As Sete Igrejas do Apocalipse


Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas Ap 3:22

Autoria: Wilma Rejane

As sete igrejas do Apocalipse referem-se a igrejas literais descritas no Apocalipse, capítulos 2 e 3. Essas igrejas cristãs estavam  localizadas na Ásia Menor durante a época do Império Romano. Embora as igrejas reais deixassem  de prosperar nos séculos de controle muçulmano,  depois dos romanos, há vestígios arqueológicos de todos os sete locais existentes na atual Turquia.


Significado Último das Sete Igrejas



São igrejas literais do primeiro século dC. No entanto, elas também têm um significado espiritual para as igrejas e crentes de hoje. O objetivo principal de João ao escrever as cartas para as Sete Igrejas, era entregar um "boletim" de Cristo para as igrejas da época. Um segundo propósito dos escritos inspirados de João era descrever sete tipos de igrejas (e crentes) que surgiria uma e outra vez ao longo da história. As breves cartas às igrejas do Apocalipse, estão como lembretes comoventes para os seguidores de Cristo.



Quadro Sinótico das Cartas as Setes Igrejas do Apocalipse


Igreja primitiva
Cristo falando como:
reconhecimento
repreensão
objetivo para aqueles que se superar
em Éfeso

Apocalipse 2:1-7 
Ele, "que segura as sete estrelas em sua mão direita, que anda no meio dos sete candelabros de ouro"
trabalho duro, perseverança, não pode tolerar homens maus "; Nicolaitas nojo como ele desgostos ****", e discernidas falsos apóstolos; Paciência e tendo-se por amor do seu nome, e não te deixaste esmorecer.
"... Você abandonou o amor que você tinha no início." ... "Arrepender-se e fazer as obras que você fez em primeiro lugar. Se não, virei a você e tirarei o teu candelabro do seu lugar, caso não te arrependas."
"Ao que vencer, eu lhe concederei que se comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus."
em Smyrna

Apocalipse
2:8-11 
"Aquele que é o Primeiro eo Último, que morreu e voltou à vida"
"Conheço as tuas aflições e sua pobreza - ainda que você seja rico - ea blasfêmia dos que dizem que eles são judeus e não são, mas são a sinagoga de Satanás."
"Não temo o que você está prestes a sofrer. Eis que o diabo está para lançar alguns de vós na prisão, que pode ser testado, e durante dez dias tereis aflições."
"Seja fiel até a morte, e Eu te darei a coroa da vida. Aquele que conquista não deve ser ferido pela segunda morte."
em Pérgamo

2:12-17 
ele "que tem a espada afiada de dois gumes".
"Você permanecer fiel ao meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, que foi condenado à morte entre vós, onde Satanás habita."
Alguns dos que seguem a doutrina de Balaão: Balaque culto com a ingestão de alimentos sacrificados aos ídolos e práticas de imoralidade sexual; alguns nicolaítas. "Arrependei-vos então. Se não, eu irei com você em breve e contra eles batalharei com a espada da minha boca."
"Ao que vencer darei do maná escondido, e eu lhe darei uma pedra branca, com um novo nome escrito na pedra que ninguém conhece, exceto aquele que o recebe."
em Tiatira

2:18-29 
"O Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo, e cujos pés são como bronze polido"
"Conheço as tuas obras, o seu amor, fé e serviço e perseverança, e que suas últimas obras excedem o primeiro".
Eles toleram a falsa profetisa Jezabel praticando a prostituição no templo e comer carne imolada aos ídolos. Ameaça: a sofrer intensamente, a menos que se arrependam, e atacar os seus filhos mortos. "Vou dar a cada um de vocês como suas obras merecem". Para o resto que não possuem o seu ensinamento: "Eu não vos impor qualquer outra carga; apenas retende o que você tem, até que eu venha."
"Ao que vencer e faz as minhas obras até o fim, eu lhe darei autoridade sobre as nações, e ele as regerá com vara de ferro, como potes de barro, quando são quebrados em pedaços, como eu mesmo recebi o poder do meu Pai, vou também dar-lhe a estrela da manhã ".
em Sardes

