Cinco Minutos Para Sonhar




"O futuro pertence aos que acreditam
na beleza de seus sonhos."
Eleanor Roosevelt




Autor: João Cruzué

Portanto, vós orareis assim: Pai Nosso que estais no céus, santificado seja o vosso nome. Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu." Evangelho de Jesus Cristo - Mateus 6:9-10.

Deus criou-nos para expressar a beleza do seu amor.

Somos mais belos que árvores, flores, o mar e todos animais. Todas essas coisas, a princípio, podem ser deslumbrantes, mas se contempladas muitas e muitas vezes vão diminuir de beleza até trazer o tédio. As pessoas são diferentes; cada uma pensa, sente e age de forma ímpar. Somos seis bilhões e meio de indivíduos nascidos para ser diferentes na forma, mas iguais na capacidade de amar. Foi Deus, o Criador, que nos fez assim.

Outro dia, andando pela rua, vi uma moça que estava rindo-se, sozinha. Ela não se apercebeu de mim, e absorta, continuou seu caminho pensando e sorrindo. O que estaria ela pensando para sorrir tanto? Com certeza lembrando-se de alguém, ou quem sabe, fazendo planos, ou envolvida em alguma coisa boa que estaria prestes a acontecer.

Em tempos de tantos pesadelos é raro ver alguém sorrindo no meio da rua. E, por falar nisso, como anda seu estoque de sorrisos? Você sabia que é preciso sonhar para voltar a sorrir?

Da mesma forma que você pode reaprender amar a si mesma(o) cuidando melhor da sua alimentação, aparência e da forma física, existe algo ainda melhor: você pode descobrir os planos de Deus para sua vida usando apenas cinco minutos para sonhar. Parece pouco tempo, mas é o bastante.

O que você poderia pensar em cinco minutos? Não importa se tenha 12, 30 ou 90 anos, os sonhos não podem ser limitados nem pelo tempo, nem pelo espaço, nem pela lei da gravidade. Quando sonhamos somos livres.

Certo prisioneiro estava sobre uma cadeira, com um lençol amarrado em volta do pescoço. ele tinha pesadelos horríveis, e "alguém" insistia com ele para que se matasse. Então, vinha em sua mente uma lembrança do tempo de criança. Ele lembrava-se de seu pai segurando suas mãos caminhando na feira até a barraca do pastel. Ao voltar dessa lembrança, apercebia-se que estava a beira do suicídio e descia da cadeira.

"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" Jesus Cristo, João 8:32.

Quando o profeta Eliseu perguntou à viúva: Declara-me o que é o que tens em tua casa? Ela parou, pensou e respondeu que nada possuía. Esforçando-se um pouco mais, lembrou-se, que em meio ao "nada", tinha alguma coisa: uma única botija de azeite.

Para lembrar-se daquela botija, não gastou mais que alguns segundos. O que é uma botija de azeite? Pode ser alguma coisa que está com você ou em você e ainda não foi notada. Mas Deus sabe fazer o milagre da multiplicação com aquilo que você tem e julga de pouco valor.

Há um mal que tira o sorriso das pessoas: milhões delas estão habituadas a ver a vida como um quarto escuro sem nenhum raio de luz - 24 horas por dia. Mas o sol existe e está brilhando lá fora; basta um pequeno sonho para abrir a janela da alma e deixar penetrar a luz.

Há um maravilhoso propósito de Deus para sua vida. Creia nisso. Você nasceu para expressar a alegria e o amor de Deus. Acredite nisso. Quanto maiores são as dificuldades, maior é a bênção do outro lado da ponte. Alguém já disse no passado que o muro quando está a nossa frente é uma barreira; ao transpô-lo, ele se torna nossa segurança.

Se você parar um pouco e usar cinco minutinhos para meditar nas coisas boas que ainda pode fazer, vai trazer uma revolução para sua vida. Quem consegue sonhar, também consegue sorrir. Sonhar, é pensar em coisas novas que você ainda não tentou, ou bater de novo naquela porta que você já bateu centenas de vezes. Sonhe com uma oportunidade grande e desafiadora.

