Nove coisas que aprendi com a pesca maravilhosa dos discípulos de Jesus



Wallace Sousa

Eu estive, juntamente com os jovens de minha igreja, visitando a igreja de outro bairro, chamado Riacho Fundo II. Era um culto de jovens e quem pregou nessa noite foi o pr. Marcinho, da Ass. Deus de São Sebastião/DF. A pregação, muito boa por sinal, foi sobre alguns dos versículos do tema abaixo. Assim, durante e após a mensagem, eu fiquei meditando sobre o texto e acabei desenvolvendo o estudo a seguir.

Espero que ele possa ser útil para sua vida. Se este post ajudar você, posso pedir para avaliar, deixar um comentário ou compartilhar com seus amigos? Agradeço de antemão. :)

Segue o estudo

(1) Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Dizem-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam. (2) E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus. (3) Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não. (4) E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes. (5) Então aquele discípulo, a quem Jesus amava, disse a Pedro: É o Senhor. E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se ao mar. (6) E os outros discípulos foram com o barco (porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados), levando a rede cheia de peixes. (7) Logo que desceram para terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima, e pão. Disse-lhes Jesus: Trazei dos peixes que agora apanhastes. (8) Simão Pedro subiu e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes e, sendo tantos, não se rompeu a rede. Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. (9) E nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? sabendo que era o Senhor. João 21:3-12 (Fiz acréscimos que não constam no texto original)

1. Não ignore o fato que nossos projetos nem sempre saem como planejado

Um dos grandes males do brasileiro é ser imediatista, querer as coisas “pra ontem”, abusar do improviso, a famosa “cultura do puxadinho” e deixar o planejamento de lado, desprezando essa poderosa ferramenta capaz de direcionar esforços, otimizar recursos e focar alvos e metas de forma metodológica e estruturada.

Inclusive, um mito que muitos ainda acreditam é o planejamento é algo que engessa a vida profissional, intelectual e pessoal de qualquer um. Nada mais enganoso. Na verdade, o planejamento pode – e deve – ser visto como um grande auxílio para libertar-se de ciclos viciosos e experimentar um futuro melhor e mais adequado.

E quanto a nós, quantas vezes já não sofremos e vimos sofrimento alheio por falta de planejamento, desperdiçando escassos e importantes recursos? Não me canso de repetir essa frase tão antiga quanto verdadeira:

If you fail to plan, you are planning to fail!”, em tradução livre: Se você falha em planejar, você está planejando falhar!, de autoria de Benjamin Franklin.

Como deve ter sido difícil de aceitar para Pedro & cia ltda (quem lê, entenda) esperar um resultado produtivo após uma extenuante noite de trabalho, pensando que teria êxito quando, na verdade, teve seus esforços e esperanças totalmente frustrados!

Mas, isso também deve servir para nós, que somos e estamos constantemente sujeitos a vivenciar as mesmas frustrações e decepções que eles experimentaram. É o seu caso? Não desista ainda, meu amigo leitor. Continue lendo, quem sabe algo bom pode surgir e você encontrará a saída para esse seu impasse. Quem sabe, né? Vamos em frente.



2. Entenda: é quando estamos chegando no limite que Deus age

Fico imaginando a cena. Depois de toda um noite cansativa e improdutiva, lá estavam os discípulos, pescadores experimentados, voltando de mãos vazias. Já imaginou a frustração que eles deviam estampar em seus rostos? Ali devia estar a própria face da decepção e desânimo.

E ali, chegando na praia, vemos que eles estavam também jogando a toalha, entregando os pontos. Sim, porque enquanto eles achavam que ainda tinham alguma chance, eles permaneciam Mar da Galiléia adentro, tentando, jogando a rede mais uma vez, persistindo, insistindo. Mas, você deve saber melhor do que, chega uma hora que cansa, que não dá mais, que nossas forças se exaurem e, nesse momento, nada mais resta a fazer senão baixar a cabeça e admitir que é o fim.

E foi bem ali, no limite entre o mar e a terra, o perfeito símbolo de que eles haviam chegado ao limite das forças, ao limite dos recursos, ao limite da esperança e já estavam vendo com nitidez que tudo aquilo por que eles lutaram, se esforçaram e batalharam foi em vão.

Você já se sentiu assim também, como se todo seu esforço foi em vão? Tudo o que você fez, gastou, investiu e se esforçou tanto, o projeto que você pensou que seria o máximo não lhe deu nem o mínimo de retorno. Sim, aquele grande sonho virou um tremendo pesadelo e agora você está aqui de mãos vazias, abatido, desanimado, desiludido e desesperançado. Acabado, no limite das forças.

E agora, você se pergunta? O que será de mim? O que eu vou fazer agora? Como vou sair dessa enrascada? Estou perdido, sem saber o que fazer, você diz.

Mas, calma, é no limite que Jesus está. E quando você chega no limite, Jesus está lá, esperando por você. Não se desespere, não desista, porque Ele está bem aqui. É quando você percebe que está sem saída que Ele chega com a solução.

Você chegou no limite e não sabe o que fazer? Eu também, e por isso escrevi Vou desistir… Não aguento mais! Leia e renove suas forças. E depois volte pra terminar de ler aqui hein!  :)

3. Saiba que não é nem um pouco vergonhoso reconhecer quando fracassamos

Você sabia que pessoas normais, tipo eu e você, costumam fracassar com muita frequência? É verdade, estou falando sério. E mais, nós fracassamos muito mais vezes do que vencemos, muitas vezes mais do que saímos vitoriosos de uma batalha importante. Enfim, pesando na balança, somos mais perdedores do que propriamente vencedores.

Agora, sabe o que é ainda mais comum do que perder, ser derrotado e fracassar? É ter vergonha de admitir que fracassou, que foi derrotado, que perdeu a luta e saiu humilhado de uma peleja. É muito difícil você se dar conta que, mais uma vez, as coisas deram errado e você acrescentou mais uma derrota em seu currículo.

Mas, quando eu paro e penso em Pedro chegando na praia e aquele estranho perguntando-lhe algo como “e aí, parceiro, pegou o quê hoje?”, e me dou conta que Pedro não inventa desculpas do tipo “ah, estava escuro e frio” ou “o vento nos tirou do lugar certo e nos levou pra longe” ou qualquer outra desculpa que tentasse amenizar a dor do fracasso ou minimizar o tamanho do prejuízo.

Não, senhor, Pedro não. Ele, cabisbaixo, apenas admitiu o que todos ali sabiam: trabalhamos duro, demos o nosso melhor, mas estamos de mãos vazias. Fracassamos. Perdemos. Fomos derrotados. Ele admitiu, reconheceu a derrota.

Sabe o que eu aprendo? Aprendo que quando reconhecemos nosso fracasso, nós nos libertamos do cativeiro da vergonha prolongado que ameaça nos açoitar impiedosamente. Quando admitimos a derrota, quando não ficamos inventando desculpas nem bodes expiatórios em quem colocar a culpa, nossa tão grande culpa, nós deixamos cair o fardo de ter que provar para os outros que somos infalíveis.

E, dessa forma, podemos parar, assumir os erros, identificar as falhas e, mas à frente, corrigir o que fizemos de errado e recomeçar do ponto em que paramos, prontos para dar a volta por cima e mudar a história. Quem sabe, até mesmo escrever uma nova história!

A segunda coisa é que nós podemos reconhecer nosso fracasso para qualquer pessoa, mas quando confessamos isso abertamente diante de Jesus, ah! Ele tem uma palavra capaz de mudar o rumo da história! Aleluia! Perceba: Jesus não ficou dizendo palavras macias, passando a mão na cabeça nem dando aqueles chavões de auto-ajuda batidos.

Não, Jesus veio com uma nova diretriz, uma nova direção que iria mudar o curso daquela história, que é o próximo passo a ser explorado.

4. Aprenda que a mudança de paradigmas nos leva a conquistas impensáveis e improváveis

Antes de tudo, deixe-me dizer-lhe que minha formação acadêmica é em Administração de Empresas, portanto tenho a tendência de procurar um sentido gerencial ou de maximização de eficiência ou obtenção de resultados em praticamente quase tudo que leio.

É um defeito? Pode ser. Mas, às vezes, eu consigo perceber coisas que podem ser úteis a muitas pessoas. Acredito que este é um dos casos, embora você possa discordar de mim e deixar registrada sua discordância nos comentários, ok? Vamos explorar esse tema juntos?

Em primeiro lugar, fico pensando em Pedro chegando na praia exausto, desanimado e frustrado. Pescador experiente, embora um pouco desatualizado e enferrujado, ele nunca desaprendeu a pescar. Apesar disso, aquela noite provavelmente deve ter sido a mais frustrante e decepcionante de todas! Zero, nada, um fracasso total.

