A descida pelo telhado do paralítico de Cafarnaum



Wilma Rejane



“ E deixando Nazaré, Jesus foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulon e Naftali, para que se cumprisse a profecia de Isaías”.


Cafarnaum localizava-se na costa ocidental do mar da Galileia, na fronteira entre duas tribos antigas: Zebulon e Naftali. Uma profecia de Isaías dizia que a chegada de Jesus no local iria trazer libertação dos inimigos. Isaías 9:1,2 “Mas para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade. Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulon e a terra de Naftali; mas nos últimos dias, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, a Galileia dos gentios. O povo que andava em trevas viu uma grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz”. Assim, em Cafarnaum Jesus opera muitos milagres, dentre os quais destacarei a cura de um paralitico descrita nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas.


"A ti te digo:Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa.E levantou-se e, tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos." Marcos 2:11-12


Aconteceu na casa de Simão Pedro. Jesus estava reunido ali com os fariseus quando as pessoas ficaram sabendo e se aproximaram para ouvi-Lo. Era tanta gente que a porta principal da casa ficou lotada, interditada, ninguém podia mais entrar ou sair, a não ser quando a reunião terminasse. E eis que quatro homens apressados e decididos a falar com Jesus surgem entre a multidão,  carregavam uma maca e nela estava deitado um paralitico, impossibilitado de movimentar pernas, braços e de voz prejudicada. Seus amigos eram as “mãos,  pés e  voz” do homem escravizado pela doença. Eles queriam falar com Jesus, precisavam falar com Ele. Só que , apesar da urgência e do estado, ninguém deu passagem. Todos e cada um, estavam ocupados demais com seus próprios problemas e a solução deles, o paralitico, era apenas mais um que buscava desesperadamente a cura.


Nem todos têm sensibilidade para perceber as necessidades do outro e encará-las com a mesma dor de quem a vive e ainda que o problema seja visível, poucos se dispõem a ajudar. No caso do paralitico de Cafarnaum, entre 100, 200, mais ou menos, quatro amigos foram sensíveis e determinados na busca pela felicidade do semelhante. De forma admirável, eles empreenderam tempo e esforço em busca de algo que parecia difícil de se realizar, e quem sabe, por esse motivo, as pessoas não tenham aberto o caminho, dado passagem para a maca e o doente. Para eles, aquele era um caso perdido. Mas, no coração dos amigos do paralitico, a fé já havia brotado, criado raízes, e agora, eles estavam ali, em busca do fruto da fé. Tinham certeza que estavam na hora e no lugar certo e nada poderia lhes impedir de ver o milagre.


Fico imaginando esses homens,  enquanto carregavam a maca, conversando entre eles sobre o que Jesus já havia feito nas redondezas: ressuscitado mortos, curado leprosos, expulsado demônios. Apressados, cambaleando a maca de um lado para outro, mas tão designados que despertaram admiração no Filho de Deus: “Vendo a fé deles, Jesus disse ao paralitico: Filho, os teus pecados te são perdoados” Marcos 2:4. A maneira como chegam até Jesus, é no mínimo extraordinária! Já que ninguém lhes dá passagem, eles sobem até o telhado da casa, abrem um buraco no teto e descem o amigo paralitico  até o centro da sala, onde Jesus estava. Quanta fé! As casas da antiga palestina, tinham abertura no telhado, pois, era comum espalhar trigo ou outros cereais na eira para que o vento carregasse a palha, limpando o grão (Rute 3). Também era costume manter uma escada fixa ou móvel ao lado da casa para possibilitar a subida ao telhado. Os amigos do paralitico de Cafarnaum certamente usaram a escada, e  não deve ter sido nada fácil chegar ao cume da casa carregando a maca sob olhares curiosos, incrédulos e as dificuldades próprias da missão.


Essa é uma grande lição para todos nós. A fé, exige ação. Os homens buscaram o milagre, foram ao encontro de Jesus e por mais que houvessem obstáculos, eles não desistiram. Não sentiram vergonha ou desanimo. Não esmoreceram diante da passividade das pessoas. Eles não buscavam aprovação dos homens, não estavam interessados sobre o que iam falar deles, mas buscaram Jesus.  Os fariseus estavam sentados dentro do recinto e quando viram o homem descer pelo telhado e Jesus o perdoar dos pecados, não deram glória, nem  se compadeceram, mas ficaram furiosos e julgaram ser Jesus um enganador arrogante se fazendo passar por Messias: “ “Por que fala desse modo? Isto é blasfêmia!Quem pode perdoar pecados senão  um que é Deus?” Marcos 2:7. Os fariseus estavam entre os mais importantes religiosos de Israel e não tinham discernimento espiritual, porque eram orgulhosos, cheios de si mesmos. Mas os humildes homens que carregavam a maca, eram simples moradores de Cafarnaum. Pequenos diante dos homens, mas grandes diante de Deus. Não tiveram receio de se humilharem por uma boa causa, de amor ao próximo. 


"A ti te digo:Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa. E levantou-se e,
tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que
 todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: 
Nunca tal vimos." Marcos 2:11-12

E de repente, o desprezível cortejo da maca que até pouco tempo implorava por entrar na casa pela porta, sem ser ouvido,  recebe a atenção do Mestre da vida e se torna o centro da atenção de todos. O paralitico de Cafarnaum, estava doente por causa do pecado e foi primeiramente perdoado, em seguida curado da paralisia. Foi quando desceu pelo telhado, como um grão de trigo caindo em terra, morrendo para o mundo e escolhendo viver para Deus que recebeu libertação. E como profetizou Isaías: o homem que estava assentado sobre as trevas, viu uma grande Luz, chamada Jesus! Nem toda enfermidade é ocasionada pelo pecado, mas a desse homem era e deve ter ocorrido de maneira progressiva, privando-lhe de felicidade. O paralitico de Cafarnaum era prisioneiro duas vezes: do pecado e da doença. Não bastaria devolver-lhe a saúde física se sua condição espiritual era a causa de todos os seus males. E aqui cabe a nós compreendermos que Jesus veio para libertar o homem por inteiro (Isaías 54). Em que outro lugar o paralitico Galileu encontraria tamanho favor? Em que outro lugar nós encontraríamos tamanho favor? Somente em Jesus.


É louvável a fé desses homens que carregaram o amigo sob a maca. Eles demonstram a importância da intercessão. O comportamento do doente também contribuiu para a realização do milagre: apesar de seu estado critico, era um homem que exercia certa influência em seu meio social. Sua presença era querida. E como não devem ter saído daquele lugar felizes, saltitando, glorificando a Deus. Um testemunho que aproximou muitas outras vidas de Jesus. Aquele buraco no teto testemunha também a nosso favor. Se são muitos os obstáculos, por mais que digam que é impossível, improvável, se o Caminho é Jesus a Luz  haverá de raiar. Assim como raiou nos confins de Zebulon e Naftali.

Deus o abençoe.

29 comentários:

henritkt disse...

O texto é riquisimo e mostra quão importante foram o amigos que carregaram o paralitico, mas carregar o paralitico é possivel para o ser humano, levantar o paralitico da maca, somente o Senhor, glorias ao Senhor e parabens aos que carregaram.

Wilma Rejane disse...


Oi henritkt,


Esses amigos foram muito insistentes, movidos a fé mesmo.Fico pensando que depois de contribuírem para a realização do milagre, eles devam ter se convertido. Assim, eles não só ajudaram o paralitico, mas foram grandemente ajudados por ele, pelo testemunho.

Bem dito: "levantar da maca e com os pecados perdoados, só Jesus"!

Obrigada,

Deus o abençoe.

ADRINAO BARRETO disse...