3:1-6 
Ele, "que detém os sete espíritos de Deus e as sete estrelas"
"Conheço as tuas obras". "Você ainda tem alguns nomes em Sardes, pessoas que não contaminaram as suas vestiduras e andarão de branco junto comigo, pois são dignas."
"Você tem a reputação de estar vivo, e você está morto.  fortalece o que está prestes a morrer, porque eu não achei as tuas obras perfeitas diante de meu Deus." Lembre-se que você recebeu e ouviu; manter isso, arrependa-se e. Se você não for acordado, virei como um ladrão ".
"O que vencer, como eles, deve ser vestida de branco, e não vou retirar seu nome do livro da vida, eu confessarei o seu nome diante de meu Pai e seus anjos."
em Filadélfia

3:7-13 
"O santo, o verdadeiro, que tem a chave de Davi, que abre e ninguém fechará, e que fecha e ninguém abre"
"Conheço as tuas obras. Eu sei que você tem um pouco de poder, e ainda assim mantive minha palavra e não negaste o meu nome. Porque guardaste a minha palavra de suportar pacientemente, eu te guardarei da hora da provação que é vai vir em todo o mundo, para tentar os que habitam sobre a terra. "
"Eu farei aos da sinagoga de Satanás que dizem que eles são judeus e não são, mas mentem - farei que venham, e curvar-se diante de seus pés, e saber que Eu vos amei." "Retende o que você tem, de modo que ninguém pode tirar sua coroa.
A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, nunca ele deixá-la, e eu escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade de meu Deus, a nova Jerusalém que desce do meu Deus do céu, e meu novo nome.
em Laodicéia

3:14-22 
"O Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus"
("Conheço as tuas obras", mas aqui não é claro reconhecimento positivo).
"Porque és morno ****, nem frio nem quente, vou vomitar-te da minha boca". "... Você não sabe, que és um coitado, e miserável, pobre, cego e nu. Por isso aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo ...", "e roupas brancas ...", "e salve para ungir os seus olhos ...". "Aqueles a quem eu amo, eu repreendo e castigo, de modo ser zeloso e arrepende-te."
"Eis que estou à porta e bato;. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei e cearei com ele e ele comigo quem vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono , como eu me venci e me sentei com meu Pai no seu trono. "




  
 




(1) Éfeso (Apocalipse 2:1-7) - a igreja que havia abandonado seu primeiro amor (2:4).


O primeiro amor que caracterizou a Efésios era o zelo e ardor com que abraçaram a sua salvação como eles perceberam que amava a Cristo porque Ele os amou primeiro (1 João 4:19) e que era na verdade Seu amor por eles que os fizera "a vida juntamente com Cristo." Então, eles foram esmagados pela alegria que veio da compreensão de seu ex-estado de mortos em delitos e pecados, e sua vida nova em Cristo, que exibiu o fruto da alegria (Efésios 2:1-5 ). Por causa do grande amor de Deus para os Efésios, eles foram "vivificados em Cristo" e que a vida nova foi exibida na paixão de gratidão. Essa paixão pelo Salvador transbordou para o outro e para aqueles na cultura em que habitavam, corruptos como erma.

Jesus elogia os Efésios por suas muitas obras boas e trabalho duro. Eles testaram os professores para ver se suas profissões eram reais; eles suportaram as dificuldades e perseveraram sem cansar. Mas eles haviam perdido o seu calor e zelo por Cristo, e quando isso aconteceu, eles começaram a "passar" os movimentos de boas obras, motivadas não pelo amor por Cristo, mas pelas próprias obras. O que antes era uma relação de amor foi  resfriado em mera religião. Sua paixão por Ele se tornou pouco mais do que a ortodoxia fria.

Rodeado pelo paganismo e falsos mestres, a igreja de Éfeso teria tido uma ampla oportunidade para corrigir a falsa doutrina e confrontar os professores heréticos.  Em vez de seguir a Cristo com a devoção que mostrou uma vez, como uma noiva que segue o seu noivo "através do deserto" (Jeremias 2:2), Efésios estava em perigo de cair longe de Cristo completamente. É por isso que Ele adverte aqueles que têm "ouvidos para ouvir" para provar a realidade de sua salvação, devolvendo a Ele e reacendendo o amor que tinha começado a esfriar. Sem dúvida, havia entre os Efésios aqueles cuja profissão era falsa e cuja audiência havia se tornado entorpecida. Ele adverte o resto para não segui-los, mas se arrepender e voltar para Ele com a paixão que tinha por Ele no inicio da vida cristã.



Enfrentamos os mesmos desafios no século XXI. Há poucas igrejas que não estão sujeitas, e em perigo de, uma certa quantidade de falsos ensinamentos. Mas Jesus nos chama para falar a verdade em amor (Efésios 4:15), e para não deixar que a frustração de falso ensino domine acima  do amor de Cristo em nós (Efésios 4:31-32). O nosso primeiro amor é o amor que Cristo nos dá a Deus e uns aos outros. Devemos ser zelosos pela verdade, mas que o zelo deve ser temperado de modo que estamos sempre "falando a verdade em amor, vamos em todas as coisas crescer dentro Dele que é o chefe, isto é, Cristo" (Efésios 4:15 ). 

Quem eram os Nicolaitas? Ap 2:6

A origem exata dos nicolaítas é clara. Alguns comentaristas da Bíblia acreditam que eles eram uma seita herética que seguia os ensinamentos de Nicolas-cujo nome significa "aquele que conquista as pessoas", que foi possivelmente um dos diáconos da igreja primitiva mencionado em Atos 6:5. É possível que Nicolas tornou-se um apóstata, negando a verdadeira fé e se tornou parte de um grupo seguindo "a doutrina de Balaão", que ensinou Israel "pecar por comer carne imolada aos ídolos e cometer imoralidade sexual." Clemente de Alexandria diz: "Eles entregaram-se ao prazer como cabras, levando uma vida de auto-indulgência." A graça de ensino pervertido é substituída pela liberdade com licenciosidade.

Outros comentaristas acreditam que estes nicolaítas não foram chamados a partir de qualquer homem, mas a partir do Nicolah palavra grega, que significa "vamos comer", como eles muitas vezes incentivados uns aos outros para comer coisas sacrificadas aos ídolos. Qualquer que seja a teoria é verdadeira, é certo que as obras dos nicolaítas eram uma abominação a Cristo. Eles, como os gnósticos e outros falsos mestres, abusaram da doutrina da graça e tentaram introduzir licenciosidade em seu lugar (2 Pedro 2:15, 19; Judas 1:4).

Jesus elogia a igreja de Éfeso por odiar as obras dos nicolaítas, como ele faz (Apocalipse 2:6). Sem dúvida, os líderes da igreja de Éfeso protegeram o seu rebanho a partir dessas heresias destruidoras e evitaram que  as suas pessoas  cometessem os mesmos atos malignos. Todo o pecado é odioso a Cristo, como deve ser aos Seus seguidores, como odeio obras dos homens maus, e não os próprios homens. Para a igreja de Pérgamo, Jesus não tinha elogios, mas censura. Ao contrário de Efésios, que realmente abraçou os ensinamentos dos nicolaítas (Apocalipse 2:15). Jesus adverte que se não se arrependerem, eles estão em perigo de o julgamento que é certo para cair sobre aqueles que ensinam falsa doutrina, atacar Sua Igreja, e destruir Seu povo. A espada do julgamento está pairando sobre suas cabeças, e sua paciência não é ilimitada (Apocalipse 2:16; 19:15).

A lição para nós é que a igreja do Senhor Jesus ao longo dos tempos tem sido assolado por aqueles de espírito nicolaíta. A única maneira de reconhecer o falso ensino é estar intimamente familiarizado com a Verdade através do estudo diligente da Palavra de Deus.



(2) Esmirna (Apocalipse 2:8-11) - a igreja que sofreria perseguição (2:10). 


Tanto Esmirna como  Filadélfia estão cercadas por aqueles que afirmam ser cristãos, mas não são. Porque Smyrna é  mais verdadeiramente justa do que algumas outras igrejsa do fim dos tempos, Satanás odeia e traz pesada perseguição religiosa sobre eles. Eles podem ser alguns daqueles citados  em Daniel 11 que mostram força diante de tanta perseguição e "realizam grandes façanhas." 

Smyrna sofre perseguição por dez dias. Quanto tempo é esse? Apocalipse 2:10 ; Daniel 1:12 , 14; Números 14:34 ; João 16:33 .

Daniel e seus companheiros comeram vegetais durante dez dias literais, então talvez esta perseguição durará dez dias também. Por outro lado, Deus às vezes usa um dia para representar um ano, talvez por isso Smyrna terá de enfrentar dez anos de perseguição. Daniel 11:32-35 indica "muitos dias", "alguns dias" (A Bíblia enfatiza) ou "para alguns tempo "(The New American Bible). Os comentários dizem que ele poderia ser metafórico, significando "um curto espaço de tempo." Nesse caso, devemos esperar o melhor e se preparar para o pior! Jesus diz que aqueles que são Dele vai sofrer perseguição, mas não devemos temer, pois Ele venceu o mundo . Ele vai nos ver através dele. 

A Pedra Branca Ap 2:17


O significado da pedra branca é um mistério para os estudiosos da Bíblia. No entanto, várias interpretações foram oferecidas:

• Na Grécia antiga, os membros do júri lançariam uma pedra branca para significar uma absolvição, enquanto uma pedra negra proclamava o réu culpado. A fraqueza dessa interpretação é que as pedras lançadas nos tribunais não têm nomes inscritos nelas.

• Um pequeno objeto chamado de "tessera", feito de madeira, pedra, barro ou osso, transmitia privilégios especiais para seu proprietário. Os antigos romanos usavam ​​tesselas como fichas de admissão para eventos na arena. No entanto, tesselas não tem que ser de cor branca, e a durabilidade dos materiais utilizados, é questionável.

• Uma pedra branca era freqüentemente usada como um amuleto ou encanto. No entanto, este costume foi associado com feitiçaria, por isso seria estranho se a Bíblia usasse como um símbolo de salvação.

• Outra interpretação tem a ver com o material de construção usado durante o tempo em que João escreveu o Apocalipse. Edifícios importantes foram feitos geralmente de mármore branco, incluindo o templo de Esculápio em Pérgamo (a cidade da igrejaa que Jesus está se dirigindo em Apocalipse 2:17). Em frente ao templo, foram feitos  pilares de mármore branco, gravados com os nomes das pessoas supostamente curadas pelo deus.

• Uma das explicações mais aceitas da pedra branca tem a ver com peitoral do sumo sacerdote, que continha doze pedras. Cada uma dessas pedras tinha o nome de uma das doze tribos de Israel gravado nele (Êxodo 28:21). Como ele ministrava no templo, o sumo sacerdote trazia os nomes do povo de Deus na presença de Deus. Da mesma forma, a "pedra branca" com o nome do crente escrito por ele poderia ser uma referência a nossa posição na presença de Deus.

• Outra explicação difundida sugere que a pedra branca pode ser uma pedra translúcida precioso como um diamante. A palavra traduzida como "branco" em Apocalipse 2:17 é leukos e também pode significar "brilhante, brilhante." Esta interpretação sustenta que na pedra está escrito o nome de Cristo, não o nome do crente. Apocalipse menciona que o nome de Cristo está escrito na testa dos santos (Apocalipse 3:12, Apocalipse 14:1, e Apocalipse 14:20).

O melhor sentido da pedra branca, provavelmente tem a ver com o antigo costume romano de concessão de pedras brancas para os vencedores de jogos atléticos. O vencedor de um concurso era premiado com uma pedra branca com seu nome inscrito nele. Isso serviu como seu "bilhete" para um banquete de premiação especial. Segundo essa visão, Jesus promete a entrada de vencedores para a comemoração de vitória eterna no céu. O "novo nome" provavelmente se refere ao trabalho do Espírito Santo de conformar os crentes à santidade de Cristo (veja Romanos 8:29, 3:10 Colossenses).


(3) Pérgamo (Apocalipse 2:12-17) - a igreja que precisava se arrepender (2:16). Onde estava o trono de Satanás?


O Altar de Pérgamo é uma estrutura maciça originalmente construído no século 2 aC, na antiga cidade grega de Pergamon. O templo foi dedicado ao deus grego Zeus. O Altar de Pérgamo,  fora do Império Otomano. A partir do local da escavação original, o líder da equipe alemã arqueológico por Carl Humann, e reconstruíu o Museu Pergamon em Berlim, no século 19, onde pode ser visto ao lado de outras estruturas monumentais como o Porta de Ishtar da Babilônia. 


O altar tem um medidor de 113 (371 pés) friso escultórico representando a longo gigantomaquia, ou a luta dos deuses e os gigantes. Na mitologia grega, os Gigantes eram  filhos de Ge (a mãe Terra primordial), que foi fertilizado pelo sangue de Urano e resultou de sua castração por Cronos.

Hitler e o altar de Zeus


Um arqueólogo alemão Carl Humann, começaram a escavar o altar em Sept.9, 1878. O altar voltou à Alemanha e foi reconstruído. Kaiser Wilhelm II celebrou a sua edificação em Berlim, em 1902. Em 1933, Adolph Hitler foi eleito chanceler da Alemanha. Em 1934 ele tornou-se ditador e ordenou a construção da Tribuna no Zeppelin Field, em Nuremberg para seus comícios nazistas.

O arquitecto, Albert Speer, usou o Altar de Pérgamo como o modelo para o Zeppelintribüne. O Púlpito do Führer estava no centro da tribuna, que foi construído de 1934-1937 por Adolph Hitler.

(4) Tiatira (Apocalipse 2:18-29) - a igreja que tinha uma falsa profetisa Jezebel (2:20)


Você já ouviu falar de alguém que vivia em Tiatira?. Em Atos 16:14 uma senhora chamada Lídia morava lá. Ela era uma vendedora de púrpura, um pano roxo que foi tingido de púrpura. Tiatira era o centro de uma indústria de tingimento.  Muitos dos primeiros cristãos lá estavam no negócio de tingimento. 

A maior fonte de lucro em Tiatira era um corante vermelho brilhante que os antigos chamavam de roxo. Na verdade, não era púrpura, era vermelho, vermelho brilhante. Tintureiros comerciais de produtos de lã naqueles dias eram membros de associações comerciais. Isto expõe um problema para os cristãos - Também  de hoje que se juntam a alguns sindicatos.

As associações de comércio adiantados em Tiatira realizavam refeições comuns em um templo pagão e comiam comida que havia sido oferecida aos ídolos. Será que você come a comida que havia sido oferecida aos ídolos? Não, se você é um cristão verdadeiro,  porque é descrito em muitos lugares na Bíblia que não devemos fazer isso. Nessas grandes corporações comerciais, houve alegria e embriaguez e todos os tipos de coisas. Uma mulher chamada Jezabel foi encorajar os cristãos a ir em frente e se juntar a esses sindicatos,  ir em frente e assistir a estas festas. Porque o Senhor o protegeria de danos espirituais de qualquer maneira. Então, comer beber e ser feliz é o que  tem que ser feito para ganhar a vida. Jesus descreve o problema de Jezabel em Apocalipse 2:20 "No entanto, tenho contra ti. Que toleras Jezabel, que se chama profetisa Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual ea comerem alimentos sacrificados aos ídolos. .

Aparentemente, a maioria da igreja tolerava ou permitia as  heresias de Jezabel. Que cor Jezebel vestia? Vermelho. É interessante não é? A cor de  Thyatira. O traje desta igreja apóstata.

Apocalipse 2:21,22. "E dei-lhe tempo para se arrepender (Deus é paciente.) De sua imoralidade, mas ela não está disposta. Assim que a porei numa cama de sofrimento, e eu farei aqueles que cometem adultério com ela sofrer intensamente, a menos que se arrependam de suas formas."

O julgamento trata da líder, Jezebel, e depois para os seus seguidores. Seus seguidores ainda podem se arrepender, mas seu destino está selado. O castigo de Jezabel se encaixa com o seu crime. Sua cama era um lugar de imoralidade e ela sofre condignamente. O pecado paga de acordo com nossas ações. 

Talvez Jezebel fosse um membro da igreja. Líderes talentosos ainda podem enganar. Ela se chamava uma profetisa. Uma mulher pode ser profeta? Absolutamente! A Bíblia descreve oito senhoras diferentes que eram profetisas verdadeiras de Deus. Êxodo 15:20, Juízes 4:4, II Reis 22:14, Lucas 2:36 e Atos 21:9. Mas, considerando a condenação de Jesus a Jezabel,  sabemos que ela era um falso profeta. 

(5) Sardes (Apocalipse 3:1-6) - a igreja que tinha adormecido (3:2).


Sardes era uma cidade situada no sopé do Monte Tmolus. Foi a capital do antigo reino da Lídia no século 7 aC e tornou-se uma importante cidade depois que foi conquistada por Ciro, o Grande no século 6 aC. No primeiro século dC Sardes tinha passado para as mãos dos romanos.

Apesar de um terremoto destruir Sardes em 17 dC, a cidade foi rapidamente reconstruída. Sardes  acreditava ter sido a primeira cidade em que  foi convertida pela pregação do apóstolo João. Ela também pode ter sido a primeira cidade em que se rebelaram contra o cristianismo e uma dos primeiras que foi colocada em  ruínas.

Os habitantes de Sardes tinham  má reputação entre os antigos pelos seus modos voluptuosos da vida. Pode ser uma alusão a este fato a mensagem de Deus para a igreja quando ele diz: "Você tem alguns nomes, mesmo em Sardes que não contaminaram suas vestes;" (Apocalipse 3:4). 

(6) Filadélfia (Apocalipse 3:7-13) - a igreja que tinha sofrido pacientemente (3:10).


A igreja em Filadélfia (3:7-13) situou-se em um importante entroncamento da estrada que corria pós imperial de Roma através de Trôade , Pérgamo e Sardes  até Tarso ao Oriente. Eles tinham uma porta aberta através da qual a compartilhavam o Evangelho.

Mas aqui também existia a sinagoga de Satanás contra os crentes. Embora nenhuma evidência arqueológica para uma sinagoga tenha sido encontrada, uma inscrição do terceiro século foi encontrada a 10 quilômetros a leste da cidade mencionando uma "sinagoga dos hebreus". Filadélfia foi localizado em uma região propensa a terremotos chamado Catacecaumene.

Ambos Sardes e Filadélfia foram devastadas por terremotos em 17 dC. Templos asiáticos foram construídos para resistir a terremotos severos. Suas bases foram lançadas em leitos de carvão coberto com velo de lã, que causaram a estrutura para "flutuar" sobre o solo como uma jangada. Cada bloco foi unido a outro por cólicas de metal, de modo que a plataforma era uma unidade.

O templo seria a estrutura mais segura na cidade, daí a promessa de ser um pilar no templo de Deus . Pilares inscritos são encontrados em todo Egeu da Turquia. Um exemplo dramático é o templo de Zeus em Euromos com inscrições dedicatórias em dez dos onze pilares em pé. Jesus vai escrever nomes divinos, bem como o seu novo nome sobre os humanos pilares .

Porque guardaste a minha mensagem de resistência, eu vou mantê-lo seguro na hora da provação que há de vir ao mundo inteiro para testar habitantes da terra. Eu venho sem demora. Retende o que você tem, de modo que ninguém pode tirar sua coroa.Ap 3:10,11

(7) Laodicéia (Apocalipse 3:14-22) - a igreja com a fé morna (3:16). 


Rev 3:15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente: Quem dera fosses frio ou quente.

Muito é dito pelo  fato de que havia fontes de água quente na área. Talvez esta é realmente uma referência às águas termais em Laodicéia, mas independentemente disso, ainda podemos inferir uma verdade espiritual. Água fria traz refresco, e água quente pode trazer limpeza, mas muito poucos de nós em qualquer sociedade tem muito uso de água morna. Espiritualmente falando, parece que aqueles que são como "brasas" e queimam com paixão por Jesus Cristo podem  trazer mudança para que os rodeiam. Conseqüentemente, aqueles que são frios são mais aptos a reagirem quando entram em contato com o calor e a luz. Aqueles que são morna ou "meio da estrada" são menos propensos a afetar ou ser afetado por nenhum dos grupos. Parece que é mais fácil obter um indivíduo "frio" (alguém claramente fora de comunhão com Deus) para reconhecer o seu / sua necessidade de arrependimento, mas é muito difícil conseguir uma pessoa morna para assumir a responsabilidade por suas ações. Cristo nos disse que "o sal é bom", mas se o sal perder o que é saborear, é bom para nada!