E, ao chegar à praia, eis que Pedro vê um desconhecido que lhe pergunta como foram seus esforços: “pegaram algum peixe?”, e Pedro responde com o “não” mais constrangedor que ele poderia responder. Então o estranho simplesmente diz algo como “mudem a maneira que vocês estavam acostumados a fazer, tentem do lado direito do barco desta vez”.

Sim, às vezes Jesus vem para mudar radicalmente a forma que pensamos, agimos e até mesmo somos. Mas, Jesus não apenas nos muda, Ele nos transforma. Sim, porque depois que O conhecemos, é impossível continuarmos da mesma maneira.

E sabe o porquê de Jesus nos transformar desse modo tão estranho e radical? Entre os vários motivos que posso elencar, cito o que Ele quer nos levar a trilhar novos caminhos, nos levar a um outro nível, a fazer as mesmas coisas de um modo diferente, novo e, perceba, melhor do que antes, alcançando resultados diferentes e surpreendentes.

Caro leitor, você mesmo que me lê agora, quero me dirigir a você de uma forma muito direta e sincera. Já é quase meia-noite enquanto escrevo isso, e preciso acordar cedo amanhã para trabalhar, mas não posso deixar de lhe dizer o que Deus colocou no meu coração para lhe transmitir. Olhe, não importa como você chegou aqui, não importa se chegou de mãos vazias, de coração triste e com seu ânimo destroçado, com a esperança agonizando, prestes a morrer.

Eu estou aqui para dizer a você, que está aí do outro lado, que Jesus ainda é mesmo, e mesmo que Ele pareça um desconhecido para você, quero que saiba que Ele pode mudar sua história e transformar seu fracasso, sua derrota, sua decepção e frustração em algo extraordinário. E quero que saiba que não importa o que você perdeu ou deixou de ganhar, o que Deus tem para sua vida é muito maior do que você imagina ou espera.

E o que é preciso para que você experimente o milagre de Deus? É o que estamos descobrindo juntos, eu e você, nessas linhas que estamos construindo e experimentando a cada linha que é escrita e lida.

5. Reconheça o Senhor como o principal responsável por suas conquistas e triunfos

Hoje podemos dizer que vivemos em uma época de contrastes, onde várias coisas estão, no linguajar feicebuquenês “tudo junto e misturado”! Engraçado que isso que nos reúne, junta e acondiciona num mesmo lugar acaba por nos diminuir, comprimir e até mesmo oprimir, pois que nos reduz a algo tão nivelado que as individualidades que nos definem e nos identificam se perdem nesse processo. E assim, corremos o risco de sermos cada vez mais diminuídos até à extinção.

Desculpe, acabei divagando bastante aqui, deixando-me levar por uma veia filosófica que não tenho. O certo seria excluir esse parágrafo do texto, para não macular algo que pretendo ser digno de elogio e louvores. Mas, ele também pode me servir de exemplo daquilo que desejo fazer, falar e projetar mas que, em algum momento, desanda e fracassa. E são justamente esses que queremos esconder.

Outro destaque dessa época em que vivemos é a imensa capacidade de algumas pessoas, talvez muito mais do que saibamos mensurar, serem extremamente ingratas. A ingratidão existe no ambiente profissional, familiar, acadêmico, eclesiástico, fraternal e mesmo entre cônjuges, quando não prestamos muita atenção à forma como estamos agindo ou deixando de agir.

E essa ingratidão também afeta nosso relacionamento com o divino, nossa intimidade com o Senhor, o Criador de todas as coisas, já percebeu? Mas, quando eu leio esse texto, uma das coisas que percebo é que a saída de um beco sem saída, essa virada do fracasso para a conquista tem um nome: é JESUS, o Senhor.

Sim, meu amigo, meu caro leitor, nós precisamos reconhecer quando nossa vitória vem de Deus. E, pelo menos para mim, eu hoje posso identificar claramente as digitais divinas em cada vitória e conquista que obtive ao longo de minha vida, tanto as mais simples quanto aquelas que eu achava impossível alcançar.

E você, também pode reconhecer o dedo de Deus nos sucessos de sua vida? Ainda não? Que tal, a partir de agora, estar atento para isso e desfrutar de um sucesso jamais alcançado antes? Hein? Hein? :)

6. Reconheça que a estratégia divina nos capacita a superar nossos limites e melhores expectativas

Sabe uma das coisas que me surpreende nesse texto? É algo que, aparentemente, é bem simples embora muito profundo. Sim, você sabia que é possível algo ser simples e, ao mesmo tempo, profundo? Bom, Jesus era assim: simples e profundo.

Mas, sobre o simples e profundo do texto, o que me chama MUITO a atenção é o fato de que Pedro & Cia Ltda (quem lê entenda, haha) tinha gasto toda a noite, andando (remando, na verdade) pra cima e pra baixo pelo Mar da Galiléia (ou de Tiberíades ou de Genezaré) e o que tinham conseguido? Nada, nadica de nada. Nem uma piaba.

Já pensou nisso: uma noite toda, digamos praticamente umas 12 horas, considerando que eles devem ter ido quando ainda havia luz para aprontarem o barco e já era a manhã do dia seguinte. E, durante a noite, imagino um dizendo ao outro: “aqui não está bom pra peixe, vamos mais pra lá, ou mais pra cá, ou pracolá”! Já imaginou o tanto que eles remaram a noite toda atrás de um mísero peixe?

Mas, quando tiveram um encontro com Jesus e seguiram suas orientações, eles obtiveram um retorno extraordinário, fenomenal, incrível, jamais alcançado antes e também insuperável! Pare e compare: uma noite inteira (aproximadamente 12 horas), remando quilômetros e quilômetros, zanzando, indo e voltando, investindo todos os seus esforços para… nada!

Mas, foi só Jesus entrar em cena, dar uma simples dica e pimba! Tudo estava resolvido! Sim, faça as contas: eles se distanciaram apenas uns 100 metros da praia, onde se encontraram com Jesus, gastaram uns poucos minutos para chegarem lá e… já não podiam acreditar no que estavam vendo! Um milagre havia acontecido! Sim, porque quando Jesus entra em cena, o milagre é certo!

E que que saiba que eu também passei por algo assim: eu estava com uma dívida a ser paga, e o tempo de fazer isso se esgotava rapidamente. Eu estava anunciando o bem que havia adquirido e precisava vendê-lo antes que chegasse a data de sua entrega e eu precisasse assumir a totalidade da dívida. Anunciei durante quase um ano, fiz inúmeros contatos, paguei anúncios, me estressei, me descabelei e… nada. Só desgaste.

Então, um dia, entreguei os pontos. Fiz uma oração assumindo minha culpa e confessando meus erros. Pedi perdão e como não tinha mais para onde correr, não tinha mais tempo, eu pedi ao Senhor que me desse sabedoria para lidar com aquele problema e me ajudasse a sair dele.

Então, quando eu estava para negociar a dívida e enfrentar alguns meses de aperto financeiro, eis que Jesus, em menos de 30 segundos, resolve o problema! Estou falando sério, não estou brincando nem inventando! Leia este post que escrevi aqui do milagre que Deus operou em minha vida e saiba como foi:

É possível sair das dívidas?

Creia, meu irmão, meu amigo, meu leitor: Jesus ainda faz milagres hoje. Sim, Ele ainda multiplica pães e peixes e ainda enche redes com cardumes. Ele não mudou, ainda é o mesmo! Apenas creia e desfrute do milagre em sua vida!

7. Reconheça que Deus é o dono de tudo e devolva a Ele um pouco do seu ganho

Não sei se você já parou para prestar atenção nas tristes notícias que vemos todos os dias. Não digo parar para ler, mas para prestar atenção no padrão recorrente. O que quero dizer com isso é que quando isolamos alguns dos fatores que são os motivadores, as razões por trás de muita coisa ruim que acontece, qual seria um dos principais motivos?

Poderíamos elencar vários, certo? Vamos lá: inveja, cobiça, ganância, violência, avareza, etc. Talvez sua lista tenha alguns itens a mais do que esta breve relação de fomentadores de tragédias, não é mesmo? Mas, e se eu lhe dissesse que há uma razão além dessas e talvez você nem tenha se dado conta de que ela é bastante presente hoje? Ficou curioso? Pois bem, eu ouso dizer que muitos dos graves problemas que enfrentamos hoje é fruto da ingratidão das pessoas. Deixe-me lhe dizer algo com sinceridade: poucas coisas doem mais do que ingratidão.

Reflita comigo: você já ajudou alguém e essa pessoa, quando estava em condições de lhe ajudar, simplesmente virou as costas? Como foi que você se sentiu? Ficou decepcionado, magoado, indignado, revoltado? Mas, não vamos estragar nosso dia pensando apenas em coisas ruins, não é verdade? Vamos fazer algo diferente, algo gratificante, tudo bem?

Certo, agora vamos pensar o contrário disso e restaurar um pouco de fé na humanidade. Pense agora nas pessoas que lhe ajudaram quando você mais precisou, que lhe estenderam a mão e como isso foi determinante para que uma situação difícil pela qual você estava passando fosse revertida ou que um grave problema fosse solucionado.

Pode ter sido um problema de saúde, uma dificuldade financeira, uma perda familiar ou qualquer outra daquele tipo de ocorrência que nos deixa prostrados, abatidos e desanimados. Agora, procure se lembrar do que você sentiu pela pessoa que lhe ajudou. Pensou? Como foi? Um sentimento de gratidão inundou sua alma e você gostaria de oferecer algo a ela, mas não era possível? Então, talvez com lágrimas banhando seu rosto você apenas disse “muito obrigado”.

Pode bem ser que você tenha se prometido que, logo que pudesse, retribuiria o favor, certo? Ou, quem sabe por não poder fazer isso por quem lhe ajudou, resolveu ajudar outros em situação delicada, acertei? Bem, comigo também já aconteceu assim. Eu já fui muito ajudado, muito mesmo. E justamente porque eu não pude retribuir a várias dessas pessoas, eu resolvi ajudar outros de alguma forma, como se fosse meu pequeno tributo e doação pessoal em prol de um mundo melhor.

Esse é um dos motivos pelos quais eu escrevo, porque eu quero abençoar outros de alguma forma, por menor que seja. Foi por isso que escrevi ebooks gratuitos com dicas de estudo para ajudar pessoas que estão lutando por uma vida profissional melhor. É por isso também que já ajudei várias pessoas sem cobrar ou esperar nada em troca.

E neste momento você pode se perguntar: vale a pena, Wallace? Essa é uma pergunta meio difícil de responder, mas vou lhe responder com exemplos, tudo bem? Por exemplo, muitos dos comentários que recebo toda semana aqui, alguns deles emocionados e que também me emocionam, agradecendo pelos posts, são mostras de que, sim, vale a pena. Expressões de gratidão podem atuar como uma verdadeira força motriz que literalmente move você a continuar fazendo aquilo que lhe traz satisfação e prazer.

Mas, nem só de palavras vive um blogueiro, certo? Então, algumas pessoas quiseram demonstrar sua gratidão de modo, digamos mais pálpavel e, por causa disso, já fui presenteado com alguns mimos tais como almoços, jantares e, pasme, até mesmo uma viagem internacional com minha esposa. Meu amigo, creia-me: vale a pena ser generoso e receber gratidão de pessoas que sabem ser gratas.

Por isso, quando vejo Jesus dizendo a Pedro “traga alguns dos peixes que vocês apanharam”, você e eu sabemos quem era o responsável pelo milagre, não é mesmo? Por isso, meu amigo, antecipe-se ao milagre de Deus em sua vida e já comece a pensar em como vai retribuir ao Senhor por aquilo que Ele fará em sua vida, para lhe dar vitória.

Sabe a história de como saí da dívida, que contei acima? Eu fiz um propósito com Deus de que iria abençoar alguém. Então, quando já estava com a bênção na mão, fui até um pastor que havia me ajudado em oração e lhe presenteei com algo que Deus colocou em meu coração. Foi muito gratificante ser usado por Deus para abençoar a vida dele.

E deixe-me lhe dizer algo mais: você não perde nada devolvendo ao Senhor uma pequena parte das bênçãos que Ele lhe der. Acredite, eu estou falando como quem tem experiência no assunto. E, se você crer, essa experiência também pode ser sua a partir de agora. Que tal, quer experimentar?

8. Absorva o fato que a obediência à Palavra do Senhor nos permite atingir o máximo de nosso potencial

Ok, vamos combinar, eu escrevi demais. Sim, eu confesso, eu passei da conta. De novo. Então, por favor, antes de me crucificar por causa disso, deixe-me pedir que volte lá no começo e releia o verso 11, que está marcado com o nº 8 em negrito e depois volte aqui, por favor. Leu? Ok, sigamos em frente.