Li um fato real no jornal há uns 20 anos. No Vale do Jequitinhonha, arrendam-se áreas de terrenos para cavar minas à procura de pedras preciosas. Uma dupla de mineiros passou muitos meses cavando, e cavando, mas só achava cascalho. Desanimados, desistiram de cavar e devolveram a mina. A terra foi arrendada para outros garimpeiros que após cavarem menos de meio metro, na mesma mina, encontraram um pedra de águas-marinas de cerca de duas toneladas.

Os que desistem dos seus sonhos, primeiro perdem o próprio sorriso, depois perdem a bênção. Sei o que é isso, pois passei onze anos enviando, e enviando currículos, desempregado. Mas sempre esperando pelo dia em que uma porta se abriria. Justamente quando mais me entristeci por uma entrevista mal sucedida, veio uma nova oportunidade. Refiz mais uma vez o currículo; quando fui entregá-lo à gerente do RH, ela nem quis receber-me. Tudo parecia repetir-se pela milésima vez. Mas aquela vez foi a última. Depois de onze anos, a porta não bateu na minha face, ela abri-se e enlargueceu-se.

Os sonhos são como a estrutura de uma ponte.

Do lado de cá, estão as dificuldades, as mazelas, os preconceitos, os desprezos, os zombadores, os linguarudos, os urubus... Mas do outro lado, o Senhor já providenciou as vitórias e está esperando a sua chegada. Mova-se! É sempre interessante esse fato: O profeta Samuel foi até a casa de Jessé - o belemita, para derramar azeite da unção sobre a cabeça do novo rei. Enquanto todo os irmãos estavam em casa, ociosos, o jovem Davi estava ocupado, cuidando das ovelhas da família.

Você entra com o sonho e Deus com o milagre.

Assim vai cumprir-se a mais bela promessa do Salmo 23: Deus proverá uma mesa e vai colocá-la(o) assentada(o) atrás dela. Diante de você, mas do lado de cá do rio, estarão os zombadores, os urubus, os preconceituosos, os apedrejadores, os linguarudos, que de longe, vão avistá-la(o), surpresos sem entender nada.

Jesus é o seu raio de sol.

Quando todas as portas se fecham, os amigos a(o) abandonam e você está no mais profundo dos poços, olhe para cima e procure por Jesus Cristo. A porta do céu nunca está fechada. Ele é o nome do socorro no dia da angústia. Foi Ele mesmo que disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida.

Basta cinco minutos. Se você ousar um sonho e pensar nele cada dia, Deus vai de abrir a porta. Se você entrar por esta porta, e continuar caminhando, Ele vai abrir portas maiores. Porque se você caminhar com Jesus, enquanto Ele não cumprir toda vontade de Deus na sua vida não descansará, pois Jesus ama você.

Dedicatória:

Dedicamos esta mensagem a todos os brazucas que "ralam" no exterior e são leitores desse blog: nos Estados Unidos, Portugual, Holanda, Italia, Japão, Bélgica, Espanha, Itália, Suiça, Reino Unido, Irlanda, Dubai, França, Alemanha, Argentina, Austrália, Canadá, México, Venezuela e especialmente para uma leitora de Hong Kong. Com respeito e carinho: João Cruzué.

autor: João Cruzué - cruzue@gmail.com

16 comentários:

rafa disse...

Que liçao. eu aprendi muit, obrigada1

L.G.E disse...

