O que a Bíblia diz sobre anjos?

E o anjo disse a Elias: Levanta-te e come ainda tens muito caminho pela frente

De: Martin G. Collins
Tradução:
Wilma Rejane


Muitas livrarias estão lotadas de literatura sobre anjos, são seções inteiras . Programas de televisão, filmes e mídia impressa tornaram popular o assunto anjos , demônios e sobrenatural. Anjos são denominados de "guias pessoais e protetores." Um número crescente de adeptos da Nova Era, hindus, budistas, 'cristãos' e até mesmo judeus estão apelando para seus anjos da guarda pedindo orientação durante o curso de suas vidas diárias. As religiões da Nova Era com ênfase no espiritualismo têm grande responsabilidade sobre isto.

Esses anjos tão populares não são os benevolentes e santos anjos que servem a Deus . Na realidade, esses guias espirituais são seres demoníacos prontos e dispostos a preencherem o lugar vazio nos corações e mentes das pessoas , enganando-as por aceitá-los como anjos de luz ( II Coríntios 11:14-15 ). Em última análise, isso leva a pessoa rejeitar a soberania do Deus verdadeiro.

Em contraste, os anjos de Deus  permaneceram fiéis, são poderosas,  fieis  e obedientes a quem foi dada a responsabilidade de ministrar aos eleitos de Deus. Como revelado nas Escrituras, os anjos de Deus trabalham e agem muito diferente do que popularmente expressam hoje aqueles que estão fascinados por eles.

Função dos anjos

Os anjos são seres espirituais pessoais, cada um com uma mente de maior capacidade e habilidade do que a nossa. Eles são capazes de atitudes, propósitos e intenções. Mas apesar de maravilhosos e poderosos, eles não têm nenhuma autoridade para além de Deus. Em Mateus 28:18 , Cristo disse: "Toda a autoridade foi dada a mim no céu e na terra." Nosso Salvador tem o controle completo sobre todos os seres espirituais. Devemos, portanto, direcionar todos os nossos pedidos e necessidades a Deus, não aos anjos.

Como os principais servos de Deus Todo-Poderoso, anjos fazem a Sua vontade em todas as coisas, quer para com filhos de Deus ou contra os ímpios. A Bíblia mostra algumas das maneiras que Deus usou para realizar a Sua vontade. Deus usou os anjos para destruirem Sodoma por suas perversões ( Gênesis 19:01 , 13); para amaldiçoar Meroz porque o povo se recusou a ajudar Israel ( Juízes 5:23 ); para trazer peste a Israel quando Davi fez o recenseamento ( II Samuel 24:15-17 ); para matar Herodes por não dar glória a Deus ( Atos 12:23 ); e para vingar aqueles que perseguem os santos ( Salmo 35:5-6 ).



Por outro lado, o ministério dos santos  inclui orientação aos eleitos de Deus,  protegendo-os, e recolhendo-os em seus leitos de morte. O autor de Hebreus os chama de "espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação" ( Hebreus 1:14 ). Ministrar significa " fazer o serviço para." Anjos são enviados para fazer o serviço para os santos, os eleitos de Deus, os que hão de  herdar a vida eterna. Eles estão na terra para nos salvar de acidentes ou morte prematura e para nos ajudar a alcançar a vida eterna. O ministério dos anjos para os eleitos é uma prova inspiradora e encorajadora do cuidado e preocupação de Deus por nós.

Como servos, os anjos são mais experientes,  poderosos, e uma vez que são espíritos têm a mente mais desenvolvida que nós.No entanto, o nosso potencial como filhos de Deus é muito maior do que os anjos (Hebreus 2:6-8 ; I Coríntios 6:2-3 ).

Como anjos servem

Deus comissionou Seus anjos para guiar os eventos em benefício dos eleitos. Quando Abraão falou ao seu servo para encontrar uma esposa para Isaque , ele disse: "Ele [Deus] enviou o seu anjo diante de ti" ( Gênesis 24:7 ). Mais tarde, o servo repetiu as instruções de Abraão para Betuel e Labão, pai e irmão de Rebeca:. "O Senhor, em cuja presença tenho andado, enviará o seu anjo contigo, e prosperará o teu caminho" (v. 40) Prospearr neste contexto significa "tornar bem sucedida. " Abraão sabia que Deus iria enviar um de seus anjos para supervisionar os esforços do servo em encontrar uma esposa para Isaac e tornar a viagem um sucesso. Usando um anjo para guiar eventos específicos, Deus providenciou Rebeca para Isaque.

Os anjos também guiam os eleitos, especialmente em tempos de necessidade. Em I Reis 19:1-8 , Elias fugiu para o deserto de Jezabel, que havia acabado de massacrar a maioria dos profetas de Israel. Enquanto o profeta dormia, um anjo apareceu. "Então, como ele se deitou e dormiu debaixo de uma árvore de zimbro , de repente, um anjo tocou-o, e disse-lhe: 'Levanta-te e come" (verso 5). Então Elias comeu o bolo e bebeu a água que o anjo forneceu por ele. Então ele deitou novamente. "E o anjo do Senhor veio segunda vez, tocou-o e disse: 'Levanta-te e come, porque o caminho é grande demais para você" (verso 7). Elias levantou, comeu e bebeu novamente e viajou uma grande distância com a força desse alimento por quarenta dias e quarenta noites. O anjo foi o instrumento através do qual Deus proveu para o Seu profeta. Ele faz o mesmo por nós, usando anjos para executar as tarefas específicas necessárias para manter nossas vidas.

Os anjos, por vezes, são enviados para consolar o povo de Deus. Em Atos 27, Paulo vai à Roma para ser levado perante César. Enquanto ele estava em um navio no mar, um vento tempestuoso se levantou, e a situação tornou-se crítica. Com medo de que o navio encalhasse ou afundasse, a tripulação começou a aliviar o navio, até mesmo ao ponto de jogar fora alimentos para melhor enfrentar o mar. Depois de muitos dias de implacável e torrencial tempestade em mar muito agitado, eles pensavam que iriam morrer. Mas um anjo apareceu a Paulo e disse: "Não tenha medo, Paulo, você deve ser apresentado a César, e de fato Deus te deu todos quantos navegam contigo" ( Atos 27:24 ). A responsabilidade específica de assegurar a Paulo que eles iriam sobreviver foi realizada por um anjo de Deus.

No futuro, Deus vai comissionar Seus anjos para reunir os eleitos de Cristo em Jerusalém. Quando Ele voltar em grande poder e glória, Jesus será "enviará os seus anjos com grande som de uma trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma extremidade do céu para o outro" ( Mateus 24:31 ) . Deus planejou com antecedência. Ele já determinou os deveres específicos que os  anjos irão realizar no retorno de nosso Salvador Jesus.

Proteção e Libertação

Deus muitas vezes envia seus anjos para proteger seus eleitos. Depois que David fingiu loucura diante de Abimeleque ele escreveu: "O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem [reverenciam] e Ele os livra" ( Salmo 34:7 ). Aqui vemos que Deus espera lealdade e obediência como  pré-requisito para dar a Sua proteção. Da mesma forma, o Salmo 91 mostra que Deus deu a Seus anjos ordens sobre nós:

Pois Ele dará a seus anjos ordens a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra. ( Salmo 91:11-12 )

Quando Daniel tornou-se um dos três governadores principais do Império Medo-Persa no século VI aC, distinguiu-se acima dos outros governadores e sátrapas - O rei Dario colocou Daniel sobre todo o reino - Os outros governadores tornaram-se extremamente ciumentos e conspiraram para ver Daniel morto. Estes políticos tramaram se utilizando da vaidade do rei, convencendo-o a assinar um decreto exigindo que quem fizesse oração para qualquer deus ou homem que não fosse Dario durante os seguintes 30 dias,  deveria ser lançado na cova dos leões.