Você conseguiu notar alguns importantes detalhes nesse versículo? Vou ajudar você, ok? Perceba: a rede estava “cheia”, havia “153” peixes nela, e os peixes eram “grandes”, e mesmo sendo “tantos” a rede “não se rompeu”. Viu quanta coisa interessante para prestarmos atenção? Sabe, às vezes nós lemos isso de uma forma rápida e rasteira e acabamos por deixar passar despercebidos detalhes que fazem toda a diferença. Como diz aquele velho deitado (ou ditado, sempre me confundo) “a diferença está nos detalhes”.

Agora, vamos analisar os frutos que Pedro, bem como seus companheiros, usufruiu por ter dado ouvidos à voz do Senhor.

Ele trocou uma rede vazia por outra rede cheia, embora fosse a mesma rede. Ficou confuso? Eu explico. Há pessoas que eram infelizes no casamento, mas depois que passaram a obedecer a voz de Deus, seu casamento mudou. Antes era uma coisa, hoje é outra. Mudou da água pro vinho (caso queira ler um artigo sobre felicidade no casamento, leia aqui). O cônjuge é o mesmo, mas o casamento é outro. Mudança, milagre, transformação.

Há, também, casos de empresários que experimentaram uma virada na empresa, que deixou de dar dor de cabeça e passou a dar lucro. A empresa é a mesma, mas os resultados são outros. Jesus entrou em cena e operou o milagre da transformação (saiu do vermelho e foi pro azul) e da multiplicação (tanto do faturamento quanto do lucro).

A Bíblia não nos diz, mas fico a meditar cá com meus botões, eu comigo mesmo, qual não foi a grande surpresa de Pedro quando ele puxou a rede. Ele já sabia que ela estava “cheia”, mas ele não fazia ideia que havia dentro dela “153” peixes, que eram todos eles “grandes” e que mesmo assim, tão cheia, a rede “não se rasgou”! Meu irmão, é muito milagre pra um dia só, você não acha?

Talvez você tenha chegado aqui com um grande dilema, diante de uma encruzilhada, sabendo qual é a vontade do Senhor, sabendo o que deve ser feito, sabendo o que é o certo a se fazer, mas em dúvida se vai fazer ou não, se vai obedecer ou não. Talvez você tenha motivos para estar em dúvida, pode ser que as razões para titubear sejam reais. Talvez você esteja sendo ameaçado e alguém lhe disse que se você fizer de tal maneira, vai se arrepender, vai sair no prejuízo. Eu entendo você, e não o culpo por isso, por estar em dúvida.

Aliás, nem posso culpar você. Afinal, se você não tivesse nenhuma dúvida, não estaria aqui e muito menos estaria lendo isso, não é mesmo? Então, você tem as dúvidas e veio aqui em busca de respostas, certo? Mas, em resumo, qual a resposta ou as respostas que você vai descobrir aqui? Pelo exemplo de Pedro, do que ele experimentou obedecendo à Palavra de Deus, qual sua conclusão? Vale ou não vale a pena obedecer a vontade de Deus?

Se você decidir obedecer, prepare-se para ver algo inusitado, extraordinário e totalmente inesperado. E também não se preocupe que aquilo que Deus tem reservado pra você não vai escapar, a rede não vai se romper, você não vai ver a bênção de Deus escapulir por entre seus dedos, pode crer, meu irmão.

9. Conscientize-se que a razão de nosso sucesso não é o acaso ou a sorte, mas sim a bênção do Senhor

Quando eu era mais jovem, isso lá pelos idos do Século XX,  também conhecido por Milênio Passado (eu nasci um pouco depois que as pirâmides ficaram prontas, apenas para você ter uma noção), eu me achava o máximo quando me saía melhor do que os outros, quando minhas notas eram maiores, quando eu fazia algo melhor ou vencia algum jogo, coisas assim. Seguindo o mesmo raciocínio, quando eu ficava para trás, perdia ou meu desempenho ficava abaixo da média, eu me sentia péssimo.

Naquela época, eu gostava de ostentar que era o melhor. Na verdade, eu pensava que era o melhor, mas hoje eu sei que não era nada disso. Não senhor. Hoje eu sei, já amadureci e sei que a melhor coisa que eu posso almejar e fazer é tentar ser melhor do que eu fui ontem e tentar ser melhor do que eu sou hoje. Isso, por si só, meu amigo, já é uma tarefa por demais complicada e difícil para de fazer.

