A oração do hissopo



Wilma Rejane

Purifica-me com hissopo - Salmo 51:7

Hissopo é uma  planta citada na Bíblia em associação a purificação. Sua primeira aparição foi no ritual de Páscoa, os israelitas deveriam fazer um molho de hissopo, misturar com sangue de cordeiro e passar nas ombreiras das portas: "E o Senhor passará por aquela porta e não deixará o destruidor entrar em vossas casas" (Êxodo 12:21,13).

Por instrução Divina, o hissopo era usado na limpeza dos locais onde se realizavam os cultos de sacrifícios em prol do perdão de pecados e gratidão a Deus.

  • E um homem limpo tomará hissopo, e o molhará na água, e a espargirá sobre a tenda, e sobre todos os objetos e sobre as pessoas que ali estiverem, como também sobre aquele que tiver tocado o osso, ou um morto, ou um morto, ou uma sepultura: E o homem limpo aspergirá sobre o imundo ao terceiro dia, e no sétimo dia, e no sétimo dia ele se purificar, e lavará as suas vestes, e se banhará em água, e serão será limpo ". (Números 19:18-19) Também Levítico 14:4-4 e 49 -53)

Poderíamos argumentar que essa planta era usada em todos esses rituais, porque não havia equivalentes industrializados na época: detergentes, desinfetantes e etc. Mas Deus escolheu justo uma planta purificadora não apenas com substâncias eficazes na limpeza de pisos e paredes, mas nos rituais onde o sangue do Cordeiro estava presente. Um detalhe que não deve passar desapercebido, especialmente porque no sacrifico expiatório de Jesus, lá estava o hissopo!



  • "Depois, sabendo Jesus que todas as coisas já estavam consumadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede Estava ali um vaso cheio de vinagre. E encheram uma esponja com vinagre e colocaram  em cima de um hissopo, depois levaram até sua boca, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado:. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito "(João 19:28-30)


O hissopo mais uma vez misturado ao sangue do Cordeiro, porque somente através Dele é que o homem pode ser verdadeiramente limpo! Assim, a presença do hissopo na Bíblia nos transmite uma simbologia formidável sobre perdão e pureza.

Outro aspecto interessante dessa planta, é que ela brota da parede. Pelo menos esse é um tipo de hissopo ainda comum na região da Palestina e sobre o qual falou Salomão:

  •  "E ele falou das árvores, desde o cedro que está no Líbano até o hissopo que brota da parede: também falou dos animais e das aves, e dos répteis e dos peixes." (1 Reis 04:33 )

Salomão andou estudando essa planta e ela deveria brotar também nos muros de seu palácio, do templo. Uma raiz rasa, mas que gruda na parede, se aliança e se estende por sobre as pedras, deixando as folhas e hastes dependuradas. Um contraste com o cedro, alto, oponente. Essa é uma metáfora sobre dependência de Deus, humildade e comunhão.  A força para se tornar limpo, não está na essência humana, mas na graça Divina, na aliança que fazemos com Deus. (Hebreus 9)

  • Purifica-me com hissopo - Salmo 51:7

Davi roga para ser limpo com hissopo porque sabe que não pode limpar a si mesmo. Quando essa certeza de insuficiência ganha nosso coração, é porque alcançamos ou fomos alcançados pela obra do sangue de Cordeiro com hissopo. E olha só uma lição escondidinha nesse verso, oração de Davi. O purificar não é simplesmente lavar, tirar a sujeira, mas o ato de bater com o tecido sujo na pedra para torná-lo mais branco. Esse gesto é bem conhecido das lavandeiras e donas de casa em geral. O purificar implica sofrer, se deixar moldar, como os Israelitas no deserto, como a dor de Cristo na crucificação, a dor que Ele carregou por nós e que tantas vezes o mundo nos obriga a viver.


Essa oração tomo para mim, pela certeza de que nenhuma obra humana é grande o suficiente para me exaltar ao estado de santificação ou justificação diante de Deus. Profeta Isaías diz:  Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades como um vento nos arrebatam. Isaías 64:6. E se for para ser trapo, que sejamos esse, lavado por Jesus, sofrido na Pedra e aspergido no hissopo. Somente dessa forma saberemos que a vida não foi vivida em vão e que seremos conduzidos a Redenção.


Deus o abençoe.

28 comentários:

Eliana Penna disse...

Oi amada . . .
Mais uma vez obrigada pela postagem linda.
Graça e paz!

Wilma Rejane disse...


For you who sent me comment in English with question.


Hello! Of course we do not care, as long as the source is mentioned, ok? The blog articles are as many as the Lord God send.