Daniel sabia do decreto, mas como tinha feito a maior parte de sua vida, ele continuou orando e dando graças a Deus de joelhos três vezes ao dia. Os políticos muito rapidamente denunciaram Daniel ao rei. Entristecido pela situação de Daniel, mas obrigado pela lei dos medos e persas, Dario ordenou que a sentença fosse executada. Depois de passar uma noite na cova dos leões, Daniel disse a um Dario espantado:

Meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque fui achado inocente diante dele. ( Daniel 6:22 )

Aqui, Daniel indica duas razões por que Deus enviou seus anjos para proteger e libertar seu povo: Ele era inocente e respeitava a Deus e a  liderança que Ele lhe concedido ( Romanos 13:1-5 ). Deus usa os Seus anjos para guardar os Seus servos fiéis do mal.

 Deus continua a proteger os seus servos por meio de anjos, nos tempos da Nova Aliança. Tiago, filho de Zebedeu, tinha acabado de ser morto pelo Rei Herodes Agripa I, o que agradou os judeus. Confiante de que ele tinha o apoio do povo, Herodes prendeu Pedro durante os dias dos pães ázimos  colocando-o na prisão para aguardar execução. A igreja oferecia constante oração a Deus por ele( Atos 12:1-5).

 Na noite em que Herodes planejava executá-lo, Pedro foi acordado por um anjo.

Ora, eis que um anjo do Senhor apareceu-lhe, e uma luz resplandeceu na prisão; e ele bateu no lado de Pedro e o levantou, dizendo: "Levanta-te depressa!" Então, as cadeias caíram-lhe das mãos. (V. 7)

O anjo despertou Pedro e instruiu-o em cada detalhe. Sabendo que Pedro estava sonolento, o anjo cuidadosamente o instruiu para vestir-se e amarrar em suas sandálias. Pedro pensou que ele estava tendo uma visão, até que  viu que estava do lado de fora das muralhas da cidade e que o anjo tinha partido, então ele percebeu o que havia acontecido. Ele disse: "Agora eu sei com certeza que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes" (v. 11).

Depois disso, Pedro foi à casa de Maria, mãe de João Marcos, onde muitos dos irmãos se reuniram para rezar. Quando Pedro bateu à porta, uma menina chamada Rode saiu . Quando ela reconheceu a voz de Pedro,ficou tão assustada que, em vez de abrir a porta,  correu para contar aos irmãos que Pedro estava lá fora. Mesmo  ela tendo insistido, eles não acreditaram nela. "Então eles disseram: 'É o seu anjo" (verso 15). Mesmo estando orando a Deus para intervir, eles descrentes de que Deus havia respondido  suas orações  milagrosamente. Deus interveio, enviando seu anjo para salvar Pedro da morte.

Anjos não devem ser adorados

Os anjos foram criados para serem ministros, agentes e auxiliares na criação de Deus e permanecem fieis sabendo que são parte da família de Deus e obedecem a Ele. João escreve em Apocalipse 22:8-9:

 Eu caí no chão em adoração diante dos pés do anjo que me mostrou essas coisas. Então ele me disse: " Não faça isso, eu sou teu companheiro .... adorar a Deus."

 Sob a direção de Deus, o ministério dos anjos é o de orientar, prever, proteger, fornecer conforto e vigiar os eleitos. Eles são servos leais e dedicados de Deus, comissionados para nos ajudar a alcançar a salvação. No entanto, os anjos estão nos ajudando a atingir níveis da Família Deus muito maiores do que eles têm. Eles permanecerão servos enquanto nos tornamos filhos nascidos de Deus!

Devemos certamente apreciar o trabalho desses "espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação". Eles fazem tanto por nós que nunca vemos. Louvemos e agradecemos a Deus pelos Seus anjos leais! 

Deus os abençoe

Nenhum comentário: