A breve oração de Bartimeu



Wilma Rejane


Então, o cego se pôs a exclamar: “Jesus! Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” Lucas 18:38

 Na antiguidade, Jericó era uma cidade da orla oriental de Gor, à distancia de 10 quilômetros do rio Jordão. Foi a primeira cidade conquistada pelos israelitas sob o comando de Josué .  Achava-se protegida por muralhas e portas de grande resistência (Js 2.5 e Nm 22:1). Foi em Jericó estabelecida uma escola de profetas, sendo visitada por Elias e Eliseu (2Rs 2.4-18). Atualmente,  Jericó é um montículo de três hectares chamado de Tell es-Sultão, localizado ao lado de abundante manancial conhecido como Fonte de Eliseu.

Jesus e os discípulos passavam por Jericó, quando de repente, ouvem o clamor: “Jesus, filho de Davi, tem compaixão de mim!”. Era o cego mendigo, que  toma conhecimento do que acontece na cidade, naquele dia, hora e local. Bartimeu. Filho de Timeu.Em aramaico: Bar-teymah, "filho da pobreza". Eis um homem estigmatizado pela miséria,  preconceito e toda sorte de infortúnios. Certamente, cresceu ouvindo as histórias sobre Jericó: de como Deus levou os israelitas a conquistá-la, das maravilhas operadas pelo Senhor dos Exércitos através das vidas de Elias e Eliseu. Bartimeu tinha fé e sua breve oração tocou o coração de Jesus. E é sobre a oração de Bartimeu, o que ela nos ensina, que comento hoje.

A oração de Bartimeu

Primeiramente, o que chama a atenção, é o fato de Bartimeu se dirigir a Jesus como "Filho de Davi". Essa pareceu ser uma atitude particular sua naquele momento. Não haviam pessoas gritando com Bartimeu, pelo contrário, sua voz se destacou na multidão ao ponto de tentarem calar sua oração, barrar sua fé, intimidá-lo, mas ele não desistiu, tinha convicção da identidade de Jesus.

Jesus está vivo e é tão real quanto o ar que respiramos. Ele ouve orações. Muitas vezes, pensamos, que para sermos atendidos por Jesus, temos que fazer longas orações. Temos ainda a impressão de que orar por muito tempo é sinônimo de espiritualidade, e assim, por não conseguirmos falar muito em oração, ficamos infelizes. A oração de Bartimeu não foi longa e sim fervorosa, intensa, verdadeira, sincera e cheia de fé na Pessoa de Jesus. 


Bartimeu era totalmente dependente da misericórdia humana, ele passava seus dias à beira do caminho, à margem da sociedade, implorando por dinheiro e comida, quem sabe, um pouco de atenção. E quando escuta o barulho de uma multidão se aproximando, o que pensa? Pensa em ganhar bastante moedas para o restante da semana, aquela era uma oportunidade única para isso, pois, nem todo dia havia reunião de pessoas próximas a ele. Nada disso. Bartimeu, naquele dia, faria um pedido diferente: ele queria ver. Grande Bartimeu! Soube aproveitar o momento e fez a oração de sua vida!

Os olhos espirituais de Bartimeu foram abertos, pela fé no filho de Deus. Adeus cegueira física e espiritual!

Sabe, todos os dias, do dormir ao acordar, pensamos na manutenção da vida: o que comer, o que vestir, o que ganhar. Não devemos esquecer que o bem mais precioso, que vem em primeiro lugar, é o amor a Deus. A oração de Bartimeu se originou em um coração desprovido de ganância.

Não sabemos como Bartimeu se movimentava no dia a dia, se ia sozinho aos lugares; pela experiência de passar sempre pelos mesmos caminhos, não sabemos se tinha um guia. O que sabemos é que todos os dias estava a pedir, à beira de um caminho movimentado. Bartimeu não conseguia ver as expressões do rosto das pessoas: piedade,  rejeição, compaixão. Ele não via, mas sua limitação não foi motivo de sua inércia diante do filho de Deus.

Quais as nossas limitações? Elas têm sido motivo de inércia diante de Deus? temos nos sentido tão diminuídos que não nos achamos dignos de ser ouvidos? Bartimeu nos ensina a orar, e ao ouvir a oração de Bartimeu, Jesus demonstra que nenhuma condição de miséria humana nos afasta Dele. O pecado pode nos afastar de Deus, mas estes podem ser perdoados.(Isaías 59:2 e I João 2:1)

Jesus seguia pelo caminho e parou para ouvir e realizar a cura de Bartimeu. Podemos pensar: foi tudo tão rápido e fácil para Bartimeu, por que não funciona assim comigo?!

Bartimeu era um adulto, quantos anos não teve de sofrimento, até, enfim, ser curado?

A fé foi gerada no coração de Bartimeu, depois disso veio a ação. Ele não conhecia Jesus, não viu seu rosto, mas creu, pelo ouvir da Palavra. E quanto tempo levou para crê?

Essas indagações não têm o objetivo de desanimar, mas de nos animar a orar e prosseguir orando por todos os dias de nossas vidas. Não estou a dizer que devemos fazer orações curtas, pois, somente elas funcionam, não é isso, esse relato sobre a oração de Bartimeu, tem o objetivo de dizer que a fé não é mágica, nem um conjunto de rituais, é algo simples que se realiza em um coração sincero diante de Deus.

Deus o abençoe

Nenhum comentário: