A Páscoa e o Egito de ontem e de hoje



João Cruzué

A profecia vai se cumprir. E o mesmo Cristo, que foi crucificado em uma cruz para perdoar os pecados da humanidade, irá voltar pessoalmente para estabelecer o Reino de Deus na terra, com poder e grande glória. Páscoa não tem nada a ver com coelhos nem ovos de chocolates, criações publicitárias para manipular massas e produzir consumo; muito eficientes para vender , mas encobrem a verdade ao distorcer seu real significado. Páscoa é livramento de um perigo imediato. Sua história remonta ao Egito, aos dias do Êxodo. Páscoa tem origem no mundo espiritual e provoca efeitos diretos no cotidiano temporal.

P A S S A D O

Jesus veio para o povo judeu, em cumprimento de muitas profecias. A mais bela delas se encontra em Isaías 9:6: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz."

Os judeus esperavam um Messias libertador descrito na profecia do Salmo 45: "Cinge a tua espada à coxa, ó valente, com a tua glória e a tua majestade. E neste teu esplendor cavalga prosperamente, por causa da verdade, da mansidão e da justiça; e a tua destra te ensinará coisas terríveis. As tuas flechas são agudas no coração dos inimigos do rei, e por elas os povos caíram debaixo de ti."

E assim, inclinados a uma inversão de valores, focados em Roma, aborreceram o Cristo. E por isso foram protagonistas de outra profecia: a de que eles rejeitariam o Messias: "QUEM deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? tudo registrado no capítulo 53 do Livro de Isaías.

E na última semana, Jesus desejou ardentemente celebrar a Páscoa com seus discípulos, que Lucas registrou assim: "E, chegada a hora, JESUS se pôs à mesa, e com ele os doze apóstolos. E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça; Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus. E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós; Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus.


E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós. E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai." (Lucas 19)

A Páscoa foi celebrada pelo povo de Israel pela primeira vez no Egito. No tempo de Moisés, Páscoa tinha o significado de "Passar por cima" dizer; em sentido mais abrangente tem o sentido de livramento imediato. Um mal estava a caminho das famílias em todo o Egito. Aquela que colocasse o sangue de um cordeiro na ombreira da sua porta ficaria livre, protegida, da morte do primogênito.

Mas se o anjo destruidor visse mancha de sangue na porta, passaria por cima daquela casa sem executar o mandado. O povo daquela terra desprezava os judeus e o seu Deus, pois o achavam fraco - Deus de escravos. E o anjo passou e executou o juízo. No outro dia, em todo Egito havia um grande lamento, pela morte dos primogênitos.

P R E S E N T E

A Páscoa de hoje está profundamente enraizada em nossa cultura. Sua consciência, símbolo, e profecia, no entanto são desconhecidos de crianças, adolescentes e jovens. 

Sabemos que não foi com coisas corruptíveis, como ouro, prata, Letras do Tesouro Americano ou coelhos que se paga o resgate de uma vã maneira de viver - que por tradição se recebe dos pais, novelas ou mestres.

O Faraó do Egito escravizava a nação de Israel sob um chicote duro e real. Mas quem são os faraós opressores do século XXI? Não é um homem nem uma nação. É uma cultura universal que adora o ganho e ama dinheiro acima de qualquer coisa. Há dinheiro no mundo para resolver toda fome e derrubar todo tirano da África. Mas ele está sendo gasto em aquisição de armas. E o dinheiro no Brasil está sendo desviado para pagar 200 bilhões em juros (por ano) para os cofres dos barões do capital financeiro. O amor ao dinheiro tem sido o pior dos faraós em nosso século.

O segundo faraó é o egoísmo. A consciência global de hoje pensa assim: que o pobre e o miserável sofram - o que temos a ver com isso? Que o analfabeto continue ignorante; que morra o doente - para não gastar o dinheiro da saúde; louvado seja o corrupto esperto que não se deixa apanhar e que sofra nos tribunais os otários que passam recibo; que todo mundo se dane, enquanto eu me der bem; que valha mais uma mentira que me proteja que a verdade que desnude o meu caráter. Que a paz seja a prioridade número 1, desde que não atrapalhe a produção dos filmes belicosos, novelas imorais e músicas podres. Cristo? ora Cristo... era um santo, mas não há tempo para franquezas. Igreja? todo pastor e padre são ladrões! Só buscam o meu dinheiro.

F U T U R O

E quando o Rei, Senhor Jesus Cristo retornar, ele vai dar início físico ao Reino de Deus na Terra. E depois de mil anos virá o grande dia do juízo final, em que serão julgados os vivos e os mortos. O mar e a terra vão devolver o pó e a lama para reconstruir cada corpo. Os espíritos dos que morreram voltarão para habitar os corpos refeitos

Para quê? Todos hão de comparecer perante o Rei. Diante Dele todo joelho se dobrará para receber o prêmio de acordo com suas obras. O Livro da Vida será aberto diante de cada pessoa, para que ela veja com os próprios olhos se seu nome está na lista dos que passaram no "vestibular dos salvos". E no Livro das Obras as ações e omissões de cada um serão lidas e confirmadas.

No filme "O Retorno do Rei", o último da trilogia "O Senhor dos Anéis", Denethor II era o regente que ocupava o Trono de Gondor. O pai de Boromir e Faramir. A guerra rompia com fúria os portões da cidade, mas ele não via guerra nenhuma. Estava completamente alheio e ausente. A destruição estava a caminho e nenhuma providência tomou a não ser obrigar o filho mais novo a sair para enfrentar a morte.

Há 6,5 bilhões de pessoas vivendo seus dias na terra. A maioria não sabe que há um mundo espiritual oculto aos olhos físicos, que não podem enxergá-lo. Mas ele está lá. O que acontece lá, repercute depois no plano físico; tal como as ondas em um lago, provocadas pelo cair de um objeto. Satanás é como Sauron. Os orks são seus milhões ou bilhões de demônios. Há anjos caídos ainda mais poderosos - como os Trolls. E príncipes das trevas mais destruidores que o Balrog. Eles são os agentes do reino das trevas, um mundo real no plano espiritual.

Mas a profecia bíblica mostra que Jesus era o Messias esperado e rejeitado pelos Judeus. Ele é o Rei. O filho unigênito do único Deus verdadeiro, o YHWH da TORAH dos judeus. O texto a seguir mostra como e quando Ele voltará

O RETORNO DO REI:

"E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos. Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.(Mateus 24: 37-39)

E, estando os discípulos de Cristo com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco: varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. (Atos 1:10-12)

E eis que Ele vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Ele é o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. (Apocalipse 1:7-9)

E me virei para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro; E no meio dos sete castiçais um, semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro. E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo; E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas. (Apocalipse 1:12-15)

E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro." (Apocalipse 19)

O reinado do coelho se finda, eis que é chegado  o reinado do Cordeiro, para todo o sempre, amém!

João Cruzué edita o blog Olhar Cristão e é colaborador do Tenda na Rocha

Nenhum comentário: