Em 2019, não te esqueças de mim!

Flor Não-te-esqueças-de-mim.


Wilma Rejane

Os jardins são ambientes que geralmente nos fazem bem: respirar um ar mais puro, contemplar a beleza e diversidade das plantas, perceber os maravilhosos detalhes da criação de Deus no desabrochar das flores. Sempre gostei de jardins e hoje, no findar do ano de 2018 e inicio de 2019, utilizo a metáfora da pequena flor  “Não-te-esqueças-de-mim” para lhes trazer uma encorajadora mensagem de ano novo. Uma mensagem que primeiramente tocou meu coração.

Você conhece a flor Não-te-esqueças-de-mim? Ela é muito pequena, tem cinco pétalas e geralmente está em ramalhetes de variadas cores: tons de azul, lilás, branca e outras. É uma flor que está nos jardins de todo o mundo e no Brasil também é conhecida por Miosótis. Há uma parábola alemã que diz que quando Deus havia acabado de nomear todas as plantas, uma foi deixada para trás, sem nome, até que uma suave voz exclamou: “Não Te esqueças de mim, ó Senhor Deus”. Deus respondeu que assim chamaria aquela flor.

A parábola alemã tem o objetivo de relembrar a sublime história que torna conhecida a flor em alguns países. E nessa mensagem, aproveito o fato dessa pequenina flor ter cinco pétalas para enfatizar cinco coisas que devemos guardar sempre no coração, cinco coisas que como filhos de Deus não podemos esquecer. Assim o “Não- te- esqueças- de- mim” que dá título à mensagem, além de ser uma referência a flor de mesmo nome, é como uma súplica fundamentada no Evangelho de Cristo, nosso Senhor.



1- Não nos esqueçamos de sermos gratos.

“Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” I Tessalonicenses 5:18.

A tendência de condicionar nossa gratidão às coisas materiais é nociva para o espírito, especialmente porque bens materiais, apesar de necessários, sempre serão insuficientes para nos trazer felicidade. Assim sendo, ser grato, em toda circunstância e apesar das circunstâncias é um padrão que está em harmonia com as Escrituras Sagradas. Se mantivermos nossos corações gratos, creio que seremos capazes de valorizar a bênção “das pequeninas coisas” que compõem nossos dias. 

É fácil não enxergar a pequena Miosótis, ela fica praticamente invisível entre as flores maiores e mais vistosas, contudo, um olhar mais atento às pequenas coisas não deixará escapar a beleza e importância daquela flor para o ambiente.

Algumas vezes resmungamos por coisas que nos faltam enquanto esquecemos de agradecer por circunstâncias que Deus diariamente nos concede. Termos um Pai Celestial bondoso que nos compreende e nos ajuda, podemos nos sentir abandonados algumas vezes, faz parte de nossa fraqueza, mas apesar da imensidão do universo e de nossa pequenez, Deus sabe e conhece tudo a nosso respeito. Ele pode ser invisível, mas não ausente. Um coração sempre grato aumentará nossa fé.


2- Não nos esqueçamos de sermos pacientes

“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração” Romanos 12:12.

Cobramos muito de nós mesmos, das pessoas e até de Deus. Muitas vezes nos frustramos por não alcançarmos o que queremos no tempo e na circunstância que queremos. Todo esse contexto contribuí para nossa infelicidade. Contudo, a consciência de que somos imperfeitos e Deus é perfeito aliviará nosso coração e nos dará paciência. 

Compararmos-nos com os outros, criar expectativas que são impossíveis de cumprir, achar que Deus esqueceu de nós e que somos como as pequenas flores esquecidas nos jardins não contribuirá para nossa paz de espírito. Deus nos ama e Ele, mais que ninguém sabe de nossas imperfeições, temos pontos fortes e fracos e Ele é todo paciência para conosco. 

Gosto muito do versículo que diz: “Abraão creu contra a esperança...” Romanos 4:18. Significa que Abraão sabia que havia um problema, não ignorou o problema (esterilidade de Sara), ainda assim, permaneceu confiante na providência Divina. Isso nos diz que a fé não é cega, não ignora os contextos, precisa enxergar a realidade, ainda assim, diante de realidade nada agradável, é paciente, não desespera. Aliás, paciência é fruto do espírito (Gálatas 5:22-23).

3- Não nos esqueçamos de orar e vigiar

“Vigiai e orai, para não cairdes em tentação. O espírito, com certeza, está preparado, mas a carne é fraca”.  Mateus 26:41.

Uma vida sem oração é caminho de perdição. Contudo, Jesus adverte que além de orar é preciso vigiar, ou seja: resistir ao pecado, dizer não para aquilo que Deus condena. Não nos esqueçamos de perseguir o bem, nas “pequenas” coisas e de fé em fé, mesmo sendo fracos, nos sentiremos mais fortes e felizes por estarmos fazendo a vontade de Deus. 

