No diário da blogueira: um projeto de mestrado para transformar o pensar

Meus alunos premiados
Wilma Rejane

Queridos leitores, sei que não tenho produzido artigos Bíblicos com o mesmo ritmo de antes e lhes afirmo que essa condição não é fruto de desleixo ou algo parecido. É resultado de mudanças que vêm ocorrendo em minha vida e em todas as áreas; família, trabalho, igreja. Graças a Deus, tudo vai bem e minha fé e amor ao Evangelho só cresce a cada dia. Ouso dizer que hoje enxergo o agir de Deus por uma diferente perspectiva, a perspectiva da operação sublime e espetacular que também age no campo da ciência, da arte, da educação escolar e em outros campos que por vezes renegamos ser via de milagres e transformação espiritual. Mas não vou me prolongar nessa "diferente perspectiva", deixarei para outra oportunidade reforçando em entrelinhas que Deus é maravilhosamente simples! Louvado seja por isso, Ele é o Deus escondido que age no presente tal como agiu no passado!

Se procurar a sabedoria
como se procura a prata
e buscá-la como quem busca
um tesouro escondido, então você entenderá
o que é temer o Senhor
e achará o conhecimento de Deus. 
Provérbios 2:4-5


Hoje lhes apresento (ainda que superficialmente) um projeto de mestrado que estou desenvolvendo no campo escolar do ensino médio. Esse mestrado tem absorvido grande parte de meu tempo, em esforços de leitura, produção textual e intervenção prática escolar. Iniciado no segundo período de 2015, será concluído no primeiro período de 2018. Tem como tema a utilização do cinema nas aulas de Filosofia. Não é um tema inovador, pois, outras pessoas já se propuseram a fazer o mesmo. Porém, o referencial teórico é inovador, a prática tem sido única e os resultados ainda estão em curso; em se tratando de Filosofia, nada se esgota, as interrogações são permanentes. Contudo, o que se produziu até aqui tem sido digno de atenção e de muita satisfação.

Recentemente (inicio de Setembro) fui convidada (juntamente com três outros professores) a representar o Piauí, especificamente a Universidade Federal do Piauí, no I Congresso Nacional de Mestrado Profissional em Filosofia. Foram três dias de muito aprendizado onde pude conhecer o que está sendo realizado no campo da educação em outras escolas do País. Apresentei meu projeto a um público de professores e coordenadores nacionais. O evento ocorreu no Plaza Suíte Hotel, praia de Iracema, Fortaleza- Ceará. 


O projeto trabalha os aspectos da razão e da emoção na experiência estética segundo a teoria de cinema de Walter Benjamin e as teorias da arte de Roger Scruton (Arte e Imaginação - um estudo sobre a a Filosofia da mente -2017), Northrop Frye (Imaginação Educada - 2017) e Jhon Dewey (Arte como Experiência- 1936). Produzi um material de referência que utilizo em sala de aula. Futuramente, pretendo publicar minha tese em livro para que possa servir de auxilio a professores e quem mais se interessar.  Tem sido muito gratificante ver os jovens motivados a ampliarem suas expectativas de mundo através da educação. 



Apresentação do projeto: a torre de Babel em Northrop Frye
É isso queridos leitores, muito obrigada à todos que contribuem de alguma forma para que esse blog continue ativo e em produção. 

Que a benção de nosso amado Deus seja sobre todos nós, em Nome de Jesus Cristo.

Nenhum comentário: