O cinto de pano de Jeremias e o ano novo.

O Senhor guarda a todos os que O amam - Salmo 145:20




WilmaRejane


A mensagem de Deus para a nação de Israel através da simbologia de um cinto de pano, ainda é atual e profundamente reflexiva.  Jeremias é convocado a viver o oráculo de Deus que anunciava a queda de um povo corrompido, prestes a ser levado em cativeiro. E Deus usa a imagem alegórica do cinto para revelar o estado espiritual em que se encontrava as pessoas da época. Essa experiência de Jeremias tem falado de forma impactante ao meu ser e por isso escolho esse tema como devocional de boas vindas para o ano novo.

O ano era 580 a. C e Israel estava se esquecendo das Promessas que Deus havia feito a seu povo, por essa razão se desviava do verdadeiro culto, refugiando-se nos ídolos. A ingratidão e esfriamento da fé estava presente nos rituais realizados sobre os montes e em toda parte. E Deus fala com Jeremias:

  • “Assim me disse o Senhor: Vai, e compra um cinto de linho e põe-no sobre os teus lombos, mas não o coloques na água. E comprei o cinto, conforme a palavra do Senhor, e o pus sobre os meus lombos. 

  • Então me veio a palavra do Senhor pela segunda vez, dizendo: Toma o cinto que compraste, e que trazes sobre os teus lombos, e levanta-te; vai ao Eufrates, e esconde-o ali na fenda de uma rocha. E fui, e escondi-o junto ao Eufrates, como o Senhor me havia ordenado.

  • Sucedeu, ao final de muitos dias, que me disse o Senhor: Levanta-te, vai ao Eufrates, e toma dali o cinto que te ordenei que o escondesses ali. E fui ao Eufrates, e cavei, e tomei o cinto do lugar onde o havia escondido; e eis que o cinto tinha apodrecido, e para nada prestava. ” Jeremias 13:1-7


Significado da simbologia:


O cinto de linho sobre os lombos era sinal de comunhão com Deus, de revestimento espiritual, pureza . Esse ornamento fazia parte da roupa sacerdotal (Êxodo 29:5). Israel vestida com cinto de linho sobre os lombos, indicava uma nação de sacerdotes, de pessoas vivendo sobre o concerto das Promessas feitas aos patriarcas: Abraão, Isaac e Jacó.

Jeremias compra o cinto de linho, e por que não o acha ou ganha do próprio Deus? Porque a graça de Deus está disponível para todos, mas temos que nos esforçar, buscar a Deus e viver em santidade. A paz de espírito, o recebimento das Promessas é condicional, paga-se um preço para manter o cinto sobre os lombos.


Não molhar o cinto na água, representava o estado espiritual da nação, dos homens, que não se humilhavam perante Deus, não se lavavam em reconhecimento dos pecados, pelo contrário, cada um andava segundo sua vontade e soberba.

O Eufrates. Por que Jeremias tinha que ir tão longe para esconder o cinto? De Anatote (cidade natal do profeta) até  o Eufrates era cerca de 400 Km, uma viagem longa.  Muitos teólogos acreditam que Jeremias não foi ao Eufrates esconder o cinto, mas teve uma visão e/ ou contou o ocorrido como parábola. Contudo, creio que tudo aconteceu conforme está escrito: Jeremias colocou o cinto de linho branco sobre os lombos e viajou por muitos dias. O cinto sujou, empoeirou, e foi depositado nesse estado na fenda da rocha.

O Eufrates era uma fronteira por onde entrava exércitos inimigos, muitas invasões militares feitas a Israel, aconteceram a partir do Eufrates.  Apocalipse 16:12, diz: “O sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates, e secaram-se as suas águas para que fosse preparado o caminho para os reis que vêm do Oriente.” E no Armagedom o Eufrates também exercerá seu papel na invasão dos reis, inimigos de Israel.

E depois de muitos dias, Jeremias faz mais uma longa viagem, voltando a fenda da rocha para resgatar o cinto que estava apodrecido. Essa é uma parte emocionante da profecia, da simbologia do cinto.

E por que o cinto apodrece?  

Jeremias fez uma longa viajem com o cinto e o objeto de linho branco, símbolo de santidade e sacerdócio apodrece na fenda da rocha.

Amados leitores, muitos de nós fazemos essa “longa viagem ao Eufrates”. Nos distanciamos de Deus e de Sua vontade, se contaminando com coisas vãs e enganosas, com idolatrias de toda sorte, coisas que nos negamos a abandonar, amarrando-as sobre os lombos em cobertura de morte. Pensando estar seguros  “em fendas de rochas”, quando na verdade estamos apodrecendo.

Abrimos caminho para “exércitos inimigos”, entregando-lhes a vida e deixando para trás as Promessas e o amor a Deus. E uma hora, dessa forma, o cativeiro não tarda.

  • Efésios 6:14, diz: “estai, pois, firmes, cingindo os vossos lombos, com a Verdade e vestida a couraça de justiça”

Somente a fé e a entrega a Cristo Jesus poderá nos livrar dessa podridão. Não esqueçamos das Promessas que estão reservadas aos que creem. Ainda que sejamos uma voz solitária, como foi a de Jeremias. Não nos esqueçamos:

  • Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade. Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará. O Senhor guarda a todos os que o amam; mas todos os ímpios serão destruídos. Salmos 145:18-20.

O propósito:

Que essa mensagem seja referencial para nossa vida. Para não nos distanciarmos de Deus, que O sirvamos de todo o coração, cingindo nossos lombos com a Verdade que é Cristo Jesus, Sua Palavra maravilhosa, de esperança e amor.


Feliz ano Novo!!

13 comentários:

ro lova disse...

Amém minha querida.... que lindo texto... quero que Deus realize todos os seus projetos no proximo ano e que nada te falte... são os meus sinceros votos...te amoo amiga Deus te abençõe grandemente a vc e sua familia...bjuss feliz ano novo!!

Unknown disse...


Olá Wilma,

Esse estudo é absolutamente novo para mim e deveras abençoador.

Quero agradecer por sua disposição em escrever nesse blog e desejo que em 2014 a irmã prossiga nesse trabalho tão significante para mim e para outras pessoas.

Feliz ano novo, Wilma!

Unknown disse...


Wilma,

Eu não poderia deixar de passar aqui para te saudar com votos de feliz ano novo!

Obrigada por cada vez que me senti edificada e aliviada ao ler o Tenda na Rocha em 2013.

Tudo de bom para você, esposo e filhos em 2014.

Janine.

André Amaral disse...

Olá Wilma Rejane, fico maravilhado com os estudos deste site, tem sido de muita valia para meus devocionais e até acrescentam em minhas mensagens que levo para a igreja, que o ano de 2014 seja perfeito pra voce, 2+0+1+4=7 que a manifestação perfeita de Deus possa acontecer em seu ministério, abraços e feliz 2014.

Karem Feitosa disse...

Estudo maravilhoso mesmo! Que possamos sempre estar no centro da vontade do pai! Feliz 2014!!!

Erica calmon disse...

Deus abençoe minha amada; ajudou muito

Unknown disse...

Ola! Bom dia! Tive um sonho muito estranho onde minha sobrinha dizia para eu ler Jeremias 13 e ao ver seu esboço entendi o que Deus quer de mim, de nos, pra minha familia!
Deus usou vc tremendamente para falar comigo. Essa menagem e para todos os anos vindouros, para todos aqueles que se perderam pelo caminho! Grande beijo!

Unknown disse...

Ola! Bom dia! Tive um sonho muito estranho onde minha sobrinha dizia para eu ler Jeremias 13 e ao ver seu esboço entendi o que Deus quer de mim, de nos, pra minha familia!
Deus usou vc tremendamente para falar comigo. Essa menagem e para todos os anos vindouros, para todos aqueles que se perderam pelo caminho! Grande beijo!

o fogo e o martelo disse...

Ola Wilma.

Mensagem profunda que o Senhor continue te abençoando com mensagens semelhantes.

Unknown disse...

Amém

Unknown disse...

Amém

Anônimo disse...

Olha nao tenho nem palavras para falar o quão profundo e essas palavras DEUS SABE que estou ate arrepiando por saber que cada dia que se passa o povo se perde do caminho de jesus cristo so que ainda bem que as misericórdias. Do senhor sao as causas de nos nao ser consumidos

Unknown disse...

Que benção do Senhor, que essa seja nossa meta para também o ano de 2018!!!
Que Deus lhe abençoe poderosamente!!!

Feliz 2018!!