Uma linda lição!!! Sempre que o desânimo me encontrar, virei aqui ler esse texto pra encontrar forças. Gostaria de aproveitar a oportunidade pra fazer uma pergunta. Vocês acham, que Deus interfere mesmo em todas as coisas da nossa vida? Tenho uma grande dúvida a esse respeito, porque venho de uma família destruida pelo álcool e a prostituição. Meus irmãos são revoltados com a violência e a fome que sofremos na infância. Sofremos toda espécie de coisas, não somos pessoas ruins, porque Deus permitiu que crianças inocentes sofressem tanto?? Somos marcados pela dor, pelo sofrimento, e eu me refugiei -como os meus irmãos,-Por muito tempo no álcool e nas drogas, depois de me tornar mãe solteira, decidi deixar tudo pra dar a minha filha, um futuro diferente do meu. Mas isso foi uma escolha que eu fiz pela minha filha, meus pais não fizeram isso por nós, mas aonde estava Deus, quando eu, uma menininha fui abandonada por minha mãe??? Quero tanto entender como Deus age na vida da gente, pra não passar a minha vida sendo atacada por tantas dúvidas. Se vocës puderem me ajudar, serei sempre grata. Que Deus os abençõe nessa missão de levar a Palavra aos necessitados.
Abraços. L.G.E

Alice Rampani -PR disse...

Acabo de ler e estou em lágrimas
qtas palavras certeiras...
como agradeço a Deus por me guiar até este blog..Ah Senhor como és tremendo...Parabéns irmão..Deus abençoe grandemente.

Patricia Galis disse...

Que texto mais lindo adorei a frase do começo é verdade.


Você está estre os melhores de 2011, primeira premiação feita pelo blog Sei que Deus existe, passe por lá para conferir e pegar seu prêmio virtual parabéns pelo seu trabalho.
http://www.seiquedeusexiste.blogspot.com/

António Ja Batalha disse...

O desejo do meu coração é que você a uma benção, publicando o que Deus colocar em seu coração, e o meu objectivo é unir mais o cristão a Jesus Cristo, e juntos levarmos a Palavra, sermos edificados e um vaso nas mãos do Grande Oleiro, vamos estabelecer parceria e construirmos juntos uma fortaleza contra as trevas. Um abraço.

Anônimo disse...

Jesus, quão edificante foi estas palavras, o Espirito Santo de Deus me encomodou pois tenho que dedicar cinco minutos por dia para sonhar, assim Creio em nome de Jesus que a providencia e milagre Divino que tanto anceio em minha vida e familia sera mais que real e sim o Sobrenatural de Deus..... Aleluiaaaaa Glória a Deus!!!!!

Evanir disse...

Querida Amiga.
Com muito carinho venho desejar uma abençoada semana também te dar meus parabéns pelo presente que recebemos juntas no blog Paz e Bem.
Estou muito feliz por isso são essas coisas que ainda motiva nossa continuação no mundo virtual.
A partir da próxima postagem estarei deixando mimo de Natal para todos a cada postagem um mimo diferente já estou trabalhando para isso.
Uma feliz semana.
Bjs no coração.
Evanir

Wilma Rejane disse...

Rafa,


Obrigada por traduzir sentimentos em palavras.

Deus a abençoe.

Wilma Rejane disse...

Querida L.G.E,

Não tenho as respostas que você procura. Não compreendo o porquê do sofrimento em tantas vidas, inclusive crianças.

Contudo, o que me permite acreditar em restaurações e recomeços é a fé em um Deus que nos ama e oferece a todo instante oportunidades de sermos felizes. Apesar do ontem, do hoje e do amanhã.

Temos a liberdade para escolher entre: Bem e mal. "Foi uma escolha que fiz pela minha filha", é louvável sua atitude. E aqui quero te fazer refletir: Essa liberdade de escolher foi dada por Deus, ele não nos abriga a seguir caminhos, mas nos permite encontrá-los como consequências de nossos atos. Vê como os filhos sofrem as escolhas dos pais, e como crianças, ainda não têm condições de mudar a vida.

Você escolheu mudar, e acredite: Deus foi contigo para te fazer vencer. Seus irmãos ainda não fizeram as escolhas corretas, Deus porém, está de braços abertos para os fortalecer e fazer vencer quando voltarem o coração para o bem.

Tudo que sei é que há um Caminho onde toda dor, mágoa, frustração e passado são transformados em glória e paz: Jesus. Feliz dos que O encontram.

"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Jesus para que todo aquele que Nele crê, não pereça mas tenha a vida eterna" Jo 3:16.

Grande abraço! Serás sempre bem vinda.

Com carinho.

Wilma Rejane disse...

Querida Alice,

Sua presença (ainda que virtualmente), me enche de alegria porque transbordas em amor pelo Senhor Deus.

Obrigada irmã, que suas lágrimas reguem seus sonhos, fazendo-os frutos.

Deus a abençoe.

Wilma Rejane disse...

Patricia e

Evanir,

Muito obrigada, de coração pelo reconhecimento em forma de premiação.

Me aguardem que lhes farei uma visitinha, tá?

Deus as abençoe,

Grande abraço!

Wilma Rejane disse...

Antonio Batalha,

Vamos batalhar, meu irmão! Propagando as Boas Novas no virtual (que não deixa de ser real) e no real, onde o amor é o testemunho mais poderoso para construir as fortalezas de que falas.

Deus o abençoe.

L.G.E disse...

Querida Wilma, obrigada pela resposta. Vc tem razão, Deus nos guia pelo caminho quando fazemos as escolhas certas. E infelizmente, há perguntas que não temos respostas. Deus te abençõe em sua caminhada, e nessa importante missão que é falar do amor do Senhor. Estou em paz, rogando a Deus que me dê forças pra lutar contra o meu fatídico destino. Fique com Deus. bjus

Wilma Rejane disse...

Querida L.G.E,

Não diga que seu destino é fatídico. Não vivemos uma pré determinação e tudo pode mudar de rumo, acredite.

Não estamos sós, Deus é conosco. Somos escolhas e fé, corpo e espírito.

Amada, oro ao Senhor para que sejas feliz em toda a vida e que independentemente de compreenderes as respostas que ela te apresente, sejas vencedora.

Há um versículo que diz: "Não vos conformeis com esse mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" Romanos 12:2

A renovação do entendimento vem com a compreensão da Palavra de Deus (ouvir, ler) depois, tudo se transforma.

Deus a abençoe,

Grande e afetuoso abraço!
Deus a abençoe.

thatyana disse...

O SENHOR AGIR EM NOSSAS VIVDAS VERDADEIRAMENTE E SOMENTE ENTREGARMOS NOSSA VIDA A ELE EM ESPIRITO E EM VERDADE E SE VERDADEIRAMENTE CRERMOS QUE ELE PODE MUDAR A SUA VIDA ASSIM COMO MUDOU A MINHA HOJE SOU UMA NOVA CRIATURA EM CRISTO JESUS EU TENHO FE QUE ELE VAI MUDAR A SUA VIDA ASSIM COMO MUDOU A MINHA A PALAVRA DE DEUS NOS DIZ QUE O SENHOR E MEU PASTOR E NADA ME FALTARAR EM TAO SE ELE DISSE QUE NADA VAI NOS FALTAR ENTAO COM CERTEZA NAO VAI NOS FALTAR ALEGRIA MAIS TAMBEM NAO VAI FALTAR TRISTEZA MAIS A PALAVRA DE DEUS TAMBEM DIZ QUE NESSA PELEJA NAO TERAS QUE PELEJAR PORQUE ELE PELEJARA POR NOS PODE CRER NISSO MINHA AMADA E TENHO CERTEZA QUE DEUS VAI FAZER UMA OBRA EM SUA VIDA E LEMBRE SE SEMPRE JESUS TE AMA E ELE E SEMPRE FIEL EM NOSSAS VIDAS

Duque de Caxias Rj disse...

Gostei muito!!
Quero sonhar sempre.Que Deus continue abençoando a sua vida.