fobia”.

Oseias 3:5; Depois tornarão os filhos de Israel, e buscarão ao Senhor seu Deus, e a Davi, seu rei; e temerão ao Senhor, e à sua bondade, no fim dos dias.

Temer = pachad (Strong 06342), estar assustado, tremer, se surpreender, estar admirado, maravilhado.

Isaías 8:13: Ao Senhor dos Exércitos, a ele santificai; e seja ele o vosso temor e seja ele o vosso assombro.

Temor = morah (Strong 04172) o mesmo que reverência, espanto, respeito.

Além dos idiomas grego e hebraico, a palavra tem suas variações em outros idiomas. No português encontramos os seguintes significados para medo: ansiedade, preocupação, covardia, inquietude. 

Medo no rebanho 

Medo é uma reação natural dos homens em relação a coisas terrenas e sobrenaturais. Quem nunca sentiu medo? O momento do medo é aquele em que a incerteza, o pavor, ganha proporções tão gigantescas que ameaça a fé e a tranquilidade da alma. Medo pode ser sinal de fraqueza, porém, é também aquele momento em que somos confrontados a superar a opressão que nos rodeia, através da fé em um Deus que conhece nossas limitações e nos anima através de Sua Palavra. Lembremos que em diversas ocasiões Jesus comentou com seus discípulos a respeito do medo:


  • Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino. Lucas 12:32
Jesus sabia que haveríamos de enfrentar muitas dificuldades mas o fato de fazermos parte do rebanho e Reino de Deus era motivo de não desistir, paralisar, desfalecer nas adversidades.

Um fato curioso a respeito do medo é que se ele é capaz de paralisar alguém deixando-o sem ação, ânimo, é também capaz de provocar mudança de atitude. Josué foi designado por Deus para conquistar a terra prometida de Israel e em alguns momentos sentiu medo dos inimigos,  ele refugiou-se em Deus que lhe garantiu vitórias:

  • E disse o Senhor a Josué: "Não tenha medo! Não desanime! Leve todo o exército com você e avance contra Ai. Eu entreguei nas suas mãos o rei de Ai, seu povo, sua cidade e sua terra. Josué 8:1

Josué temia, mas não se sentia derrotado, buscava estratégias para vencer a guerra. O temor a Deus o ajudava a vencer o temor dos homens.

O olhar natural sobre o medo

Outro caso de temor nas Escrituras tem um desfecho muito animador porque revela o quanto somos limitados e por vezes tememos desnecessariamente. O exército da Síria havia cercado a cidade onde estava o profeta Eliseu e o auxiliar de Eliseu ficou apavorado, assustado, com medo! Eliseu estava tranquilo porque através de revelação sabia que Deus não os abandonaria. 

  • O que vamos fazer?"(2 Reis 6:15). 
  • Responde Eliseu:Não tenha medo, pois aqueles que estão conosco são mais numerosos do que os que estão com eles (2 Reis 6:16). 
A fúria dos inimigos era incapaz de vencer o exército de Deus. Apesar da admirável bravura de Elias nesse momento decisivo para Israel, em outras situações ele demonstrou medo e procurou se esconder em uma caverna. Um profeta herói tão igual a nós que ora estamos confiantes e cheios de fé, contudo, há momentos em que o medo nos ameaça. Por que isso acontece?

  • Em Isaías 41:10 diz:  Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.



Nesse pequeno verso encontramos algumas indicações sobre momentos de medo: Deus se revela a nós, nos fortalece, nos sustenta e faz prevalecer sua justiça.

Já passei por situações critícas na vida e senti medo como qualquer mortal. Recentemente, inclusive, escrevi o verso de Isaías 41:10 em uma folha e preguei com durex em meu espelho. Eu estava precisando me fortalecer na fé para vencer o medo de situações que me assombravam. Esse simples gesto teve um efeito grandioso, pois, me alimentei várias vezes ao dia com a promessa de Deus de que o medo não deveria me fazer recuar, não deveria me enfraquecer. A Palavra enfim, "grudou" não somente no espelho, mas em meu coração.

Uma leitura detalhada do verso de Isaías, irá nos revelar condições que o medo impõe :

-Assombro
-Fraqueza (física, mental, espiritual)
-Incerteza
-Instabilidade
-Sentimento de abandono
-Esquecimento de quem é Deus
-Esquecimento de quem somos para Deus.

E todos os aspectos acima citados são negados, superados, pela presença de Deus em nosso coração, pela certeza de que  o verdadeiro amor lança fora todo o medo (I João 4;18).


Não temas, eles não são gigantes...

Há um trecho da obra de Miguel Cervantes que ilustra bem o que o medo pode causar: a fim de proteger a donzela por quem estava apaixonado, Dom Quixote se atira em um moinho de vento, acreditando tratar-se de um monstro de garras destruidoras.

Cervantes, na mesma obra, deixa uma lição memorável a fim de vencermos os medos:

"Cuide de vossa graça, pois aqueles ali não são gigantes, mas moinhos de vento, e aquilo que pensais serem braços são as pás que, girando o vento, movem a mó."

O medo pode ser moinho que nos mostra novas e melhores direções na medida em que para vencer o medo, buscamos a coragem, prudência e a fé. O medo pode ser destruidor se nos entregamos a ele acreditando ser ele invencível. Invencível, na verdadde é Deus na direção de nossas vidas, toda fraqueza reside em nós e toda Fortaleza no Cristo que venceu a morte e ressuscitou para nos fazer vencer o medo.


Deus o abençoe

4 comentários:

Marli disse...

Simplesmente fortalecedor esse texto. Muito obrigado Wilma Rejane.
Deus te abençoe.

Airton Jr. disse...

A graça e a paz do Senhor Jesus.

Como é deslumbrante ver a graça de Deus atuando:

Passo por situações que me geram medo e assombro e Deus envia sua Palavra (Providência divina em ação!) através destas linhas me dando sustento e exortação com a sua destra fiel.

Deus lhe abençoe, irmã em Cristo. Continue sendo instrumento do Senhor através deste canal.

Anônimo disse...

Deus abençoe esse blog e cada dia mais pessoas possam ser fortalecidas através desta palavra assim como eu !

Anônimo disse...

Parabéns por essa exposição textual!!