Limpar as redes, uma metáfora sobre mares e homens.




Wilma Rejane


Jesus viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. Lucas 5:2

Os pescadores estavam no lago de Genesaré, era noite e as redes recolhidas da água indicavam fim de uma jornada frustrante de pesca:nenhum peixe. Pedro, Tiago, João e André faziam parte de uma cooperativa de pescadores e atravessavam um período econômico difícil, dias a fio sem sucesso com a pescaria. A noite era a melhor hora para pescar, mas as estratégias pareciam não valer para aqueles irmãos e companheiros de trabalho.

Até que Jesus aparece no lago e o que parecia ser o fim, na verdade era recomeço:

“Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo. Tendo acabado de falar, disse a Simão: "Vá para onde as águas são mais fundas", e a todos: "Lancem as redes para a pesca".  Simão respondeu: "Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes".  Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a romper.”  Lucas 5:3-6

A fé dos pescadores nas Palavras de Jesus, fez com que os resultados de suas ações fossem transformados: lucro abundante ao invés de prejuízos constantes.

Eles pararam de limpar as redes e lançaram-nas ao mar alto, ao fundo,  foram adiante nas águas, dentro do barco, do mesmo barco que Jesus sentou para ensinar as pessoas que estavam na praia naquela  noite. É tão incrível  a recepção dos pescadores para com Jesus! Eles sabiam que já haviam feito o possível para encher as redes, sem sucesso e agora lhes restava acreditar no impossível e foi o que fizeram!



O lugar das águas profundas escondiam os peixes, mas o barco precisava deixar a areia e as redes serem lançadas.

Limpando as redes.

Estudando sobre esse tema, busquei também 'lançar-me ao mar alto' para pescar mais naquele mesmo lago do encontro de  Jesus com os  primeiros discípulos. Sim, porque Jesus palestrou naquela noite, sentado ao barco, antes de despertar a fé dos que ali estavam. E sobre o que Ele falou? Não sabemos, mas certamente foi de encontro a necessidade dos pescadores, de outra forma, porque Pedro se arriscaria dizendo: “Sobre o que falaste agora terei fé que os peixes chegarão as redes”?

Pois bem a palavra grega usada para  'lavar as redes' vem do verbo Katartizo (Strong 2676) que quer dizer 'aperfeiçoar'. Assim, naquela noite os discípulos estavam aperfeiçoando as redes: limpando, concertando os remendos.

Esse mesmo verbo aparece em II Cor. 13:9:“Porque nos regojizamos de estar fracos, quando vós estais fortes: e o que desejamos é a vossa perfeição( Katartisis)”. Paulo falando aos Coríntios sobre a necessidade de obediência a Deus, para aperfeiçoamento do espírito,  no ministério da graça.

Então, relacionando o “limpar das redes” com o contexto espiritual do Reino de Deus, encontraremos no lago de Genesaré: Pedro, Tiago, João e André, homens comuns, em busca da felicidade espiritual. Redes sendo limpas, ações rasas e baseadas em conhecimentos humanos e naturais.

A perfeição não pode ser alcançada dessa forma, a não ser e tão somente através de um encontro real com Jesus. Só isso nos fará entender e assumir o que representa “Graça sobre graça”:

“Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens. Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo; O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. ”Tito 2:11-14


Tantos peixes que as redes romperam!

Pedro ficou tão assustado com a grande quantidade de peixes nas redes rompendo que suplicou a Jesus: “Senhor, ausenta-te de mim porque sou um homem pecador” (Lucas 5:8).

Para que haja novidade de vida, é preciso haver rompimento com o passado de velhas praticas de pecado, de ações formadoras de  uma natureza moldada pelo mundo dos homens. Ao ser confrontado com a Perfeição, Pedro se viu imperfeito.

“Não temas, de agora em diante serás pescadores de homens.” (Lucas 5:10). E Mateus também descreve esse encontro finalizando-o assim: “ Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no.” (4:20)

E aí tem inicio uma nova jornada para os pescadores da Galileia. Contrataram uma pescaria com Jesus  e há mais de dois mil anos conquistam discípulos para o reino de Deus !

A Vida

Algumas pessoas chegaram até Jesus depois de “lavar as redes” muitas vezes, esforçando-se para se sentirem satisfeitas espiritualmente, por ações baseadas na natureza humana. Mas a 'pesca' só aconteceu quando deram ouvidos ao Evangelho, largaram a velha vida, as redes remendadas e foram navegar com Jesus dentro do barco.

É certo que tanto em terra, quanto em água, haverão dias turbulentos: “Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.” Mateus 5:45-46. Mas há um marco na história humana que está dividida em “Antes de Cristo e depois de Cristo” e esse marco está posto para que reconheçamos que Cristo não foi um simples homem ou profeta que passou por aqui.

Ele é o Filho de Deus que da mesma forma que encontrou aqueles pescadores na Galileia, transformando suas vidas, também pode e quer transformar a nossa.

Deus o abençoe.

4 comentários:

Unknown disse...

Amiga que postagem linda.... ah eu fico muito feliz com a publicação do livro... olha confesso a vc que tentei publicar algumas coisa minha em um site ,de graça... mas não consegui... eles pedem mias paginas eu tentei com apenas 17 paginas escritas... gostaria de fazer algo pequeno por enquanto... mas conto com sua ajuda neste sentido sim... será um prazer... quero contar meus sonhos ..enfim de td um pouco... bjinhos e valeu pelo carinhooo.. te amoo em Cristo.

Wilma Rejane disse...


Olá amada irmã Rô,

É bom nos ocuparmos em sonhar com Deus, somente Ele conhece nosso coração e pode transformar aquilo que precisa ser transformado, não é mesmo?

Sobre o livro, espero que se anime em escrever e produza páginas e páginas, para glória de Deus e realização sua.

Obrigada,
Na paz e no amor de Jesus,
WR.

Ana disse...

Paz muito bom esse texto falou muito ao meu coração

Att

obreiro fabio disse...

Muito lindo e profundo todos os dias temos que aprender a lavar as redes e arrancar os remendos para o senhor opere mais em nossas vidas