Para ser sincero, quando eu penso que estou melhorando, a realidade bate à porta e eu descubro que ainda falta muito para ser alguém melhor. E ainda tem aqueles dias, sabe? Sim, homem também tem aqueles dias, dias esses que são diferentes daqueles, mas que também são parecidos com aqueles, entendeu? Se você, homem, não entendeu, não se preocupe, elas entenderam. Não é verdade, meninas? Voltando: naqueles dias que o homem tem, eu descubro que não sou tudo aquilo que eu pensava que era. Eu descubro que sou menos, muito menos do que eu pensava.

E sempre que eu sou confrontado com essa dura realidade, quando essa verdade bate firme em meu rosto e joga no chão toda minha vaidade, eu sou forçado a admitir que tudo aquilo que eu tenho e conquistei é bênção de Deus, que é só pela graça que eu tenho o que possuo hoje. Não que seja muito, mas que é muito mais do que eu mereço.

O que eu quero dizer com isso é que a presença de Deus em nossa vida, em nossas conquistas e sucessos é tão evidente que não há como negar isso. Nem Pedro nem seus companheiros fizeram isso. Eu também não faço isso. E você, o que vai fazer?

Conclusão

Meu caro leitor (ou leitora, quem sabe), eu já escrevi demais. Se você chegou até aqui, deve estar cansando, e com razão. Não o culpo. Eu também estou, afinal esses minutos que você gastou para ler, para mim foram horas e horas. Mas, longe de mim estar arrependido.

Quer dizer, talvez eu fique arrependido, sim. E qual seria o motivo de eu ficar arrependido? Se, depois de tanto investimento, tanta reflexão, horas e horas gastas para escrever este post que eu tinha real interesse de que fosse ajudar os leitores, se todo esse meu esforço tiver sido em vão.

Portanto, o mais importante aqui não é o que eu escrevi. Não é a repercussão que o texto pode ter causado e chamado atenção. Se as pessoas chegarem aqui, lerem e, no fim das contas, não forem abençoadas, não aprenderem, de verdade, a trilhar esses 9 passos para transformarem suas derrotas em vitórias, de que adiantou tudo isso, afinal?

Permita-me que eu me dirija a você que me lê agora: se você, leitor, leu e não teve um real benefício disso tudo que lhe prometi quando você chegou aqui, eu ficarei muito, mas muito decepcionado. De verdade. Mas, não com você e sim comigo mesmo.

Portanto, gostaria de lhe pedir que, com toda a sinceridade, deixe seu comentário se este artigo realmente lhe ajudou de alguma forma. Se não ajudou e você se sentiu enganado, pode dizer também, estou lhe dando esse direito, fique à vontade para expressar sua insatisfação.

Se, porém, você foi abençoado de alguma forma, seria pedir muito que avaliasse o post dando sua nota e opinião, além de compartilhá-lo com seus amigos? 

Mais uma vez, obrigado! Deus abençoe sua vida de uma forma grandiosa, tal como foi naquela pesca milagrosa: que você fique seja completamente surpreendido pelo agir de Deus.

Amém?

Wallace Sousa edita o blog Desafiando Limites e colabora com o Tenda na Rocha

5 comentários:

Rogério B. disse...

Wallace, a Paz de Deus superabunde na sua vida.
Pois cada letra, cada vírgula, cada ponto, relata a verdade em nossas vidas.
É como você comentou, procurar ser melhor a cada dia, é um grande desafio. Mas vamos novamente lançar a rede. É com toda a certeza, veremos a mão de Deus a nosso a favor.
Isso nos pequenos e grandes desafios. Poi tudo posso naquele que fortalece. Deus abençoe todos.

gabrielacolares disse...

Você fala muito mas é como se um amigo estivesse conversando comigo d falando tudo que preciso neste momento. Obrigada pela dedicação. Deus lhe abençoe.

Anônimo disse...

Querido irmão, li dois textos seus hoje e confesso, são 1:13 da madrugada, só li o segundo porque já no primeiro fui muito abençoado...depois de também dar aquele abraço em Jesus, quero te dar um também!!!

"Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.
Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor."
(1 Coríntios 15:57,58)

Domingos Catarina. disse...

Ola paz e graça a todos ,muito oportuno este maravilhoso estudo ,aprendi muito com com a forma que foi explicado o texto pra mim foi um balsamo na minha vida to me regozijando com a profundidade do referido texto.Que Deus possa abençoar este vaso mais e mais,amem.

Unknown disse...

Texto muito abençoado, falou muito ao meu coração.