Orarmos em segredo, orarmos em pensamento, orarmos caminhando, trabalhando, enfim, que nossa vida seja regada em oração. Oração e santidade são as chaves que abrem as portas do céu para conhecermos e praticarmos a vontade de Deus para nós. Foi através da oração que Ana, antes estéril deu a luz Samuel. A oração de Ana era fervorosa e silenciosa, de sua boca não se ouvia som, mas seu coração clamava e Deus a respondeu. Foi através da oração que Daniel, sendo jovem e influente se manteve fiel a Deus. Foi através da oração que José do Egito permaneceu fervoroso na fé, apesar das más circunstâncias. 

4- Não nos esqueçamos de que Jesus Cristo nos ama

“Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a deus, mas em que Ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados” I João 4:10.

Pode ser que nos sintamos pequeninos e insignificantes como a flor “Não-te-esqueças-de-mim” em algum belo jardim.     Contudo, somos amados e constantemente observados por Deus. O próprio Deus diz que é possível que alguma mãe esqueça seu filho, ignore os seios fartos de leite e não amamente seu filho, contudo, Ele jamais esquecerá um filho seu. (Isaías 49:15)

Muitos de nossos problemas vêm da falta de amor, de não nos sentirmos suficientes bons para sermos amados pelas pessoas ou mesmo por Deus. Esta é uma ideia que não procede e que rouba nossa felicidade. Conhecermos os planos de Deus para nós redime esse engano, pois, por toda a Bíblia e também fora dela (por todo o universo) o que Deus diz é: “Eu amo você, você é especial para mim”!.

Condicionar o amor de Deus por nós ao fato de sermos bonitos, ricos, inteligentes e etc. é renegar a graça Divina. Graça é favor imerecido. O paralítico “esquecido” junto ao tanque de Betesda recebeu a visita de Jesus, a samaritana junto ao poço de Jacó dialogou com Ele, o pequeno Zaqueu ceiou com o Mestre, a lista é interminável! Todas estas pessoas se sentiam renegadas pela sociedade, eram consideradas escórias em sua época, mas Jesus veio lhes dizendo que as amava e que eram mui especiais.

Que a noite mais fria ou o deserto mais quente,  a dor mais pungente ou a intensa alegria não seja motivo para nos afastarmos do amor de Cristo. Ele nos ama tanto que veio ao nosso encontro, padeceu injustiças e morte, mas ressuscitou para nos conceder a maravilhosa graça de vivermos eternamente protegidos sob seu amor.

5- Não nos esqueçamos de que tudo é passageiro.

“Há tempo para todo propósito debaixo do céu. Tempo de chorar e de rir, de plantar e de colher o que se plantou”. (Eclesiastes 3)

Nossa história é de lutas, Jesus afirmou isso em João 16:33.  Algumas lutas profundamente dolorosas, diante das quais achávamos que não sobreviveríamos, tamanha era a desproporção entre a nossa força e as forças que se levantavam contra nós a ponto de nos deixar sem ânimo para viver. Claro que temos o direito de ficarmos tristes, abatidos, por tragédias e outras situações, não somos deuses e pregar uma vida somente de sorrisos e vitórias, além de ser surreal é anti Bíblico. Ao darmos uma lida no sermão da montanha (profundo ensinamento sobre o Reino de Deus e o reino dos homens), verificaremos que haveremos de sofrer: injustiças, perseguições, choro, guerras e humilhações. 

Contudo, atravessar todas essas coisas com Jesus é ser um bem aventurado, feliz. Porque Jesus é o amparo, é a consolação, é aquele que nos assiste e por essa causa, tenhamos confiança na providência de Deus. 

Vai passar, tudo passa. Nossa vida vai passando, como os anos. Não temos a capacidade de prever o futuro, mas podemos melhorar nosso presente mantenho o coração em paz, Naquele que nos dá toda paz (Isaías 26:3).

Feliz 2019!🍁🌱

2 comentários:

Maria Regina Valentim de Aguiar disse...

Olá amiga, nem todos tem vivido um 2018 como desejou ,pois na vida existe seus altos e baixos, só que quando compartilhamos ,entregamos, tudo na mão de Jesus ,Ele é fiel e nos concede grandes conquistas e livramentos, a palavra que quero deixar pra você neste ano que vai se iniciar .É RECONSTRUIR, entrega tudo aos cuidados de Deus ,e Ele com certeza vai fortalecer, trazer um novo animo, e tudo será diferente. Rute reconstruiu, teve sua sorte mudada porque ouve um posicionamento, diante do desconhecido, (o lugar onde foi morar, as pessoas que se relacionou, o campo onde se ofereceu para trabalhar).Mas ela não se intimidou, foi guerreira ,ousada. Ela foi ricamente abençoada por Deus, Porque ela decidiu mudar tudo!! Foi caminhar com o Deus todo poderoso e isso fez toda a diferença.
Meus projetos para 2019 é : Ler a bíblia, amar mais pessoas, alcança-las para Cristo, e confiar toda a minha vida a Ele sempre.
Desejo a você e sua família um feliz 2019 .

Amo estar no seu blog,palavras que edifica e me expira. beijo grande.

JD disse...

Fortalecida em Cristo com esse texto maravilhoso e edificante. Que Deus abençoe grandemente seu ministério. A paz. Feliz 2019.