O sistema basilisco

Não entregue a chave de seu coração para esse sistema




Wilma Rejane

" Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. Pois ao final te morderá como a cobra e picará como o basilisco." (Provérbios 23: 31,32) 

Os versos em questão falam sobre os efeitos nocivos da bebida alcoólica, correto? À primeira vista pode parecer que sim, mas em uma análise mais completa do capítulo 23 de provérbios, veremos que essa atrativa taça de vinho e a consequente ressaca diz respeito também a  prostituição.

Provérbios 23:

26 Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.
27 Pois cova profunda é a prostituta, poço estreito, a alheia.
28 Ela, como salteador, se põe a espreitar e multiplica entre os homens os infiéis.
29 Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as rixas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos?
30 Para os que se demoram em beber vinho, para os que andam buscando bebida misturada.
31 Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.
32 Pois ao cabo morderá como a cobra e picará como o basilisco.
33 Os teus olhos verão coisas esquisitas, e o teu coração falará perversidades.
34 Serás como o que se deita no meio do mar e como o que se deita no alto do mastro
35 e dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando despertarei? Então, tornarei a beber.

"Tornarei a beber" (verso 35), denota um desejo insaciável, recorrente. É como se o efeito da bebida fizesse mal e o pecado funcionasse como um remédio para o ébrio tornar a se sentir bem. Nessa ciranda a bebida se apresenta em um abismo cada vez mais profundo oferecendo até a última gota. E o ébrio desce para buscar.

A advertência é para homens e mulheres não se deixarem vencer pelas sedutoras e tentadoras propostas do mal. Infelizmente, vemos essa palavra se cumprir na vida de muitos; são casamentos que entram em crise e chegam ao fim porque depois de anos e anos de união o marido ou a esposa se encantou com alguém mais "jovem,bonito e simpático" que o cônjuge. É o desejo incontrolável por sexo,  vício em pornografia e  ausência de temor a Deus se tornando comum, habitual.

Boa e real é essa Palavra de provérbios para aperfeiçoar e convencer do pecado e suas consequências. Todos temos conhecimento do que seja uma mordida de cobra, seu veneno é introduzido no organismo até levar à morte. E quanto ao basilisco? Na Bíblia esse animal é descrito como uma serpente que encanta com seu assobio. Aliás o nome basilisco é uma variável de assobio (baz'-i-lisk ). Portanto, o Basilisco na Bíblia se refere a uma serpente que atrai sua presa e depois dá o bote para matá-la. Uma situação bem parecida com a que viveu Eva no jardim do Éden, ela foi atraída,seduzida e por fim morta pelo veneno do pecado.

Cobras e basiliscos em provérbios não revelam suas naturezas perversas, usam disfarce, ambos estão como uma taça de vinho reluzente e apetitosa. Basilisco é a representação do pecado, é como um ovo sendo chocado e o que sai de dentro morderá o que o chocou.

Isaías 59: 4 a 6: "Ninguém há que clame pela justiça, ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam no que é nulo e andam falando mentiras; concebem o mal e dão à luz a iniquidade. Chocam ovos de basilisco e tecem teias de aranha; o que comer os ovos dela morrerá; se um dos ovos é pisado, sai-lhe uma serpente. As suas teias não se prestam para vestes, os homens não poderão cobrir-se com o que eles fazem, as obras deles são obras de iniquidade, obra de violência há nas suas mãos." 

Concluindo: Sabe aquele assobio que por vezes se ouve como se fosse a mais bela canção convidando para dançar? Pare. Pense. Lembre do ensinamento de Deus em provérbios para não provar dessa taça cheia de veneno. Lembre do verso de Isaías sobre chocar serpentes. Lembre de que há um Deus que pode e nos oferece coisas maiores e melhores extraídas de seus tesouros. Não vale a pena seguir o encantamento. 

O sistema basilisco considera pecado algo natural, mas isto é apenas um disfarce. A "beleza e felicidade" deste sistema é pueril, passageira e tão rasa quanto um rio poluído morrendo nas nascentes pela impureza da água. 


  • "E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre." 1 João 2:17

  • Ainda não resististes até o sangue, combatendo contra o pecado;  e já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido;  pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho.  É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija?". Hebreus 12:4-7.

O sofrimento provocado pelo pecado leva à morte espiritual, mas o sofrimento que vem da obediência a Palavra de Deus este é recompensado com o bem pelo próprio Deus. 


Deus o abençoe.

Um comentário:

Anônimo disse...

Maravilhoso texto, simples e totalmente aplicável à nossa vida cotidiana. Temos sempre ter em mente: Vigia e orai sem cessar. O pecado, ele ronda a nossa porta, constantemente, por isso não devemos deixar nenhuma brechinha para os deleites da vida.
Nossa vida é breve, passageira e única. Deus vos abençoe
Rogério.