Freely receive, freely dai.Mt 10:8

Only books that God has given me to write is that they are sold, because it is a way to evangelize not so cheap, and is a way of achieving other readers.

Thank you, God bless you.

Wilma Rejane disse...


Oi Eliana,

Deus a abençoe, amada.

Ronaldo Santos disse...

Muito esclarecedor sua postagem!! Gostei

Unknown disse...

Que coisa linda!
Deus abençoe
...

Anônimo disse...

Não sabia o que é hissopo, muito bom! Deus abençoe

Unknown disse...

Gostei do esclarecimento
Deus os abençoe .

Unknown disse...

Muito rico.Já sabia o significado de hissopo,mas,aprendi um pouco mais através desta postagem.Obrigada.Cristiane Felix.

Unknown disse...

O hissopo é. Como u.a esponja.por isso a usavam para aspersão, retia
líquido,

Anônimo disse...

Aqui no Nordeste tem essa planta, usamos a bucha dela para esfregar o corpo no banho

Unknown disse...

Hoje, no capítulo dos dez mandamentos na rede record, foi exibido a cena dos hebreus utilizando o hissopo para marca as portas com sangue de cordeiro pra que seus primogênitos fossem salvos. E realmente, fidelizaram conforme as escrituras. Deus abençoe a todos.

Unknown disse...

Hoje ni capítulo dos dez mandamentos utilizaram o hissopo nas cena da marcação das portas com sangue de cordeiro para salvar os primogênitos conforme êxodos 12;23. Fielmente conforme as escrituras. Que Deus abençoe.

João fernandes disse...

Obrigado pela amplitude desse assunto muito me ajudou preciso de ser purificado com o hissopo de hj que é o sangue de Jesus.

maria eunice da silva disse...

muito boa esta explicaçao e me ajudou muito a entender o texto na biblia.jesus continue te dando discernimento e sabedoria.amém

Sâmylla Fabrícia disse...

Ótima reflexão!

Unknown disse...

Pra mim foi muito esclarecedor,uma aula espiritual mesmo,q a Paz d Deus seja conosco👏👏👏👏👏😇.

Pereira disse...

Palavra digna de toda aceitação!!!

Unknown disse...

Toda vez que lia o Salmo 51 essa palavra me chamava atenção e hoje resolvi pesquisar e Deus me mostrou esse estudo maravilhoso , amei , amo aprender sobre a palavra de Deus , muito obrigada que Deus continue te dando sabedoria e amor para ensinar aos outros . Maravilhoso !!!!!

Durval Barros disse...

Isso é um grande tessouro na vida de quem ama as escrituras sagradas.

Durval Barros disse...

Isso é um grande tessouro na vida de quem ama as escrituras sagradas.

Unknown disse...


An outstanding share! I have just forwarded this onto a friend who has been conducting a little research on this. And he actually bought me breakfast simply because I found it for him... lol. So allow me to reword this.... Thank YOU for the meal!! But yeah, thanks for spending some time to talk about this subject here on your blog. netflix.com login

visa for turkey from Canada disse...

I am really enjoying the design and layout of your blog.visa for turkey from Canada. Complete the online application to Turkey form on the Turkish eVisa website and confirm your application. Within minutes.

Ashley marsh disse...


This is a wonderful inspiring article. I am practically satisfied with your great work. You have really put together extremely helpful data. Keep it up.. Are you planning to visit Kenya? For this, you need to fill the Kenya online visa application and pay the fee.

visa to India from USA disse...

I love reading this, thank you....visa to India from USA, US citizens need a visa to travel to India. Indian visa for American citizens can be applied via the Indian visa website.

Albert disse...

I am enjoying every bit of it. It is a good site, as well as the stock is well-chosen. Thank you.emergency visa to India, You can fill your emergency Indian visa application form and get your visa within 1 to 3 business days.

Thomas disse...

Nice blog thanks for sharing! If you are willing to travel to India, you will need a visa. You can apply online for an e Visa for India. Do you have any queries regarding visa India documents? You can find all frequently asked questions with the answers on eta Indian e visa website. You can also contact the visa support center by phone or by email.

Roberta disse...

Bom dia meu nome é Roberta. Amei a explicação. Deus te abençoe querida.

harperpaul disse...

While there may not be a specific "Hyssop Prayer," some individuals or religious traditions may incorporate hyssop or its symbolism in their personal prayers or rituals as a way to seek forgiveness and spiritual purity.Thankyou For The Blog.
Thanks for sharing beautiful content. I got information from your blog. keep sharing
Fairfax Divorce Lawyer