Quem são e qual o significado das quatro criaturas do livro de Ezequiel?



Parte I do estudo

Por: Jonathan Lipnick
Do Instituto Bíblico de Israel
Parceiro do Tenda na Rocha

O livro de Ezequiel é o terceiro dos principais livros proféticos da Bíblia hebraica, seguindo os livros de Isaías e Jeremias. Ezequiel é uma figura única, ao contrário da maioria dos profetas,  ele entregou todos os seus oráculos fora da terra de Israel. Ele esteve ativo por aproximadamente 25 anos (593-571 a.C) como parte da comunidade dos Judahitas exilados na Babilônia. Embora ele não tenha sido testemunha de primeira mão, Ezequiel viveu até o maior desastre da história dos israelitas naquele tempo: a destruição total da cidade de Jerusalém em 586 a.C. Nós não sabemos nada sobre sua vida antes dos 30 anos quando ele recebeu sua primeira visão pelo rio Quebar no exílio babilônico. No ano de 593 a.C, ele recebeu sua primeira visão: a Visão da Carruagem, também chamada de Visão do Trono Divino. Esta é uma das passagens mais intrigantes da Bíblia e serviu de base para muitas tradições místicas sobre a aparição do trono de Deus, como a visão de João em Apocalipse 4 e a literatura merkavah medieval judaica. A teofania começa com este versículo:

Quando olhei, um vento tempestuoso saiu do norte: uma grande nuvem com brilho ao redor e fogo flamejando continuamente, e no meio do fogo, algo como âmbar reluzente. (Ezequiel 1: 4)

Tudo ainda é muito nebuloso neste momento. O vento, nuvem, fogo são característicos de outras aparições de Deus na Bíblia, por exemplo, a revelação no Monte Sinai (Êxodo 19: 16-20) bem como o Salmo 18. Ezequiel não pode ver a carruagem claramente ainda devido a todas as nuvens e a luz brilhante. Esta é uma razão pela qual este capítulo usa as palavras “algo parecido” (hebraico: demut) tantas vezes. Progressivamente, a visão se torna mais clara nos versos subsequentes. A primeira coisa que o profeta identifica através da neblina são quatro criaturas:

No meio disso, havia algo como quatro criaturas vivas. Essa era a aparência deles: eles eram de forma humana. (Ezequiel 1: 5)

Note que Ezequiel tem o cuidado de não rotular essas figuras sagradas como animais reais, apenas semelhanças de animais. Ele usa o termo “algo parecido” ou no rebuscado hebraico, que significa “semelhança” ou “aparência”. Essa palavra é usada dez vezes nesta visão. Em hebraico, os “quatro seres viventes” são arba chayot. A palavra chaya vem da raiz toיה “para viver”, que é também a fonte do nome hebraico חוה Chavah = Eva (Gênesis 3:20). Estes são parcialmente humanos, em parte animais, tendo muito em comum com ambos os serafins (Is 6: 2) e os querubins (1 Rs 6: 23-28) encarregados de guardar o Santo dos Santos dentro do Templo. Muitos estudiosos têm apontado que, como Ezequiel estava morando na Babilônia, sua visão poderia ser baseada em uma estátua chamada shedu ou lamassu. Esta é uma divindade protetora, muitas vezes descrita como uma fantástica criatura híbrida com cabeça de humano, corpo de boi ou leão e asas de pássaro. Arqueólogos descobriram muitos exemplos de tais estátuas como parte das portas do palácio de antigas cidades da Mesopotâmia, como Nínive, Persépolis e Khorsabad (Dur-Sharrukin).

Ezequiel prossegue descrevendo essas criaturas apavorantes em mais detalhes:


Cada um tinha quatro rostos e cada um deles tinha quatro asas. (Ezequiel 1: 6)

Como nós descobrimos nos versos 10-11, as quatro faces são quatro animais distintos, representando quatro qualidades divinas: (1) ser humano = inteligência, (2) leão = soberania, (3) boi = diligência e (4) águia = agilidade. O ponto essencial é que estes não são apenas animais selvagens, mas seres compostos divinamente perfeitos que podem ver em todas as direções. Cada um deles também tem quatro asas, semelhantes aos serafins de Isaías 6, cada um com seis asas. Mas há algo um pouco mais complicado acontecendo aqui do que o indicado na tradução em inglês. Vamos dar uma olhada na versão hebraica original deste verso:

וְאַרְבָּעָה פָנִים לְאֶחָת וְאַרְבַּע כְּנָפַיִם לְאַחַת לָהֶם



Ao contrário da primeira cláusula que diz apenas “cada” (le'achat), a segunda cláusula diz “cada um deles” (le'achat lahem). Isso serve para indicar que cada uma das quatro faces tinha suas próprias quatro asas. Assim, o total geral é: 4 criaturas, 16 faces, 64 asas. Quando chegamos ao versículo 7, torna-se mais plausível que Ezequiel tenha em mente uma estátua babilônica do tipo vista na foto acima:Suas pernas eram retas e as solas dos pés eram como a sola do pé de um bezerro; e eles brilhavam como bronze polido. (Ezequiel 1: 7)

O profeta observa que as pernas são retas como pilares e têm a forma de “como a sola do pé de um bezerro”, isto é, ter um casco fendido, como é exigido de todos os animais limpos, de acordo com Deuteronômio. 14: 3-8. Ele também menciona que eles brilham como “bronze polido” (nehoshet kalal). Isto a partir da palavra kal significa “luz”, possivelmente referindo-se ao leve movimento de fricção rápido necessário para polir este tipo de metal. Este é precisamente o mesmo material usado pelo rei Hiram de Tiro para fazer “as panelas, as pás e as bacias ... para o rei Salomão para a casa do Senhor” (1 Reis 7:45).

Esses dois lamassu faziam parte do portão do século VIII aC em Khorsabad, agora no Museu do Louvre, em Paris.



Nenhum comentário: