Menos palha para os tijolos




A realidade de hoje prevê que o funcionário ” dê o sangue pela empresa” ficando depois do horário, feriados, sábados e , as vezes, até domingos, trabalhando! O povo de Israel era cativo dos egípcios há  anos. Clamavam e choravam por um libertador por não agüentar mais essa opressão de trabalho imposta por seus “senhores”

No mundo de hoje também é assim: muitas vezes nosso ” chefe” é mudado no trabalho e a carga de trabalho é maior…”como o anterior era mais legal, mais gente boa…esse cara é um “crápula” ! E há uma verdade no fato de sermos mais sobrecarregados com trabalho…tenho visto bastante gente, galera jovem, que está trabalhando para crescer e ter “um lugar ao sol” , mas sendo tratados como verdadeiros escravos.

” Assim lhes amarguravam a vida com serviços pesados com o barro e com tijolos, e com todo o tipo de trabalho no campo; enfim, com todo serviço que eram forçados a fazer”.Ex 1:14

Por isso colocaram feitores sobre eles, para os oprimir com trabalhos forçados. Assim os israelitas construíram para  Faraó as cidades armazém de Pitom e Ramsés. Ramsés foi uma dinastia de faraós que marcaram a história do mundo da época. Se você for ao Museu do Cairo no Egito, perceberá como os Ramsés são venerados por seu reinado e poder político e militar que tinham.

“Então um novo rei que não havia conhecido José, levantou-se sobre o Egito”Ex 1:8

A história fala de um grande administrador que esteve no Egito durante a época da fome. Esse era José do Egito, lembra? Aquele que foi vendido por seus irmãos para uma caravana  de ismaelitas, que ia para o Egito, e ali ele foi comprado por Potifar, oficial de Faraó ( Gn37:36 ). Esse José cumpriu sua função de ” luz e sal da terra” no meio de um povo que adorava ( e adora até hoje) os mortos, sendo modelo de administração, justiça, e santidade.



José ficou quatro anos injustamente presos porque a esposa de Potifar (o oficial que o comprou e o trouxe para dentro de sua casa ) deu ” mole” para ele e José fugiu do “mole”… fico pensando quantos garotões “gospel” espertos hoje aproveitariam esse “mole” talvez até dizendo que ” entenderam que Deus estava abrindo essa porta”, e outras asneiras do tipo… ainda mais tendo sido preso depois injustamente…

“Como fui burro! Uma chance dessas! Com essa mulher “no papo” eu poderia influenciar o oficial do Faraó e conseguir muitas coisas para o meu povo. Não seria essa a postura de um ” político de carteirinha” nos dias de hoje???

Mas José já estava morto, o povo na escravidão de um rei que não tinha nem ouvido falar do tal José, e o aperto no trabalho era cada vez maior…Não há nenhum erro em se querer subir na vida, alcançar uma boa posição social conquistada legitimamente…

…creio que muitas vezes , a sabedoria está mesmo no equilíbrio!!

As situações de nossa vida sempre tem a ver com um contexto espiritual…pois não acreditamos em coincidências, certo?  Mas também cremos na lei da semeadura e colheita : “se semeio vento, vou colher tempestade com certeza”

Deus levantou Moisés ouvindo o clamor de seu povo! Moisés foi fruto do milagre de Deus quando os bebês do sexo masculino foram condenados a morrer, deixando só as meninas ( Ex 1)…Moisés escapou dessa morte e depois escapou da segunda perseguição onde Faraó mandou jogar todos os meninos no rio Nilo!  (Ex 1:22). Depois de 40 anos no Egito como filho da filha de Faraó e 40 anos como um ermitão fugitivo no deserto, Deus chama Moisés para libertar Seu povo!

Deus dá poder a Moisés para fazer prodígios ( cap.4). Moisés e Arão se reúnem como os lideres do povo de Israel e estes acreditam nas palavras de Moisés

O povo acreditou; quando todos ouviram que o Senhor havia visitado os israelitas e que tinha visto sua opressão, inclinaram-se e adoraram. Ex 4:31

Aí Deus manda Moisés a Faraó para libertar seu povo…quando Moisés diz a Faraó que o Senhor disse para deixar Seu povo ir para celebrar uma festa no deserto, Faraó pergunta: “Quem é o Senhor, para que eu atenda sua voz e deixe  Israel ir?” ( cap.5:2) Por que vocês fazem o povo parar de trabalhar? Voltem ao seu trabalho.

” Naquele mesmo dia , faraó deu ordens aos feitores do povo e aos seus oficiais, dizendo: ” Não deis palha para o povo para fazer os tijolos como antes; que eles mesmo vão e recolham palha para si. Mas exigireis a mesma cota de tijolos que faziam antes, não menos. Eles estão ociosos e por isso clamam: Vamos oferecer sacrifícios ao nosso Deus. Tornai pesado o serviço desses homens para que se ocupem dele e não dêem ouvidos a palavras mentirosas”

“O trabalho enobrece” já ouviu essa frase? Sim, é verdade, a não ser… a não ser que ele se torne um escape, uma opressão, meu único alvo, meu tesouro para conquistar tudo que desejo ter…e ser ??? Para o povo de Israel que já era escravo do seu trabalho, a carga aumentada só os levou a um maior desespero e insegurança quanto ao seu Deus… não deis palha para o povo como antes.

A cota de serviço, muitas vezes vai aumentando…eles estão ociosos e por isso clamam.  “Esse cara não tem ambição; diz que é crente…ahaha” dizem. Você trabalha para esconder a ansiedade?

Tornai pesado o serviço desses homens, e hoje também, ” dessas mulheres” ! Para que não dêem ouvido a voz de Deus, considerada pelo sistema mundo como ” palavras mentirosas para um povo ocioso”. Será que os cristãos hoje são vistos assim?

Se o diabo e o mundo tirarem de nós o tempo com a Palavra e o tempo da oração, não vai sobrar nada!

Como eu serei cristão se não leio a palavra ( e como tem gente que não lê e acha que  sabe…usam-na com contexto errado, para seus próprios desejos…e paixões); como eu serei cristão se não tenho tempo para orar, porque preciso trabalhar, crescer, conseguir tudo o que sempre quis ?!?!

Se Deus não nos abençoar, não adianta trabalhar como um escravo, gastar todo tempo no trabalho, e em outras coisas que fazemos que nos escravizam…que roubam nosso tempo.

Se Deus não abençoar nosso tempo, ele escapará pelas nossas mãos…se não semearmos o uso do tempo, também o perderemos…Qual deus / Deus controla o nosso tempo ????

Jesus está voltando! E aê ???

Gerson Ortega

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...