Memorial Betel



“Quero trazer a memória aquilo que me dá esperança" Lm 3:21





Wilma Rejane

Betel  é uma cidade cananeia da antiga região da Samaria, situada no centro da terra de Canaã, seu nome significa “morada de Deus”. Abraão estava no Egito, quando a fome e a seca afetam o lugar e ele volta para Betel, retrocede na jornada de aproximadamente 2.400 km com destino a Canaã. Ao ler esse episódio sobre Betel, me perguntei: por que Abraão escolheu voltar no caminho? Por que sai no Neguebe, atravessa em média mais três cidades rumo ao altar em Betel? A resposta que encontrei, me convidou a fazer tal qual Abraão: “ erguer memoriais em Betel”.

E Abraão fez as suas jornadas ao Sul de Betel, até ao lugar onde, ao principio, estivera sua tenda. Até ao lugar do altar que, dantes ali tinha feito; e Abraão invocou ali o nome do Senhor. Gn 13:3,4


Nenhum outro lugar, havia marcado tanto o patriarca. Ele foi atraído de volta a Betel, pelas boas lembranças da intensa presença de Deus. Ele quis fortalecer a fé, se nutrir de forças para prosseguir até o destino final. Boas lembranças, têm esse poder catalizador de animar o ser. Lembro com muita clareza de minha infância e de como aguardava ansiosa a chegada do fim de semana para dormir na casa de minha avó materna, por nome Àguida. Seus braços eram imãs a atrair os netos; carinho, boas histórias, cocadas esfriando na janela, a deliciosa sopa de frango com legumes e as incomparáveis pamonhas! Jamais esqueci.




Boas lembranças, são marcos que nos fazem querer regressar. Ainda que não possamos retornar fisicamente a alguns lugares, nossa mente tem a liberdade de viajar e reviver momentos especiais. Betel marcou Abraão. As boas lembranças provocavam nele, um efeito muito parecido com os braços de minha avó.

Deixe-me contar algo incrível:

O teólogo alemão Jurgen Moltmann (1926) é um grande exemplo do poder fortalecedor das boas lembranças. As experiências de sua infância o acompanharam de forma decisiva por toda a vida, influenciando seu pensamento:

“ Na minha lembrança, me vejo garoto olhando na janela da casa dos meus pais para as florestas que cortam o horizonte distante do Norte da Alemanha. Ali, as planícies são vastas e o céu imenso. O horizonte é o limite que não aprisiona; pelo contrário, ele nos convida a ir além. Aquele menino tinha muita curiosidade de saber o que haveria do outro lado do horizonte”

Quando Moltmann se tornou prisioneiro de guerra, encerrado em um campo inglês, ele afirmou:“ Vi homens nos campos que haviam perdido a esperança. Eles simplesmente se entregavam e morriam”. As boas lembranças sustentaram Moltmann. Ele quis se manter vivo para descobrir o que havia do outro lado do horizonte. Isso é curioso, porque a morte poderia ser a forma mais fácil de se descobrir, mas se assim o fizesse, estaria matando também suas lembranças.

Anos mais tarde, elas se tornariam o motivo maior de sua realização e felicidade. Em resposta as suas indagações sobre “o outro lado do horizonte” descobre no Cristianismo sua razão de viver e de forma fervorosa, transforma a esperança no tema principal de seus livros, traduzidos para vários idiomas. E tudo começou na infância, um Betel construído com um olhar pela janela.


Através da Janela

O que estamos vendo de nossa janela? Que Betel estamos construindo para nossa vida?

Abraão carregava em seu ser o memorial da promessa Divina: “far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma benção; em ti serão benditas todas as famílias da terra” Gn 12:2-3.

Assim como Maltmann, ele precisava viver para ver acontecer. A promessa, era o marco que o fazia partir e regressar, sem chance de desanimar.


O profeta Jeremias, viveu momentos de grande tristeza quando Nebuzaradã, capitão da guarda de Nabucodonozor, destruiu a maior parte de Jerusalém, queimou o templo e levou a todos, exceto as pessoas mais pobres, para o exílio. Ele lamentou sobre a cidade, em determinado momento, porém, lança um olhar sobre a janela na intenção de se fortalecer, refugiar em seus “Beteis”, lugar de boas lembranças, ele afirma: “Quero trazer a memória aquilo que me dá esperança Lm 3:21. Profeta Jeremias estava tal qual o teólogo Maltmann: revivendo boas lembranças em um cenário de guerra.