ESSE TEXTO NOS MOSTRA A IMPORTANTE MISSÃO QUE TEMOS DE NÃO NOS CONFORMAMOS COM ESSE MUNDO, NEM COM O ESTADO MAIS ABISSAL E MISERÁVEL QUE RAPACE ESTÁ SER HUMANO, AINDA QUE TENHA SIDO DESENGANADO PELOS MEDIDOS QUE NÃO SEJA DESENGANADO POR NÓS QUE CONHECEMOS O MEDICO DOS MÉDICOS, MAS QUE POSSAMOS FAZER COMO OS 4 QUE EMBUÍDO NA FÉ E NA CONFIANÇA DA CURA, E PROVAVELMENTE TAMBÉM PRECISANDO DE ALGO DA PARTE DO SENHOR, VIU O QUE POBRE HOMEM PRECISAVA AINDA MAIS DO QUE ELES, E SE ABSTEU DA PETIÇÃO DO MEU, PARA QUE A ALEGRIA FOSSE FESTEJADA NO SEU.. NO PARALITICO DE CAFARNAUM...

Paulo paixao disse...

Este texto revela-nos,que a unidadae pode produzir resultados fantasticos na vida da igreja.
Aquele paralitico estava limitado pela doença,impossibilitado de ir até o local da benção,mas eu creio que seu anelo,seu sonho e sua fá contagiou os seus amigos que foram constrangidos a leva-lo até Jesus,e a vencer os obstaculos existentes.
Os quatro amigos representam os pilares do evangelho;
1-fé-sem fé é impossivel ter vitoria,pois é ela que nos impulsiona a crer no impossivel!(Hb.11;6)
2-esperança-deve estar sempre ativa,pois ela nos faz perseverar,e coopera com a fé!
3-amor-é o que gera compaixão,e que nos constrange a ter atitudes,que são capazes de influenciar vidas e mudar historias!
4-atitude-é a confirmação e a comprovação do amor,que deve ser espressado não com palavras,mas em obras e verdade!

Unknown disse...

Parabéns pela palavra

ANTONIO CARLOS disse...

Concordo com o comentário da irmã Wilma os amigos foram mais ajudados do que ajudou,Quem faz o bem, recebe também.

comprar seguidor disse...

Muito bom o blog, estão de parabéns por esse conteúdo ótimo!

Unknown disse...

Muito bom o esboço. Aprendi muito.
Tem nuitas revelaçoes. Conteudo riquissimo. Parabens.

Unknown disse...

Muito bom. Parabens pelo blog.

gilvan dos Santos disse...

Esse milagre de Jesus e poderoso, e tremendo,muitos hoje se encontram igual a quele paralítico, esperando que alguém tenha a sensibilidade de sofre com os que sofrem e pare de olhar para o próprio umbigo e comece a ajudar os mais necessitados,muitos tem a vontade de seguir a Jesus porém falta quem lhe leve a mensagem,e como Jesus falou:A ceara e grande,porém são poucos os trabalhadores, a quela bênção foi estendida não só ao paralíticos mas com certeza aos seus amigos também, que Deus nos ensine a fazer a sua obra pq ainda não sabemos, que Deus abençoe a pessoa que postou essa matéria em nome de Jesus.

Zih disse...

Conteúdo riquíssimo, com certeza irá me ajudar muito quando for ler esta passagem.Essa é uma das passagens mais ricas que gosto de ler. Não só pelo milagre que o Mestre realizou, mas também pela atitude dos amigos. Principalmente no mundo em que vivemos, onde o 'eu' importa mais que "seu". Parabéns pela postagem. Que Deus continue os ajudando.

Fernando Farias disse...

Muito boa a mensagem, no qual tirei muitas lições. Mas em que parte da bíblia se afirma que esse milagre foi na casa de Pedro, se procurei nos textos e não encontrei???

Wilma Rejane disse...



Olá Fernando,

Vamos até a Palavra:

Evidências da casa de Pedro em Cafarnaum:

Marcos 1:21: Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo a sinagoga, ali ensinava....Versículo 29: E logo, saindo da sinagoga, foram à casa de Simão e de André, com Tiago e João.

Em Cafarnaum, além de ensinar na sinagoga, Jesus se reunia frequentemente com os discípulos na casa de Simão Pedro.

É daqui que vem o argumento sobre a cura do paralitico ter acontecido lá.

Obrigada,

Deus o abençoe.

leandro disse...

muito maravilhoso oque ocorreu e so jesus

Unknown disse...

Que milagre que aconteceu na vida daquele paralitico de carfanaum,quatro homens de muita fé,muitas veze deixamos passar a oportunidade de esta com jesus em nossa vida,porque deixamos jesus passar sem fazer nem um sacrificio,para procura-lo,Não deixe jesus passar clame por milagre,entregeu sua vida a ele.ele vai te ouvir,ja pensou se a mulher do fluxo de sangue tiverse deixado jesus passar,teria morrido daquele terrivel mal,se esses quatro homens tivesse deixado jesus passar,não teria curado o amigo,não deixe jesus passar em sua vida entregue sua vida a ele

Anônimo disse...

Amem, Glórias a Deus nas mais altas alturas e Paz na Terra aos homens de boa vontade.

j Alcântara disse...

Esse texto e tão rico de conteúdo que eu aprendi muito

Unknown disse...

Muito bom,palavra maravilhosa!

Unknown disse...

Muito bom,palavra maravilhosa!

miss. Marluce Marques disse...

Sem duvida seus amigos quando olharam para suas mãos perceberam grandes ferimentos que registraram um grande milagre. a paz...

ALEXANDRE MARTINS disse...

Me pego em pensamentos ao ler a passagem e me volto para os quatro que ficaram no telhado vendo o resultado do sacrifício que Eles fizeram pelo paralitico .Quero Eu imaginar cada um olhado para o outro ,vendo o amado amigo pegando a sua cama, olhando para JESUS obedecendo a ordem segurando a sua cama que ainda estava presa pelas cordas nas mãos dos quatros valentes ,o paralitico olha para cima e diz valentes pode soltar ,obrigado mas ELE mandou levar a cama.Meus irmãos visualizem o momento dos quatros soltando a corda ,o que fizeram deixo para sua imaginação ,não ha alegria maior de ver um irmão alcançar a vitoria ,deixo a minha imaginação ,pularam no poder e desceram pelo telhado abaixo cheios da presença do SENHOR que estava ali.obrigado PAZ

Hamilton Rafael disse...

Se hoje eu tivesse que definir a palavra Amigo, faria assim:

Amigo é aquele vence todos os obstáculos e te leva até Jesus.

Unknown disse...

Coisa linda

Unknown disse...

O que fica muito claro pra mim nesse texto é o estado em que a igreja se encontra. Mestres religiosos, muitos ouvintes, poucos ajudadores e muitas vezes os enfermos nem lá estão por falta de alguém que os ajude.
Percebo que o mais difícil(perdão e cura) Jesus resolve facilmente. Mas o fácil (ouvir e se arrepender) e que não depende de Jesus nem é percebido por nós. Estamos muito preocupados com tudo e menos com o que deveríamos estar.

Unknown disse...

olá amadas e amados, a paz do senhor jesus
concordo com Hamiltom Rafael:amigos são aqueles que querem de fato te levar para o bom caminho, isso sim é missão

Unknown disse...

Muito bom..

Unknown disse...

Porque afirma-se que o paralítico era acometido de sua paralisia não só dos membros inferiores, bem como, os superiores e comprometimento na fala?

Filmes Bíblicos disse...

O seu blog é muito bom, Parabéns!

Criei um site de filmes bíblicos
ficarei felliz se nos visitar também.

Obrigado pela postagem

Luz de Deus disse...

Gratidão por tão maravilhoso texto! Muito rico!