Apocalipse 3:16 Assim, porque és morno, nem frio nem quente, vomitar-te eu vou sair da minha boca

A condição espiritual morna é uma abominação para um Deus santo. Como podemos ser tão apáticos quando Cristo fez grandes coisas por nós? Como escaparemos nós, se nós "negligênciarmos tão grande salvação" que Jesus nos proporcionou? Aqueles que optarem por ser indiferente aos mandamentos de Cristo e ainda assim permanecer "no banco de igreja" fazê-lo em seu próprio risco. Vemos que, talvez, o maior perigo reside em um tipo de "medíocre" da fé. Infelizmente esta é a condição predominante nestes últimos dias. Encontramos (especialmente no Ocidente) onde quase todo mundo diz ser um "cristão". A maioria das pessoas baseiam essa profissão não no fato de que eles realmente se arrependeram de seus pecados e nasceram de novo, mas sim por causa da falta de lógica, como "Eu sou um membro de tal e tal igreja", ou "eu fui criado em um lar cristão ", ou" Eu fui batizado quando criança. " 


É muito difícil estabelecer uma nítida distinção entre a igreja e o mundo nestes últimos dias. Paulo advertiu a Timóteo que nos últimos dias a igreja estaria infectado com aqueles que "têm uma forma de piedade, mas negando a eficácia dela ... Destes afasta-te." Muito do que passa para o cristianismo, não é nada mais do que "psicologia pop" ou pensamento positivo. O destino da morna é realmente um ser terrível, vomitado da boca de Deus. Alguns advertem contra a leitura para muito sobre a natureza antropomórfica de frases como "ponto de vomitar-te da minha boca", mas uma coisa a considerar  como alguém pode ser expulso se eles nunca foram inclusos, em primeiro lugar. Estas são coisas para considerar em espírito de oração, de fato! 

Deus nos abençoe

*Estudo realizado considerando várias e confiáveis fontes de pesquisa cristãs. Todos os lugares consultados constam como links no artigo que empreendeu em média cinco horas para ser concluido. Autorizada a reprodução, citando o blog Tenda na Rocha com link para artigo.



6 comentários:

Maurício de Souza Lino disse...

Caríssima, maravilhoso! Estupendo!
Para ministrar estudos bíblicos, muito bom! Muito esclarecedor! Completo! Parabéns!
(Tomei a liberdade e copiei para futuros estudos. Também copiei "El Roy". É numa bênção!. Saudações.

Wilma Rejane disse...

Olá Presbítero Maurício,
A paz de Jesus!


O "El Roy" - Deus que me vê é um estudo que gostas muito, não? Lembro de seu comentário entusiasmado no artigo e que também usas sempre essa expressão "El Roy".


Obrigada, querido irmão.

Sei que apesar de tanto tempo empreendido na pesquisa sobre "As Sete Igrejas do Apocalipse", muito ainda poderia ser dito, mas vai ficar para uma segunda edição desse artigo ampliado.

Deus o abençoe,

Em Cristo que nos Salva.

Unknown disse...

Muito bom e esclarecedor para ser usado em estudos bíblicos...

Wilma Rejane disse...

Obrigada Anna,

Deus a abençoe.

OTONIEL VITO disse...

A PAZ DO SENHOR.
MINHA AMADA E QUERIDA IRMÃ, DEUS TEM ABENÇOADO MUITO MINHA VIDA POR SUAS MSGS. O DEUS DE ABRAÃO, ISAQUE ISRAEL, TE ABENÕE MUITISSIMO.

Unknown disse...

Meus parabéns abençoada por cada parte deste estudo significante e edificador!