Betel é Refúgio

Quero te convidar a construir “Beteis”, lugar criador de boas lembranças. Falo de fé e promessas, não de mera ilusão que nos torna distantes da realidade. Falo de Beteis, porque eles significam “morada de Deus” e tudo o que é firmado em Deus se cumpre. Construir “Beteis” tem a ver com comunhão, com obediência e sobretudo fé, certeza de auxilio. Isso foi o que fez Abraão retornar ao lugar. O cenário de fome e seca o entristeceu, em Betel se refugia.

O pastor Martin Luther King, chegou a afirmar: "Segurei muitas coisas em minhas mãos,  perdi tudo; mas tudo que  coloquei nas mãos de Deus,  ainda possuo." Aquilo que confiamos a Deus, Ele recompensa e além do que pensamos. A benção, alcança outras gerações.

O Betel construído por Abraão, serviu de refúgio para seu descendente  Jacó. Anos mais tarde, ele também empreendia uma jornada, quando para em Betel e recosta a cabeça sobre uma pedra. Sonha com uma escada ascendente, em direção ao céu, onde anjos subiam e desciam. Betel era mesmo “morada de Deus”.  Jacó faz um voto com Deus que iria, de forma decisiva, marcar sua vida. Ali seria o lugar de suas boas lembranças. O marco a animar-lhe na caminhada. Gn 28:10 -22.

“ Quão terrível é esse lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus” Gn 28:17.

Construímos Beteis, quando guardamos na mente e no coração as Palavras de Deus para nós. Elas são boas lembranças que trazem esperança. Elas são refúgio na adversidade. Abraão se recusou a ficar no Egito choramingando a seca. Arrumou a bagagem e partiu para Betel, ali invocou ao Senhor! Não deixemos nos contaminar pelo desanimo. Façamos como Maltamm: vivamos para ver nossa vitória! “O outro lado do horizonte” que se revela pelo mistério inabalável da fé.



Fragmentos do meu novo livro sobre Sara e Abraão.


Fontes: Almeida, J.F Bíblia de Estudo Plenitude, Revista e corrigida, SBB, 1995
Miller l. e Stanley J.- Teologias Contemporâneas, Ed Vida Nova, SP 2011.

8 comentários:

Primavera disse...

Maravilha de mensagem!

Deus a inspire cada dia, para fluir mais letras de suas mãos.

Saudações primaveris!

Lane disse...

Wilma, hoje de manhã li seu texto. Fiquei pensando nele, fui ler o livro de Êxodo.
Precisando de um milagre. Orei. Falei com Deus sobre tudo que Ele fez pra o povo de Israel e disse a Ele que eu cria que Ele é o mesmo. As 20:00 de hoje, eu recebi o milagre que pedi.
Quando você me fez pensar nas coisas que Deus faz, você me testemunhou que o nosso Deus é o mesmo, e sempre será. Eu louvo e glorifico a Deus por sua vida, por ter me ajudado a entender isso. Hoje, o último dia pra o meu milagre. Deus fez o que eu precisava. Que Ele o nosso pai de amor, derrame bençãos sobre a sua vida!!!

Obélio disse...

Amèm.Vou construir os meus Beteis!!! Mensagem inspiradora!!! DIOS TE BENDIGA!

Wilma Rejane disse...

Olá primavera!

Betel é assim: frutificando e florindo, marcando o ar, o tempo e a vida com aroma de milagre! Porque em Cristo Jesus, tudo é renovo!

Obrigada querida,

Deus a abençoe.

Wilma Rejane disse...

Lane...

Seu testemunho é Betel, para mim e para tantos quantos lerem.

É grandioso o que Deus faz em nossas vidas através de Sua Palavra, das boas lembranças que Ela nos reserva: se Ele fez ontem, pode fazer hoje e amanhã, porque nunca mudou.

Obrigada, amada do Senhor.

Sorrio com você, em louvor ao Deus de poder e a fé que fez seu coração crê.

Abraço fraterno, em Cristo.

Wilma Rejane disse...

Olá Obélio!


Dios te bendiga,

por todos os dias!

Em Cristo.

Sarah Iwabuchi disse...

Que lindo irmã Wilma, maravilha de mensagem mesmo. Gostei e me identifiquei totalmente principalmente com o momento em que estou vivendo. Eu sempre venho aqui e nunca saio vazia, sempre me abasteço de muita coisa boa que descreve os momentos pelos quais estou passando. Obrigado mesmo irmã.

Wilma Rejane disse...


Oi Sarah, graça e paz de Jesus!

Amada, Deus é tão generoso e aos que buscam refúgio em Sua Palavra, sempre são confortados, não é mesmo?

Deus a abençoe,

Com carinho.